Início Site Página 19

Projeto da LDO para 2027 é debatido na CEOF com foco em metas fiscais e situação do BRB

Audiência Pública projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2027 Composição da mesa: Secretário executivo de finanças, Sr. Ailton Ferreira Cavalcante; Secretário adjunto de economia, Sr. Marcelo Ribeiro Alvim; Subsecretário de orçamento público, Sr. André Moreira Oliveira; Deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil); Deputada Jaqueline Silva (MDB); Deputada Dayse Amarilio (PSB) Foto: Felipe Ando / Agêcia CLDF
Representantes da equipe econômica do GDF apresentaram estimativas para o orçamento do DF em 2027; deputados questionaram impactos do acordo relacionado ao BRB e a manutenção de investimentos em áreas essenciais

Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (3), audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 2323/2026, de autoria do Executivo, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2027. Apresentada pela equipe econômica do governo, a proposta foi debatida pelos integrantes da comissão, especialmente no que se refere aos impactos do acordo firmado entre o Distrito Federal e a União, que autoriza o Banco de Brasília (BRB) a contratar um empréstimo de até R$ 6,5 bilhões junto ao Fundo Garantidor de Crédito.

>> Confira imagens da audiência pública

Ao abrir os trabalhos, o presidente do colegiado, deputado Eduardo Pedrosa (União), pontuou a ausência do secretário de Economia do DF, Valdivino Oliveira. “Não consigo ver uma agenda mais importante do que prestar contas e apresentar a prévia orçamentária para os deputados distritais, que são a representação da sociedade”, declarou.

Foto: Felipe Ando/Agência CLDF


O secretário executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento do DF, Ailton Ferreira Cavalcante, explicou que a ausência foi ocasionada por uma situação emergencial e que todo o conteúdo debatido seria repassado ao titular da pasta. A apresentação do relatório ficou a cargo do subsecretário de Orçamento Público, André Moreira Oliveira, que destacou que a LDO é o instrumento responsável por coordenar a política fiscal, além de estabelecer estimativas de receitas e despesas capazes de viabilizar o cumprimento das metas fiscais do governo. A lei também serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Conforme a proposta encaminhada pelo Executivo, o orçamento do Distrito Federal para 2027 está estimado em R$ 74,97 bilhões. Desse total, R$ 45,45 bilhões correspondem à receita própria do DF, enquanto R$ 29,52 bilhões são oriundos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Segundo o projeto, os recursos do fundo serão destinados à segurança pública (R$ 15,46 bilhões), à saúde (R$ 8,52 bilhões) e à educação (R$ 5,53 bilhões).

Responsabilidade fiscal 

Entre as inovações apresentadas, André Moreira destacou a inclusão do artigo 94 no PLDO/2027, que busca reforçar os mecanismos de responsabilidade fiscal e de controle da execução orçamentária, ao prever a responsabilização pessoal do ordenador de despesas em casos de atos praticados sem prévia e suficiente dotação orçamentária ou em desacordo com os limites fiscais.

Na mesma linha, o artigo 95 propõe a criação de um mecanismo de contenção e controle do crescimento das despesas de custeio, a ser acionado em cenários de elevado comprometimento das receitas correntes do Distrito Federal. “Alinhada com a nova política de governo, nossa busca é que os gastos públicos sejam eficientes e efetivos, valorizando cada vez mais a questão do planejamento governamental e do controle do gasto”, afirmou o subsecretário.

Orçamento da saúde

Após a exposição, a deputada Dayse Amarilio (PSB) avaliou o relatório e disse que o documento deixou dúvidas. Segundo a distrital, não está claro qual é o déficit real do governo nem o tamanho dos cortes previstos para a saúde. A parlamentar também questionou se, diante do empréstimo ao BRB, permanece a previsão de contratação de servidores.

Foto: Felipe Ando/Agência CLDF


“O risco fiscal do BRB não está incluído. O GDF entrou como avalista desse acordo e, uma vez havendo inadimplência, o governo pode ter esse valor retirado da fonte 100 [recursos oriundos da arrecadação de impostos]. Esse valor vai sair de onde? Vocês fizeram uma previsão de onde vão retirar esse recurso?”, questionou Dayse.

Uma das cláusulas do acordo que viabilizará o crédito junto ao Fundo Garantidor de Crédito prevê que o GDF não poderá conceder aumento salarial aos servidores, criar cargos ou realizar concursos, exceto para as reposições de vacâncias, até que quite o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) ou atinja o índice Capag A+, índice que mede capacidade de pagamento.

Cavalcante afirmou que a situação do BRB ainda está sendo analisada pela equipe econômica e garantiu que as dúvidas levantadas pelos parlamentares serão respondidas posteriormente. “A notícia boa é que os ajustes que estão sendo feitos vão nos permitir em curtíssimo prazo sair do Capag C e retomar a regularidade do governo, devolvendo um banco sadio”, disse.

Durante o debate, Pedrosa também cobrou garantias de recursos para a contratação de profissionais da saúde e de psicólogos para atuação nas escolas. “Do que vale um prédio novo e equipado sem profissionais dentro para atender a população”, argumentou.

Educação

Foto: Felipe Ando/Agência CLDF

A deputada Jaqueline Silva (MDB), por sua vez, reforçou as críticas à ausência do secretário de Economia, pediu respeito à CEOF e defendeu a manutenção de programas da secretaria de Educação, especialmente os voltados à concessão de material escolar, uniformes e vagas em creches. “Programas como esses não podem sofrer corte. Hoje já não conseguimos entregar o Cartão Material Escolar para todos os estudantes. Aí fica muito difícil pensar em cortes. Esse programa aquece a economia local, com arrecadação de impostos em 500 papelarias inscritas”, destacou.

Ao final da audiência, o secretário-adjunto de Economia, Marcelo Alvim, afirmou que as medidas de contingenciamento adotadas pela nova equipe econômica deverão gerar retorno à população. “Estamos num esforço de aumentar a arrecadação para cobrir esse déficit de R$ 2 bilhões em seis meses. Entrei aqui pra isso”, concluiu.

Primeira noite do Rodeio Show de Novo Gama reúne mais de 45 mil pessoas e abre comemorações dos 31 anos da cidade

A primeira noite do Rodeio Show de Novo Gama reuniu mais de 45 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, e marcou o início das comemorações pelos 31 anos de emancipação política do município. O evento, realizado atrás da Rodoviária da Cidade, teve uma abertura marcada por grandes atrações musicais, montarias emocionantes e forte participação popular.

Na arena, 25 competidores disputaram as primeiras etapas do rodeio, proporcionando ao público um espetáculo de técnica, coragem e emoção. A competição segue até sábado, quando acontece a grande final que definirá o campeão desta edição.

A programação musical teve início com a apresentação do DJ local Edwir, responsável por aquecer o público para uma noite de muita festa. Em seguida, o cantor Léo Magalhães subiu ao palco principal e levou milhares de pessoas a cantarem seus sucessos em um show repleto de romantismo, animação e interação com os fãs.

Encerrando a programação da noite, o DJ Breno Paixão manteve a energia em alta e garantiu a animação do público até o encerramento do evento.

Além de celebrar os 31 anos de Novo Gama, o Rodeio Show movimenta a economia local, fortalece o turismo e oferece lazer e entretenimento para moradores e visitantes de toda a região.

A programação continua nesta quinta-feira com mais uma noite de grandes atrações. O palco receberá a DJ local Taty Ferreira, seguida pela consagrada dupla Rio Negro & Solimões, uma das mais tradicionais da música sertaneja brasileira. Encerrando a noite, a DJ Cíntia Souza promete manter o clima de festa e animação.

Os portões serão abertos a partir das 19h. O Rodeio Show de Novo Gama segue até sábado, com entrada gratuita, atrações nacionais e uma programação preparada para celebrar em grande estilo o aniversário da cidade.

Brasil e Estados Unidos vivem novo capítulo comercial em meio a tarifas, soberania e disputa global por influência

Da Redação

Relação bilateral entra em fase decisiva após medidas tarifárias de Washington, reação diplomática de Brasília e tentativa de reconstrução do diálogo entre Lula e Trump.

A relação comercial entre Brasil e Estados Unidos passou a ocupar o centro do debate econômico e diplomático internacional depois da escalada tarifária anunciada pelo governo norte-americano contra produtos brasileiros. O movimento, iniciado dentro da política global de tarifas recíprocas do presidente Donald Trump, ganhou contornos próprios no caso brasileiro ao misturar interesses econômicos, disputas comerciais, divergências institucionais e questões políticas envolvendo democracia, soberania e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No plano econômico, os Estados Unidos passaram a aplicar tarifas adicionais sobre produtos importados de diferentes países, com uma alíquota global de 10% e, no caso brasileiro, medidas específicas que chegaram a elevar a carga tarifária para até 50% em determinados bens. O governo norte-americano alegou que a política tinha como objetivo corrigir desequilíbrios comerciais, proteger setores produtivos internos e responder a práticas consideradas injustas por parceiros estrangeiros. No caso do Brasil, porém, a justificativa extrapolou a balança comercial e incluiu críticas ao ambiente institucional brasileiro, especialmente em temas ligados a plataformas digitais, liberdade de expressão e decisões judiciais.

Do lado brasileiro, o governo Lula procurou construir uma resposta institucional baseada em negociação, articulação com o setor produtivo e defesa da soberania nacional. A criação de mecanismos internos de avaliação de contramedidas, sob coordenação do governo federal, sinalizou que o Brasil não descartava reciprocidade, mas preferia esgotar a via diplomática antes de adotar medidas de retaliação comercial. Essa posição buscou preservar exportadores, evitar encarecimento de insumos e impedir que a tensão política contaminasse ainda mais a relação econômica entre os dois países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido que o Brasil está disposto a dialogar com qualquer país, desde que a conversa respeite os limites da soberania nacional. “Não tem assunto proibido”, afirmou Lula, ao comentar a disposição brasileira para tratar da agenda comercial com os Estados Unidos. Na mesma linha, reforçou que o Brasil não abre mão de sua “democracia e soberania”.

Já Donald Trump apresentou as tarifas como instrumento de proteção dos interesses norte-americanos. Em documento oficial, o presidente dos EUA afirmou que sua obrigação central é proteger a “segurança nacional, política externa e economia” do país, justificando a adoção de medidas duras contra práticas que, segundo Washington, afetariam empresas e cidadãos americanos.

A disputa mostra que o comércio internacional deixou de ser apenas uma relação entre compradores e vendedores. No novo cenário global, tarifas passaram a funcionar como instrumentos de pressão política, defesa industrial, barganha diplomática e reposicionamento geopolítico. Para o Brasil, o desafio é proteger seus setores exportadores sem romper canais estratégicos com um dos principais mercados consumidores de produtos de maior valor agregado. Para os Estados Unidos, o risco é transformar uma política de força em aumento de preços internos, insegurança para empresas importadoras e desgaste com parceiros tradicionais.

Carol Fleury reúne amigos e lideranças para conversar sobre o futuro do DF e do Entorno

Da redação

Encontro teve clima de diálogo, troca de ideias e debate sobre os desafios vividos pela população da região

A pré-candidata a deputada federal Carol Fleury reuniu amigos, lideranças e formadores de opinião em uma roda de conversa para falar sobre o futuro do Distrito Federal e da Região do Entorno. O encontro teve um clima leve, participativo e marcado pela troca de experiências entre pessoas que acompanham de perto a realidade das comunidades.

Durante a conversa, Carol falou sobre sua trajetória no serviço público, relembrou momentos importantes da sua atuação à frente da Secretaria do Entorno do Governo de Goiás e destacou a importância de construir um projeto político ouvindo quem vive os problemas no dia a dia.

Entre os temas debatidos estiveram saúde, mobilidade, geração de emprego, desenvolvimento regional e a necessidade de aproximar ainda mais o DF dos municípios do Entorno. Para Carol, não dá para pensar essas regiões de forma separada, já que milhares de pessoas circulam diariamente entre os dois territórios para trabalhar, estudar, buscar atendimento e construir suas histórias.

“Foi no Entorno que vivi uma das experiências mais marcantes da minha caminhada pública. Estar perto das cidades, ouvir prefeitos, lideranças e a população me mostrou que, quando existe diálogo e compromisso, é possível encontrar caminhos para mudar realidades”, afirmou Carol Fleury.

Com raízes no Distrito Federal e experiência acumulada na gestão pública, Carol destacou que a política precisa ser feita com presença, escuta e responsabilidade. Segundo ela, os encontros com lideranças e moradores ajudam a construir propostas mais conectadas com a vida real das pessoas.

Os participantes também aproveitaram o momento para contribuir com ideias, avaliações sobre o cenário atual e sugestões para os desafios enfrentados pela população. A roda de conversa reforçou a importância de uma atuação política mais próxima, aberta ao diálogo e disposta a construir soluções em conjunto.

“O mandato precisa nascer da escuta. É conversando com as pessoas, entendendo suas dificuldades e conhecendo suas histórias que a gente consegue construir propostas que realmente façam sentido”, destacou Carol.

Carol Fleury afirmou que pretende levar esse modelo de conversa para outras regiões do Distrito Federal nos próximos meses. A ideia é ampliar o diálogo com moradores, lideranças comunitárias e representantes de diferentes segmentos da sociedade.

O encontro marcou mais um passo na construção de uma pré-candidatura baseada na experiência, no diálogo e no compromisso com o fortalecimento do Distrito Federal e da Região do Entorno.

GOVERNADOR DANIEL VILELA E O PREFEITO CARLINHOS DO MANGÃO INAUGURAM NOVO PRESÍDIO E REFORÇAM SEGURANÇA EM NOVO GAMA

Nova unidade prisional amplia em 300 vagas o sistema penitenciário goiano e permitirá a retirada do presídio da região central da cidade

O prefeito Carlinhos do Mangão (PL)e o governador Daniel Vilela (mdb) inauguraram, nesta quarta-feira (3), a Unidade de Polícia Penal Regional de Novo Gama II, obra considerada estratégica para o fortalecimento da segurança pública no Entorno do Distrito Federal. A nova estrutura amplia em 300 vagas a capacidade do sistema prisional goiano e representa um avanço para a reorganização urbana do município.

Com investimento total de R$ 30,2 milhões, a nova unidade prisional conta com dois blocos de alojamentos para detentos, três guaritas internas de concreto, seis guaritas externas metalizadas, galpão industrial, bloco de saúde e bloco de segurança. A solenidade reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes das forças de segurança pública e lideranças da região.

Durante a cerimônia, o prefeito Carlinhos do Mangão destacou os benefícios da obra para a população de Novo Gama, especialmente pela possibilidade de desativação da unidade prisional localizada na área central da cidade.

“Essa é uma conquista histórica para Novo Gama. Com a inauguração desta nova unidade, vamos retirar o presídio do centro da cidade, garantindo mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida para a nossa população. É um investimento que beneficia toda a comunidade e contribui para o desenvolvimento do município”, afirmou o prefeito.

Durante a inauguração, o governador Daniel Vilela destacou os avanços da segurança pública em Goiás.
“Ao olharmos essa unidade, vemos de forma materializada a transformação que Goiás viveu desde 2019. Mais do que comemorar a conclusão dessa obra, é preciso reconhecer a importância da Polícia Penal e de toda a política de segurança pública que tornou Goiás uma referência nacional”, disse.

A obra recebeu R$ 20,3 milhões em recursos do Tesouro Estadual e R$ 6,3 milhões do Governo Federal, totalizando R$ 30,2 milhões em investimentos. A expectativa é que a nova unidade contribua para uma gestão mais eficiente do sistema penitenciário e para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade.

Para a administração municipal, a retirada da unidade prisional da região central representa um marco para o desenvolvimento urbano de Novo Gama, abrindo novas perspectivas para a valorização da área e proporcionando mais segurança aos moradores.

EUA propõem tarifa adicional de 12,5% sobre produtos brasileiros

Foto: REUTERS/Evan Vucci

Medida anunciada pelo governo Trump atinge 60 economias e cita falhas no combate ao comércio de mercadorias produzidas com trabalho forçado

O governo dos Estados Unidos propôs a aplicação de novas tarifas sobre produtos importados de 60 economias, incluindo o Brasil. A medida foi anunciada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, conhecido pela sigla USTR, e tem como justificativa supostas falhas de países parceiros no combate ao comércio de mercadorias produzidas com trabalho forçado.

No caso brasileiro, a proposta prevê uma tarifa adicional de 12,5% sobre produtos exportados aos Estados Unidos. O Brasil aparece no grupo de países que, segundo a avaliação norte-americana, não teriam imposto ou aplicado de forma considerada suficiente mecanismos para impedir a entrada, em suas cadeias comerciais, de bens fabricados sob condições de trabalho forçado.

A decisão faz parte de uma investigação conduzida com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos, instrumento que permite ao governo norte-americano apurar práticas consideradas desleais ou prejudiciais aos interesses comerciais do país. A ferramenta já foi utilizada em outras disputas comerciais e, agora, volta ao centro do debate em meio à política tarifária adotada pela administração do presidente Donald Trump.

Além do Brasil, a proposta alcança parceiros comerciais importantes dos Estados Unidos. Parte dos países investigados poderá ser alvo de tarifa adicional de 10%, enquanto outro grupo, no qual o Brasil foi incluído, ficaria sujeito à cobrança de 12,5%. A medida ainda não entrou em vigor de forma definitiva e passará por uma etapa de consulta pública antes de qualquer decisão final.

O USTR informou que receberá manifestações públicas sobre a proposta até 6 de julho. Uma audiência está prevista para 7 de julho, quando governos, empresas e entidades interessadas poderão apresentar argumentos contrários ou favoráveis à aplicação das novas tarifas.

A iniciativa ocorre em um momento de maior tensão no comércio internacional, com os Estados Unidos buscando ampliar mecanismos de pressão sobre países que, na avaliação de Washington, adotam práticas consideradas incompatíveis com os padrões comerciais defendidos pelo governo norte-americano. Para os países afetados, a proposta pode representar aumento de custos, perda de competitividade e novos desafios para exportadores.

No caso do Brasil, a eventual adoção da tarifa de 12,5% exigirá acompanhamento diplomático e técnico por parte do governo federal e dos setores produtivos. A depender do alcance da medida, segmentos exportadores brasileiros poderão ser impactados diretamente, especialmente aqueles com maior presença no mercado norte-americano.

A discussão também recoloca em evidência o uso de barreiras comerciais associadas a temas trabalhistas e ambientais. Embora o combate ao trabalho forçado seja uma pauta reconhecida internacionalmente, a aplicação de tarifas unilaterais tende a gerar reação de países afetados, que podem contestar os critérios utilizados pelos Estados Unidos e defender a resolução do tema por meio de organismos multilaterais.

Até a conclusão do processo de consulta, a proposta permanece em análise. O desfecho será acompanhado de perto por governos, empresas e entidades do comércio exterior, em razão do potencial impacto sobre as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

Unidades do Executivo estadual fecham na quinta-feira (4/6) e reabrem na segunda-feira (8/6); atividades essenciais não são afetadas

Em razão do feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (4/6) e do decreto de ponto facultativo assinado pelo governador Daniel Vilela na sexta-feira (5/6), haverá alterações no funcionamento das repartições públicas do Estado. O feriado prolongado não impacta as atividades essenciais, a exemplo das unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiros militares, de arrecadação e de fiscalização.

Confira como ficam os atendimentos:
Vapt Vupt
As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior do Estado, estarão fechadas de quinta-feira (4/6) a sábado (7/6). As atividades serão retomadas normalmente a partir de segunda-feira (8/6). Os usuários podem agendar os serviços previamente por meio do portal go.gov.br.

Durante todo o feriado, os serviços do programa Expresso estarão disponíveis, de forma digital. O portal disponibiliza mais de 100 serviços, como emissão da segunda via da conta de água, agendamento presencial nas unidades do Vapt Vupt, emissão de boletos do Ipasgo, solicitação da primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço go.gov.br ou pelo aplicativo Expresso Goiás, disponível para Android ou iOS.

Ceasa
As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) funcionarão normalmente no feriado de Corpus Christi. O mercado, incluindo os galpões e o Mercado do Produtor, manterá o horário habitual de funcionamento, das 3h às 14h, durante os dias 4, 5 e 6 de junho de 2026. Apenas as áreas administrativas não terão expediente no feriado, retomando o atendimento na segunda-feira (8/6).

Detran
Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) na quinta-feira (4/6) e na sexta-feira (5/6). O atendimento presencial retornará ao normal na segunda-feira (8/6). Mesmo com o feriado, os condutores habilitados em Goiás ou proprietários de veículos registrados no Estado podem usufruir dos serviços do aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS.

AGR
A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá o atendimento aos usuários dos serviços de saneamento básico, energia elétrica, transporte intermunicipal de passageiros, terminais rodoviários e outros bens desestatizados pelos seus canais eletrônicos (e-mail ouvidoria.agr@goias.gov.br e site: agr.go.gov.br/ouvidoria ), de quinta-feira a domingo (4 a 7/6). O atendimento será pleno a partir de 7h de segunda-feira (8/6), de forma presencial e pelos canais de Whatsapp (62) 98480 7353 ou pela central 0800 704 3200 (saneamento e transporte) e 0800 727 0167 (energia).

Procon
Também não haverá expediente na sede do Procon Goiás nesta quinta e sexta-feira (4 e 5/6). Durante esse período, o atendimento telefônico para denúncias e orientações de consumo, feito pelo número 151, estará indisponível. No entanto, os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Portal Expresso (expresso.go.gov.br). As atividades serão retomadas na segunda-feira (8/6).

Saneago
O atendimento presencial aos clientes da Saneago ocorre no Vapt Vupt, conforme escala de funcionamento de cada unidade no feriado. De qualquer forma, mesmo durante o feriado, o cliente conta com atendimento 24 horas e pode solicitar diversos serviços pela Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou Agência Virtual no site saneago.com.br.

Fotos: Sead

Legenda: Unidades do Vapt-Vupt estarão fechadas durante o feriado prolongado de Corpus Christi

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deputado Pepa é indicado pela governadora Celina Leão para ocupar a liderança do governo

Pepa (PP) no plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária realizada em 24 de fevereiro de 2026. Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF
O líder do governo é responsável pela articulação com os demais distritais das votações de interesse do poder Executivo

A governadora do DF, Celina Leão, indicou oficialmente o deputado distrital Pepa (PP) para ocupar a liderança do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A mensagem com a indicação foi lida na sessão ordinária desta terça-feira (2). O líder do governo é responsável pela articulação com os demais distritais das votações de interesse do poder Executivo.

O deputado Pepa é servidor público e completa 59 anos neste mês. Pedro Paulo de Oliveira, mais conhecido como Pepa, é natural de Várzea do Poço (BA) e mudou-se para o DF aos 18 anos, estabelecendo-se em Planaltina. 

Eleito deputado distrital em 2022, concentra sua atuação parlamentar no desenvolvimento da região norte do DF. Em 2023, foi eleito presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento

Luís Cláudio Alves – Agência CLDF

Evento Troca Campeã reúne colecionadores e apaixonados por futebol no Parque da Cidade

Ação incentiva convivência, lazer e a troca de figurinhas da Copa

O clima da Copa do Mundo já começou a tomar conta de Brasília. No próximo sábado (6), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) promove a primeira edição do Troca Campeã, evento gratuito voltado a colecionadores de figurinhas e amantes do futebol. A programação será das 8h às 13h, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, e integra as ações do programa Esporte para Todos, que busca ampliar as oportunidades de lazer, convivência e ocupação dos espaços públicos pela população.

Mais do que uma oportunidade para completar o álbum de figurinhas da copa, o Troca Campeã foi idealizado como um espaço de encontro entre famílias, amigos e colecionadores de diferentes gerações. A proposta é estimular a interação social, compartilhar histórias de copas passadas, resgatar memórias afetivas e celebrar a paixão pelo futebol de forma leve e descontraída.

“O Troca Campeã é um evento simples, mas que carrega um significado muito especial. O futebol tem a capacidade de unir gerações, criar memórias e aproximar as pessoas. Queremos que o Parque da Cidade seja esse espaço de convivência, onde famílias, crianças, jovens e adultos possam compartilhar experiências, fortalecer vínculos e viver juntos a expectativa por mais uma Copa do Mundo”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

“Queremos que o Parque da Cidade seja esse espaço de convivência, onde famílias, crianças, jovens e adultos possam compartilhar experiências, fortalecer vínculos e viver juntos a expectativa por mais uma Copa do Mundo”Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer

Durante o evento, os participantes poderão trocar figurinhas seguindo regras simples definidas pela organização. As trocas deverão ocorrer, preferencialmente, na proporção de uma figurinha por outra, respeitando as categorias de cada item, como jogadores, escudos, figurinhas especiais e raras.

A expectativa é reunir centenas de colecionadores ao longo da manhã, transformando o Parque da Cidade em um grande ponto de encontro para quem busca completar o álbum e celebrar a cultura esportiva.

Regras do Troca Campeã:

  • As trocas serão realizadas, preferencialmente, na proporção de uma figurinha por uma figurinha;
  • Cada participante poderá fazer quantas trocas desejar, desde que haja acordo entre as partes;
  • Não serão aceitas figurinhas rasuradas, rasgadas, molhadas, amassadas ou danificadas;
  • As trocas devem respeitar a mesma categoria: jogador por jogador, escudo por escudo, especial por especial e rara por rara;
  • Figurinhas brilhantes, especiais ou legend poderão ser negociadas por mais de uma figurinha comum, desde que haja concordância entre os participantes.

Troca Campeã
Data: sábado (6)
Horário: das 8h às 13h
Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Entrada gratuita.

*Com informações da SEL-DF

Ceilândia terá ação de acolhimento à população em situação de rua nesta quinta (4) e na sexta (5)

Abordagem percorrerá 16 pontos da cidade

Nesta quinta (4) e na sexta-feira (5), o Governo do Distrito Federal (GDF) ofertará acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em 16 endereços distintos em Ceilândia. Nos dois dias, a ação terá início às 9h.

Coordenada pela Casa Civil, a iniciativa envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), bem como SLU, Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.  

As pessoas em situação de rua receberão a oferta de serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual.

Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aquelas sem condições de pagar aluguel. Igualmente estarão disponíveis vagas em abrigos, programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e o cadastro para unidades habitacionais.

Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta (SIA Trecho 4, lotes 1380/1420), para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável.

No decorrer de toda esta semana, as secretarias participaram de abordagens sociais e atendimentos prévios, mapeando o público que será atendido e suas demandas.

Veja, abaixo, os pontos de ação programados para Ceilândia nesta quinta e na sexta: 

→ QNM 16, ao lado da igreja
→ QNM 16
→ QNM 28, imediações da Associação Recicle a Vida e da Assembleia de Deus
→ QNM 19 Conjunto P Lote 14/ QNM 27, próximo à Coordenação Regional de Ensino
→ QNM 29
→ Extensão da Avenida Elmo Serejo
→ CNN 2
→ QNN 12
→ QNN 4
→ Área pública do canteiro central entre as QNMs 1 e 2, Avenida Hélio Prates
→ CNM 1, fundos do Restaurante Comunitário
→ Área pública próxima ao estacionamento da China Atacadista, CNM 1, em frente ao MPDFT
→ QNM 12/28, embaixo da árvore no canteiro central, em frente ao Supermercado Primor
→ CNM 2 Conjunto A Bloco F
→ QNM 12, área verde ao lado dos prédios residenciais
→ QNM 12, Via NM 12 B, Lote 24, fundos da Honda Canopus.