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Novos beneficiários do Prato Cheio recebem nesta quarta (27)

Os quase 30 mil novos contemplados devem consultar o site GDF Social

Cartão Prato Cheio começa a ser entregue a novos beneficiários | Foto: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Social

As 29.346 novas famílias beneficiárias do Prato Cheio vão começar a retirar o cartão a partir desta quarta-feira (27). Os contemplados devem consultar o site GDF Social para saber onde e quando devem retirar o cartão.

Com essas novas inclusões, o Cartão Prato Cheio passa a atender 38.187 famílias. “O objetivo desse programa é seguir, cada vez mais, abrangendo pessoas em situação de vulnerabilidade. Aos poucos, estamos cumprindo esse propósito”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Banco de Brasília (BRB), a entrega dos cartões vai obedecer a ordem alfabética, com base no nome do responsável da família que fez a solicitação do benefício:

  • Quarta-feira (27/10) – Iniciais do nome: A a D
  • Quinta-feira (28/10) – Iniciais do nome: E a I
  • Sexta-feira (29/10) – Iniciais do nome: J a L
  • Segunda-feira (1º/11) – Iniciais do nome: M a P
  • Quarta-feira (3/11) – Iniciais do nome: Q a Z

Pagamento

38.187é o total de famílias atendidas com as novas inclusões

A partir desta terça-feira (26), o crédito de R$ 250 começa a ser feito para cada uma das 38.187 famílias beneficiárias. Devido a trâmites burocráticos, é possível que, para algumas pessoas, a verba demore um pouco mais para estar na conta.

Para aqueles que estão recebendo a sexta parcela do benefício agora, ou seja, a última do ciclo, é importante agendar um novo atendimento nas unidades socioassistenciais para passar por uma reavaliação da situação socioeconômica de sua família. Basta ligar no 156 ou acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O critério para inclusão no programa é ter renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo per capita, estar em situação de insegurança alimentar, residir no DF e estar inscrito no Cadastro Único ou no Sistema de Informação da Sedes. A inclusão ocorre após atendimento pelo site da Sedes, número 156 ou nos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop).

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte: Agência Brasília

GDF recebe mais de R$ 697 milhões de lucro da CEB Holding

Repasse é o maior já pago a acionistas na história da companhia; recursos serão investidos em obras e programas sociais

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu na manhã desta terça-feira (26) R$ 697.340.066,62 da Companhia Energética de Brasília (CEB). O repasse dos recursos, provenientes de juros sobre o capital próprio e dividendos da empresa, foi feito simbolicamente pelo presidente da companhia Edson Garcia ao governador Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti.

O lucro líquido ajustado foi alcançado, principalmente, pela venda da CEB Distribuição, uma das subsidiárias da holding

Os dividendos representam uma parcela do lucro líquido de uma empresa que é destinada aos acionistas como forma de remuneração. O GDF detém 80% das ações da CEB, enquanto os outros 20% são dos sócios minoritários da companhia – que lucraram R$ 171.878.490,07.

O montante repassado é o maior valor pago de dividendos que uma empresa pública fez ao seu controlador na história do Governo do Distrito Federal. O lucro líquido ajustado foi alcançado, principalmente, pela venda da CEB Distribuição, uma das subsidiárias da holding. O leilão foi realizado em dezembro do ano passado pelo valor de R$ 2,215 bilhões e a transferência de controle acionário ocorreu em 2 de março de 2021.

“Isso será extremamente útil para que o governador Ibaneis dê prosseguimento ao seu relevante programa de investimentos para a sociedade brasiliense, com obras de infraestrutura viária, programas sociais ou melhorias de todos os aspectos, como na saúde ou em educação”, disse o presidente da CEB Holding, Edson Garcia.

O valor total de R$ 869.218.556,69 é relativo a 75% do resultado do primeiro semestre de 2021. Em 14 de maio deste ano, a CEB Holding fez o pagamento dos dividendos relativos ao resultado de 2020, no qual o GDF recebeu R$ 444.323.684,82, e os minoritários, R$ 109,5 milhões.

Fonte: Agência Brasil

Câmara aprova projeto que declara Tancredo Neves patrono da redemocratização brasileira

Aécio Neves: homenagem a Tancredo se estende a toda uma geração que lutou pela democracia | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) projeto que declara o ex-presidente Tancredo Neves patrono da redemocratização brasileira. O Projeto de Lei 5851/05 agora segue para o Senado Federal.

Ex-governador de Minas Gerais, Tancredo Neves sempre foi conhecido pelo seu perfil conciliador. A sue eleição para presidente da República, realizada por colégio eleitoral em 1985, marca o fim no regime militar instaurado no Brasil a partir do golpe de 1964. Tancredo não chegou a exercer o cargo porque faleceu em abril. O mandato foi exercido pelo vice, o ex-presidente José Sarney.

A proposta tem origem em uma sugestão enviada à Comissão de Legislação Participativa pela Associação Comunitária do Chonin de Cima (ACOCCI), sediada na cidade de Governador Valadares (MG).

A aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados marca os vinte anos da Comissão de Legislação Participativa, responsável por analisar sugestões da sociedade civil e transformá-las em propostas em tramitação no Congresso.

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) destacou a trajetória de seu avô na política brasileira. “Ao transformar Tancredo em Patrono da Redemocratização, a Câmara dos Deputados do Brasil homenageia uma geração de brasileiros que soube, com tenacidade, mas com paciência, construir o caminho que nos permitiu trilhar o das liberdades e o da democracia”.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG)  parabenizou a iniciativa da ACOCCI, autora de diversas sugestões encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa (CLP) e destacou o papel do colegiado na democracia participativa. “É uma comissão que abre as portas da Câmara dos Deputados para a sociedade”, disse. Sobre a homenagem, Monteiro destacou que Tancredo Neves teve papel fundamental na redemocratização.

Presidente da Comissão, Waldenor Pereira (PT-BA) disse que a aprovação da proposta marca a relevância da CLP na democracia participativa. Deputados da bancada de Minas Gerais destacaram a trajetória de Tancredo Neves. “É uma justa e merecida homenagem. Parabéns a Tancredo Neves e toda a sua família”, disse o deputado Lincon Portela.

Líder do PSDB, o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG) disse que a proposta é simbólica para o País em tempos de crise democrática. “Esse projeto faz justiça a um grande brasileiro, um estadista que dedicou a sua vida a trazer de volta ao Brasil os ventos da Democracia”, afirmou.

Fonte: Câmara dos Deputados

Confira 219 oportunidades para um novo emprego

Construção civil e comércio são os setores que mais contratam. Interessados podem cadastrar currículo nas agências do trabalhador ou no app Sine Fácil

Dezesseis vagas para pedreiro e 15 para pintor de obras puxam as oportunidades para a construção civil nas agências do trabalhador nesta terça-feira (26). Além dessas, há mais três para carpinteiros, uma para marceneiro e uma para técnico de edificações. Apenas este último pede profissionais estudantes de engenharia. Nessas áreas, os salários ficam entre R$ 1.170 e R$ 1.950, mais benefícios.

Açougues também estão contratando. São 41 vagas para açougueiros, cinco para ajudante de açougueiro e uma para balconista. Todos pedem candidatos com nível fundamental. Os salários variam entre R$ 1,1 mil e R$ 1.530, mais benefícios.

A Secretaria de Trabalho também disponibiliza número de telefone para atendimento em caso de dúvidas: (61) 99209-1135

Na cozinha, seis oportunidades – sendo quatro para auxiliares, uma para cozinheiro de restaurante e outra para cozinheiro geral – oferecem remunerações entre R$ 1.188 e R$ 1,5 mil, mais benefícios.

Ao todo, são 219 oportunidades para o dia. Para se candidatar a qualquer uma delas, há dois caminhos: presencial, indo a uma das 14 agências, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo aplicativo Sine Fácil. Mesmo que o candidato não se encaixe em um dos perfis das vagas disponibilizadas no dia, o sistema poderá cruzar informações e encontrar uma oportunidade de acordo com as especificações do currículo.

Empreendedores que desejam buscar profissionais também podem utilizar os serviços das agências do trabalhador. Além do cadastro de vagas, é possível usar os espaços físicos para seleção dos candidatos encaminhados. Para isso, basta acessar o site da Secretaria de Trabalho.

A secretaria também disponibiliza o número de telefone para atendimento em caso de dúvidas referentes a qualquer um dos serviços prestados pela pasta, responsável pelas agências do trabalhador: (61) 99209- 1135.

Fonte: Agência Brasília

Reformas no Parque da Cidade entram na fase final

GDF investe R$ 1 milhão para melhorias no principal espaço de lazer ao ar livre do Distrito Federal

Reforma inclui pintura dos alambrados e portões e marcações das quadras | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF

As 27 quadras de esporte em reforma no Parque da Cidade já começam a ganhar cara nova. Com o avanço das obras, os frequentadores já podem ter uma ideia das melhorias do trabalho em execução. O GDF investe R$ 1 milhão na reforma do principal espaço de lazer ao ar livre do Distrito Federal, que chega a receber 100 mil pessoas aos fins de semana.

Em fase final, os serviços de reforma se concentram na pintura dos alambrados e portões e nas marcações das quadras. Está prevista, para as próximas semanas, a instalação das peças e dos componentes das quadras, como tabelas, aros e traves, entre outros. “O ritmo da pintura depende da chuva. São cerca de oito quadras restantes. Quando o tempo melhora, conseguimos avançar”, explicou Carlos Magno, fiscal da Secretaria de Obras do DF.

No mesmo ritmo estão os serviços de reforma do vestiário da Piscina com Ondas. Além da conclusão do serviço de limpeza e transporte das demolições, está sendo finalizada a limpeza das caixas de passagem. Em breve, serão instaladas as peças dos componentes dos novos vestiários.

Saiba mais

Ao todo, 27 quadras de esporte serão reformadas – 20 poliesportivas, cinco quadras de tênis e duas quadras de beach tennis, além dos vestiários da Piscina com Ondas, que poderão ser utilizados pelos frequentadores do parque.

A obra gera 60 empregos diretos e indiretos. Contratada por licitação pela Secretaria de Obras para executar os serviços, a empresa La Dart Indústria e Comércio iniciou a reforma pela demolição dos vestiários. O piso e as paredes internas foram derrubados e a impermeabilização da laje foi refeita para evitar goteiras e infiltrações.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, reforça a importância das mudanças no local em benefício de seus milhares de frequentadores. “Estamos acompanhando de perto todas essas importantes intervenções que estão sendo realizadas no Parque da Cidade nos últimos meses, com o propósito de oferecer mais opções esportivas à comunidade. Algumas áreas em gestões passadas receberam pouca atenção na questão de manutenção e reforma”, diz.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura e da Secretaria de Esporte e Lazer

Fonte: Agência Brasília

Hospital Regional de Ceilândia passa por reforma completa

Em obras, unidade hospitalar ganha melhorias que trarão benefícios para a população e para os servidores

No corredor central, porta de entrada da unidade, pisos estão sendo trocados por granitina, um material mais resistente e de fácil limpeza, e as paredes de azulejos, substituídas por cerâmica | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Em seus 40 anos de existência a serviço da população do Distrito Federal, o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) recebe a primeira grande obra de reforma. Os reparos abrangem vários setores, como a ortopedia que, após a finalização dos serviços, vai ampliar a capacidade de atendimento.

“O HRC necessitava dessa modernização. Trocamos pisos, revestimentos, e parte elétrica e hidráulica de vários setores. Também fizemos a sinalização das áreas do hospital e atendemos as exigências das normas de segurança do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que realizou todas as vistorias”, explica a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.

“Tanto o usuário quanto os trabalhadores que atuam no HRC merecem estar numa ambiência melhor, num local de mais fácil higienização e que atenda a todas as normas sanitárias”Lucilene Florêncio, superintendente da Região de Saúde Oeste

Os trabalhos são executados por meio do contrato de manutenção predial. De acordo com Lucilene Florêncio, o corredor central, que é a porta de entrada da unidade, há muitos anos pedia uma reforma. Pisos estão sendo trocados por granitina, um material mais resistente e de fácil limpeza, e as paredes de azulejos, substituídas por cerâmica.

Ortopedia

A ortopedia está passando por reforma completa e, em breve, poderá ampliar os atendimentos prestados. Os trabalhos ocorrem em oito enfermarias, seis banheiros, na sala de procedimentos e no posto de enfermagem. Esses espaços vão receber troca de piso, pintura e mobiliário, como novas cadeiras para acompanhantes.

As portas das enfermarias estão sendo ampliadas de 70 cm para 120 cm, o que facilitará a entrada das macas no local. Além disso, a iluminação do setor será toda revitalizada. Para a superintendente, as mudanças são um ganho para todos.

“Tanto o usuário quanto os trabalhadores que atuam no HRC merecem estar numa ambiência melhor, num local de mais fácil higienização e que atenda a todas as normas sanitárias da Anvisa e da Vigilância Sanitária”, destaca Lucilene Florêncio.

Ambulatório

Os pacientes que usam os serviços do ambulatório sentirão a diferença em breve. O forro do setor foi trocado por um novo e a parte elétrica, por ser muito antiga, foi renovada por completo, trazendo mais segurança. Os banheiros feminino e masculino também receberam cuidado especial e a sala de fisioterapia ganhou piso e pintura das paredes.

A lavanderia recebeu duas máquinas de lavar e uma secadora de roupas. A chegada desses equipamentos possibilitará maior eficiência em menos tempo, já que a lavanderia do HRC recebe demandas de várias UBSs da região Oeste.

A sala da tomografia vai passar por manutenção e receberá dois novos tomógrafos. A expectativa é aumentar a oferta desse exame para toda a rede pública de saúde

Pediatria

O setor destinado ao atendimento emergencial para as crianças ganhou um ar lúdico. Um artista local presenteou a unidade com desenhos na entrada e no interior da recepção, utilizando a técnica do grafite e deixando o ambiente mais leve e mais colorido para receber os pequenos pacientes.

A radiologia também passou por adequações. A sala da mamografia foi totalmente revisada, do chão ao teto, bem como a sala de raio-x, que recebeu iluminação, pintura e a construção de um novo biombo baritado (ambiente que abriga e protege da radiação o profissional de radiologia durante o exame de raio-x).

Ainda nesse setor, a sala da tomografia vai passar por manutenção a partir desta segunda (25) e receberá dois novos tomógrafos. O primeiro já está na unidade, aguardando instalação, que ocorrerá em breve; o segundo está previsto para ser entregue à unidade em novembro. Com a chegada dos novos equipamentos, a expectativa é aumentar a oferta desse exame para toda a rede pública de saúde.

A superintendente diz estar muito feliz e orgulhosa por ocorrerem durante sua gestão benfeitorias que perduram por longos anos. “Essa é a nossa alegria. Em resumo, estamos atendendo as exigências das normas regulamentares e melhorando a ambiência, dando melhores condições de trabalho e de segurança aos profissionais e maior conforto para a população. Este é um momento de grande avanço e transformação dentro do HRC”, finaliza Lucilene Florêncio.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Agência Brasília

CLDF inaugura a TV Câmara Distrital, primeira emissora aberta do Legislativo local

Antes da solenidade, o presidente Rafael Prudente inaugurou placa comemorativa nos estúdios da emissora que passa a operar no canal aberto 9.3 | Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Entrou no ar nesta segunda-feira (25) a TV Câmara Distrital, primeiro canal público aberto de Brasília (9.3). A cerimônia de lançamento, transmitida ao vivo, foi realizada no auditório da Câmara Legislativa (CLDF), após visita de autoridades e imprensa às instalações da nova emissora. Com programação 24 horas por dia, a TV vai cobrir todo o trabalho legislativo, bem como produzir e veicular conteúdo jornalístico, educativo, sociocultural, científico e de utilidade pública. O canal aberto foi possibilitado por meio de acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), destacou que a TV dará total transparência aos trabalhos legislativos e favorecerá a interação com a sociedade: “É a chegada da Casa do Povo na casa do povo”. Ele explicou que haverá produção própria e de parceiros e que a emissora, “em breve”, terá canal na Net e na Sky. “Criar instrumentos de fomento à transparência e de aproximação entre a democracia e o cidadão sempre foi uma importante aspiração nossa e é emocionante ver esse trabalho ganhando vida”, afirmou.

Prudente também anunciou o retorno do Troféu Câmara Legislativa de Cinema e a veiculação dos filmes vencedores do Prêmio na TV Câmara Distrital.

O primeiro presidente da CLDF, Salviano Guimarães, anunciou que doará uma película de 1948, elaborada pela Comissão de Polli Coelho, à TV Câmara Legislativa. O ex-distrital ressaltou a importância da comunicação que, segundo ele, é a “a arma principal” do legislador. “Ele tem a obrigação de comunicar à população o que faz e prestar conta das suas atividades”, afirmou.

O embaixador da Índia, Suresh Reddy, ressaltou a importância do veículo para a transparência do Estado. “É muito importante ter uma TV como essa, que conecte os representantes com os cidadãos que os elegeram”, afirmou.

Segundo a gerente de parceria da Rede Legislativa e vice-presidente da Associação das TVs e Rádios Legislativas, Alessandra Anselmo, a TV permite que o cidadão se informe sem filtros. “A população vai ter acesso diretamente ao que ocorre no legislativo, sem corte ou viés, e com a interação”, afirmou. O presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da CLDF, Agaciel Maia (PL), também enfatizou o papel das TVs legislativas para a consolidação da democracia brasileira. “Trata-se de um instrumento democrático que possibilita ao cidadão, em casa, acompanhar e avaliar o trabalho dos deputados”, afirmou.

O segundo secretário da CLDF, Robério Negreiros (PSD), agradeceu aos servidores da Segunda Secretaria pela realização de estudo que estabeleceu todas as “condições estruturais e funcionais para a produção de programação, aquisição, operação dos equipamentos, transmissão de sinal e arquivamento de todo o conteúdo produzido”. Ele disse que encaminhou solicitação a Rafael Prudente pedindo a inclusão da TV no canal 29 da Sky e no canal 11 da Net “para que o alcance à população seja muito maior”.

Para o deputado Chico Vigilante (PT), a credibilidade da TV está na isenção de comunicar o que de fato acontece na CLDF. “Não é para falar bem da Casa ou dos deputados, é para mostrar do jeito que as coisas são”.  Ele também defendeu que o veículo “dê voz ao povo”, para que as autoridades possam ouvir as demandas sociais.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, afirmou que a história da CLDF recomeça com a inauguração da TV, veículo que, segundo ele, contribuirá com o cenário cultural de Brasília. “Nós vamos participar ativamente, com espírito de colaboração, para mostrarmos essa pungente cultura do DF”, ressaltou.

Segundo a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, a rede pública é um “celeiro de boas práticas” e que, sua pasta, contribuirá com o conteúdo da TV. O superintendente do Arquivo Público do DF, Adalberto Scigliano, destacou a parceria com o novo canal, anunciando dois projetos na programação: Pioneiros, a história que ninguém contou e Olhar Pioneiro. “É um motivo de orgulho muito grande poder contribuir”, afirmou. Para a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, a televisão “é ainda um importante veículo”, destacando que “comunicação é política pública”. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça disse que a TV permitirá a divulgação dos atrativos turísticos locais: “Temos muito o que mostrar para a população ter mais orgulho do que nós temos aqui”, frisou.

Ex-presidente da CLDF, a deputada federal Celina Leão (PP-DF), parabenizou Prudente pela realização de “um sonho antigo”. De acordo com a parlamentar, a TV “Vai iluminar os mandatos de todos os deputados e mostrar o quanto essa Casa trabalha para as pessoas”.

Parcerias

Além do acordo com a Câmara dos Deputados que permitiu a transmissão em canal aberto, a TV Câmara Distrital fechou acordos de cooperação técnica com diversas entidades da sociedade civil e órgãos de Estado para diversificar sua programação.

Confira a lista dos parceiros:

Associação Brasileira de Televisão e Rádios Legislativas (Astral); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet SEI; Universidade de Brasília – UnB; Governo do Distrito Federal – GDF; Secretaria de Estado de Comunicação; Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF; Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER; Arquivo Público do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal; Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal; Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan; Serviço de Limpeza Urbana – SLU; Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater-DF; e Arquivo Público do Distrito Federal.

Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal

‘Quando estamos falando de Justiça, falamos, inclusive, de justiça social’

Secretária Marcela Passamani fala de novos projetos da pasta, anuncia reformas para o Na Hora, e diz que planeja lançar serviços itinerantes em 2022

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, anuncia que, em 2022, planeja lançar o ‘Na Hora Itinerante’ | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na atual gestão, a Secretaria de Justiça e Cidadania ganhou um lastro mais humanista, com olhar mais sensível para o social. Basta conferir as inúmeras ações e serviços ofertados para a comunidade do Distrito Federal. Para a secretária Marcela Passamani, tudo é construído para que a cidadania seja exercida em sua plenitude. “As pessoas sempre vinculam a Secretaria de Justiça com a parte prisional e com a questão de segurança pública, sempre esclareço que, quando estamos falando de Justiça, falamos inclusive, de justiça social”, resume.

“E quando temos a questão da cidadania muito forte, a gente tem garantia de direito”, reforça durante entrevista exclusiva à Agência Brasília.

Para colocar a meta em prática, Passamani anuncia ainda reforma e modernização de todas as unidades do ‘Na Hora’. A primeira delas, da Rodoviária do Plano Piloto, já foi entregue à população no início desta semana. “Estamos reformando agora a de Brazlândia e iniciaremos, em breve, a reforma da unidade de Ceilândia”, completa. Ela ainda anuncia que, em 2022, planeja lançar o Na Hora Itinerante.

Dentro do propósito de promover a justiça social, ela ainda destaca projetos como o “Dignidade Feminina”, que está distribuindo absorventes para estudantes em vulnerabilidade; e a ação de acolhimento de sete famílias de juízas afegãs refugiadas.

Confira os principais pontos da entrevista:

Que balanço faz de sua gestão desde que assumiu em março de 2019?

Assumi a secretaria no dia em que a OMS declarou a pandemia. De lá para cá, tem sido dias de muito desafio para todos os gestores em meio a uma pandemia, um desafio para todos os gestores públicos porque sabemos que as demandas não param. E o governo tem que estar sempre em equilíbrio, dando uma resposta rápida para a população, que precisa se sentir assistida, amparada, acolhida e cuidada. É o que a gente tem feito em todos os projetos da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Como está sendo esse trabalho num período tão difícil para todos?

Desde o primeiro momento da pandemia a Sejus atuou de maneira muito ativa com práticas de cidadania. Lançamos o programa da Hotelaria Solidária, onde colocamos 300 idosos dentro de hotéis, garantindo realmente a segurança deles nesse período inicial da covid-19.

Foi uma solução do governo encontrada naquele momento, quando decidimos isolar os grupos de risco. Desde o início, a Sejus tem atuado a partir de pilares: o do atendimento ao público, o de geração de oportunidades – que envolve trabalhadores presos (por meio da Funap); banco de talentos, quando atendemos vítimas de violência que podem romper o ciclo de agressões por meio de independência financeira; as oportunidades dos espaços socioeducativos – e, por fim, aproximando o cidadão com os programas e projetos do governo como o “Sua Vida Vale Muito”, o “Sejus Mais perto do Cidadão” e os casamentos comunitários.

Então, cuidar do cidadão é uma prioridade da pasta?

As pessoas sempre vinculam a Secretaria de Justiça com a parte prisional e com a questão de segurança pública. Sempre esclareço que, quando estamos falando de Justiça, falamos inclusive de justiça social. Quando temos a oferta de cidadania, a gente tem garantia de direito. Somos uma secretaria que trata dos direitos humanos, dos públicos invisibilizados, LGBTQIA+, mulheres vítimas de violência, de idosos, dos sistemas socioeducativos, de trabalhadores presos, enfim, da cidadania.

Hoje, e principalmente num período de pandemia, podemos falar que a palavra de ordem é cidadania. É o resgate dessa cidadania quando acolhemos a população que tem sofrido tanto por perdas e abalos emocionais, financeiros e psicológicos. Resgatar e acolher essas pessoas, enquanto executivo, é garantir que o Distrito Federal seja muito melhor para você, sua família, para todos nós. E como fazemos isso? Dando uma noção de pertencimento, que é: “cidadão, esse serviço foi feito para você, nós estamos aqui para trabalhar e servir a todos”.

A partir do momento que a gente aproxima essa ideia, o cidadão começa a entrar para o debate social. E queremos isso, um cidadão participativo, um cidadão que reivindique, um cidadão que fala o que precisa para o governo sanar essa demanda.

Recentemente o GDF deu abrigo a cidadãos afegãos dentro da campanha “Nós por Elas”. Como se deu essa ação?

Não é uma ação da secretaria, é uma ação de governo que envolve todas as secretarias, inclusive, o gabinete de assuntos internacionais. O que a gente faz é uma articulação. A Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), me procurou sabendo que todo o GDF, que o nosso governador Ibaneis Rocha, tem um olhar muito atento para todos que chegam aqui e ele governa para todos. Então, começamos a articulação desse acolhimento seguro para essas afegãs.

A Sejus é o órgão responsável pela parte dos refugiados aqui no DF. E quando estamos falando de refugiados, estamos falando de direitos humanos e de pessoas que são acolhidas em nosso território e que precisam ser inseridas dentro do nosso território. E isso envolve questões como saúde, educação, moradia, crianças, documentação. Essas pessoas buscam no território nacional, no Distrito Federal, esse acolhimento, esse cuidado e, principalmente, essa proteção.

De que maneira a parceria entre o ‘Na Hora’ e o BRB Serviços pode otimizar as demandas dos usuários?

O ‘Na Hora’ é um dos pilares da Sejus. É o pilar de atendimento ao público. Ele existe há aproximadamente 20 anos e sempre foi muito usado pela população do DF, mas nunca tinha tido uma grande intervenção. Nem em relação à melhoria do parque tecnológico e atendimento humanizado e, principalmente, à otimização do tempo do usuário. Quando assumi, e isso era uma prioridade na gestão Ibaneis Rocha, assumi o desafio de modernizar as unidades do Na Hora. Torná-lo cada vez mais acessível para a população do DF.

E a reforma da unidade da Rodoviária do Plano Piloto coroa a parceria entre o BRB Serviços e o ‘Na Hora’. É um espaço do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Justiça, que agora conta com essa parceria, tendo o BRB Serviços como fonte de execução do seu atendimento, otimizando o tempo do usuário. Antes da gestão Ibaneis Rocha, o tempo de espera para atendimento era, em média, de 27 minutos. Hoje, após essa parceria com aplicativo do BRB Serviços e com todas as otimizações que agregamos, o tempo de espera será de menos de cinco minutos.

Na sequência, vamos fazer a modernização de todas as unidades, menos a de perícias (Setor Comercial Sul), que foi inaugurada em fevereiro de 2019. Estamos reformando agora a de Brazlândia e iniciaremos, em breve, a reforma da unidade de Ceilândia. Sempre lembrando que, quando a gente faz a reforma de uma unidade, os serviços daquele espaço não são interrompidos porque eles funcionam, temporariamente, em outro local.

E o ‘Na Hora Cidades’?

Foi um projeto muito exitoso quando conseguimos lançar o ‘Na Hora Cidades’, que se resume a uma agência de autoatendimento que funciona dentro das administrações regionais. Nessa parceria, levamos para o espaço a estrutura física com computadores, impressoras e, além disso, capacitamos um servidor da administração para que tivesse acesso a como proceder e orientar a população.

Assim, conseguimos levar essa expansão do ‘Na Hora’ para todas as cidades do DF. A agência de autoatendimento consegue sanar, na maioria das vezes, a demanda do cidadão que não consegue, por algum problema de deslocamento, estar em outra cidade que tem o ‘Na Hora’ ou não tem acesso à internet ou até mesmo uma impressora. Uma novidade, que está em fase de licitação, é a aquisição de uma carreta para o ‘Na Hora’, de modo que a gente possa oferecer esse serviço itinerante. Estamos trabalhando muito para que esse serviço esteja funcionando em 2022.

E a campanha “Dignidade Feminina”? Ela segue arrecadando os absorventes para mulheres em vulnerabilidade?

A campanha ‘Dignidade Feminina – Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu’ já tem um foco principal nas adolescentes no período escolar. Estamos falando de um público grande aqui no Distrito Federal que está em vulnerabilidade social e que não tem acesso a absorventes.

E como isso repercute? Um dado que temos é que uma a cada quatro meninas deixa de ir à escola porque não têm um absorvente. Isso soma, aproximadamente, 45 dias do ano letivo, que com certeza traz prejuízos acadêmicos e na vida adulta para essas meninas, que já sofrem, desde o período escolar, uma desigualdade de gênero. E muito mais do que não ter absorvente, essa menina, muitas vezes, não tem a orientação em casa.

É comum algumas delas não terem uma estrutura familiar dentro de casa que possa garantir acesso à informação, a esse cuidado inicial neste período de transformação de meninas. E, além dessa questão da saúde pessoal, dessa higiene íntima, se fala também de bullying, de constrangimento, de vergonha, inadequação, de inferiorização, que repercute em todos os estágios e partes da vida dessa menina.

Essa campanha é uma etapa de um projeto de governo. Na verdade, existe a regulamentação de Lei 6779/2021, que já está em andamento com o direcionamento de orçamento para esse projeto. É uma campanha que realmente visa atender todas as mulheres e adolescentes em vulnerabilidade social aqui no DF.

O ‘Disque 125’ completará em novembro seis meses. Que balanço faz desse serviço?

O projeto do Disque 125 existia há dez anos e só agora, na nossa gestão, que conseguimos efetivar esse canal de denúncia. É um canal que traz facilidade para todas as pessoas que querem denunciar a violação de direitos de crianças e adolescentes. Como é um número gratuito, fácil, simples, você consegue trazer mais ao conhecimento da população esse canal de suporte, acolhimento e proteção.

E sabemos que, no período da pandemia, o número de casos de violação de direitos aumentou muito. Com essa ação, conseguimos de uma forma muito assertiva, muito rápida, acionar os conselhos tutelares e todos os órgãos de proteção de crianças e adolescentes por meio de uma denúncia.

E o “Pró-Vítima”? Como estão os trabalhos deste importante programa?

Quando assumi, tínhamos quatro núcleos do “Pró-vítima” para atender todo o DF. Agora dobramos esse número, são oito núcleos, além de disponibilizar uma equipe que trabalha de forma itinerante. Toda semana, estamos em uma cidade que não possui o “Pró-Vítima” físico para que a gente possa dar suporte a essas vítimas e fazer o atendimento delas de forma presencial.

Cerca de 75% das pessoas atendidas são em decorrência de violação de direitos da Lei Maria da Penha. Nós atendemos crianças e suas famílias que têm algum tipo de violação sexual e, inclusive, atendemos idosos, homens, não só mulheres. E, com essa ação, a gente sabe dessa necessidade do Estado de acolher, cuidar e proporcionar uma oportunidade de mudança na vida de todos, da sociedade. É isso que a gente faz, atendimento psicológico, assistencial, com assistente social, conseguindo direcionar as vítimas para um processo terapêutico.

Como tem sido o diálogo da Sejus com as comunidades terapêuticas?

Temos doze comunidades terapêuticas vinculadas à Sejus. Ou seja, recebem o repasse do GDF. A Sejus administra as vagas, além de fiscalizar essas comunidades terapêuticas. Temos um projeto chamado “Acolhe”, que faz essa busca ativa, a abordagem às pessoas que passam por esse problema, direcionando-as para as comunidades terapêuticas e também fazendo o acolhimento dessas famílias.

Sabemos que essa questão das drogas afeta não apenas os usuários, mas todos os familiares e o nosso objetivo é amparar também as famílias por meio de psicólogos e assistentes sociais. Aqui vai mais uma vez o agradecimento ao governador Ibaneis Rocha porque, esse ano, ele nomeou mais servidores da carreira da assistência social. Servidores que direcionamos para esse programa de atendimento aos usuários de drogas. Temos um atendimento que funciona lá na rodoferroviária para toda a população do DF.

Fonte: Agência Brasília

Segurança e conforto com a chegada do asfalto ao Incra 9

São R$ 800 mil de investimento com obras de pavimentação que vão beneficiar mais de 20 mil moradores

Comunidade aguardava há mais de 10 anos pela pavimentação. Obra beneficia cerca de 20 mil moradores \ Fotos: Divulgação/DER

A dona de casa, Francisca de Sousa Soares Pinto, 53 anos, resume, numa frase simples, mas emblemática, a melhoria recebida pelos moradores dos condomínios Bela Vista e Monte Verde, ambos localizados no Incra 9, Gleba 4, em Ceilândia. “O progresso, finalmente, chegou para a gente aqui”, destaca. “Foram mais de dez anos de espera”, calcula.

São 800 metros lineares de asfalto que impactam, diretamente, na vida de mais de 2 mil pessoas.

A obra de pavimentação do trecho foi concluída. Agora, os trabalhadores finalizam a colocação de 1,5 mil metros quadrados de meio-fio. Foram envolvidos nas duas ações mais de 20 homens do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) e da Administração de Ceilândia. Outros 500 metros de asfalto também vão chegar para os moradores do Condomínio Quinta dos Amarantes, localizado na região.

O investimento é de R$ 800 mil, que vieram por emenda destinada pelo distrital, delegado Fernando Fernandes. Desde meados de setembro que o asfalto tem chegado na região e promete melhorar a vida de mais de 20 mil pessoas. “Com a gente é assim, destinamos recursos e também executamos, graças ao auxílio do governador Ibaneis Rocha e o apoio do DER”, comenta, Fernando Fernandes, hoje administrador de Ceilândia.

“O impacto na vida dessas pessoas será enorme, asfalto traz segurança e conforto. Assim, pessoas e motoristas podem transitar com fluidez, sem falar na saúde, sem a poeira evitamos uma série de problemas respiratórios”, endossa o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Alves Cavalcante.

“Até pouco tempo atrás, para ir bem ali em Ceilândia, era um suplício por causa da poeira. Quando a gente chegava lá, estava vermelho de terra”Rita Rufino Cardoso, comerciante

Dona de uma pequena venda que fica a poucos metros do Condomínio Monte Verde, a comerciante Rita Rufino Cardoso, 53 anos, garante que o asfalto vai trazer mais qualidade de vida para a população da região. “Até pouco tempo atrás, para ir bem ali em Ceilândia, era um suplício por causa da poeira. Quando a gente chegava lá, estava vermelho de terra”, relata.

“Meus filhos têm problemas respiratórios e sofriam muito na época de seca. Isso agora vai acabar por conta do asfalto”, reforça dona Francisca de Sousa.

Morador do Condomínio Quinta dos Amarantes, há dois anos, o aposentado, Pedro Alves de Sousa, 53 anos, não esperava por melhor notícia. Por lá, máquinas e homens realizam os trabalhos de terraplanagem da pista. Na próxima semana, o asfalto estará batendo na porta de sua casa. “Estou há pouco tempo aqui, sinceramente, não esperava por essa benfeitoria tão cedo, uma grande conquista para todos nós que moramos na região”, diz, empolgado. “Além de melhorar a circulação daspessoas, vai valorizar o imóvel de quem mora por aqui”, avalia.

Fonte: Agência Brasília

FGV: confiança do consumidor volta a subir após dois meses em queda

Alta foi puxada pela melhora de perspectivas das famílias


© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1 ponto de setembro para outubro deste ano e interrompeu uma trajetória de dois meses em queda. Com o resultado, o indicador chegou a 76,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

A alta foi influenciada principalmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança do consumidor brasileiro no futuro. O subíndice subiu 1,3 ponto, atingindo 82,4 pontos em outubro, puxado pela melhora das perspectivas sobre a situação financeira familiar.

O Índice da Situação Atual, que mede a percepção do consumidor sobre o presente, variou 0,2 ponto e chegou a 69 pontos.

“Contudo, consumidores se mantêm cautelosos em relação à intenção de compra de bens duráveis. O aumento da incerteza, o aumento dos preços e a demanda represada por serviços na pandemia podem estar contribuindo para frear o consumo desses produtos”, disse a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt.

Fonte: Agência Brasil