Início Site Página 26

“São Bernardo tem papel importante na saúde pública do ABC”, destaca Humberto Tobé

Dados do Ministério da Saúde mostram que o município conta com 179 equipes de saúde, 22 equipes multiprofissionais e quase 600 agentes atuando no cuidado direto à população

São Bernardo do Campo segue como um dos municípios estratégicos do ABC Paulista na organização da rede de atenção primária à saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados até março de 2026, a cidade conta com 179 Equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, responsáveis pelo atendimento nas unidades básicas e pelo acompanhamento direto das famílias nos territórios.

O município também registra 22 Equipes Multiprofissionais em atuação, formadas por profissionais de diferentes áreas da saúde que apoiam as unidades básicas e ampliam a capacidade de atendimento especializado à população. Na linha de frente do cuidado, São Bernardo conta ainda com 542 Agentes Comunitários de Saúde e 53 Agentes de Combate às Endemias, fundamentais para a prevenção, a vigilância em saúde e o combate a doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os números reforçam a importância da atenção primária como base do SUS, garantindo atendimento mais próximo dos bairros, acompanhamento contínuo das famílias e maior capacidade de resposta às demandas de saúde pública. Em cidades populosas como São Bernardo do Campo, o fortalecimento das equipes e dos agentes tem papel essencial na organização da rede municipal.

Ao comentar os dados, o especialista em Gestão de Saúde Pública Humberto Tobé, que integra a equipe do ministro Alexandre Padilha na interlocução com os municípios do estado de São Paulo, destacou a relevância do acompanhamento das demandas municipais. Tobé acompanha de perto as pautas da saúde nos municípios paulistas e atua no recebimento e acompanhamento de prefeitos, gestores municipais e representantes da área junto ao Ministério da Saúde.

“São Bernardo do Campo tem um papel muito importante na saúde pública do ABC Paulista. Fortalecer a atenção primária é garantir que o SUS esteja mais perto das pessoas, com equipes preparadas, agentes atuando nos territórios e uma rede capaz de cuidar melhor da população. Esse é o compromisso do Ministério da Saúde: dialogar com os municípios, acompanhar as demandas e trabalhar para ampliar a qualidade do atendimento”, afirmou Humberto Tobé.

Sobre Humberto Tobé

Humberto Tobé faz parte da equipe do ministro Alexandre Padilha no Ministério da Saúde e atua na interlocução com prefeitos, vereadores, gestores municipais e representantes da área da saúde, especialmente dos municípios paulistas. Pós-graduado em Gestão da Saúde Pública, Tobé aposta na combinação entre formação acadêmica, experiência institucional e diálogo federativo para fortalecer uma atuação mais humanizada e estratégica junto às cidades.

Com passagem pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, onde atuou entre 2023 e 2025, Tobé soma experiência no acompanhamento de pautas municipais, demandas federativas e políticas públicas. Sua atuação tem foco no avanço do SUS, no fortalecimento da relação com os municípios e no apoio às gestões locais na busca por melhorias para a população.

Ribeirão Preto tem 159 equipes de saúde e reforça atendimento nas unidades básicas

Dados do Ministério da Saúde mostram ampliação da atenção primária, com novas equipes desde 2023 e mais de 570 agentes em atuação no município

Ribeirão Preto segue fortalecendo a atenção primária à saúde, principal porta de entrada da população no SUS. Segundo dados do Ministério da Saúde, o município conta com 159 Equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, sendo 20 novas equipes desde 2023, além de 1 Equipe Multiprofissional em atuação para apoiar as unidades básicas e ampliar a capacidade de atendimento à população.

O município também conta com 306 Agentes Comunitários de Saúde e 268 Agentes de Combate às Endemias. Esses profissionais têm papel essencial no acompanhamento das famílias, na prevenção de doenças, na vigilância em saúde e no combate a enfermidades como dengue, zika e chikungunya.

Os números reforçam o compromisso do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, em apoiar os municípios paulistas na ampliação da rede de atendimento, garantindo mais presença do SUS nos bairros, mais prevenção e mais cuidado próximo da população.

Ao comentar os dados, o especialista em Gestão de Saúde Pública Humberto Tobé, que integra a equipe do ministro Alexandre Padilha na interlocução com os municípios do estado de São Paulo, destacou a importância do fortalecimento da rede básica. Tobé acompanha de perto as pautas e demandas da saúde nos municípios paulistas e atua no recebimento e acompanhamento de prefeitos, gestores municipais e representantes da área junto ao Ministério da Saúde.

“Ribeirão Preto é uma cidade estratégica para a saúde pública paulista. O fortalecimento da atenção primária significa mais cuidado, mais prevenção e um SUS mais próximo das pessoas. Esse é o trabalho que o Ministério da Saúde tem feito junto aos municípios: ampliar equipes, valorizar profissionais e garantir atendimento com mais qualidade para a população”, afirmou Humberto Tobé.

CNN Brasil prepara cobertura especial para convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

Transmissão terá entradas ao vivo do Museu do Amanhã, análise em tempo real e exibição da coletiva de Carlo Ancelotti na TV e no YouTube
 

A CNN Brasil prepara uma cobertura especial para acompanhar a convocação oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026, marcada para o próximo dia 18. Ao longo de toda a programação, o canal trará informações em tempo real, bastidores e análises sobre a definição da lista final de jogadores que representarão o Brasil no torneio.
 

Diretamente do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, local escolhido para o anúncio da convocação, o repórter Rodrigo Monteiro acompanhará toda a movimentação e trará os detalhes da chegada de convidados, bastidores e repercussão da lista.

A cobertura digital contará ainda com uma live especial no YouTube da CNN Brasil, das 15h às 19h, comandada por Jairo Nascimento. Participam da transmissão Michel Bastos, comentarista do CNN Esportes e ex-jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, além dos jornalistas Bruno Rodrigues e Raul Moura, integrantes da equipe do CNN Esportes. A transmissão também contará com a participação de um convidado da rádio Itatiaia.

A coletiva do técnico Carlo Ancelotti, prevista para começar às 17h, será transmitida ao vivo tanto na TV quanto no YouTube da CNN Brasil, com imagens do anúncio oficial da lista final da Seleção Brasileira.

A cobertura especial reforça o compromisso da CNN Brasil em oferecer conteúdo esportivo multiplataforma, com informação em tempo real, análise qualificada e ampla integração entre TV e digital.

Data: 18 de maio
Horário da live: das 15h às 19h

Onde assistir:
-Na TV: Canal 577 nas principais operadoras, como Claro, Sky, Vivo e Oi.
-No YouTube: youtube.com/c/CNNBrasil

Migrantes e refugiados recebem mutirão de serviços profissionalizantes no Creas Ceilândia

A feira recebeu visitantes durante todo o dia e atendeu também às demandas do público geral | Foto: Divulgação/Sedes-DF

A parceria contou com a articulação das secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e agências da ONU

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Ceilândia participou da feira do trabalhador, realizada nesta sexta-feira (15), oferecendo encaminhamentos e orientações sobre os serviços da rede socioassistencial do DF para pessoas refugiadas e migrantes. O mutirão ocorreu na unidade, com o objetivo de ofertar serviços para pessoas que estão em busca de vagas de emprego, cursos profissionalizantes e informações sobre direitos trabalhistas.

A feira recebeu visitantes durante todo o dia e atendeu também às demandas do público geral. Entre os serviços do Creas mais buscados estiveram orientações e encaminhamentos, consultas e agendamentos para realização do Cadastro Único e solicitações para inclusão no Programa Cartão Prato Cheio. 

A gerente do Creas, Daniella Pimenta, destaca a articulação em conjunto para atender à demanda da região. “É importante para que os migrantes e refugiados no território da Ceilândia possam ter acesso aos serviços que estão sendo ofertados pelas equipes. Com o mutirão, os migrantes e refugiados poderão se aproximar mais da unidade que está de portas abertas para recebê-los e atendê-los com uma escuta qualificada”, ressalta.

O evento foi organizado em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), responsável pelo Creas Ceilândia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que ofereceu serviços trabalhistas, além da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e agências da Organização das Nações Unidas (ONU), que realizaram atendimentos especializados orientando os migrantes e refugiados sobre o nosso país, como regularizar documentos pessoais e dúvidas em relação à migração. A equipe também auxiliou as secretarias nos encaminhamentos e demandas durante o mutirão.

“Parcerias como estas são fundamentais para garantirmos os direitos de migrantes vulneráveis que deixam seus países, em muitas vezes, como única opção de sobrevivência deles e de suas famílias. Nosso papel é prestar o atendimento integral, de modo que essas pessoas sejam integradas em nosso convívio, no lugar de aumentar as mazelas locais as próprias”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo.

Atendimento conjunto

Os atendimentos da Sedet-DF foram realizados na unidade, pela equipe da agência do trabalhador itinerante do Distrito Federal, que ofereceu aos visitantes oportunidades de emprego, cursos de capacitação, orientação profissional, carteira de trabalho digital e informações sobre programas de benefícios sociais, como o seguro-desemprego e a Cesta do Trabalhador. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, ressalta a importância da parceria para levar os serviços da secretaria à população de migrantes e refugiados do DF.

“Esse trabalho integrado é fundamental para garantir que a população em situação de vulnerabilidade tenha acesso real às oportunidades de emprego, qualificação e inclusão produtiva. Essa ação conjunta reforça o compromisso do governo em aproximar os serviços públicos de quem mais precisa, promovendo dignidade, autonomia financeira e novas perspectivas para refugiados, migrantes e suas famílias”, destaca o secretário.

*Com informações da Sedes-DF

Autódromo de Brasília abre pistas para corredores e atrai mais de 1,2 mil pessoas no primeiro dia

Foto: Jayr Hender

Na manhã desta sexta-feira (15), o Governo do Distrito Federal deu início à liberação do Autódromo de Brasília para a prática de corrida de rua. A medida permite que corredores utilizem o espaço semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 5h às 9h da manhã, ampliando o acesso esportivo em um dos principais cartões esportivos da capital federal.

A estreia da iniciativa contou com grande adesão do público. Segundo informações divulgadas durante a manhã, mais de 1,2 mil pessoas haviam retirado ingresso para participar dos treinos logo no primeiro dia. O ambiente reuniu atletas amadores, grupos de corrida, fotógrafos especializados em esportes e moradores de diferentes regiões do Distrito Federal.

A abertura oficial contou com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que acompanhou os corredores durante o primeiro dia de atividades no autódromo. Corredora de rua e incentivadora da prática esportiva, Celina destacou a importância da iniciativa para estimular hábitos saudáveis e ampliar os espaços públicos voltados ao esporte na capital federal.

“Brasília tem uma cultura muito forte da corrida de rua e nós sabemos o quanto o esporte transforma vidas. Abrir o Autódromo de Brasília para os corredores é oferecer mais segurança, estrutura e qualidade para quem pratica atividade física. Esse espaço é da população e precisa ser ocupado também pelo esporte e pela saúde”, afirmou a vice-governadora.

Também participou do evento Gustavo Rocha, nome que vem sendo citado nos bastidores políticos como possível pré-candidato a vice-governador em uma eventual chapa para as eleições de 2026.

O autódromo já vinha sendo utilizado por ciclistas, que possuem acesso liberado às pistas às terças, quartas e quintas-feiras, também no período da manhã, entre 4h e 9h. Agora, a inclusão dos corredores fortalece ainda mais o espaço como ponto de encontro para práticas esportivas e atividades ao ar livre.

Durante a cobertura realizada pela equipe do Portal Mirante Social, corredores destacaram a estrutura e a experiência de treinar dentro do autódromo. Uma das entrevistadas foi Nayara Mendonça, moradora da Asa Norte, que afirmou ter ficado satisfeita com a iniciativa. Segundo ela, o espaço oferece boa elevação para treinos, ambiente agradável e excelente qualidade do asfalto após as recentes reformas realizadas no circuito.

Além do aspecto esportivo, o primeiro dia também teve clima de confraternização entre os participantes. Muitos aproveitaram a oportunidade para registrar fotos no local, enquanto fotógrafos profissionais realizaram cobertura dos treinos para plataformas especializadas em corrida de rua.

A expectativa é que a abertura do autódromo para os corredores fortaleça ainda mais a cultura esportiva no Distrito Federal e transforme o espaço em um novo ponto de encontro fixo para atletas e praticantes de atividades físicas da capital.

Carol Fleury cresce no DF e fortalece pré-campanha à Câmara Federal

Screenshot

Da Redação

A pré-campanha de Carol Fleury para deputada federal vem ganhando força e destaque em todo o Distrito Federal. Com atuação consolidada na região do Entorno de Brasília, Carol tem ampliado sua presença política ao defender pautas voltadas à mobilidade urbana, qualidade de vida e integração entre o DF e os municípios goianos.

Ex-secretária do Entorno no governo de Ronaldo Caiado, Carol ficou conhecida pela defesa das famílias que dependem diariamente do transporte interestadual para trabalhar e estudar em Brasília. Entre suas principais bandeiras está a luta contra os altos valores das passagens de ônibus que impactam milhares de trabalhadores do Entorno.

A pré-candidata também tem defendido investimentos em infraestrutura, saúde, segurança e políticas públicas que garantam mais dignidade à população da região.

“Minha luta sempre foi pelas pessoas que acordam de madrugada para trabalhar em Brasília e enfrentam ônibus caros, transporte precário e longas viagens todos os dias. O Entorno precisa ser tratado com respeito, investimento e compromisso verdadeiro com a população”, afirmou Carol Fleury.

Com forte presença popular e diálogo constante com lideranças comunitárias, Carol vem ampliando apoios políticos e fortalecendo seu nome como uma das principais vozes em defesa do Entorno e do Distrito Federal.

Projeto de iniciação tecnológica desenvolve peças anatômicas em 3Dpara fortalecer atendimento no HDT

Modelos desenvolvidos por estudantes da UFNT devem contribuir para consultas mais educativas e acolhedoras

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT), administrado pela Rede HU Brasil, recebeu na última terça-feira (12) as primeiras peças anatômicas produzidas pelo projeto do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) intitulado “Utilização de peças anatômicas em 3D como instrumento facilitador da relação médico-paciente no HDT-UFNT”.
 

O projeto é desenvolvido pelas acadêmicas do 8º período de Medicina da UFNT, Suzana Serpa e Letícia Nunes, sob orientação da professora Ediana Vasconcelos, com colaboração do professor de Física da UFNT, Danilo Olivier. As peças foram pintadas à mão pelo acadêmico Murilo Cancelier, do 11º período do curso.
 

Nesta primeira etapa, foram entregues duas peças anatômicas desenvolvidas a partir das demandas dos profissionais do hospital: um modelo anatômico de rim, destinado ao nefrologista Gustavo de Oliveira, e um modelo anatômico de joelho, entregue à reumatologista Mariana Guimarães.
 

Para a estudante Suzana Serpa, a iniciativa contribui para tornar o atendimento mais compreensível e acolhedor aos pacientes. “Esperamos que esse modelo enriqueça os atendimentos e facilite o entendimento do paciente sobre o que está acontecendo com ele, sobre a patologia que está enfrentando. Acreditamos que, ao compreender melhor a doença, ele também possa aderir de forma mais efetiva ao tratamento”, destacou.
 

O nefrologista Gustavo de Oliveira recebeu o modelo anatômico com entusiasmo. “Esse é um projeto belíssimo. O material vai enriquecer nossas consultas e também será fundamental para as discussões de casos com os acadêmicos”, afirmou.
 

As peças têm como objetivo auxiliar na relação entre profissionais de saúde e pacientes, facilitando a explicação das condições clínicas e proporcionando uma abordagem mais didática, acessível e humanizada durante os atendimentos. Todos os modelos são produzidos e impressos no campus da UFNT.
 

PIT

O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT)da Rede HU Brasil é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa tem como objetivo estimular a participação de estudantes de graduação em atividades voltadas ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços e sistemas em Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede HU Brasil, por meio da concessão de bolsas de iniciação tecnológica.

ExpoPostos & Conveniência abre inscrições para a Feira de Negócios 2026 e anuncia novidades como novo app e participação de especialistas para o Fórum Internacional

Com planta recorde de 30 mil m², evento oficial do setor na América Latina expande sua área em 25% e projeta ambiente de alta geração de parcerias e inovação tecnológica

Principal vitrine do setor de distribuição e revenda de combustíveis, lubrificantes e serviços na América Latina, a ExpoPostos & Conveniência inicia a contagem regressiva para sua 22ª edição, que acontece entre os dias 8 e 10 de setembro, no São Paulo Expo. Consolidado como ponto de encontro para quem atua neste mercado, o evento une de forma estratégica o debate de alto nível à geração de parcerias, um ecossistema que ganha força total com a abertura das inscrições para a Feira de Negócios, nesta quarta-feira (13/05). A visita ao pavilhão faz parte da programação, que inclui o Fórum Internacional, cujas vagas já estão disponíveis para acompanhar palestras de grandes nomes do mercado. Essa combinação permite ao profissional uma imersão completa: enquanto o Fórum antecipa tendências e orienta o futuro do varejo e da distribuição, a feira materializa essas discussões ao concentrar soluções práticas e os principais fornecedores da indústria global.

O reflexo desse dinamismo está no próprio tamanho da edição de 2026, que apresenta um crescimento robusto. Com uma planta 25% maior do que na última edição, em 2024, a ExpoPostos passa a ocupar uma área total de mais de 30 mil m². Essa expansão não apenas acomoda mais inovação, mas amplia as oportunidades para que os visitantes identifiquem novas frentes de investimento e tomem decisões mais assertivas em um setor em constante transformação. São esperados mais de 30 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Ao reunir mais de 250 expositores nacionais e internacionais, o evento abrange setores como automação, tecnologia, infraestrutura e serviços. O destaque desta edição é a ampliação das soluções voltadas para conveniência e food service, atraindo um público diversificado. São esperadas delegações de todo o país, com forte presença de visitantes vindos do Sul e do Nordeste. Para apoiar esse fluxo, a organização viabilizou parcerias com agências de viagens, para facilitar o deslocamento dos profissionais. As reservas podem ser feitas online.

“O crescimento de 25% na área de exposição não é apenas um número, mas um reflexo da maturidade e da constante evolução do nosso ecossistema. Ao expandirmos nosso espaço conseguimos acomodar uma diversidade ainda maior de soluções, desde a automação de ponta até as novas fronteiras do food service. Nosso objetivo é garantir que o setor de distribuição e revenda encontre, em um só lugar, as ferramentas e o conhecimento estratégico necessários para antecipar tendências e potencializar seus negócios”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.

Além da Feira de Negócios e do Fórum Internacional, a ExpoPostos & Conveniência mantém a Arena do Conhecimento, espaço voltado à apresentação de produtos, soluções e tendências do mercado, com quatro palcos em formato 360º e programação simultânea de palestras, painéis e workshops ministrados por expositores e parceiros. Em 2024, a Arena reuniu mais de 20 apresentações diárias, consolidando-se como um dos ambientes de maior interação com o público dentro da programação.

Conectividade e networking via aplicativo oficial


Para dinamizar o networking, a ExpoPostos lança seu aplicativo oficial, desenhado para ser a maior rede social do evento. Disponível para download nas lojas, a ferramenta é exclusiva para inscritos na feira ou no fórum. Por meio dela, os participantes poderão encontrar seus ingressos para acesso rápido no evento, filtrar produtos e soluções na aba de expositores e otimizar sua agenda de visitas antes mesmo de chegarem ao pavilhão.


“A introdução do aplicativo oficial como a maior rede social do evento transforma a maneira como o público interage com a feira. Mais do que uma ferramenta digital, o app é um acelerador de negócios que permite ao visitante otimizar seu tempo e focar no que realmente importa: o networking qualificado. Queremos que a experiência comece antes mesmo da chegada ao pavilhão, oferecendo um ambiente onde o profissional inscrito possa mapear soluções e estabelecer conexões estratégicas de forma personalizada e eficiente”, ressalta Renata Sahd, gerente do evento.

A ExpoPostos & Conveniência 2026 – promovida e organizada pela GL events Exhibitions, com realização da Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e Serviços para Mercados de Combustíveis e Conveniência (ABIEPS) e da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) -, é um ambiente para marcas que desejam se posicionar entre os líderes do setor, oferecendo acesso direto a tecnologias que moldarão os postos de serviços e lojas de conveniência nos próximos anos.



SERVIÇO

ExpoPostos & Conveniência 2026

Data: 08, 09 e 10 de setembro de 2026

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 Km – Vila Água Funda

Inscrições para a Feira: A partir de 13/05, no site oficial

Ingressos: R$ 50 (credenciamento antecipado) e R$ 75 (credenciamento presencial)

Inscrições para o Fórum: Já abertas AQUI.

Ingressos: A partir de R$ 600 (O ingresso do Fórum Internacional garante acesso automático à Feira de Negócios)

Informações: Link

App Oficial: expopostos2026.yazo.app.br/app-links

Projeto Empreenda Mulher abre inscrições para capacitação gratuita de mulheres em Santa Maria

Cursos gratuitos abrangem áreas de gastronomia, beleza, estética e informática; aulas começam no dia 18 de maio no Instituto HDUN

Com o objetivo de promover autonomia financeira, qualificação profissional e fortalecimento do empreendedorismo feminino, o Projeto Empreenda Mulher inicia suas atividades no próximo dia 18 de maio, em Santa Maria, oferecendo cursos gratuitos voltados para mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho, ampliar conhecimentos ou iniciar o próprio negócio.

A iniciativa será realizada no Instituto HDUN e oferecerá formação em diversas áreas profissionais, com foco em geração de renda, desenvolvimento pessoal e inclusão produtiva. Entre os cursos oferecidos estão Designer de Sobrancelhas, Informática, Designer de Unha, Estética Facial, Pizzaiola e Salgados, Panificação e Biscoitos, Extensão de Cílios, Confeiteira e Doces e Marmitaria.

O projeto busca incentivar o protagonismo feminino por meio da educação e da capacitação profissional, criando oportunidades para que mulheres possam empreender, conquistar independência financeira e transformar suas realidades sociais.

Além da formação técnica, o Empreenda Mulher pretende fortalecer a autoestima e ampliar as possibilidades de inserção das participantes no mercado de trabalho.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site: empreendamulher.com.br

Cronograma

O cronograma terá início no dia 18 de maio com o curso de Designer de Sobrancelhas, realizado no período da manhã, das 08h às 12h. Na mesma data, também começa o curso de Informática I, no turno da tarde, das 13h às 17h. Ambos seguem até o dia 23 de maio.

Entre os dias 25 e 30 de maio, serão oferecidos os cursos de Designer de Unha, das 08h às 12h, e Estética Facial, das 13h às 17h.

Já entre os dias 1º e 6 de junho, acontecem os cursos de Pizzaiola e Salgados, no período da manhã, das 08h às 12h, e Panificação e Biscoitos, no turno da tarde, das 13h às 17h.

Na semana de 8 a 13 de junho, o projeto oferecerá o curso de Extensão de Cílios, das 08h às 12h, além do curso de Informática II, realizado das 13h às 17h.

Encerrando o cronograma, entre os dias 15 e 20 de junho, serão realizados os cursos de Confeiteira e Doces, no período da manhã, das 08h às 12h, e Marmitaria, no período da tarde, das 13h às 17h.

Plan Brasil mobiliza rede de proteção em quatro estados para enfrentar índices recordes de violência sexual infantojuvenil

Organização fortalece as capacidades de profissionais e comunidades para identificar, denunciar e romper ciclos de violência que ocorrem majoritariamente dentro de casa
 

Com o objetivo de romper ciclos de violência e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, a Plan International Brasil realiza em maio uma série de atividades de mobilização e sensibilização em São Paulo, Maranhão, Piauí e Bahia. As atividades ocorrem em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 

O cenário de violências contra crianças no Brasil atingiu patamares críticos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o país registrou o maior número de estupros de sua história, com 87.545 vítimas, das quais 76,8% eram pessoas vulneráveis. O levantamento aponta que o crescimento da violência sexual contra crianças e adolescentes (até 13 anos) foi de 6,5%, um índice muito superior ao aumento registrado entre adultos. Além disso, a residência permanece como o local mais perigoso para o público infantojuvenil, concentrando a maioria das agressões, que geralmente são praticadas por familiares ou pessoas próximas.
 

Diante desses dados, a Plan Brasil foca suas ações de 2026 na sensibilização de crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades e na qualificação técnica de profissionais da rede de proteção. Em São Paulo, a programação culmina em uma caminhada de mobilização na Comunidade Jardim, no dia 18/05. No Piauí, a organização promove mobilizações na Avenida Frei Serafim, em Teresina (18/05) como integrante do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, e o seminário estadual “Vozes que Precisam Ser Ouvidas” (28/05), focado em escuta especializada e proteção no mundo virtual.
 

No Maranhão, as atividades abrangem São Luís, São José de Ribamar, paço do Lumiar, Codó, Timbiras e Peritoró, com destaque para as caminhadas nas áreas de Itaqui-Bacanga e no Centro de São Luís, além de seminários técnicos em parceria para fortalecer a rede de proteção no Estado. Já na Bahia, a Plan realizou em Salvador o Seminário Faça Bonito no dia 7 de maio, discutindo as expressões contemporâneas das violências de gênero e os desafios do ambiente digital e realiza oficinas educativas com meninas particiopantes de seus projetos.
 

Para Gézyka Silveira, coordenadora de Proteção e Desenvolvimento Infantil da Plan International Brasil, a capilaridade dessas ações é essencial para pautar a proteção infantil como prioridade absoluta nas políticas públicas. “Nossa atuação direta nos territórios visa garantir que profissionais de saúde, educação e assistência social estejam em constante atualização sobre as leis e as novas dinâmicas de violação nos diversos espaços. Não basta termos marcos legais avançados se a ponta do sistema não possuir protocolos de encaminhamento ágeis e humanizados para respostas e ações efetivas de cunho preventivo voltada para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. O foco da Plan Brasil em 2026 é fortalecer essa rede para que o silêncio que cerca o abuso e a exploração sexual seja rompido e que cada município esteja preparado para identificar, responder e, principalmente, evitar que nossas crianças sofram qualquer tipo de violência”, afirma Gezyka.
 

A Plan Brasil reforça a importância da disseminação e acesso aos canais de denúncia como parte essencial dessa rede de proteção. O Disque 100, principal serviço de defesa dos direitos humanos no país, já havia contabilizado mais de 2,2 milhões de atendimentos entre janeiro e novembro de 2025. O serviço é gratuito, sigiloso e acessível por telefone, WhatsApp e aplicativo.