Início Site Página 25

Debate sobre o fim da escala 6×1 ganha força e coloca trabalho no centro da política nacional

Da Redação

Discussão sobre jornada, descanso e remuneração mobiliza governo, oposição, trabalhadores e empresários em um dos temas mais sensíveis do país.

A rotina de quem trabalha seis dias para descansar apenas um voltou ao centro do debate político nacional. A escala 6×1, comum em diferentes setores da economia, deixou de ser apenas uma questão trabalhista e passou a ocupar espaço nas redes sociais, no Congresso Nacional e nas conversas sobre qualidade de vida, renda e produtividade.

Nesta terça-feira, 19 de maio de 2026, o senador Flávio Bolsonaro defendeu uma alternativa à proposta de fim da escala 6×1, sugerindo a possibilidade de pagamento por hora trabalhada. Segundo ele, a discussão deveria considerar as mudanças tecnológicas e preservar direitos trabalhistas, ao mesmo tempo em que evitaria aumento de custos para empresas.

Do outro lado, a defesa da redução da jornada tem ganhado força entre setores que apontam a necessidade de garantir mais tempo de descanso, convivência familiar e saúde mental aos trabalhadores. A proposta em debate no campo governista prevê a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, com dois dias de descanso e sem redução salarial, tema que também vem sendo acompanhado pelo Palácio do Planalto.

O assunto mexe com a vida real de milhões de brasileiros. Para quem acorda cedo, enfrenta transporte público lotado e retorna para casa à noite, a discussão vai além da legislação: trata de tempo, dignidade e equilíbrio. Por isso, a escala 6×1 se tornou uma das principais pautas sociais e políticas do momento, com potencial de influenciar o debate eleitoral, o comportamento das empresas e a agenda do Congresso.

Neymar volta ao centro das atenções e convocação da Seleção movimenta o país

Pedro Vilela/Getty Images

Da Redação

Com Carlo Ancelotti no comando, lista para a Copa do Mundo de 2026 reacende a esperança pelo hexa e coloca Neymar novamente no centro do debate nacional.

A tarde de convocação da Seleção Brasileira sempre carrega um sentimento diferente no país. Das conversas nos bares aos grupos de família, dos programas esportivos às redes sociais, o anúncio da lista final costuma transformar nomes em debate nacional. Nesta semana, o futebol voltou a ocupar o centro das atenções com a divulgação dos 26 jogadores chamados por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

O nome que mais movimentou a repercussão foi Neymar. Após longo período afastado da Seleção por lesões e incertezas sobre sua condição física, o atacante voltou a aparecer entre os convocados, reacendendo a expectativa de parte da torcida brasileira por uma última grande participação do camisa 10 em Copas do Mundo. A volta de Neymar foi tratada por veículos internacionais como uma das grandes histórias da convocação brasileira.

A lista de Ancelotti, no entanto, também trouxe ausências sentidas e gerou discussões sobre renovação, experiência e momento técnico. Nomes conhecidos do futebol europeu ficaram fora, enquanto outros atletas ganharam espaço em um elenco que tenta equilibrar juventude, talento e liderança. Em uma Copa marcada por grande expectativa, cada escolha passa a ser observada como parte de uma estratégia maior para recolocar o Brasil no topo do futebol mundial.

Mais do que uma convocação, o anúncio marcou o início simbólico da contagem regressiva para o Mundial. A Seleção, que carrega a responsabilidade histórica de buscar o sexto título, chega à Copa cercada por esperança, cobrança e emoção. Para milhões de brasileiros, a lista divulgada por Ancelotti não é apenas uma relação de jogadores: é o começo de uma nova narrativa em busca do hexa.

Governo Lula amplia presença do SUS na região de Campinas com novos veículos da saúde

Entrega realizada pelo Ministério da Saúde levou ambulâncias, micro-ônibus e unidades odontológicas móveis para fortalecer o atendimento público em 32 municípios da região.

Campinas foi escolhida pelo Governo Federal como ponto estratégico para mais uma etapa de fortalecimento do Sistema Único de Saúde no interior paulista. No sábado, 9 de maio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou no município da entrega de novos veículos do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, ação vinculada ao Novo PAC Saúde e voltada a ampliar o acesso da população a consultas, exames, tratamentos e serviços especializados.

A entrega reuniu 12 micro-ônibus para o Tratamento Fora de Domicílio, 20 ambulâncias do SAMU 192 e três Unidades Odontológicas Móveis. Ao todo, 32 municípios da região de Campinas serão beneficiados com os equipamentos, em um investimento federal de R$ 14,4 milhões. A medida representa mais uma resposta concreta do Governo Lula às demandas apresentadas por gestores municipais que enfrentam, diariamente, o desafio de garantir transporte, atendimento e cuidado para quem depende do SUS.

Mais do que renovar a frota da saúde, a ação busca aproximar o atendimento da população. Os micro-ônibus vão auxiliar pacientes que precisam se deslocar para realizar tratamentos fora de seus municípios. As ambulâncias reforçam a rede de urgência e emergência do SAMU, enquanto as unidades odontológicas móveis ampliam a capacidade de atendimento em áreas mais distantes, comunidades, escolas, distritos e regiões com maior dificuldade de acesso aos serviços públicos.

Integrante da equipe do ministro Alexandre Padilha, Humberto Tobé acompanha de perto as pautas e demandas da saúde dos municípios paulistas junto ao Ministério da Saúde. Para ele, a entrega em Campinas demonstra a importância da escuta ativa dos gestores locais e da articulação federativa para transformar necessidades reais em políticas públicas.

“Quando um prefeito, uma secretária de saúde ou uma liderança municipal traz uma demanda, ela vem carregada da realidade de uma cidade e da vida das pessoas. O papel do Ministério da Saúde é acolher, acompanhar e buscar caminhos para que o SUS chegue com mais força na ponta. Essa entrega em Campinas mostra o compromisso do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha com os municípios paulistas”, destacou Humberto Tobé.

A escolha de Campinas também reforça o peso político e regional do município na organização das políticas públicas de saúde. Pela sua localização, estrutura e capacidade de articulação com cidades vizinhas, Campinas se consolida como polo importante para a distribuição de ações federais que beneficiam não apenas a população local, mas toda uma rede regional de atendimento.

Segundo o Ministério da Saúde, esta foi a quinta entrega de veículos do Caminhos da Saúde realizada pela pasta na atual gestão. No estado de São Paulo, o Governo Federal já soma 145 veículos destinados à ampliação da assistência, dentro de uma estratégia nacional que prevê 3,3 mil veículos em todo o país, com investimento de R$ 1,4 bilhão.

Com a nova etapa em Campinas, o Governo Lula reforça uma política pública voltada a enfrentar um dos principais gargalos da saúde: garantir que o cidadão consiga chegar ao atendimento. A entrega dos veículos representa mais mobilidade, mais estrutura para os municípios e mais presença do SUS na vida de quem precisa do serviço público para cuidar da saúde

SugesValparaíso reforça infraestrutura com novos equipamentos e prevê economia de R$ 1 milhãotão de título

Valparaíso reforça infraestrutura com novos equipamentos e prevê economia de R$ 1 milhão

Aquisição de dois rolos compactadores com recursos próprios amplia a autonomia da Prefeitura na execução de obras de recomposição asfáltica e manutenção urbana.

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás segue ampliando os investimentos em infraestrutura urbana e modernização da frota municipal. A gestão adquiriu dois novos rolos compactadores, equipamentos que passam a reforçar diretamente os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura em diferentes regiões da cidade.

A compra foi realizada com recursos próprios do município e representa um avanço importante para dar mais autonomia às equipes responsáveis por obras de recomposição asfáltica, manutenção de vias e recuperação urbana. Com os novos maquinários, a Prefeitura passa a depender menos da locação de equipamentos, garantindo mais agilidade no atendimento às demandas da população.

Além de fortalecer a estrutura operacional, a aquisição também gera economia aos cofres públicos. Segundo estimativa da administração municipal, caso os dois rolos compactadores fossem alugados, o custo anual seria de aproximadamente R$ 382 mil. Com a compra definitiva, a economia projetada pode chegar a cerca de R$ 1 milhão nos próximos anos.

Os equipamentos vão permitir que os serviços de recuperação viária sejam realizados com mais rapidez, eficiência e planejamento. A medida também contribui para melhorar as condições de trafegabilidade, especialmente em áreas que demandam manutenção constante, recomposição de asfalto e intervenções estruturais.

A iniciativa faz parte do esforço da Prefeitura de Valparaíso de Goiás para modernizar a frota pública, ampliar a capacidade de execução direta das obras e garantir mais qualidade de vida à população. Com mais equipamentos à disposição, o município ganha independência operacional e fortalece sua atuação na melhoria da infraestrutura urbana.

Corredores aprovam treino no Autódromo de Brasília, mas pedem pontos de hidratação e banheiros

Da Redação

A liberação do Autódromo de Brasília para corredores de rua, realizada na manhã desta sexta-feira (15), foi recebida com entusiasmo pelos praticantes da modalidade. Durante a cobertura do Portal Mirante Social, atletas destacaram a qualidade do percurso, o novo ambiente para treinos e a estrutura do asfalto recém-reformado. Ao mesmo tempo, alguns participantes apontaram melhorias que ainda podem ser implementadas no espaço.

Um dos corredores ouvidos pela reportagem foi Afonso Globo, que participou do primeiro treino no local. Segundo ele, a abertura do autódromo representa uma nova alternativa para os atletas de Brasília, acostumados a treinar em parques e vias públicas da capital.

“Cara, local muito legal. Eu acho que é mais uma opção aí pra galera da corrida, né? Não ficar muito na rua ou no parque, tem mais outra opção”, afirmou.

Apesar da avaliação positiva, Afonso destacou que a estrutura ainda pode receber alguns ajustes importantes para atender melhor os corredores, principalmente em relação à hidratação e apoio durante os treinos.

“Uma coisa que eu acho que merece ajuste é colocar uns pontos de água pra galera se hidratar. É um local muito seco, não tem sombra. E banheiros também espalhados aqui pelo autódromo. Acho que isso seria um diferencial”, completou.

Outro corredor entrevistado foi Paulo Caxido, que também participou do primeiro dia de atividades no autódromo. Ele afirmou que a expectativa era positiva justamente pela mudança de ambiente e pelas características mais desafiadoras do percurso.

“A expectativa é bem legal de mudar o ambiente de corrida. A gente treina muito no Parque da Cidade e às vezes acaba ficando enjoado do percurso. Isso aqui traz um novo estímulo corporal e eu acho isso muito legal. É uma bela iniciativa”, destacou.

Os corredores também compararam o percurso do autódromo com outros pontos tradicionais de treino em Brasília. Segundo eles, diferente do Parque da Cidade, que possui trajetos mais planos, o circuito do autódromo apresenta mais elevações e subidas, simulando melhor as dificuldades encontradas nas provas de rua realizadas no Distrito Federal.

“Aqui tem mais subida, é um percurso mais difícil. Mas para a galera que está acostumada a treinar em Brasília, isso aqui é moleza, tira de letra”, brincou Afonso.

A iniciativa do Governo do Distrito Federal liberou oficialmente o espaço para corredores às sextas-feiras, das 5h às 9h da manhã. O autódromo já vinha sendo utilizado por ciclistas às terças, quartas e quintas-feiras, também no período matutino.

Alumínio e Piedade entram no mapa de ações federais com reforço na saúde, assistência social e desenvolvimento regional

Municípios do interior paulista são alcançados por investimentos do Governo Federal em UBS, equipamentos, Bolsa Família, Farmácia Popular e, no caso de Alumínio, modernização produtiva com apoio do BNDES

O Governo Federal tem ampliado sua presença em municípios do interior paulista por meio de ações que chegam diretamente à vida da população. Em Alumínio e Piedade, esse movimento aparece em diferentes frentes: fortalecimento da rede pública de saúde, apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, acesso gratuito a medicamentos e investimentos voltados ao desenvolvimento econômico.

Em Piedade, o principal destaque está na saúde. O município foi contemplado com a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro Liberdade, dentro do Novo PAC. A obra representa um reforço importante para a atenção primária, que é a porta de entrada da população no SUS. Além da nova unidade, Piedade também aparece entre os municípios contemplados com combo de equipamentos para UBS, ampliando a estrutura de atendimento e melhorando as condições de trabalho das equipes de saúde.

Para Humberto Tobé, que faz parte da equipe do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e acompanha de perto as demandas dos municípios paulistas junto ao Ministério da Saúde, esse tipo de investimento mostra a importância da articulação entre Brasília e as prefeituras. “Quando uma cidade recebe uma nova UBS ou equipamentos para melhorar o atendimento, não estamos falando apenas de obra ou de estrutura física. Estamos falando de mais dignidade para a população, de um atendimento mais perto de casa e de um SUS mais forte no dia a dia das pessoas”, afirmou Tobé.

Em Alumínio, o levantamento também mostra presença federal na saúde, com a seleção do município para receber combo de equipamentos para Unidade Básica de Saúde pelo Novo PAC Saúde. A ação busca qualificar a rede municipal e fortalecer os serviços prestados na atenção básica. Para municípios menores, esse tipo de apoio tem peso importante, porque ajuda a modernizar a estrutura local sem depender exclusivamente do orçamento municipal.

Outro ponto relevante em Alumínio está no campo do desenvolvimento econômico. O BNDES aprovou financiamento de R$ 715,9 milhões para modernização da produção da Companhia Brasileira de Alumínio, com ações ligadas à Fábrica Alumínio, instalada no município. Os recursos envolvem melhoria de equipamentos, eficiência operacional, reutilização de água e redução de impactos ambientais. Embora seja uma ação voltada ao setor produtivo, o impacto local pode refletir na economia, na manutenção de empregos e no fortalecimento da atividade industrial da cidade.

Na área social, os dois municípios também são alcançados pelo Bolsa Família. Em janeiro de 2026, Alumínio registrou 484 famílias atendidas, com repasse de R$ 357.990,00. Em Piedade, foram 4.705 famílias beneficiadas, com transferência de R$ 3.295.326,00 no mês. Os números mostram a importância do programa como política de proteção social, especialmente em cidades que possuem famílias em situação de vulnerabilidade e regiões mais afastadas do centro urbano.

Além disso, Alumínio e Piedade também são beneficiadas pelo Farmácia Popular, programa que passou a ofertar gratuitamente todos os medicamentos e insumos do seu elenco. A medida garante acesso a tratamentos para hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, osteoporose, rinite, Parkinson, glaucoma, além de anticoncepcionais, fraldas geriátricas e absorventes pelo Programa Dignidade Menstrual.

Segundo Humberto Tobé, o papel do Governo Federal é justamente assegurar que os programas nacionais cheguem aos municípios de forma concreta. “O Ministério da Saúde tem trabalhado para ouvir prefeitos, secretários e lideranças locais, porque cada cidade tem uma realidade. Em Piedade, a nova UBS fortalece a rede de atendimento. Em Alumínio, os equipamentos ajudam a melhorar a estrutura da atenção básica. O importante é que essas ações saiam do papel e cheguem onde a população mais precisa”, destacou.

No conjunto, Alumínio e Piedade mostram como a presença federal pode assumir formatos diferentes em cada município. Em Piedade, o eixo mais forte está na ampliação do SUS, com nova UBS e equipamentos. Em Alumínio, além da saúde e da assistência social, há também uma frente ligada ao desenvolvimento produtivo. Em comum, os dois municípios reforçam a importância de manter diálogo permanente com o Governo Federal para transformar programas públicos em entregas reais para a população paulista.

Agora Tem Especialistas leva mais consultas, exames e cirurgias de visão para Guarulhos

Parceria do Ministério da Saúde com o Hospital de Olhos CRO amplia a oferta de atendimento oftalmológico gratuito pelo SUS e deve garantir mais de 8,6 mil procedimentos por ano no município

O Governo Federal ampliou a oferta de atendimento oftalmológico pelo SUS em Guarulhos por meio do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa foi viabilizada a partir de um acordo firmado pelo Ministério da Saúde com o Hospital de Olhos CRO, unidade privada localizada no município, que passará a atender pacientes encaminhados pela rede pública.

A parceria deve garantir mais de 8,6 mil consultas, exames, cirurgias e procedimentos oftalmológicos gratuitos por ano. A medida reforça a estratégia do Governo Federal de utilizar a estrutura de hospitais privados e filantrópicos para reduzir filas e acelerar o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o acordo envolve cerca de R$ 2,9 milhões em serviços de média e alta complexidade. Entre os procedimentos previstos estão consultas oftalmológicas, exames especializados, cirurgias de catarata, tratamentos para glaucoma, vitrectomia e aplicações de laser voltadas a doenças da retina.

O modelo adotado pelo Agora Tem Especialistas permite que hospitais privados ofertem serviços ao SUS e recebam, como contrapartida, créditos financeiros para abatimento de tributos federais. Na prática, a ação transforma a capacidade instalada da rede particular em atendimento gratuito para pacientes da rede pública, especialmente em áreas com grande demanda reprimida.

Em Guarulhos, uma das maiores cidades do estado de São Paulo, o reforço chega em uma área sensível da saúde. Problemas de visão, quando não diagnosticados e tratados no tempo adequado, podem comprometer a qualidade de vida, a autonomia dos pacientes e até a capacidade de trabalho e estudo. Por isso, ampliar o acesso a exames e cirurgias oftalmológicas representa um avanço concreto para a população que depende do SUS.

A iniciativa também fortalece a rede municipal de saúde, já que os pacientes serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos. Com isso, o atendimento passa a integrar o fluxo público, garantindo que a parceria com o hospital privado funcione como extensão da rede do SUS no município.

Especialista em Gestão da Saúde Pública e integrante da equipe do ministro Alexandre Padilha, Humberto Tobé acompanha de perto as demandas da saúde dos municípios paulistas junto ao Ministério da Saúde. Para ele, a parceria em Guarulhos mostra uma resposta prática do Governo Federal para enfrentar um dos principais desafios do SUS: o acesso ao atendimento especializado.

“Guarulhos é uma cidade estratégica para a saúde pública paulista. Quando o Governo Federal amplia o atendimento especializado e coloca a estrutura de um hospital privado a serviço dos pacientes do SUS, o resultado é mais cuidado, mais agilidade e mais dignidade para a população”, destacou Humberto Tobé.

Com a adesão do Hospital de Olhos CRO ao Agora Tem Especialistas, Guarulhos passa a contar com um reforço importante na oftalmologia pública. A expectativa é que a medida contribua para reduzir o tempo de espera, ampliar diagnósticos e garantir que mais pessoas tenham acesso gratuito a tratamentos essenciais para a saúde da visão.

Legenda da foto:

Ministério da Saúde formaliza parceria com o Hospital de Olhos CRO para ampliar o atendimento oftalmológico gratuito pelo SUS em Guarulhos. Foto: Paola Acioly/MS

Governo Lula contempla Mauá e Rio Grande da Serra com novas ambulâncias para fortalecer o atendimento no ABC

Municípios aparecem na lista do programa Caminhos da Saúde, do Ministério da Saúde, com veículos destinados a ampliar o suporte ao transporte de pacientes e reforçar a estrutura do SUS na região

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, incluiu Mauá e Rio Grande da Serra na lista de municípios paulistas contemplados com novas ambulâncias Tipo A dentro da estratégia Caminhos da Saúde. A medida integra o esforço nacional para ampliar a estrutura de transporte sanitário, melhorar o deslocamento de pacientes e fortalecer a rede pública de saúde nos municípios.

De acordo com a relação encaminhada, Mauá será contemplada com uma ambulância Tipo A para usos múltiplos na saúde. Rio Grande da Serra também aparece na lista com uma ambulância Tipo A, igualmente destinada a usos gerais. Entre as cidades do ABC consultadas, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Ribeirão Pires não foram localizadas nesta etapa da relação enviada.

Presidente da Câmara Municipal de Mauá, o vereador Juninho Getúlio destacou que a chegada de uma nova ambulância representa um reforço importante para a rede pública de saúde da cidade. Segundo ele, o equipamento vai ajudar no atendimento diário da população e mostra a importância da parceria entre o município e o Governo Federal.

“Essa é uma conquista importante para Mauá. Uma nova ambulância significa mais estrutura para a saúde, mais apoio aos profissionais que estão na linha de frente e mais cuidado com a nossa população. Como presidente da Câmara, fico muito feliz em ver o município sendo contemplado em uma ação do Governo Federal que chega na ponta, onde as pessoas mais precisam”, afirmou Juninho Getúlio.

A entrega dos veículos representa um reforço importante para municípios que dependem diariamente do transporte de pacientes para consultas, exames, tratamentos especializados e atendimentos vinculados à rede do SUS. Em regiões metropolitanas como o ABC Paulista, onde a demanda por serviços de saúde é permanente, a ampliação da frota ajuda a dar mais agilidade, segurança e dignidade ao atendimento da população.

A iniciativa faz parte da política do Ministério da Saúde de fortalecer a capacidade dos municípios, especialmente na organização do cuidado e no acesso da população aos serviços públicos. O programa Caminhos da Saúde tem como objetivo apoiar as gestões municipais com veículos que auxiliem no deslocamento de pacientes e no funcionamento da rede de atenção à saúde.

Especialista em Gestão de Saúde Pública e um dos nomes que acompanham as demandas dos municípios paulistas junto ao Ministério da Saúde, Humberto Tobé integra a equipe do ministro Alexandre Padilha e tem atuado na interlocução com prefeitos, vereadores, secretários e gestores municipais. No caso do ABC Paulista, Tobé acompanha de perto as pautas regionais e ajuda a encaminhar, dentro da estrutura federal, demandas ligadas ao fortalecimento do SUS.

Para Tobé, a chegada de novos veículos à região reforça o papel do Governo Federal no apoio direto aos municípios. “Quando uma ambulância chega a uma cidade, ela não representa apenas um equipamento novo. Ela significa mais condições de atendimento, mais suporte para os profissionais de saúde e mais cuidado com a população que depende do SUS. O ministro Alexandre Padilha tem reforçado esse compromisso de olhar para as demandas reais dos municípios e construir respostas concretas”, afirmou.

Com a inclusão de Mauá e Rio Grande da Serra na lista, o ABC Paulista passa a contar com mais um avanço dentro das ações federais voltadas à saúde pública. A medida reforça a presença do Governo Lula na região e sinaliza a continuidade de investimentos para qualificar o atendimento, ampliar o acesso e fortalecer o SUS nos municípios paulistas.

Especialista em Gestão Pública destaca avanço das equipes de saúde no município de Registro

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cidade conta com 21 equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, três equipes multiprofissionais e mais de 140 agentes atuando no cuidado direto com a população

O município de Registro, no Vale do Ribeira, segue fortalecendo a estrutura da atenção básica no Sistema Único de Saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados até março de 2026, a cidade conta com 21 equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, responsáveis por garantir o atendimento mais próximo da população nas unidades básicas de saúde.

As Equipes de Saúde da Família, conhecidas como eSF, são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, com atuação direta nos territórios e acompanhamento das famílias. Já as equipes de Atenção Primária, as eAP, possuem composição mais flexível, mas também cumprem papel essencial no atendimento cotidiano da população, funcionando como uma das principais portas de entrada do SUS.

Desde 2023, Registro recebeu uma nova equipe homologada pelo Ministério da Saúde, reforçando a capacidade de atendimento no município. Além disso, a cidade conta com três equipes Multiprofissionais, as chamadas eMulti, lançadas nacionalmente em maio de 2023. Essas equipes reúnem profissionais de diferentes áreas da saúde e atuam no apoio especializado às unidades básicas, ampliando o cuidado oferecido aos moradores.

Outro ponto importante é a presença dos agentes de saúde no município. Dados do Ministério da Saúde, atualizados até fevereiro de 2026, apontam que Registro possui 124 Agentes Comunitários de Saúde e 17 Agentes de Combate às Endemias. Os ACS fazem a ponte entre as unidades de saúde e as famílias, acompanhando de perto a realidade dos bairros. Já os ACE atuam diretamente na vigilância em saúde, especialmente no enfrentamento de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Para Humberto Tobé, especialista em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão da Saúde Pública, o fortalecimento das equipes de saúde em Registro mostra a importância de manter a atenção básica como prioridade na organização do SUS. Segundo ele, é nas unidades básicas e no trabalho territorial das equipes que muitos problemas de saúde podem ser identificados, acompanhados e resolvidos antes de se tornarem casos mais graves.

“Registro merece reconhecimento por manter uma rede de atenção básica estruturada, com equipes de saúde, profissionais multiprofissionais e agentes atuando junto à população. Quando o município fortalece esse trabalho, o SUS chega mais perto das famílias, melhora o acompanhamento dos pacientes e amplia a capacidade de prevenção. Esse é o caminho para uma saúde pública mais eficiente e mais humana”, afirmou Humberto Tobé.

Tobé, que faz parte da equipe do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também acompanha de perto as pautas e demandas dos municípios paulistas junto ao Ministério da Saúde. Para ele, o diálogo entre as prefeituras e o Governo Federal é essencial para que os investimentos e programas cheguem com resultado concreto às cidades.

A estrutura registrada em Registro reforça a importância da atenção primária para uma cidade que exerce papel estratégico no Vale do Ribeira. Com equipes distribuídas no território, apoio multiprofissional e agentes atuando diretamente junto à comunidade, o município amplia sua capacidade de prevenção, acompanhamento das famílias, controle de doenças e cuidado contínuo dentro do SUS.

Sumaré será contemplada com ambulância tipo A e reforça estrutura da saúde com apoio do Governo Federal

Veículo destinado pelo Ministério da Saúde, dentro das ações do PAC Saúde, deve ampliar o transporte sanitário e fortalecer o atendimento aos pacientes do SUS no município

Sumaré deve receber uma nova ambulância tipo A do Ministério da Saúde, em mais uma ação do Governo Federal voltada ao fortalecimento da rede pública municipal. O veículo integra o conjunto de investimentos do PAC Saúde, com foco na ampliação da estrutura do SUS, na melhoria do transporte de pacientes e no reforço da capacidade de atendimento dos municípios.

A ambulância tipo A é utilizada principalmente para remoção simples de pacientes, ou seja, para o transporte de pessoas que precisam se deslocar entre unidades de saúde, hospitais, serviços especializados, consultas, exames ou outros pontos da rede pública, sem necessidade de suporte avançado durante o trajeto. Na prática, esse tipo de veículo ajuda a organizar melhor o fluxo da saúde municipal e garante mais segurança para pacientes que dependem do SUS.

A chegada da ambulância tem importância direta para Sumaré, uma das principais cidades da Região Metropolitana de Campinas. Com uma população expressiva e uma rede pública que atende grande volume de pacientes, o município depende de uma estrutura eficiente de transporte sanitário para garantir acesso aos serviços de saúde. O reforço na frota contribui para reduzir dificuldades de deslocamento, melhorar a resposta da rede municipal e dar mais dignidade aos usuários.

Além da ambulância, Sumaré também aparece em outras frentes de investimentos federais na saúde. O Ministério da Saúde anunciou, em janeiro de 2026, a construção de uma policlínica no município, com investimento de R$ 30 milhões do Novo PAC Saúde. A unidade deve ampliar o acesso a consultas, exames e serviços especializados para pacientes de Sumaré e da região. 

No eixo do Novo PAC Saúde Seleções 2025, Sumaré também aparece na Portaria GM/MS nº 7.613/2025 com propostas selecionadas para 10 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, 8 kits de equipamentos para teleconsulta e 1 nova Unidade Básica de Saúde. A seleção faz parte de uma ação mais ampla do Ministério da Saúde, que contemplou 622 municípios paulistas com 2.085 propostas aprovadas no estado de São Paulo.  

Na avaliação de gestores da área, a combinação entre transporte sanitário, novas unidades, equipamentos e serviços especializados representa um avanço importante para a organização da rede pública. A ambulância tipo A, embora seja um veículo de remoção simples, cumpre papel estratégico no cotidiano do SUS, especialmente para pacientes que precisam de acompanhamento contínuo, retorno médico, exames periódicos ou transferência entre serviços.

Para o especialista em Gestão da Saúde Pública, Humberto Tobé, que faz parte da equipe do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e acompanha de perto as pautas e demandas dos municípios paulistas junto ao Governo Federal, a destinação da ambulância para Sumaré reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o fortalecimento da rede municipal.

“A chegada de uma ambulância tipo A para Sumaré é uma entrega importante porque melhora a estrutura de transporte de pacientes e ajuda o município a organizar melhor o atendimento dentro da rede do SUS. Muitas vezes, o acesso à saúde não depende apenas da consulta ou do exame, mas também da capacidade de levar o paciente com segurança até o serviço. Esse reforço representa mais dignidade para a população e mais apoio para os profissionais que atuam na ponta”, afirmou Humberto Tobé.

Pós-graduado em Gestão da Saúde Pública, Tobé destacou ainda que os investimentos federais em Sumaré mostram uma estratégia mais ampla de fortalecimento da saúde pública no município.

“Sumaré vive um momento importante na relação com o Governo Federal. Além da ambulância, há investimentos em policlínica, unidade básica, equipamentos para UBS e teleconsulta. Isso mostra que o Ministério da Saúde está olhando para o município de forma integrada, desde a atenção básica até o atendimento especializado. Nosso trabalho, junto à equipe do ministro Alexandre Padilha, é acompanhar essas demandas de perto e contribuir para que os investimentos cheguem onde a população mais precisa”, completou.