Com o apoio total da direção-geral do Detran-DF, a Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu nesta manhã de quarta-feira (29), cinco mandados de prisão e oito de busca em residências de suspeitos de envolvimento em esquema criminoso de fraudes e cancelamentos de multas.
A mudança em todo o sistema tecnológico do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, implementado nos últimos cinco meses, deixou à deriva um esquema criminoso enraizado ha décadas dentro da autarquia.
O esquema de fraudes e cancelamento de multas passou a ser rejeitado e monitorado ao mesmo tempo, pelo novo sistema.
A nova tecnologia ajudou a PCDF, por meio da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor), desmontar a quadrilha que já vinha sendo investigada de novembro do ano passado até janeiro deste ano.
O bando, que reúne um servidor cedido e despachantes, operava tranquilamente, ajudados pelas falhas constantes do velho e arcaico sistema operacional.
Os criminosos conseguiam cancelar multas, retirar restrições judiciais e administrativas e realizavam licenciamento e a transferência de propriedade de veículos com pendências.
Em fevereiro deste ano, antes da implementação do novo sistema tecnológico e da rígida gestão feita pela nova diretoria-geral do Detran-DF, a PCDF conseguiu estourar o esquema criminoso responsável por cancelar 50 mil infrações de trânsito, causando um prejuízo milionário aos cofres públicos.
A quadrilha, segundo as investigações feitas pela polícia, agia fora do expediente, utilizando o então obsoleto sistema de informática da instituição pública.
Não é o primeiro caso que a polícia investiga e desmonta células criminosos que atuavam no Detran-DF. Olhando para trás, o a autarquia do DF sempre foi alvo de bandidos. O histórico é grande.
Exemplo disso é que em junho do ano passado, a Polícia Civil desmontou um esquema de clonagem de veículos e uso de lacres falsos.
“Os criminosos pesquisavam um carro idêntico, faziam uma placa falsa e rodavam indiscriminadamente pelo Distrito Federal até serem barrados em uma operação ou blitz”, explicou na época o titular da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), delegado André Leite.
Também no ano passado, a PCDF e o MPDFT deflagraram a Operação Blitzkrieg que investigou o polêmico e milionário contrato de manutenção e modernização de semáforos do Detran.
Sete mandados de busca e apreensão na época foram cumpridos em unidades do órgão e nas residências de funcionários supostamente envolvidos nos ilícitos. Entre eles, um ex-diretor do órgão.
A modernização do atual sistema tecnológico do Detran-DF serviu para dificultar a atuação dos bandidos. O sistema foi implantado pelo diretor-geral Zélio Maia, nomeado pelo governador Ibaneis Rocha em fevereiro desse ano.
Várias mudanças foram feitas, o que provocou reações de máfias internas e externas, que perderam espaços dentro da autarquia.
“Na minha gestão, os ratos têm duas opções: ou se recolhem à toca e morram de inanição, ou caem na ratoeira armada pela polícia”, disse o diretor.
A realização da vistoria do imóvel antes da compra é indispensável.
Para saber se o imóvel que você pretende comprar precisará ser reformado imediatamente, é necessário realizar uma vistoria. Afinal é um custo a mais que deverá ser calculado nos seus gastos, além da compra da casa ou apartamento que você sempre sonhou.
A vistoria de imóveis é um passo imprescindível do processo de compra, visto que além da questão da reforma, também é um fator que influencia diretamente na negociação do imóvel e na qualidade de vida e segurança dos futuros moradores.
Dessa maneira, antes de comprar casa em Brasília, é preciso ser muito criterioso ao vistoriá-la e, para isso, o ideal é que um profissional especializado seja responsável por essa avaliação.
Abaixo, entenda mais sobre a importância de vistoriar o imóvel e saiba quais são os principais pontos a serem observados no decorrer dessa análise.
O que é a vistoria de imóvel?
Basicamente, a vistoria consiste na verificação das condições do imóvel antes da assinatura do contrato de compra e venda.
Seu objetivo é identificar e registrar todos os detalhes a fim de expor para o novo proprietário a situação em que o imóvel está no momento da entrega das chaves.
Se trata de um conceito bastante simples, semelhante ao de verificação de prazos de validade em embalagens de alimentos. Da mesma forma que você checa a data de vencimento dessas mercadorias antes de comprá-las, também precisa verificar o estado do imóvel antes de adquiri-lo.
No entanto, obviamente, um produto comprado em um supermercado não é tão valioso quanto uma casa ou apartamento à venda em Brasília. Portanto, os critérios são extremamente rigorosos.
E, em primeiro lugar, está a checagem de defeitos aparentes ou ocultos que requeiram reformas ou tragam malefícios à usabilidade do imóvel.
Já em segundo lugar, estão as questões estruturais que carecem ainda mais de um profissional tecnicamente especializado.
Por que a vistoria de imóveis é necessária?
Como já foi mencionado acima, a vistoria atesta o real estado da casa, confirmando ou não o que foi dito pelo vendedor e especificado no contrato.
Com isso, o laudo de vistoria do imóvel funciona como instrumento de defesa tanto para quem o vende quanto para quem o compra.
Quando um problema é constatado, nem sempre há como identificar a sua origem. Em algumas circunstâncias, é necessário que um perito ateste precisamente se é, de fato, algo que precede a ocupação e nem sempre é possível fazer isso.
Logo, a missão da vistoria é reduzir as chances de haver defeitos transparentes e ocultos e, por conseguinte, documentar em que condições o imóvel foi entregue.
Sobretudo em um apartamento, que se trata de uma propriedade que integra um conjunto habitacional, a estrutura individual acaba sendo responsável pela estabilidade geral e, tanto reformas realizadas pelo proprietário quanto a construção original afetam a segurança de inúmeras pessoas.
Dessa forma, se falhas forem encontradas no imóvel, mesmo no decorrer da vistoria o vendedor deve ser alertado, para que ele esteja ciente e, assim, resolva essas questões antes que a negociação seja findada.
O que deve ser observado durante a vistoria?
A seguir, confira os pontos essenciais que devem ser avaliados no imóvel.
Piso, parede e rejunte
Os revestimentos dos pisos e paredes devem ser avaliados, assim como o rejunte.
Piso: veja se há defeitos nos tacos e na cerâmica e se existem buracos, peças soltas, manchas, mofo, falta de peças ou outras imperfeições.
Parede: repare na existência de rachaduras, no estado geral dos azulejos, se todas as áreas da parede possuem revestimento, se as cores dos azulejos e cerâmicas são diferentes e se há falta de peças.
Rejunte: confira se em algum local o rejunte não está falhado ou então se não está em falta.
Pintura interna e externa
A pintura da casa inteira, dentro e fora, deve ser observada atentamente e não apenas por uma questão estética.
É preciso, por exemplo, observar a existência de manchas entre a divisão do teto e da parede, pois pode se tratar de um sinal de infiltração.
Avalie atentamente as paredes que são expostas ao sol e à chuva, assim como o teto dos cômodos mais úmidos do imóvel (banheiro e cozinha) e veja se não há manchas de mofo.
Outra coisa que deve ser vista na pintura é se as paredes estão planas. Para isso, basta passar as mãos sobre ela para identificar ou descartar estufamentos e ondulações.
Fachada
Além do estado de conservação, a fachada também deve ser avaliada por questões de segurança. Veja as janelas, portas, grades, portões e todas as fechaduras da casa. Analise, especialmente, o funcionamento dos portões, sobretudo se eles forem elétricos.
Ademais, confira se há arranhões ou outros tipos de danos nas pinturas e nas esquadrias de alumínio.
Sistema elétrico
De suma importância, o sistema elétrico da residência deve ser cuidadosamente avaliado. Faça uma análise completa para verificar se há cabos ou fios expostos, se a caixa de força está em condições boas e se os interruptores estão funcionando corretamente.
Procure saber também se esse sistema já foi reformado, pois — a depender da idade do imóvel — pode ser preciso refazê-lo.
Veja se a fiação do chuveiro, além de conservada, está presa dentro de uma proteção e se toda a fiação do imóvel possui fio terra, que evita prejuízos gerados por raios.
Em apartamentos, os extintores de incêndio também devem ser observados, pois — em grande parte dos casos — os incêndios são iniciados por problemas no sistema elétrico.
Sistema hidráulico
No decorrer da vistoria, não se esqueça de acionar as descargas e abrir as torneiras para verificar o funcionamento do sistema hidráulico do imóvel.
Observe se existem gotejamentos, entupimentos e como é a vazão da água. Além disso, avalie também os canos e ralos, que devem estar desobstruídos para que funcionem perfeitamente.
Outros itens
Os demais elementos que necessitam de avaliação durante a vistoria, incluem:
Maçanetas e fechaduras: que precisam estar funcionando perfeitamente, sem que haja dificuldade ou necessidade de usar força para fechar ou abrir.
Vidraças: é preciso verificar a existência de trincos, arranhões e outras imperfeições.
Telhado e forro: observar se há furos, umidade ou rachaduras.
O material didático deverá conter planos de aula individualizados para cada dia letivo
O Projeto de Lei 2919/20 obriga a União a oferecer gratuitamente na internet o Caderno Apostilado – material didático para professores e alunos com conteúdo semelhante ao utilizado por grandes redes privadas de ensino.
O objetivo é oferecer a todos os professores e alunos da rede pública planos de aula individualizados para cada dia letivo. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.
Segundo o projeto, o material será composto de Caderno do Professor – com as diretrizes metodológicas a serem adotadas –, Caderno do Aluno – com as atividades necessárias ao aprendizado – e Folha de Orientação – com o que deve ser lecionado em cada dia letivo.
Estados e municípios Havendo possibilidade, o texto faculta a estados e municípios oferecer tablets e computadores a professores e alunos para acesso ao Caderno Apostilado em formato digital.
Estados e municípios também poderão distribuir o Caderno Apostilado em versão impressa. Nesse caso, eventuais empresas patrocinadoras poderão colocar propaganda em tamanho 12 cm x 12 cm na capa do material.
Recursos digitais Autores do projeto, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) e o deputado General Peternelli (PSL-SP) destacam avanços já alcançados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), como a necessidade de inter-relação com competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inclusão de recursos digitais.
“A proposta vai consolidar o material didático como medida legal, tornando obrigatória a disponibilização em formato totalmente digital”, dizem os deputados no texto que acompanha o projeto.
Os autores acrescentam que a distribuição efetiva de material didático adequado garante um padrão mínimo de qualidade e oportunidades iguais de ensino.
Seminário virtual vai tratar de políticas macroeconômicas para a proteção dos empregos das mulheres
A Secretaria da Mulher promove nesta sexta-feira (31), em parceria com a ONU Mulheres, o seminário virtual “Propostas para o Parlamento incluir mulheres na resposta à crise da Covid-19: políticas macroeconômicas para a proteção dos empregos das mulheres”.
A conversa ao vivo trará a contribuição de gestoras, pesquisadoras e especialistas da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe(Cepal), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ipea, que vão falar das propostas para melhorar a vida das mulheres no mundo do trabalho diante da pandemia de Covid-19.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, remotamente, na noite desta quinta-feira (23), uma reunião pública para discutir a mudança do nome de três colônias agrícolas próximas ao Guará, a fim de criar um único setor habitacional. A discussão, proposta pelo deputado Delmasso (Republicanos), é um reivindicação antiga dos moradores, que relatam haver problemas no endereçamento das áreas.
Se aprovado, o projeto de lei nº 925/20 estabelece que as Colônias Agrícolas IAPI, Colônia Agrícola Águas Claras e a Colônia Agrícola Bernardo Sayão passarão a ser chamadas de Setor Residencial Guará Park. Os moradores locais demandam a mudança, pois, além da divisão entre as regiões não ser totalmente delimitada, já existe o Setor de Indústrias Bernardo Sayão, no Núcleo Bandeirante, o que gera confusão em visitantes, funcionários de órgãos como os Correios e, até mesmo, moradores.
O nome Guará Park foi escolhido pelo fato da área estar localizada entre o Guará e o Park Way. Atualmente, a região não é regularizada e, quando perguntado sobre notícias a respeito do processo de regularização, Delmasso afirmou que irá apresentar respostas sobre as demandas e esclarecer outras dúvidas em uma reunião entre os moradores, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) e a Companhia Energética de Brasília (CEB), marcada para o fim deste mês. O parlamentar também frisou que a alteração do nome não resultaria em mudança no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).
Delmasso lembrou aos participantes que a discussão presente era a única necessária para dar seguimento ao projeto e que, após essa reunião, a proposição ainda irá tramitar na Comissão de Assuntos Sociais e na Comissão de Constituição e Justiça antes de ser votada em Plenário.
Sinepe pediu reconsideração da sentença e diz que retorno é seguro porque colégios se prepararam para receber os alunos
O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) recorreu, na noite dessa segunda-feira (27/7), da decisão da Justiça que cancelou a volta das aulas presenciais nas escolas privadas da capital do país.
Em ação civil pública impetrada no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, a entidade requer “a reconsideração da sentença que suspendeu o retorno das atividades de ensino presencial para que o Decreto nº 40.939/2020 seja restabelecido em sua plenitude”.
Ainda pela manhã, ao Metrópoles, o presidente do Sinepe, Álvaro Domingues, disse que a medida afeta o setor. “A gente lamenta a incapacidade do tribunal de compreender a nossa proposta. Eles prejudicam muitas escolas e famílias que precisam dessas instituições”, ressaltou.
Na petição endereçada ao juiz da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, o Sinepe argumenta que foram discutidos protocolos de retorno seguro, impactos nas atividades letivas, medidas sanitárias e métodos a serem estabelecidos nas novas rotinas de trabalho.
“Além disso, as escolas particulares fizeram ampla pesquisa na comunidade escolar, para possibilitar o retorno das atividades presenciais em consenso com os pais dos alunos. Por meio dela, constatou-se que 30% dos responsáveis desejam a volta das aulas presenciais. Com os dados, foi possível às escolas elaborarem protocolos de retorno em total atenção aos cuidados necessários com alunos e profissionais”.
O Deputado distrital Hermeto (MDB) é grande candidato a conselheiro do tribunal de contas do Distrito Federal
O ano de 2021 será marcado pela escolha de um novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, por conta da aposentadoria compulsória do conselheiro Paiva Martins, que completará 75 anos.
Na Câmara Legislativa tramita uma proposta que altera a forma de escolha dos conselheiros do TCDF. A próxima vaga de Conselheiro é exclusiva de auditores, porém o TCDF não possui nenhum auditor. Por isso a proposta deve ser alterada dando poderes para que a CLDF escolha o próximo Conselheiro.
Nos corredores do Palácio do Buriti corre o nome do deputado Hermeto. O distrital tem excelente relacionamento com o governador Ibaneis e pode vir a ter o padrinho como cabo eleitoral para a vaga do TCDF.
Tentamos contato com Hermeto, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.
Familiares e pacientes agora têm sistema de televisitas. É uma forma segura de manter contato e reduzir a saudade
Nos momentos de crises, como esta pandemia, mostram a capacidade da sociedade de se adaptar e evoluir com as dificuldades: são descobertas científicas e tecnológicas, mudanças de hábitos e outras necessidades que inovam ou otimizam equipamentos disponíveis.
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), os profissionais usam a visita virtual para aproximar pacientes e familiares. É uma forma segura e fácil de manter o contato e, assim, reduzir a saudade inevitável durante a internação.
A ideia começou quando as reuniões com as chefias no HSVP passaram a ser virtuais para manter o distanciamento social. Por meio dessas reuniões, veio a inspiração dos integrantes do Núcleo de Atividades Terapêuticas (Nuat) em criar uma forma dos familiares terem contato com os pacientes internados na unidade: a televisita.
Sala de visita Enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem criaram uma sala de visita on-line compartilhada com os familiares por meio de um link. Bastaram um computador e uma câmera acoplada. O link é enviado à família do paciente, que clica no endereço e cai diretamente na sala.
Todas as quartas-feiras, no período da tarde, a equipe se dedica a esse importante momento. O Hospital São Vicente de Paulo é referência no atendimento psiquiátrico no Distrito Federal. Para as televisitas, foram estabelecidos alguns critérios: tempo de internação, filhos e pessoas na família que são grupo de risco para a Covid-19.
Ao fazer a seleção dos pacientes, a equipe percebeu que alguns dos internados que cumpriam os critérios não conseguiriam fazer o contato com os seus entes, pois a família não tinha acesso à internet – ou mesmo faltava habilidade para acessar o link.
Com isso, outros usuários preenchem as vagas para as chamadas de vídeo. Porém, aqueles com tais dificuldades não deixaram de ter o aguardado contato. Por telefone, às terças e quintas-feiras, os pacientes podem conversar com seus familiares.
Apoio da família Uma das profissionais envolvidas é a terapeuta ocupacional Bruna Fassanaro. Ela já percebeu o quanto a televisita está sendo importante para os envolvidos. “Percebe-se que é muito mais que um canal de visualização, comunicação, é a manutenção ou, talvez, até mesmo o resgate do vínculo familiar. Desperta sentimentos, desejo de estar junto, de cuidar”, comenta. “Diante disso, toda equipe acha muito válida a continuidade desse projeto mesmo após a pandemia”, projeta Bruna.
As televisitas estão sendo o principal canal para a aproximação de pai e filho. Devido a crises de agressividade, um paciente (que não será identificado) está internado há um ano no HSVP. A sua cuidadora era a avó que, devido à idade, já não tem condições de cuidar do neto.
A mãe do paciente também sofre de transtorno mental, o que inviabiliza o cuidado. Bruna conta que a equipe do Serviço Social conseguiu localizar e entrar em contato com o pai desse paciente, que mora em Barreiras, na Bahia. “Ele demonstrou interesse em cuidar do filho e desde então os dois estão se aproximando por meio da televisita”.
Um dos entraves para que o pai possa buscar o paciente é o fato de não haver registro paterno. “Então, estamos aguardando os trâmites legais para a possível saída do paciente – uma vez que ele se encontra de alta há um tempo”, conta Bruna Fassanaro.
As chamadas de vídeo já havia sido feitas entre pai e filho e estão sendo continuadas com a televisita. Nesse encontro virtual, o pai fala para o filho o desejo de morarem juntos, bem como o filho diz aceitar esse convívio.
Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (27), o edital nº 8, de convocação da terceira chamada dos candidatos classificados no processo seletivo de contratação temporária de brigadistas florestais de 2020, pelo Instituto Brasília Ambiental.
A ação faz parte do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Os candidatos deverão comparecer nesta terça-feira (28), na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) do Brasília Ambiental, no horário de 9h às 12h ou de 13h30 às 16h30, de acordo com as escolhas do candidato após preenchimento do formulário de contratação disponível aqui.
A relação de documentos a serem apresentados pelos convocados está disponível no item 3, do edital de terceira chamada.
Essa contratação é uma das ações do governo, a fim de evitar e combater incêndios nas Unidades de Conservação espalhadas pelo DF.
O CAC do Instituto está localizado na 511 Norte, bloco C, térreo.
Os brigadistas também atuarão, em parceria com o Corpo de Bombeiros do DF e demais órgãos que compõem o PPCIF, na prevenção e combate a incêndios em outras áreas, além das Unidades de Conservação.
Desde junho os atendimentos das duas especialidades estavam sendo transferidos para o HRT e HRSM
A partir da próxima segunda-feira (27), os atendimentos de cirurgia geral e ortopedia voltarão a funcionar normalmente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Tanto as atividades do ambulatório quanto as do pronto-socorro das duas especialidades estarão disponíveis para a população da Região de Saúde Oeste.
“Todos os atendimentos que haviam sido transferidos para outros hospitais por causa da pandemia irão retornar. Todas as atividades da ortopedia e cirurgia geral voltarão normalmente a partir da segunda-feira. Isso só será possível por causa dos leitos de retaguarda que temos no Hospital Modular Anexo, destinados aos pacientes com Covid-19”, explica a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.
Os atendimentos da ortopedia e cirurgia geral do HRC foram transferidos para os hospitais regionais de Taguatinga (HRT) e Santa Maria (HRSM) no dia 8 de junho, como estratégia para atender toda a demanda de pacientes acometidos pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Mesmo com os atendimentos das duas especialidades remanejados, foram mantidos no HRC pelo menos dois plantonistas de cirurgia geral por turno de trabalho. A ideia é prestar atendimento à demanda interna do hospital por pareceres e cirurgias, bem como atender pacientes críticos sem condições de transferência.
Hospital Modular
Inaugurado no último dia 13 de julho, depois de 33 dias em obras, o hospital modular anexo ao Hospital Regional de Ceilândia possui 73 leitos de internação para reforçar os atendimentos na unidade.
Desde sua inauguração o hospital modular já está recebendo pacientes com Covid-19. Para garantir o atendimento na unidade foram convocados servidores contratados em processo seletivo temporário. Foram lotados 18 clínicos gerais, 30 enfermeiros e 100 técnicos de enfermagem, totalizando 148 servidores temporários.
A estrutura comporta 70 leitos de enfermaria e outros três de isolamento, para receber pacientes com sintomas gripais e comorbidades.
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