Estrutura com 20 vagas foi montada nessa terça (16) e, em menos de 24 horas, mais da metade já estava ocupada
O Hospital de Base (HB) já recebeu, nesta quarta-feira (17), 12 pacientes graves com covid-19 nos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) montados no final da tarde de ontem (16). No total, foram instalados 20 leitos com suporte para quem precisa de hemodiálise. Os dados são da Sala de Situação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
“O Hospital de Base é referência para os pacientes imunodeprimidos, como aqueles com câncer ou que passaram por transplante de órgão. Por isso, a abertura desses leitos é de fundamental importância”Jair Tabchoury Filho, diretor de Atenção à Saúde e superintendente interino do Hospital de Base
O HB, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), já contava com outros 41 leitos para covid-19 — 20 de UTI e 21 da unidade de cuidados intermediários (UCI). Há, ainda, 14 leitos de enfermaria para pacientes em recuperação da doença, no sétimo andar do prédio.
“O Hospital de Base é referência para os pacientes imunodeprimidos, como aqueles com câncer ou que passaram por transplante de órgão. Por isso, a abertura desses leitos é de fundamental importância”, ressaltou o diretor de Atenção à Saúde e superintendente interino do HB, Jair Tabchoury Filho, que verificou como estava a montagem da estrutura ontem (16), durante inspeção do secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Reforço
No total, 100 novos leitos de UTI foram anunciados pelo governador Ibaneis Rocha no sábado (13). Os outros 80 foram montados a partir de segunda-feira (15) no Hospital Regional de Santa Maria, unidade também gerida pelo Iges. Hoje (17), a Sala de Situação apontava que todos eles já estavam ocupados.
Vinte e sete quadras recebem os serviços que têm investimento de R$ 1 milhão. Banheiros da Piscina com Ondas também entram na lista das obras
Um dos principais espaços de lazer ao ar livre da capital, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek vai passar por uma grande reforma este mês. O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quinta-feira (18), a ordem de serviço para que 27 quadras recebam pintura, substituição de alambrados, pisos, iluminação e adequação de acessibilidade.
“O Parque da Cidade tem um significado muito grande para o Distrito Federal. É frequentado por muitas pessoas para prática de exercícios e lazer. Tinham muitos anos que os espaços precisavam de reformas. Queremos que aqui esteja cada vez mais bem cuidado”Governador Ibaneis Rocha
O investimento será de um R$ 1 milhão, recurso do governo federal que estava parado desde 2017. A Secretaria de Obras e Infraestrutura será responsável pela execução dos serviços. Além de trazer mais conforto e segurança para os frequentadores do parque, o investimento também contribui com a geração de 60 oportunidades de emprego. Os trabalhos devem ser finalizados no segundo semestre deste ano.
“O Parque da Cidade tem um significado muito grande para o Distrito Federal. É frequentado por muitas pessoas para prática de exercícios e lazer. Tinham muitos anos que os espaços precisavam de reformas. Queremos que aqui esteja cada vez mais bem cuidado”, destaca o governador Ibaneis Rocha.
Administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues, ressalta que é a primeira vez que uma grande reforma é feita no espaço | Foto: Renato Alves / Agência Brasília
Administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues, ressalta que é a primeira vez que uma grande reforma é feita no espaço.
Era uma demanda antiga dos usuários que nunca saia do papel e sempre estamos atentos às sugestões deles. A Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital], por exemplo, retirou mais de dois mil caminhões de poda e entulho recentemente”, lembra.
Gizelle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer, lembra da importância do exercício físico para a prevenção e recuperação de doenças, como é o caso do novo coronavírus.
“Sabemos da necessidade da atividade física, principalmente no pós-pandemia. Estamos verificando os locais que precisam desse tipo de reforma. Desde o ano passado já começamos as revitalizações e agora vamos dar continuidade”, informa.
Obra
O secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, explica que o contrato com a empresa prestadora de serviço prevê a reforma de cinco quadras de tênis; 20 quadras poliesportivas, localizadas próximas ao estacionamento 06; e, duas quadras de beach tennis, próximas ao estacionamento 12. “É um espaço que está degradado, sem manutenção. Vamos fazer uma recuperação para que os usuários tenham um lugar de qualidade para usufruir”, garante.
O contrato com a empresa prestadora de serviço prevê a reforma de cinco quadras de tênis; 20 quadras poliesportivas, localizadas próximas ao estacionamento 06; e, duas quadras de beach tennis, próximas ao estacionamento 12 | Foto: Renato Alves / Agência Brasília
A recuperação desses espaços também prevê a instalação de novo sistema de drenagem, realinhamento de meios-fios de contenção de areia, construção de calçada ao redor das quadras com piso tátil e iluminação nova com dois postes e seis luminárias. Já nos vestiários da Piscina com Ondas, as melhorias incluem a troca das instalações hidráulicas e elétricas, do piso, dos azulejos, das divisórias de banheiros e trocadores, das esquadrias e do forro de gesso do teto. Tudo isso será feito sem alterar a obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Piscina com ondas
Durante a assinatura dos serviços, também foi anunciada a reforma de um dos ícones da capital: a Piscina com ondas. “Fizemos o projeto básico e já destinei os recursos para a execução dos serviços”, adianta a deputada federal Celina Leão. A emenda da parlamentar é no valor de R$ 6 milhões e virá do orçamento da União.
Frequentador antigo do parque, Marcos Campos, 64 anos, comenta que o lugar estava precisando de atenção. “Com certeza é um ganho para a população”, elogia o professor aposentado. “Todo tipo de que agrega para o parque é importante para a população”, disse.
Samuel Aguiar, 34 anos, utiliza uma das quadras poliesportivas para dar aulas. O professor de educação física explica que ter um lugar adequado para a prática de esportes é fundamental. “Se a gente tem um cartão de visita bem apresentável, fica mais atrativo para as pessoas realizem as atividades”.
Imunização começa nesta quinta (18) e não é necessário agendar atendimento. Unidades básicas de saúde abrem às 8h e os drive-thrus, às 9h
A partir desta quinta-feira (18), os 42 pontos de vacinação contra a covid-19 passam a receber pessoas com 72 anos ou mais. A ampliação do grupo prioritário foi possível com a chegada de 59,8 mil doses da vacina CoronaVac na manhã desta quarta-feira (17). Até o momento, foram vacinados 172.444 pessoas com a primeira dose e 67.217 com a segunda. O público estimado nas faixas etárias de 72 e 73 anos é de 12.204 e 11.221 pessoas, respectivamente.
O Distrito Federal já recebeu 354.360 doses das vacinas CoronaVac e Covishield
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou a importância da vacinação para o público idoso que mais tem sofrido com internações em UTI e casos de óbitos. “Estamos ampliando ainda mais o público-alvo de idosos e, com isso, iremos reduzir as internações hospitalares, os casos graves e, também, o número de óbitos”, afirmou Okumoto, ressaltando que uma parte da nova remessa de vacina também será utilizada para ampliar o público de profissionais de saúde da rede privada.
O DF já recebeu 354.360 doses das vacinas CoronaVac e Covishield. Da primeira – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -, foram recebidas 287.360 doses. A segunda é desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Dessa vacina, o DF recebeu 67 mil doses.
Não é necessário agendar atendimento. Todos os pontos, sejam nas salas de vacina, que abrem às 8h, e os drive-thrus, que abrem às 9h, receberão os pacientes até as 17h.
Reposição frequente de produtos é importante para atender profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) recebeu, nesta quarta-feira (17), 250 mil máscaras de proteção e 44 mil pares de luvas. Os materiais já foram distribuídos nas oito unidades administradas pela instituição — o Hospital de Base (HB), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis unidades de pronto atendimento (UPAs). Com o novo carregamento, o estoque do Iges alcançou 412.582 itens no início da tarde desta quarta.
“Estamos trabalhando para que seja frequente a reposição desses EPIs, essenciais para garantir a segurança dos nossos colaboradores”Thiago Teixeira, superintendente-adjunto de Insumos e Logística do Iges
As luvas e as máscaras chegaram à Central de Armazenamento do Iges no fim da manhã e imediatamente foram levadas ao HB, ao HRSM e às UPAs. Nas últimas semanas, o instituto registrou aumento no uso desses equipamentos de proteção individual (EPIs), consequência do agravamento da pandemia de covid-19 no DF e em todo o Brasil. Outros materiais como aventais, gorros e álcool 70% também tiveram aumento no consumo por parte dos profissionais que atendem pacientes nas unidades do Iges-DF.
“Estamos trabalhando para que seja frequente a reposição desses EPIs, essenciais para garantir a segurança dos nossos colaboradores”, afirmou Thiago Teixeira, superintendente-adjunto de Insumos e Logística do Iges. Uma estratégia para não faltar EPIs é remanejá-los, segundo Teixeira. Assim, quando cai o estoque de luvas em determinada UPA, por exemplo, o produto é transferido de outras unidades com mais disponibilidade. Assim, mantém-se a regularidade do atendimento à população.
Detalhamento do estoque
O balanço da Superintendência de Insumos e Logística (Silog) demonstrava que o Iges tinha em seus estoques, nesta quarta-feira (17), 259.239 máscaras cirúrgicas descartáveis; 23.564 máscaras de proteção respiratória PFF2; e 47,3 mil luvas de procedimento não estéril de látex.
A lista de itens também inclui:
130 unidades de álcool gel 70% frasco
974 unidades de 1 litro de álcool 70%
272 acessórios de proteção facial descartável
85 aventais de procedimento não estéril
320 capotes laminados impermeáveis
950 gorros descartáveis de 30g
537 óculos de biossegurança
760 turbantes cirúrgicos de 30g
451 unidades de macacões protetores para quimioterapia
Contribuintes com placas de 1 a 5 terão até agosto para quitar imposto. Decisão faz parte do conjunto de medidas para amenizar impactos financeiros da Covid-19. “Aqueles que estão com dificuldades neste período de restrições, que ocorrem em todo o país, terão um respiro com essa opção de adiamento”, destaca o governador Ronaldo Caiado
Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi prorrogado pela Secretaria de Estado da Economia para os motoristas que têm veículos com placas finais de 1 a 5, devido aos impactos econômicos da pandemia da Covid-19. “Aqueles contribuintes que estão com dificuldades neste período de restrições, que ocorrem em todo o país, terão um respiro com essa opção de adiamento”, frisou Caiado.
Os novos prazos para quitar o imposto variam de acordo com o número final da placa do veículo. O pagamento da terceira parcela ou parcela única foi transferido para 5 de agosto para os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5. Antes, esse grupo tinha vencimentos entre março e julho. Os mais beneficiados foram aqueles contribuintes que teriam de pagar a cota única neste mês de março, já que ganharam mais tempo para se organizarem financeiramente.
Os motoristas que optaram pelo parcelamento também terão o benefício. A primeira parcela para as placas finais 4 e 5 foi prorrogada para 7 de junho. Anteriormente o vencimento estava programado para abril e maio. Já a segunda parcela para o grupo de final 3, 4 e 5 foi prorrogada para 6 de julho. No calendário anterior, elas estavam agendadas para abril, maio e junho, respectivamente.
A superintendente de Política Tributária, Renata Noleto, ressalta, no entanto, que o contribuinte já pode pagar o imposto, se quiser. Para isso, basta emitir o Documento de Arrecadação (Dare) diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-Goiás). O pagamento pode ser feito em qualquer banco, inclusive, de forma on-line. “A medida é para dar mais tempo para quem não pode pagar neste momento. Quem já se programou e deseja quitar o imposto, só imprimir o Dare”, assinalou.
Essa é a segunda vez que o governador prorroga o imposto durante a pandemia, a primeira foi em março de 2020. A instrução normativa da secretária de Economia, Cristiane Schmidt, já foi assinada e encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O pagamento do licenciamento anual do veículo ao Detran, que ocorre com a última parcela do IPVA, também foi alterado.
Comunicação Setorial – Secretaria de Estado da Economia
Nova etapa da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus engloba iniciativas do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Haverá, ainda, entrega de 200 mil máscaras N 95 aos usuários do transporte coletivo da região Metropolitana de Goiânia e aumento no número de refeições servidas pelo Restaurante do Bem nas 13 unidades do Estado
O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), lança uma nova etapa da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus. A ação contemplará os 246 municípios goianos com a distribuição de 250 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, que serão adquiridas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). Haverá, ainda, entrega de 200 mil máscaras N 95 aos usuários do transporte coletivo da região Metropolitana de Goiânia e aumento no número de refeições servidas pelo Restaurante do Bem nas 13 unidades do Estado. Além disso, será mantida a distribuição de 150 toneladas de frutas e verduras pelo Banco de Alimentos da OVG, beneficiando 500 famílias por mês.
Nesta etapa, empresas, entidades de classe e a sociedade civil também poderão contribuir com a campanha. As doações deverão ser feitas pela Plataforma do Voluntariado (http://www.ovg.org.br/voluntariado/) ou por meio de depósito bancário no Banco Bradesco-237, Agência: 0244, Conta Corrente: 45059-6, Razão Social: Organização das Voluntárias de Goiás, CNPJ: 02.106.664/001-6.
250 mil cestas básicas O governador Ronaldo Caiado autorizou a compra de mais de R$ 20 milhões em cestas básicas a serem distribuídas em todos os 246 municípios do Estado de Goiás, bem como assentamentos rurais e comunidades quilombolas. O recurso, suficiente para a aquisição de cerca de 250 mil cestas básicas, tem origem no tesouro estadual, via Fundo Protege. A medida visa garantir a segurança alimentar da população mais vulnerável diante do agravamento da pandemia da Covid-19.
De acordo com a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, a grave situação da pandemia no País reforça a preocupação com as desproteções sociais.
“Vivemos hoje o momento mais difícil da pandemia no Brasil e os gestores precisam tomar medidas para impedir a disseminação do vírus e proteger as famílias, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade. Desde o primeiro momento dessa pandemia, a segurança alimentar foi uma preocupação do governador Ronaldo Caiado. Mantivemos os Restaurantes do Bem e o Banco de Alimentos em pleno funcionamento; a Secretaria de Educação retomou no mês passado a entrega dos kits alimentação a todos os 510 mil alunos da rede e, agora, teremos mais cestas básicas para levar a todos os municípios. É a responsabilidade do governador com o povo goiano, salvando vidas e amparando aqueles que mais precisam”, explica.
Esta nova etapa da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus seguirá os moldes da campanha realizada em 2020, quando foram distribuídas mais de 500 mil cestas básicas em todo o Estado, de casa em casa, sem causar aglomeração e seguindo os cuidados para evitar a proliferação do vírus.
A distribuição de cestas básicas é organizada pelo GPS e OVG, com o apoio das forças de segurança do Estado, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Esporte e Lazer, e prefeituras municipais.
R$ 28 milhões aos municípios O governador Ronaldo Caiado também autorizou a liberação de R$ 28 milhões para o cofinanciamento estadual para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esse recurso poderá ser usado pelos municípios para execução de ações socioassistenciais e de estruturação da rede Suas durante a pandemia da Covid-19. O Cofinanciamento Estadual do Suas é efetivado por meio do Fundo Estadual da Assistência Social (Feas).
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu pela repactuação do recurso para que ele possa ser utilizado pelas prefeituras no exercício financeiro de 2021. Após a aprovação dessa mudança pelo Conselho Estadual de Assistência Social, o recurso poderá ser liberado pelo governo do Estado.
Histórico A Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus foi lançada no dia 19 de março de 2020. A ação criou uma rede de proteção social para amparar famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia.
A iniciativa ganhou a adesão de todas as pastas do Governo do Estado, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, entidades de classe, iniciativa privada e sociedade civil, tanto para a captação de recursos quanto para a distribuição de produtos de higiene e cestas básicas para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social, nos 246 municípios goianos, inclusive em assentamentos rurais e comunidades quilombolas.
Prefeituras de 242 cidades buscaram os donativos em Goiânia e assumiram o compromisso de distribuir para as pessoas que realmente necessitam.
Em quatro municípios da região metropolitana (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade), a distribuição foi feita de casa em casa pela equipe da OVG, com apoio das forças de segurança, completando a ação nos 246 municípios goianos.
A campanha potencializou e difundiu o voluntariado. Além de doações de itens, a campanha recebeu R$ 5,2 milhões em dinheiro por meio da Plataforma do Voluntariado (ovg.org.br/voluntariado) ou depósito em conta bancária da OVG. O recurso foi utilizado para compra de cestas básicas, equipamentos de proteção individual (EPI) e itens de higiene.
Ao longo de 2020, foram distribuídas 503.693 cestas básicas, 453.956 unidades de álcool (frascos de diversos tamanhos) e 1.054.197 Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, aventais, protetores faciais e outros). Em janeiro e fevereiro de 2021, foram doadas 296 cestas básicas, 2.879 unidades de álcool e 51.126 EPIs.
Gabinete de Políticas Sociais (GPS) – Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás
Força-tarefa continua vistoriando todo o DF, com foco em estabelecimentos comerciais e fiscalização de medidas previstas em decretos anteriores
“As equipes do Corpo de Bombeiros continuam fazendo as rondas entre 22h e 5h. E, em todas as regiões, o cenário é bem homogêneo. Encontramos ruas desertas e a população respeitando o toque de recolher. Após as 22h ainda é possível ver trabalhadores retornando às suas residências. A corporação continuará atuando de maneira preventiva e com orientações com o objetivo de manter as diretrizes sanitárias do GDF em vigor.”
14.598estabelecimentos comerciais foram vistoriados no oitavo dia da Operação Toque de Recolher
As informações prestadas pelo tenente-coronel Deusdete Vieira, responsável pelo Comando Especializado do CBMDF ressaltam o fato de os brasilienses estarem, em sua maior parte, respeitando o toque de recolher e as medidas para dar cumprimento ao decreto que suspende a circulação de pessoas nesse horário – exceto situações permitidas como retorno para residência e compra de medicação. A força-tarefa da Operação Toque de Recolher realizou, nessa segunda-feira (15) o total de 14.598 vistorias em estabelecimentos comerciais. A ação inclui, também, a fiscalização de medidas previstas em decretos anteriores, como a suspensão de atividades não essenciais.
Para corroborar as palavras do tenente-coronel Deusdete Vieira, é importante ressaltar que, por exemplo, ninguém relacionado a quiosques foi multado por descumprir o toque de recolher ou ter se recusado a usar máscara durante ação feita com ambulantes. O trabalho incluiu a vistoria de 792 quiosques. Em 42 deles, os responsáveis foram abordados, sem multas.
No oitavo dia da operação, a Secretaria DF Legal e a Polícia Militar abordaram 357 comércios | Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública
No geral, no oitavo dia da operação, a Secretaria DF Legal e a Polícia Militar dividiram-se em 16 frentes de trabalho por turno – das 8h às 13h, 13h às 18h e entre 20h e 4h e abordaram 357 comércios. Três deles foram multados e 24 interditados por descumprirem os decretos de combate à covid-19. Os demais envolvidos na operação – Polícia Civil, Detran-DF, Corpo de Bombeiros, secretarias de Mobilidade (Semob), de Agricultura (Seagri) e de Economia (Seec), além da Vigilância Sanitária, do Brasília Ambiental, DER e Procon permanecem executando ações a partir de planejamentos próprios, de acordo com a competência de cada um.
Bombeiros
Militares do Corpo de Bombeiros realizaram 23 operações de fiscalização e combate à covid-19. Também em nenhuma delas foi constatada situação de descumprimento às medidas de suspensão vigentes. Vinte e sete viaturas e 133 militares participaram das ações, que ocorreram em São Sebastião, Recanto das Emas, Gama, Ceilândia, Lago Norte e Lago Sul, Santa Maria, SIA, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Asa Norte e Asa Sul, Taguatinga, Candangolândia, Ceilândia Centro, Sudoeste, Sobradinho, Riacho Fundo, área central de Brasília, Guará I, Vila Planalto e Brazlândia.
PMDF
A PMDF abordou 314 veículos nos pontos de bloqueio na via Estrutural (DF-095), EPIA Norte e Sul, Planaltina, Samambaia e Lago Sul. Também não foi registrado nenhum desrespeito ao toque de recolher pelos militares. Já a Polícia Civil fez rondas, por meio das delegacias de área, em diferentes regiões. Os policiais abordaram 426 pessoas e 82 veículos.
Agentes do Detran estiveram em regiões do Lago Norte, Varjão, Plano Piloto, Gama e Taguatinga. Ao todo, foram 137 abordagens sendo flagrados seis condutores inabilitados, um conduzindo motocicleta com escapamento irregular e 22 infrações diversas. Três veículos foram removidos ao depósito, dois deles possuíam cerca de R$ 15 mil e R$ 8 mil em débitos, respectivamente.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Durante a Sessão Extraordinária Remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (16), o deputado João Cardoso (Avante) defendeu melhorias para os professores em regime de contrato temporários do Distrito Federal. Ele questionou a falta de direitos básicos, como férias, licença por doença, auxílio-natalidade e auxílio-creche. “Os professores temporários prestam excelentes serviços, às vezes trabalham o ano todo e não têm direito a férias. Quando se afastam, vão para o INSS e não têm a garantia de voltar”, ressaltou. Cardoso também denunciou que há relatos de assédio moral e que falta transparência na avaliação de desempenho, “com muitos critérios saindo da cabeça do gestor”.
Em sua fala, João Cardoso afirmou ainda que têm recebido pedido de equipamentos por profissionais de saúde, como luvas e toucas: “Isso é de muito baixo custo e eles estão fazendo vaquinha para comprar”. Ele cobrou da Secretaria de Saúde “o abastecimento do mínimo que profissionais precisam para trabalhar”. O deputado parabenizou também os auditores fiscais, “que estão desde o início da pandemia fiscalizando se as pessoas estão cumprindo os protocolos”, e cobrou que o Estado garanta equipamentos de proteção para estes profissionais.
Motorista alcoolizado
O distrital também parabenizou os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e da Policial Militar, lembrando atuação conjunta em Sobradinho que resultou na prisão de um policial federal que fez ameaças ao ser abordado por dirigir alcoolizado. Ele afirmou que os servidores do Detran têm prestado um “excelente trabalho”, destacando a “capacidade técnica dos agentes” e as boas atuações dos policiais militares. “É preciso ter esse convívio da polícia e o Detran para que as pessoas não andem embriagadas na rua tirando vidas”, ressaltou.
Mário Espinheira Imagem: Reprodução/TV Web CLDF Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Dados apontam que cerca 4,76% da população brasileira receberam a primeira dose e apenas 1,73% receberam a segunda dose em todos os estados e no Distrito Federal.
Por Camila Braga
Na manhã desta terça-feira (16), o secretário geral da Unale e presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação, deputado Delmasso conduziu uma reunião com diretoria da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com membros da Unale para tratar sobre o plano e estratégias de vacinação contra a Covid- 19 no Brasil. Dados apontam que cerca 4,76% da população brasileira receberam a primeira dose e apenas 1,73% receberam a segunda dose em todos os estados e no Distrito Federal.
“A Anvisa está buscando oferecer o melhor serviço, dentro do menor tempo possível”, foi a fala inicial da diretora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Drª Meiruze Freitas, ao iniciar a reunião remota, realizada com os membros da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacina (Conav), nesta terça-feira (16) e com outros representantes da Agência.
Ao explanar o processo pelo qual passa a vacina, desde a fase de apresentação do pedido de autorização à Anvisa, até a fase final de certificação de validade e eficácia da mesma, o diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Alex Campos, destacou que os imunizantes propostos, depois de aprovados segundo requisitos preestabelecidos, são analisados criteriosamente pela Agência, que tem como objetivo, garantir a qualidade das vacinas para que sejam aplicadas na população.
“Do momento que chega o requerimento de autorização até a liberação, a Anvisa se preocupa em garantir a saúde dos cidadãos. Estamos agilizando o processo e os técnicos estão examinando, de forma eficiente e célere, todos os relatórios e dados constantes das vacinas apresentadas para autorização de uso, em especial daquelas em caráter emergencial”, reforçou Campos.
Atualmente, as principais vacinas que estão em análise de liberação pela Anvisa, são: Sputinik, Moderna, Johnson e Covaxin. A CoronaVac já foi liberada para uso emergencial e a Pfizer/BioNTech e Oxford já têm liberação para registro sanitário.
O presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), destacou a importância do trabalho técnico e da atuação rápida da Anvisa para a liberação das vacinas e questionou qual é a perspectiva para que tais imunizantes em análise, possam começar a ser utilizados no Brasil. A Agência alertou que, se cumpridos os critérios para autorização, o processo deve ser mais rápido do que o esperado.
A diretora Meiruze disse que, neste momento, quatro tipos de vacina seguem em análise na Agência, sendo elas a Sputnik V/Russa, a AstraZeneca/Oxford, a Janssen/Johnson e a CoronaVac/Butantan, em caráter não emergencial. “É importante destacar que a Anvisa também já concedeu autorização para uso emergencial à vacina produzida na Índia, a Covishield e, na semana passada, aprovamos o registro da AstraZeneca, imunizante que será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, disse.
“Todas as vacinas que o Ministério da Saúde tem adquirido são aprovadas pelo grupo Covax Facility, composto por mais de 180 países, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e responsável por maximizar a chance de imunização completa das pessoas, sendo o Instrumento de Acesso Global das Vacinas de Covid-19”, acrescentou a diretora.
Na oportunidade, a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA) afirmou que a Unale, por meio da Conav, está à dispisição para promover e disseminar informações fidedignas sobre as vacinas no Brasil. “Nós estamos unindo forças e atuando em prol da saúde de todos, coletando informações sobre a vacinação nos estados e em diálogo constante com os órgãos de saúde estaduais, municipais e também com o governo’, ressaltou a parlamentar.
Alex Campos, aproveitou a fala da presidente da Unale e frisou que a entidade, representante de todo o Parlamento Estadual, além da elaboração de medidas legislativas de apoio e combate aos impactos da pandemia, tem papel fundamental na informação do cenário real para os cidadãos. Para ele, os parlamentares estaduais e os órgãos estaduais e municipais de saúde podem agregar forças no combate à disseminação do vírus, principalmente de suas novas variantes, reforçando, de maneira constante, a importância do uso da máscara, do distanciamento social, de lavar as mãos e de seguir todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades.
“As pessoas precisam de informações cada vez mais transparentes e verídicas, e os deputados estaduais podem ser o eixo catalisador destas informações para a população. A Anvisa precisa contar com o apoio à vigilância sanitária por parte dos estados. O uso da máscara, é crucial para combatermos as novas cepas do vírus”, disse Campos.
Combater as fakenews, mostrar à população informações sobre as reações adversas da vacina, destacar a importância dos protocolos de segurança e disseminar informações relevantes sobre a liberação de vacinas no Brasil, serão os principais pontos de atuação da Unale/Conav, em parceria com a Anvisa.
“Essa reunião foi extremamente importante porque aproximou os parlamentares estaduais da Anvisa, e também nos trouxe uma tranquilidade quanto as vacinas que já foram autorizadas pela agência. É importante deixarmos um recado para toda a população do Distrito Federal e do Brasil, precisamos confiar na Anvisa, tendo em vista que ela tem um excelente corpo técnico, responsável com a vida das pessoas”, disse Delmasso ao fim da reunião.
Também estiveram presentes na reunião, representantes do corpo técnico da Anvisa, da Unale e os parlamentares e membros da Conav: Lidio Lopes (Patri-MS), Zilá Breitenbach (PSDB-RS), Helena Duailibe (Solidariedade-MA), Janete de Sá (PMN-ES), Vinicius Camarinha (PSB-SP), Angelo Almeida (PSB-BA), Ana Cunha (MDB-PA), Roberta Arraes (PP-PE) e Goretti Reis (PSD-SE).
O Hospital Regional de Brazlândia tem 41anos de idade e ao longo desses anos sempre teve que lidar com a falta de energia na unidade. Servidores do hospital sempre enfrentaram dificuldades no socorro aos pacientes por causa da falta de energia.
Mas, graças a uma emenda parlamentar do deputado Iolando, esse problema vai acabar. O hospital vai ganhar uma nova subestação de energia fotovoltaica e com isso nenhum paciente mais correrá risco de vida quando houver falta de luz.
O objetivo da construção é possibilitar a oferta de energia ao HRBz, de modo que a unidade não dependa do sistema geral da cidade evitando principalmente óbitos.
Para resolver o problema, o deputado Iolando destinou R$ 1.1 milhão de emenda parlamentar para a construção da nova usina de energia do HRBz. Para o parlamentar essa é uma necessidade extrema que precisava ser atendida com prioridade.
“O nosso compromisso é com a saúde e a vida das pessoas e essa demanda é um pleito antigo da nossa comunidade, e agora vamos resolver esse problema. Destinei o recurso para que a subestação de energia fotovoltaica fosse construída, porque a nossa população merece, e principalmente nesse momento em que todos nós enfrentamos, que é a pandemia do COVID 19. Quero ver essa subestação fazendo a diferença no Hospital de Brazlândia”, destacou o distrital.
O diretor da unidade de Saúde, dr. Paulo Henrique Godim também destacou a importância da nova obra para os pacientes do Hospital de Brazlândia. “Essa nova usina de energia trará maior segurança no suprimento energético do hospital e vai garantir melhor assistência aos nossos pacientes”, disse.
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