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Nome de Pábio Mossoró ganha força para compor chapa com Daniel Vilela

O evento “No Entorno Tem”, realizado neste final de semana, reuniu grandes lideranças políticas de Goiás e do Distrito Federal, em um momento de diálogo e valorização da região do Entorno. Com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da vice-governadora do DF, Celina Leão, o encontro destacou a importância estratégica dos municípios goianos que fazem fronteira com o Distrito Federal — que juntos representam cerca de 1.5 milhão de habitantes.

Durante o evento, o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, teve papel de destaque ao apresentar resultados e defender o fortalecimento da região como prioridade de desenvolvimento para Goiás. Sua atuação firme e articulada chamou a atenção de lideranças e prefeitos presentes, reforçando seu nome como uma das principais vozes do Entorno na política estadual.

Com trajetória marcada pela gestão eficiente à frente da pasta e pelo diálogo constante com o Governo de Goiás e o Governo Federal, Pábio Mossoró desponta agora como um nome forte para compor a chapa de Daniel Vilela nas eleições de 2026, representando o Entorno e consolidando a presença política da região no cenário goiano.

O evento também simbolizou a união entre os gestores locais e o Governo de Goiás, reforçando o compromisso conjunto por mais investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde e segurança. A presença de grandes lideranças no encontro demonstra que o Entorno de Brasília deixou de ser visto apenas como um desafio e passou a ser reconhecido como um motor de desenvolvimento para o estado.

Visa e Sicoob renovam parceria de patrocínio com a Visa Cash App RB no Brasil

A instituição financeira cooperativa usará patrocínio da líder mundial em tecnologia de pagamentos para oferecer experiências aos cooperados e se conectar aos brasileiros apaixonados pelo automobilismo

A Visa e o Sicoob renovaram a parceria para ativação dos assets de patrocínio da Visa Cash App RB no Brasil. A iniciativa busca oferecer ainda mais benefícios aos cooperados da instituição e oportuniza a ativação de uma campanha de marca de alta visibilidade em torno da próxima corrida no Brasil, em novembro, conectando o Sicoob ao público brasileiro apaixonado pelo automobilismo, especialmente jovens adultos e tomadores de decisão, seus stakeholders.
 

Em fevereiro de 2024, a Visa anunciou o patrocínio global das escuderias Visa Cash App RB e Oracle Red Bull Racing, além da F1 Academy, que impulsiona a participação de talentos femininos no automobilismo. A cessão dos direitos de patrocínio para clientes e parceiros faz parte da estratégia de marketing da companhia, agregando valor à entrega dessas empresas aos seus consumidores finais.
 

No ano passado, a parceria – com inserção do logo do Sicoob no carro da equipe de Fórmula 1 Visa Cash App RB, e nos uniformes dos pilotos, inclusive no macacão e no capacete – gerou impactos relevantes para a instituição financeira cooperativa, como maior associação da marca a atributos de modernidade, confiança e orgulho de uso. Esses resultados refletem o poder de uma estratégia integrada, que une branding, experiência e emoção.
 

“A Visa acredita no esporte como uma poderosa ferramenta de conexão com diversos públicos e uma oportunidade de agregar valor à estratégia dos nossos clientes e parceiros. Os resultados da parceria com o Sicoob em 2024 confirmam o poder desse tipo de ativação. Ficamos muito felizes com essa renovação, que vai colaborar com o estreitamento da relação das marcas com os fãs de automobilismo, um público apaixonado e influente” destaca Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil.
 

“A renovação da parceria com a Visa, especialmente no patrocínio da Visa Cash App RB, reflete nosso compromisso em proporcionar benefícios aos cooperados e nosso entusiasmo pelo esporte. No Sicoob, consideramos que o cooperativismo e o esporte compartilham valores fundamentais como trabalho em equipe, superação e união. Essa iniciativa no automobilismo, de grande apelo nacional, não só fortalece nossa marca e nos conecta ao público brasileiro, mas também consolida nossa posição no mercado”, afirma Francisco Reposse, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.
 

Sobre a Visa

A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.

Do pódio para o mercado corporativo: como Thiago Pereira tem aplicado as lições da natação no setor de Seguros

Thiago Pereira: de medalhista olímpico, que bateu Phelps, a diretor comercial da Wiz Corporate - Foto: Wiz Corporate

Como diretor comercial da Wiz Corporate, o ex-nadador que desbancou Michael Phelps destaca os resultados da empresa, que no primeiro semestre cresceu 20% em Receita Líquida

O ex-nadador Thiago Pereira, conhecido por ser o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos e por conquistar a medalha de prata nos 400 metros medley nas Olimpíadas de Londres em 2012, derrotando Michael Phelps, acaba de completar seu primeiro ano como diretor Comercial da Wiz Corporate – unidade de negócios do grupo Wiz Co (B3: WIZC3), dedicada à distribuição de seguros, benefícios e produtos financeiros ao mercado B2B.
 

Desde que assumiu o cargo, o ex-atleta tem se concentrado em impulsionar o crescimento da distribuição de seguros e produtos financeiros no segmento corporativo, utilizando sua experiência não apenas no esporte, mas também em projetos como o Instituto Thiago Pereira, o Pacto pelo Esporte e o fundo de investimento em startups Pool Sport Tech & Wellness.
 

Para Thiago Pereira, a performance à frente da companhia traduz o espírito de disciplina e superação que marcou sua trajetória esportiva. “Assim como no esporte, no mundo dos negócios, planejamento e dedicação são fundamentais. Temos um time engajado e preparado para entregar soluções completas aos clientes. Os resultados do trimestre e do semestre, inclusive, confirmam que estamos no caminho certo”, afirma o executivo.


O medalhista olímpico destaca os paralelos entre o alto rendimento esportivo e a competitividade do mercado de seguros. “A consistência é o que garante as vitórias. O primeiro ano foi de muito aprendizado e conquistas, e seguimos focados em acelerar ainda mais. Trago para o mundo dos negócios os aprendizados de mais de 20 anos dedicados à alta performance, como a resiliência, o foco e a persistência na busca pelos nossos objetivos”, completa.

Thiago e sua glória máxima: a medalha olímpica – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Thiago Pereira destaca três lições do esporte para os negócios, ressaltando que trouxe para o mundo dos negócios todo o aprendizado adquirido durante os 20 anos de carreira em alta performance.

Disciplina e Rotina de Alta Performance: consistência no treinamento se reflete na necessidade de processos bem definidos e na excelência na execução das tarefas diárias da equipe. “Aqui na Corporate nós unimos tecnologia e um time capacitado para trazer resultados sólidos para a companhia e para nossos clientes”, afirma Thiago Pereira.

Gestão da Pressão: a capacidade de manter a calma e tomar decisões estratégicas nos momentos cruciais de uma competição é vital para lidar com negociações complexas e picos de demanda no mercado financeiro. “No esporte, você tem metas de pontuação, tempo e de posição nas competições muito bem definidas. No mundo corporativo, não é diferente. Minha missão tem sido traduzir a disciplina de um treino diário em planejamento estratégico de vendas, e a resiliência após uma derrota em aprendizado rápido e ajustes de rota”, ressalta.

Mentalidade de Equipe (Revezamento): embora a natação possa parecer um esporte individual, os revezamentos ensinam sobre a importância da sinergia e da confiança mútua. “Na Wiz Corporate, esse conceito é aplicado na união da equipe comercial para alcançar objetivos em comum”, finaliza o executivo.

Números da Wiz Corporate

No segundo trimestre de 2025, a Wiz Corporate apresentou a Receita Bruta de R$38,4 milhões, aumento de 9,4% versus o mesmo período de 2024. O desempenho em receita reflete o avanço consistente do time comercial na comercialização de produtos recorrentes e renováveis, atingindo um trimestre recorde, emitindo R$196,1 milhões em prêmios de seguros corporativos. No semestre, a empresa atingiu uma Receita Líquida Ex Comissões de R$69,2 milhões, com crescimento de 20,1% se comparado ao mesmo período do ano anterior, assim como um Lucro Líquido de R$18,6 milhões (+18,5% vs. 1S24).

Sobre a Wiz Corporate

A Wiz Corporate é a unidade de negócios do grupo Wiz Co que trabalha com foco em seguros corporativos e oferece as melhores soluções do mercado, de acordo com as necessidades de cada cliente. Com um atendimento técnico customizado para ajudar a entender riscos e proteger negócios contra prejuízos causados por eventualidades e imprevistos, dispõe de mais de 50 soluções para empresas do agronegócio a construção civil, além de apoiar na gestão estratégica de benefícios corporativos.

Para informações à imprensa, consulte a InPress Porter Novelli: wizco@inpresspni.com.br

De Evaristo de Macedo a Vini Jr: 60 brasileiros já fizeram história no Barcelona e Real Madrid

O EL CLÁSICO acontece neste domingo (26), às 12h15, com brasileiros novamente em destaque no maior confronto do futebol espanhol


Neste domingo, EL CLÁSICO terá mais um capítulo importante dessa rivalidade que movimenta o futebol mundial. Como sempre, o Brasil não fica de fora: cerca de 60 brasileiros já vestiram a camisa do Barcelona e Real Madrid, reforçando a importância do país na história dos clubes. 

De Evaristo de Macedo, pioneiro a vestir as duas camisas, até lendas como Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Rivaldo, Kaká, Casemiro e Neymar Jr, os brasileiros ajudaram a transformar EL CLÁSICO em um palco de gols, dribles, atuações históricas e momentos inesquecíveis.
 Hoje, a tradição segue viva com nomes como Vini Jr e Rodrygo, destaques do Real Madrid comandado por Xabi Alonso. Vinícius Júnior, inclusive, se destaca como o maior artilheiro brasileiro na história do confronto, com 7 gols marcados, superando Evaristo de Macedo e Ronaldo Fenômeno, que têm 6 gols cada, ambos também são os únicos a terem vestido as cores dos dois clubes. No Barcelona, Raphinha é uma das armas ofensivas dos catalães, e já balançou as redes cinco vezes no EL CLÁSICO.
Com o Real Madrid na liderança da LALIGA EA SPORTS e o Barcelona embalado por uma vitória importante diante do Girona, o EL CLÁSICO do próximo domingo, às 12h15 (horário de Brasília), será decisivo na parte de cima da tabela da LALIGA.
 Apesar do sucesso dos brasileiros no Barcelona e no Real Madrid ao longo das últimas décadas, a história de atletas nascidos no Brasil com as duas das principais equipes do mundo começou há 90 anos, com o primeiro brasileiro a vestir as cores do Real Madrid, Fernando Giudicelli, em 1935. No Barcelona, o primeiro brasileiro foi Lucídio da Silva, em 1948. Veja a lista completa de todos os Brasileiros que atuaram por Real Madrid e Barcelona ao longo da história:Fernando Giudicelli (Real Madrid) – Década de 1930
Lucídio da Silva (Barcelona) – Década de 1940Evaristo de Macedo (Barcelona e Real Madrid) – Década de 1950/60Canário (Real Madrid) – Década de 1950/60Didi (Real Madrid) – Década de 1950/60Marinho Peres (Barcelona) – Década de 1970Roberto Dinamite (Barcelona) – Década de 1980Aloísio (Barcelona) – Década de 1980/90Ricardo Rocha (Real Madrid) – Década de 1990Vítor (Real Madrid) – Década de 1990Romário (Barcelona) – Década de 1990Roberto Carlos (Real Madrid) Década de 1990/ Anos 2000Rivaldo (Barcelona) – Década de 1990/ Anos 2000Júlio César (Real Madrid) – Década de 1990/ Anos 2000Ronaldo (Barcelona e Real Madrid) – Década de 1990/ Anos 2000Giovanni (Barcelona) – Década de 1990Flávio Conceição (Real Madrid) – Anos 2000Zé Roberto (Real Madrid) – Década de 1990/ Anos 2000Sonny Anderson (Barcelona) – Década de 1990Sávio (Real Madrid) – Década de 1990/ 2000Rodrigo Fabri (Real Madrid) – Década de 1990/ 2000Fábio Rochemback (Barcelona) – Década de 2000Geovanni (Barcelona) – Década de 2000Sylvinho (Barcelona) – Década de 2000Juliano Belletti (Barcelona) – Década de 2000Dani Alves (Barcelona) – Década de 2000/10Ronaldinho (Barcelona) – Década de 2000Júlio Baptista (Real Madrid) – Década de 2000Edmílson (Barcelona) – Década de 2000Robinho (Real Madrid) – Década de 2000Cicinho (Real Madrid) – Década de 2000Emerson (Real Madrid) – Década de 2000Marcelo (Real Madrid) – Década de 2000/10/20Kaká (Real Madrid) – Década de 2000/10Rafinha (Barcelona) – Década de 2000/10Maxwell (Barcelona) – Década de 2000/10Philippe Coutinho (Barcelona) – Década de 2010Adriano (Barcelona) – Década de 2010Casemiro (Real Madrid) – Década de 2010Fabinho (Real Madrid) – Década de 2010Neymar (Barcelona) – Década de 2010Willian José (Real Madrid) – Década de 2010Douglas (Barcelona) – Década de 2010Lucas Silva (Real Madrid) – Década de 2010Danilo (Real Madrid) – Década de 2010Marlon (Barcelona) – Década de 2010Neto (Barcelona) – Década de 2010/2020Paulinho (Barcelona) – Década de 2010Arthur Melo (Barcelona) – Década de 2010/2020Malcom (Barcelona) – Década de 2010Vinícius Júnior (Real Madrid) – Década de 2010/2020Emerson Royal (Barcelona) – Década de 2010/2020Éder Militão (Real Madrid) – Década de 2010/2020Rodrygo (Real Madrid) – Década de 2010/2020Matheus Fernandes (Barcelona) – Década de/2020Raphinha (Barcelona) – Década de/2020Vitor Roque (Barcelona) – Década de/2020Endrick (Real Madrid) – Década de/2020Lucas de Vega (Barcelona) – Não atuou em nenhuma partida oficialVinícius Tobias (Real Madrid) – Não atuou em nenhuma partida oficialSobre a LALIGAA LALIGA é o maior ecossistema de futebol do mundo. É uma associação esportiva privada composta por 20 empresas esportivas de capital aberto (SADs) e clubes da LALIGA EA SPORTS e 22 da LALIGA HYPERMOTION, e é responsável por organizar competições de futebol profissional na Espanha. A LALIGA tem mais de 200 milhões de seguidores globalmente em redes sociais, em 16 plataformas e em 20 idiomas diferentes. Com sede em Madri (Espanha), possui a rede internacional mais extensa de qualquer propriedade esportiva e está presente em 41 países por meio de 11 escritórios e 44 delegados. A organização realiza seu trabalho social por meio de sua fundação e foi a primeira liga de futebol profissional do mundo a estabelecer uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: a LALIGA Genuine.
Contato de Imprensa LALIGA – laliga@giusticom.com.br

Crícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”

Evento no HRT reuniu mulheres em tratamento contra o câncer de mama, voluntárias e profissionais da saúde em uma manhã de acolhimento, fé e solidariedade.

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) recebeu, na manhã desta TERÇA-feira (21), o evento “Outubro Rosa – Fio de Luz: Um Gesto de Amor”, uma das ações mais emocionantes da campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa promoveu serviços gratuitos de autocuidado e acolhimento para mulheres em tratamento oncológico, com entrega de perucas, corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagens, café da manhã e almoço.

Entre as participantes esteve Crícia Martins, cantora, comunicadora e mulher de fé, que compartilhou com o público uma história pessoal marcada por superação e espiritualidade.

“Há 25 anos eu passei por uma situação bem complicada. Descobri um nódulo no meu seio direito, e foi através da espiritualidade que Deus me revelou. Na época, eu não tinha o costume de fazer o autoexame nem os exames de rotina. Quando percebi o nódulo, ele já era grande. Fiz os exames e, graças a Deus, vivi o milagre da cura durante uma missa de libertação. Talvez eu não estivesse aqui hoje se Deus não tivesse me curado”, relatou emocionada.

Desde então, Crícia faz questão de reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde e da fé como força de transformação:

“Prevenir é um ato de amor. Quando uma mulher se cuida, ela inspira outras a fazerem o mesmo. O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um movimento de esperança, fé e amor à vida.”

O projeto Fio de Luz – Um Gesto de Amor, responsável pela ação, reafirma a mensagem de que a prevenção salva vidas e de que o diagnóstico precoce é o maior aliado no tratamento do câncer de mama.

Com o apoio da Casa Azul e da equipe de oncologia do HRT, o evento transformou o ambiente hospitalar em um espaço de acolhimento, autoestima e empatia, levando não apenas serviços, mas também mensagens de fé, coragem e amor ao próximo.

Assessoria de Comunicação

Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto de Paranaguá

pOO Porto de Paranaguá é a principal via de escoamento da safra dos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e também recebe cargas de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia - Foto: Vosmar Rosa/Mpor

Disputa acirrada teve 20 lances e elevou o valor da outorga a R$ 276 milhões e desconto de 12,63% sobre o valor da tarifa

O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu nesta quarta-feira (22) o leilão realizado na B3, em São Paulo, pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e vai administrar o canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR). Com investimentos de R$ 1,22 bilhão, o consórcio será responsável pela dragagem e ampliação do calado dos atuais 13,5 metros para 15,5 metros, o que vai permitir o acesso de navios de grande porte e ampliação da capacidade operacional do porto, elevando a movimentação de cargas e o escoamento da produção.

A disputa se iniciou com quatro competidores e lances de desconto sobre o valor da tarifa, chegando a 12,63%. Na sequência, a disputa evoluiu para a disputa de viva-voz, com 20 lances realizados sobre o valor da outorga, que chegou a R$ 276 milhões. O CCGD terá que investir R$ 1,22 bilhão nos cinco primeiros anos de concessão, além do valor de outorga pelo prazo de 25 anos. O consórcio CCGD é formado pelas empresas FTSPar e Grupo Deme.

“O sucesso dos leilões de hoje mostra a confiança do investidor no Brasil e no setor portuário”, afirmou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, depois de bater o martelo, na B3. Ao todo, neste ano, já foram concedidos seis terminais portuários, incluindo carga e passageiros, além do túnel Santos-Guarujá e o canal de acesso de Paranaguá. Outros leilões estão previstos até o fim do ano.

“Acreditar no amanhã é a melhor forma de ser feliz. Eu não tenho dúvida que, de maneira coletiva, o poder público, o poder privado, a sociedade civil organizada, cada vez mais vamos sonhar com um Brasil mais justo, mais solidário, mais soberano e, sobretudo, um Brasil dos brasileiros”, complementou Costa Filho.

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, afirmou estar realizado pela concessão do primeiro canal de acesso portuário do mundo. “Hoje tenho a sensação do dever cumprido, da contribuição com o setor, com a história da logística nacional e principalmente o grande sentimento que é um privilégio que é poder estar participando disso tudo. É muito bom fazer parte desse importantíssimo momento da história”, ressaltou.

Ratinho Junior, governador do Paraná, reforçou que seu estado está no centro de 70% do PIB da América do Sul, um eixo de 1,8 trilhão de dólares. “O Porto de Paranaguá foi eleito seis vezes o melhor porto do Brasil. Com as novas obras e a dragagem, vamos aumentar em 35% a capacidade e reduzir em 12% o custo aos usuários. Isso é fruto de planejamento e gestão técnica. O nosso planejamento deu certo. Hoje o Paraná está na vanguarda da infraestrutura brasileira, crescendo o dobro do Brasil e alcançando números chineses, acima de 5% ao ano”, mencionou.

Dinâmica do certame

Da disputa, organizada pelo MPor e pela Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), participaram quatro concorrentes e o leilão seguiu o critério hibrido, com a combinação de menor tarifa e maior valor de outorga. Pela manhã foram leiloados dois terminais: de Maceió, destinado ao transporte de passageiros, e do Rio de Janeiro, para operação offshore de petróleo

O CEO da FTS participações Societárias, representante da CCGD, Andre Maragliano, comemorou a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá como um momento histórico para o Brasil e afirmou ser uma honra fazer parte dessa história. “Celebramos a concessão e a confiança do governo na capacidade da iniciativa privada de transformar a infraestrutura nacional. O canal de acesso é o coração do porto e, com essa concessão, garantiremos profundidade, manutenção permanente, modernização da sinalização. Sairemos dos 13,5 m de calado para 15,5, um avanço que vai permitir a entrada de navios maiores, mais cargas movimentadas e mais competitividade”, informou.

O Porto

Paranaguá é o segundo maior porto do Brasil, depois do porto de Santos. Atualmente, o porto recebe 2.600 navios por ano, com destaque para movimentação de granéis sólidos, como soja e proteína animal, e também carga conteinerizada, granéis líquidos e carga em geral. O Porto de Paranaguá é a principal via de escoamento da safra dos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e também recebe cargas de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Além de ampliar a movimentação de cargas, ampliar a eficiência e o comércio internacional, a concessão vai impulsionar também o desenvolvimento da região, com reflexos positivos na economia dos municípios próximos e na geração de emprego e renda nas cidades vizinhas e no Estado.

O aprofundamento do canal possibilitará a operação de navios de contêineres de grande porte, de até 366 metros, e de graneleiros com capacidade para 120 mil toneladas. A previsão é de que cada centímetro a mais no calado do canal de acesso corresponde a um aumento de 60 toneladas de carga no porão do navio.

O modelo de leilão de Paranaguá inaugura um novo formato de concessão que servirá de modelo para futuras concessões já previstas para os portos de Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).

Daniel Vilela entrega Batalhão Rural da PM em Valparaíso e anuncia investimentos em segurança pública

Nova sede reforça presença da Polícia Militar no Entorno do Distrito Federal e amplia a segurança de mais de dez municípios da região

O vice-governador Daniel Vilela inaugurou nesta segunda-feira (20/10) a nova sede da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rural, em Valparaíso de Goiás. A obra é fruto da parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura de Valparaíso e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A escolha pelo município foi motivada pela posição estratégica que Valparaíso ocupa no Entorno de Brasília. “Essa localização possui uma logística muito importante dentro do combate à criminalidade, especialmente para o Batalhão Rural”, afirmou o vice-governador.

Daniel ressaltou a importância da obra para a região do Entorno do Distrito Federal, enfatizando a demanda da população por investimentos na área de segurança pública. “Nós estamos aqui para, em parceria com o município, trazer mais um investimento na área que talvez fosse a que a população mais desejasse, que era a segurança pública aqui na região do Entorno. Hoje, nós garantimos segurança plena a essa população trabalhadora”, destacou.

A importância da obra também foi ressaltada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Granja. Ele salientou que a criação de batalhões e companhias representa uma descentralização do serviço e aumenta a proximidade da população com as forças de segurança. “Quando criamos companhias, criamos batalhões, nós podemos nos aproximar ainda mais da sociedade, estar mais próximos dela”, afirmou.

O prefeito de Valparaíso, Marcus Vinícius, reforçou a importância logística do Batalhão Rural no município, que atenderá mais de uma dezena de municípios de toda a região. “Essa sede vai ajudar 11 municípios aqui do Entorno. É muito importante essa sede estar em Valparaíso, porque atende principalmente os municípios de Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental e uma parte do Entorno Norte, fazendo com que as viaturas saiam de Valparaíso para poder atender à área rural desses municípios”, frisou.

Novas Câmeras
Ainda na cerimônia de inauguração do Batalhão Rural, o vice-governador anunciou que, em breve, serão instaladas novas câmeras de segurança integradas com inteligência artificial nas regiões do Entorno, Metropolitana de Goiânia e em cidades turísticas do estado.

“Nós estaremos lançando esse programa em Goiânia nos próximos dias. Logo em seguida, após a instalação aqui no Entorno Sul, também vamos iniciar na Região Metropolitana de Goiânia. Posteriormente, vamos avançar para todo o estado, para as regiões de divisa, cidades turísticas e regiões do agronegócio com atividades econômicas mais pujantes”, informou.

Fotos: Júnior Guimarães

Legenda: Daniel Vilela inaugura nova sede do Batalhão Rural em Valparaíso de Goiás, que vai reforçar a segurança em 11 municípios do Entorno do Distrito Federal

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Visitantes se encantam com as belezas, sabores e oportunidades da Feira #NoEntornoTem

Evento reuniu cerca de 10 mil pessoas em Brasília, no fim de semana, e mostrou o potencial econômico, cultural e turístico dos municípios goianos do Entorno do Distrito Federal.

Brasília viveu um fim de semana de cores, aromas e sons vindos do Entorno do Distrito Federal. A 3ª edição da Feira #NoEntornoTem, promovida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), levou ao estacionamento da Torre de TV o melhor da cultura, gastronomia, turismo e empreendedorismo da região.

Durante dois dias (18 e 19/10), cerca de 10 mil visitantes circularam pelos estandes e apresentações culturais, em um evento que dobrou de tamanho em relação ao ano anterior. “Dobramos a estrutura da feira, e esse espaço mais amplo permitiu que o visitante tivesse mais liberdade para ver, provar e sentir tudo de bom que o Entorno tem”, destacou o secretário de Estado do Entorno, Pábio Mossoró.

Mais do que vender produtos, a feira cumpriu seu objetivo de ser uma vitrine de negócios. Foi o que observou André Carvalho, prestador de serviço de uma empresa aérea sediada em Águas Lindas de Goiás. “Eu estou maravilhado. Esse evento foi muito importante porque aproximou e estreitou os laços, de modo que conseguimos fechar bons negócios. Nossa empresa trabalha com logística aérea e estamos aqui para conhecer produtos e fechar parcerias”, contou.

O morador do Lago Norte, Mário Luiz Machado, também saiu satisfeito com a experiência. “Parabenizo todos os envolvidos na organização da exposição. Em razão do grande sucesso, sugiro que o evento seja realizado outras vezes”, escreveu em mensagem enviada à SEDF.

Entre os expositores, o clima era de entusiasmo. Cláudia Rabelo, de Luziânia, vendeu todos os queijos artesanais que levou. “As pessoas valorizam o produto feito com carinho. Foi lindo ver o público provando e elogiando.” O casal Júlia e Lucas Pereira, de uma franquia de creme de café gourmet, também comemorou o resultado. “Vendemos todos os 150 potes. Em 2022, passamos de distribuidores para envasadores, e abrimos possibilidade de atender novas cidades”, contaram.

Para Mariana Hortêncio, de uma doceria de Formosa, o evento abriu novas oportunidades. “Vendemos cerca de 300 doces. Fizemos muitos contatos e fomos convidados a participar de outros eventos”, disse.

O produtor Paulo Tarso, de Planaltina de Goiás, resumiu o sentimento de pertencimento.“A feira eleva a autoestima de uma região até então esquecida. Nosso povo trabalhador e criativo agradece por essa oportunidade.”

Deslumbramento e boas surpresas

Entre os milhares de visitantes, muitos se encantaram com a diversidade e a organização do evento. Elmo Esteves levou os dois filhos pequenos no sábado e também no domingo.

“Achei uma feira muito bem organizada, com enorme variedade, várias coisas de Goiás que eu não conhecia. Gostei muito da área de brinquedoteca, que não tem em muitas feiras. Dos atrativos, me chamou atenção alguns estandes mostrando regiões com cachoeiras muito próximas de Brasília.” Na sequência, a filha Maria Júlia, de 5 anos, resumiu em poucas palavras o encantamento.“Hoje eu fui na parede de escalada, muito legal! Eu também fui nos brinquedos. Essa feira foi muito legal!”

O mineiro Lucas Teixeira Araújo, servidor público, aproveitou tudo e se encantou com a diversidade e qualidade dos produtos. “Achei um queijo muito legal em Abadiânia, gostei da cachaça de Cristalina, muitos produtos bons. Já fiz comprinhas como doce de leite, ricota e queijo trança. Peguei cristal no garimpo de Cristalina e chaveiro em Corumbá. Meus amigos e eu saímos daqui com boas impressões.”

Para Sophia Amado, de 12 anos, dois dias foram pouco para aproveitar tudo.“Eu fiz caricatura, comi, comprei um monte de coisinhas. Comi arroz carreteiro, hambúrguer, biscoito, salame, pudim e foi isso. E não tem como escolher o melhor, tudo estava gostoso!”

União entre Goiás e DF

Durante a abertura, autoridades do Governo de Goiás e do Distrito Federal prestigiaram o evento, entre elas o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Governo do DF José Humberto e o secretário Cristian Viana, que representa a Pasta do Entorno no GDF.

O governador Ronaldo Caiado destacou em vídeo publicado em suas redes sociais. “Essa feira aqui é um verdadeiro encontro de todas as cidades que compõem o Entorno e mostra todo o potencial que tem essa região. Várias empresas estão se instalando nessa região. Isso aqui era uma terra que não era nem Goiás, nem Brasília — era uma terra sem esperança. Nós conseguimos fazer com que essa região fosse reconhecida hoje como a de maior potencial de investimento no estado de Goiás.”

Entre os prefeitos do Entorno, visitaram a feira Simone Fernandes (Formosa), Alessandro Barcelos (Cocalzinho de Goiás), Diego Sorgatto (Luziânia), Marcus Vinicius (Valparaíso), Luis Otávio (Cristalina), Chico Vaca (Corumbá de Goiás), Warley Gouveia (Alexânia) Itamar Veira (Abadiânia), Cristiomário Medeiros (Planaltina de Goiás).

Ao encerrar a programação, Pábio Mossoró agradeceu aos municípios e parceiros pelo sucesso da terceira edição. “A feira foi um sucesso total. Nosso agradecimento a todos os municípios que participaram, aos parceiros Goiás Receptivo, IEL, Sudeco, AMAB. A união faz a força — e no Entorno tem!”, declarou.

Com 54 artesãos, 21 expositores do agro, 21 estandes municipais, 21 ilhas empresariais, 13 empreendimentos gastronômicos e 16 apresentações culturais, o evento mostrou que o Entorno está cada vez mais forte e integrado. E quem visitou a feira levou para casa não só produtos e lembranças, mas também a certeza de que o Entorno é, de fato, um lugar de oportunidades e orgulho goiano.

Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

Raimundo Ribeiro será sabatinado na CLDF para novo mandato à frente da Adasa

Foto: Silvio Abdon/Agência CLDF

Audiência pública acontece na próxima terça-feira (21), e avalia recondução ao cargo de diretor-presidente da agência reguladora do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, na próxima terça-feira (21), às 13h30, audiência pública para sabatinar Raimundo da Silva Ribeiro Neto, indicado pelo governador Ibaneis Rocha à recondução do cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). A sessão será conduzida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT), e acontecerá na Sala de Comissões Pedro de Souza Duarte, no térreo superior da CLDF.

Raimundo Ribeiro ocupa a presidência da Adasa desde 2020. Caso aprovado pelos parlamentares, ele iniciará um novo mandato a partir de 5 de novembro. A recondução segue as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 4.285/2008, que define a estrutura da agência com uma diretoria colegiada composta por cinco membros — sendo um deles o diretor-presidente — com mandatos não coincidentes de cinco anos. Todos os integrantes são escolhidos pelo chefe do Executivo local e precisam ser submetidos à apreciação pública e aprovação da Câmara Legislativa.

Com ampla trajetória na gestão pública, Raimundo Ribeiro é advogado e já ocupou funções relevantes tanto no Executivo quanto no Legislativo. Ele foi deputado distrital por duas legislaturas (2007–2010 e 2015–2018) e, durante seu primeiro mandato, licenciou-se para assumir a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal.

A Adasa é responsável pela regulação e fiscalização do uso de recursos hídricos, além dos serviços de saneamento básico no DF, tendo papel estratégico na garantia da qualidade e segurança desses serviços essenciais à população.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (TV aberta), 11 (Claro) e 9 (Vivo), além do canal oficial da CLDF no YouTube.


Serviço
O quê: Audiência pública para sabatina e recondução de Raimundo da Silva Ribeiro Neto à presidência da Adasa
Quando: Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Horário: Das 13h30 às 14h30
Onde: Sala de Comissão Pedro de Souza Duarte – térreo superior da Câmara Legislativa do DF
Transmissão: TV Câmara Distrital e YouTube oficial da CLDF

Chuva e trânsito: Detran-DF reforça orientações de segurança para motoristas, motociclistas e pedestres

Da Redação

Com foco na preservação da vida, autarquia divulga recomendações essenciais para enfrentar dias chuvosos com mais atenção e responsabilidade no trânsito

Com a chegada do período chuvoso no Distrito Federal, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) intensificou a divulgação de orientações voltadas à prevenção de acidentes e à segurança de todos os usuários das vias. A iniciativa busca conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os cuidados necessários em condições climáticas adversas.

Para os condutores de veículos, o Detran-DF destaca medidas como manter distância segura do carro à frente, reduzir gradualmente a velocidade e, em caso de aquaplanagem, evitar frenagens bruscas, retirando o pé do acelerador e mantendo o controle do volante. Faróis baixos devem permanecer acesos, e é fundamental garantir o bom estado das palhetas do limpador de para-brisa, além de verificar regularmente as condições dos pneus.

Motociclistas também devem adotar posturas preventivas. “Se possível, evite trafegar durante chuvas intensas e aguarde em um local seguro. O uso de equipamentos de proteção como capacete com viseira, capa de chuva, luvas e botas é indispensável”, alerta o órgão.

Já os pedestres devem redobrar a atenção nas travessias, utilizando sempre a faixa e aguardando o momento seguro. “A visibilidade dos motoristas diminui com a chuva, por isso, sinalizar a intenção de atravessar e agir com cautela é essencial”, reforça o Detran-DF.

A campanha segue o compromisso institucional de promover a segurança viária e reduzir o número de acidentes, mesmo sob condições climáticas adversas. “Com responsabilidade e atenção, todos podemos contribuir para um trânsito mais seguro, mesmo em dias chuvosos”, conclui o comunicado oficial.