spot_img
Início Site

Vinicius Jr. marca, Real Madrid sofre, mas empata com Leipzig e avança às quartas da Champions League

Real Madrid está nas quartas de final da Champions League! Nesta quarta-feira (6), o time merengue empatou em 1 a 1 com o RB Leipzig, no Santiago Bernabéu, no dia em que completa 122 anos.

Vinicius Jr. balançou as redes para a equipe comandada por Ancelotti, que avançou no mata-mata com 2 a 1 no agregado. Orbán descontou para os alemães.

O próximo adversário do Real será definido por sorteio no dia 15 de março.

As quartas da Champions serão disputadas entre 9 e 17 de abril.

A decisão será no dia 1º de junho, no estádio de Wembley, em Londres.

O jogo

Depois de vencer por 1 a 0 na Alemanha com um golaço de Brahim Díaz, o time espanhol entrou em campo nesta quarta com a vantagem do empate.

No 1º tempo, o Real entrou em campo com o regulamento nas mãos e pouco criou. O Leipzig, por sua vez, teve mais posse de bola e desperdiçou boas chances de marcar, principalmente com Openda. Na reta final, os alemães pressionaram e só não balançaram as redes, porque Lunin catou um chute de Xavi Simons.

Para o 2º tempo, Ancelotti tirou Camavinga para a entrada de Rodrygo. A substituição fez efeito nos primeiros minutos e mudou o clima no Bernabéu.

Com o apoio da torcida, o Real foi entrando no jogo. Kroos poderia ter marcado aos 14, mas parou em uma grande defesa de Gulácsi. Na sequência, Rodrygo também botou o goleiro do Leipzig para trabalhar.

Até que aos 19, Vinicius Jr. recebeu um passe açucarado de Bellingham e finalizou no contrapé de Gulácsi para fazer 1 a 0.

Só que a alegria dos espanhóis durou pouco. O Leipzig não sentiu o golpe, foi para cima e deixou tudo igual com Orbán três minutos depois.

O gol colocou fogo na partida, e o time alemão seguiu pressionando para ao menos levar o duelo para a prorrogação.

Nos acréscimos, o Leipzig foi para o tudo ou nada, mas Dani Olmo carimbou a trave.

Chamamento Público seleciona OSCs que atuarão nos centros olímpicos e paralímpicos do DF

As atividades executadas pela OSC contemplam o desporto educacional, de participação e de rendimento | Foto: Divulgação/SEL-DF

Edital vai escolher entidades responsáveis por ações pedagógicas, metodológicas e técnicas nos COPs em parceria com o GDF

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (19), o Edital de Chamamento Público nº 05/2025, destinado à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em firmar parceria com o Governo do Distrito Federal para atuar nos centros olímpicos e paralímpicos (COPs).

O edital prevê a escolha de OSCs sediadas no Distrito Federal para executar ações de gestão pedagógica, metodológica, acompanhamento técnico e apoio à implementação do projeto esportivo e educacional desenvolvido nos COPs. As atividades contemplam o desporto educacional, de participação e de rendimento, sem caracterizar terceirização de serviços ou delegação de funções típicas do Estado.

A seleção está organizada por dois lotes. O lote 1 abrange Brazlândia, Estrutural e Recanto das Emas; e o lote 2 atende ao Setor O, Sobradinho e Parque da Vaquejada.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, o chamamento fortalece a política pública esportiva do DF e amplia a qualidade do atendimento oferecido à população. “Os Centros Olímpicos e Paralímpicos são uma referência nacional em inclusão e formação esportiva. Com esse chamamento, reforçamos o compromisso de garantir gestão qualificada, metodologia atualizada e acompanhamento técnico contínuo para milhares de alunos atendidos em todas as regiões”, afirmou.

O edital e todos os seus anexos já estão disponíveis no site oficial da SEL, garantindo transparência ao processo e amplo acesso às entidades interessadas. O chamamento segue as diretrizes do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e estabelece regras para apresentação de propostas, critérios de julgamento, habilitação das entidades e formalização das parcerias. As OSCs interessadas devem observar os prazos, requisitos e etapas descritos no edital para participação no processo.

*Com informações da SEL-DF

Prefeitura entrega CMEI Aquarela das Letras reformado e amplia investimentos na educação infantil

Unidade no bairro Cruzeiro do Sul recebeu melhorias estruturais e passa a atender mais de 300 crianças em ambiente moderno e acolhedor

A Prefeitura de Valparaíso inaugurou, na manhã desta quinta-feira (18), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aquarela das Letras, após a conclusão de uma ampla reforma e ampliação da unidade. O espaço, localizado no bairro Cruzeiro do Sul, foi totalmente revitalizado para oferecer mais segurança, conforto e qualidade no atendimento às crianças da educação infantil.

A Ordem de Serviço para a obra foi assinada em abril de 2025. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a intervenção contemplou melhorias significativas na infraestrutura e a ampliação da escola, beneficiando diretamente mais de 300 alunos da região.

Investimento e novas salas

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Marcus Vinicius destacou a importância da entrega e adiantou que os investimentos terão continuidade. “Eu tenho muito orgulho de poder estar entregando essa escola, dessa forma como nós estamos entregando agora, e a ampliação, a obra já começou, da ampliação das novas salas”, afirmou.

Reconhecimento ao trabalho da educação

A secretária municipal de Educação, Maria Rita, ressaltou o empenho coletivo das equipes envolvidas no processo. “Queria aqui não nominar, mas agradecer de coração a toda minha equipe da educação que abraça a causa, acredita, porque só faz educação quem realmente acredita”, declarou.

Gratidão da comunidade escolar

Representando a comunidade escolar, o diretor do CMEI, Jales Renan, destacou o sentimento que marcou o evento. “A nossa palavra hoje é palavra de gratidão”, disse, ao agradecer o investimento e o cuidado com a unidade.

Além da entrega do espaço reformado, as crianças também receberam brinquedos do Natal do Bem, ação promovida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), reforçando o caráter social do evento.

Com a conclusão da obra, o CMEI Aquarela das Letras passa a oferecer um ambiente mais adequado ao desenvolvimento infantil, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a educação e com o futuro das crianças de Valparaíso.

Margareth Menezes ressalta caráter inovador e moderno do Plano Nacional de Cultura

A ministra Margareth Menezes durante a última edição do Bom Dia, Ministra de 2025: 'Fizemos uma escuta importante com os setores da música, do teatro, da sociedade civil. Abrimos consulta pública. Tudo para entregar um plano adequado aos anseios da população'. Foto: Diego Campos / Secom / PR

Entrevistada nesta sexta no Bom Dia, Ministra, titular da Cultura enfatiza a importância do plano, em tramitação no Congresso, que orienta políticas culturais do país pelos próximos dez anos

Convidada desta sexta-feira (19/12) do Bom Dia, Ministra, a titular da pasta da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância do novo Plano Nacional de Cultura (PNC 2025–2035), enviado para análise do Congresso Nacional em novembro. O PNC é uma peça determinante para orientar as políticas culturais do Brasil pelos próximos dez anos. Materializa direitos previstos na Constituição Federal, garante acesso, produção, liberdade de expressão e remuneração justa aos trabalhadores do setor.


O plano é importante porque traça responsabilidades, metas e a maneira como podemos concretizar as ações de cultura no país. Hoje, o fomento chega a todas as cidades, a todos os municípios, a todos os estados. Existe a necessidade de organizarmos as responsabilidades”

Margareth Menezes, ministra da Cultura


“O plano é importante porque traça responsabilidades, metas e a maneira como podemos concretizar as ações de cultura no país”, ressaltou a ministra. “Estamos em um momento novo em relação ao investimento, a essa visão de nacionalização do fomento. Hoje, o fomento chega a todas as cidades, a todos os municípios, a todos os estados. Então, existe a necessidade de organizarmos as responsabilidades”, continuou Margareth Menezes, no programa que encerrou a temporada 2025.
 

AMPLO E DEMOCRÁTICO – Outro ponto destacado pela ministra foi o caráter democrático e a participação popular na construção do PNC. O processo envolveu ampla participação social, metodologias inovadoras, articulação institucional e sistematização técnica. O início foi na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em março de 2024. O evento teve mais de 3 mil delegados e 30 propostas priorizadas. Depois disso, as discussões foram aprofundadas com oficinas nos 26 estados e no Distrito Federal, além de uma etapa digital pela plataforma Brasil Participativo, com mais de 85 mil acessos.

“O plano foi construído com mais de 80 mil interações por todo o Brasil. Nós retomamos a nossa Conferência Nacional de Cultura. Tinha 10 anos que não havia a Conferência. Fizemos uma escuta importante com os setores da música, do teatro e de todas as áreas”, explicou. “Fizemos também uma escuta da sociedade civil. Abrimos uma consulta pública. Tudo para que pudéssemos entregar um plano adequado aos anseios do setor e da população brasileira”, prosseguiu.


Margareth citou que esteve, em outubro, na Mondiacult, a reunião com ministros da cultura de várias partes do mundo, realizada na Espanha. “O Plano Nacional de Cultura da Espanha tem mil contribuições da sociedade civil. Nós temos 80 mil. Isso mostra a dimensão do plano. Não é pensado dentro do escritório. É feito mão a mão com a sociedade”.


COTAS – O novo Plano Nacional de Cultura prevê ações afirmativas e a consideração de cotas raciais e sociais em suas diretrizes, com foco na democratização do acesso aos recursos e na reparação histórica. “Dentro das políticas culturais, temos políticas de acessibilidade e a questão das cotas, um resultado de muita luta do povo afro-brasileiro. As cotas vêm na direção de uma reparação histórica. É muito importante para não haver retrocessos”, afirmou Margareth. Segundo a ministra, no tempo em que não havia portas abertas para acolher a diversidade, as pessoas ficavam aquém das possibilidades de se desenvolver.


TRAMITAÇÃO – O Plano Nacional será analisado no Congresso Nacional pela Câmara e pelo Senado. Margareth Menezes se mostrou otimista em relação à aprovação. “Esperamos que seja aprovado, justamente pela dimensão de responsabilidade e como nós nos debruçamos para construir, com essa interação com a sociedade civil, com esse tamanho de trocas, de possibilidades. Nós construímos isso com muita seriedade”.


IMPLEMENTAÇÃO – O passo seguinte à aprovação será a implementação. “Precisa haver esse movimento de fazer com que esse plano comece a realmente funcionar. Nós, no Ministério da Cultura, vamos fazer uma ação, que fizemos no primeiro momento, que é o Circula MINK, andando por todo o país, conversando, dialogando com os gestores. Só através desse diálogo vamos conseguir fazer com que as diretrizes sejam efetivas”.


DIRETRIZES – O novo PNC estabelece oito princípios e 21 diretrizes que orientam o conjunto das políticas culturais do país para a próxima década. Entre elas, o conceito de direitos culturais. Ele está assegurado na Constituição e agora é organizado pelo Plano, que ressalta o direito de todas as pessoas ao acesso e à produção cultural, à arte e à liberdade de criar e se expressar sem qualquer tipo de censura. O Plano ainda reforça o direito à memória e ao patrimônio, aos saberes e fazeres tradicionais, à participação e à acessibilidade, aos direitos autorais e a uma remuneração justa.
 

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram nesta sexta-feira a Rádio Jangadeiro, de Fortaleza; Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões; Portal O Tempo, de Belo Horizonte; Rádio Sociedade, de Salvador; Portal Diário do Pará, de Belém; Rádio Lully, do Rio de Janeiro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Saúde reforça campanha de combate ao mosquito da dengue

Com a chegada do período chuvoso e maior umidade em quintais, lotes baldios e locais que acumulam água, cresce também o risco do aumento do número de casos de dengue. A Secretaria Estadual da Saúde volta a reforçar as ações de combate ao mosquito, mobiliza agentes de saúde e convoca a população para contribuir no combate permanente ao mosquito. Conforme dados da Saúde, o número de casos em 2025 teve queda de 70% em Goiás se comparados com o mesmo período do ano passado. Este ano foram 96 mil casos, contra 324 mil registrados em 2024.

“Mesmo com essa redução, resultado de políticas públicas eficientes adotadas ao longo do ano, é preciso que a população esteja atenta para evitar a proliferação do vetor da dengue”, enfatizou a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde, Cristina Laval, em entrevista à TV Brasil Central. Ela argumenta ainda que os maiores problemas são os lotes vagos e quintais. “Muitas vezes os agentes não têm acesso aos quintais por impedimento dos moradores e estes também não fazem o combate. É fundamental que as pessoas tirem dez minutos do seu dia para eliminar os criadouros”, ponderou. A ação desenvolvida agora está inserida na campanha Combate ao Mosquito, Todos do Mesmo Lado, lançada pelo Ministério da Saúde.

ABC Digital

Campanha Natal do Bem leva brinquedos e alegria a crianças de Novo Gama

Iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a prefeitura, mobilizou quatro ginásios e promoveu ações culturais e recreativas no município

No dia 19 deste mês, crianças de Novo Gama viveram um dia marcado por alegria e celebração com a realização da Campanha Natal do Bem. A ação, promovida pelo Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social, em parceria com a Prefeitura de Novo Gama, distribuiu brinquedos gratuitamente e ofereceu atividades recreativas em diferentes regiões do município, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa ocorreu simultaneamente em quatro pontos estratégicos: o Ginásio de Esportes da Praça da Bíblia, o Ginásio do Lunabel, o Ginásio Lago Azul e o Ginásio da Parada 14 do Pedregal. Os espaços foram transformados em áreas de convivência, reunindo grande número de crianças e familiares em um ambiente de confraternização natalina.

Brinquedos e apresentações culturais

Durante a ação, foram entregues brinquedos como bonecas, bolas, carrinhos, panelinhas e jogos educativos. Além disso, a programação contou com apresentações teatrais voltadas ao público infantil, que reforçaram valores como solidariedade, união e respeito, ampliando o alcance educativo e social do evento.

Atividades recreativas e clima natalino

Um dos destaques foi a Casinha do Papai Noel, que atraiu a atenção das crianças e contribuiu para criar um clima lúdico e afetivo. Atividades recreativas e a distribuição de alimentos típicos, como algodão doce, completaram a programação, fortalecendo o caráter inclusivo da campanha.

A Campanha Natal do Bem reafirma o compromisso do Governo de Goiás e da Prefeitura de Novo Gama com políticas públicas voltadas à proteção social, levando não apenas brinquedos, mas também esperança e dignidade às famílias atendidas.

Imagem sugerida: crianças recebendo brinquedos durante a Campanha Natal do Bem em ginásio de esportes de Novo Gama.

Sonic e A Casa Mágica da Gabby são as principais apostas para o varejo de brinquedos neste Natal

Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

Segundo importadora de produtos licenciados, as linhas devem representar aproximadamente 25% das vendas de seu portfólio neste final de ano; previsão acontece após boa performance das franquias no Dia das Crianças

Com a chegada do mês de dezembro, o varejo se prepara para uma das maiores temporadas de compras do ano, especialmente no que rege o mercado de produtos infantis. Para este ano, a Sunny Brinquedos – uma das principais importadoras de licenciados do Brasil – aposta em duas franquias de sucesso como protagonistas da época natalina: Sonic e A Casa Mágica da Gabby.
 

De acordo com dados internos da marca, os produtos licenciados de Sonic registraram um crescimento de 15% nas vendas em 2025, impulsionados especialmente pelo lançamento do filme Sonic 3, que chegou aos cinemas do final do ano passado e inspirou a produção de novos brinquedos e itens colecionáveis da franquia. A demanda vem prioritariamente do público infantil; no entanto, reforçando o apelo nostálgico e atemporal do ouriço azul, os conhecidos kidults – adultos que mantêm interesses, hobbies e hábitos de consumo associados ao universo infantil – também contribuíram positivamente para a performance de vendas da linha.
 

Imagem: Boneco Sonic – Sunny Brinquedos

Já os brinquedos de A Casa Mágica da Gabby seguiram a mesma tendência de alta. Com forte presença entre crianças de 3 a 8 anos, a coleção apresentou um avanço de 8% no volume vendido ao longo do ano, especialmente após a chegada de novos acessórios, playsets e personagens inspirados no novo live-action, que estreou em outubro nos cinemas brasileiros. Desde então, a franquia, que já era sucesso de vendas nos anos anteriores, consolidou-se como uma das mais procuradas do portfólio da Sunny, com forte presença no varejo físico e digital.
 

Imagem: Boneca Gabby – Sunny Brinquedos

Segundo Sharon Czitrom, diretora de marketing da Sunny Brinquedos, o movimento se intensificou no Dia das Crianças deste ano, quando as franquias foram protagonistas. Juntas, as duas linhas representaram 22% das vendas do período, seguido de uma boa performance nos meses seguintes. Para Sharon, o desempenho dos licenciados antecipa o potencial para o Natal deste ano, que deve seguir a mesma tendência do dia 12 de outubro.
 

Ainda segundo a executiva, apesar dos números indicarem a forte presença de Sonic e A Casa Mágica da Gabby embaixo das árvores este ano, a expectativa da Sunny Brinquedos é ampliar ainda mais o alcance das outras linhas presentes no catálogo da importadora, apostando em licenças estratégicas que interessam tanto ao público infantil, quanto aos jovens-adultos, como é o caso de Pokémon e os recém-chegados Kimmon – acessórios fashion e enigmáticos que acompanham as tendências dos chaveiros.
 

Os brinquedos podem ser encontrados nas melhores lojas físicas ou no e-commerce da marca.

Final da Copa do Brasil, clássicos europeus e grandes duelos nas quadras marcam a programação da semana 

Confira datas, horários e onde assistir aos principais jogos do futebol nacional e internacional, além dos destaques do NBB, NBA e do tênis 

Próximo ao final do ano, os esportes seguem em alta na SKY+, com finais, clássicos europeus e grandes duelos nas quadras. Na Copa do Brasil, a decisão será no domingo (21), com a final de volta entre Vasco da Gama e Corinthians. A partida será transmitida pela TV Globo, SPORTV, Premiere e Prime Video. 
 

Premier League toma conta do sábado (20) com quatro jogos da 17ª rodada: Newcastle x Chelsea, Wolverhampton x Brentford, Tottenham x Liverpool e Everton x Arsenal. Pela LaLiga EA Sports, o domingo (21) reúne dois confrontos da 17ª rodada: Real Madrid x Sevilla e Villarreal x Barcelona.O Campeonato Italiano também movimenta o domingo (21) com Genoa x Atalanta, pela 17ª rodada. As transmissões acontecem pela ESPN e do Disney+. 
 

No basquete, o NBB traz São José x Mogi na sexta-feira (19) e Minas x Flamengo na segunda-feira (23). Já a NBA apresenta uma programação intensa entre sábado (20) a sexta-feira (26), incluindo clássicos como Lakers x Clippers e jogos especiais no dia de Natal. Todas as partidas serão transmitidas pela ESPN e pelo Disney+. 
 

Para fechar, os fãs de tênis poderão acompanhar o ATP NextGen Finals 2025, que define seu campeão no domingo (21). A exibição também estará disponível pela ESPN e Disney+. 
 

Como ter acesso à SKY+?

Com a SKY+, o torcedor não precisa escolher entre a TV e o streaming – pode ter o melhor dos dois mundos. Fique pronto para vibrar com os gols, as jogadas épicas e as conquistas dos seus times favoritos. Para contratar, basta acessar a plataforma criar a conta e aproveitar no mesmo instante os mais de 90 canais ao vivo, nacionais e internacionais, além de mais de 10 mil títulos, entre filmes, séries e documentários, para assistir na hora e no lugar que quiser por meio de qualquer dispositivo: Smart TV, celular, tablet e computador.  É possível, ainda, turbinar o plano com Amazon Prime, HBO Max, Disney+, Paramount+, UFC Fight Pass, Premiere e SportyNet+. Não é necessária instalação de nenhum equipamento, basta ter acesso à internet para assistir a uma programação repleta de conteúdo. 

Confira todos os detalhes da programação:
 

COPA DO BRASIL – FINAL (VOLTA) 
Jogos em destaque 

Domingo, 21 de dezembro 
Vasco da Gama x Corinthians, às 18h30
Onde assistir? TV Globo, SPORTV, Premiere e Prime Video (os dois últimos com contratação via SKY+).

 
LALIGA EA SPORTS – 17ª RODADA 
Jogos em destaque 

Domingo, 21 de dezembro 
Real Madrid x Sevilla, às 17h
Onde assistir? Disney+ (com contratação via SKY+).
 

Villarreal x Barcelona, às 12h15
Onde assistir? ESPN e Disney+ (este último com contratação via SKY+)
 

CAMPEONATO ITALIANO – 17ª RODADA 
Jogos em destaque 

Domingo, 21 de dezembro 
Genoa x Atalanta, às 16h40
Onde assistir? ESPN e Disney+ (este último com contratação via SKY+)
 

PREMIER LEAGUE – 17ª RODADA 
Jogos em destaque 
Sábado, 20 de dezembro 
Newcastle United x Chelsea, às 9h30
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Wolverhampton x Brentford, às 12h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Tottenham x Liverpool, às 14h30
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Everton x Arsenal, às 17h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

NBB – TEMPORADA REGULAR 
Jogos em destaque  

Sexta-feira, 19 de dezembro 
São José x Mogi, às 19h10
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Segunda-feira, 23 de dezembro 
Minas x Flamengo, às 18h40
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

NBA – TEMPORADA REGULAR 
Jogos em destaque

Sábado, 20 de dezembro 
Dallas Mavericks x Philadelphia 76ers, às 21h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Domingo, 21 de dezembro 
Los Angeles Lakers x LA Clippers, à 0h30
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Segunda-feira, 22 de dezembro 
Charlotte Hornets x Cleveland Cavaliers, às 21h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Memphis Grizzlies x Oklahoma City Thunder, às 23h30
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Quinta-feira, 25 de dezembro 
Cleveland Cavaliers x New York Knicks, às 14h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

San Antonio Spurs x Oklahoma City Thunder, às 16h30
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Dallas Mavericks x Golden State Warriors, às 19h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Houston Rockets x Los Angeles Lakers, às 22h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

Sexta-feira, 26 de dezembro 
Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets, à 0h30
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)
 

ATP NEXTGEN FINALS 2025 
Jogos em destaque 

Domingo, 21 de dezembro 
Final, às 14h
Onde assistir? ESPN e Disney+. (este último com contratação via SKY+)

“A arte de governar é cuidar desse país”, destaca Lula ao fazer balanço das ações do Governo do Brasil

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, presidente Lula fez retrospectiva e destacou os avanços econômicos, sociais e institucionais do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 18 de dezembro, os avanços políticos, econômicos e sociais alcançados pelo país ao longo de quase três anos. Ele destacou que os resultados superam as projeções feitas no início da gestão. “Nós ganhamos as eleições para governar o Brasil. E para governar o Brasil, a gente tinha que ter em mente que a arte de governar é cuidar desse país e cuidar do povo brasileiro. E foi isso o que aconteceu”, afirmou o presidente Lula.
 

“Nós estamos no menor nível de pobreza da história do país. Nós tiramos o país da segunda vez do Mapa da Fome. Nós estamos, pela primeira vez, fazendo com que um processo de inovação crie uma nova indústria nesse país. Em todas as áreas que nós atuamos, a gente conseguiu, se não o sucesso pleno que a gente queria, a proeza de fazer com que o Brasil tivesse uma participação exitosa”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
 

Ao fazer um balanço do período, Lula afirmou que o país voltou a crescer acima de 3%, registrou a menor inflação acumulada dos últimos quatro anos, alcançou o menor nível de desemprego da história e apresentou recorde na massa salarial. Desde 2023, 4,9 milhões de empregos formais foram gerados e o desemprego chegou ao menor índice dos últimos 13 anos. “Nós estamos no menor nível de pobreza da história do país. Nós tiramos o país da segunda vez do Mapa da Fome. Nós estamos, pela primeira vez, fazendo com que um processo de inovação crie uma nova indústria nesse país”, disse o presidente. “Em todas as áreas que nós atuamos, a gente conseguiu, se não o sucesso pleno que a gente queria, a proeza de fazer com que o Brasil tivesse uma participação exitosa”, declarou.
 

REDUÇÃO DA POBREZA — O presidente também destacou o fortalecimento da economia real, com estímulo ao consumo, à geração de empregos e à circulação de renda. “O dinheiro circulando vai para o comércio, do comércio ele vai para a indústria, da indústria ele gera um emprego, o emprego gera um salário, o salário gera mais um consumidor e assim a economia começa a funcionar. Esse é o resultado milagroso desse país”, disse.
 

Para o presidente, a construção de um país mais justo passa pela ampliação da circulação de renda. “Muito dinheiro na mão de poucos significa miséria, pobreza, desnutrição, esquecimento de uma parte da sociedade. Ao passo que pouco dinheiro na mão de muitos significa exatamente o contrário. Essa é a tese pela qual a gente acha que um país pode dar certo, é fazer com que o dinheiro possa circular na mão de todas as pessoas”, declarou Lula.
 

ARTICULAÇÃO — No campo político, o presidente enfatizou a capacidade de governança e articulação do Executivo com o Congresso Nacional. Ele ressaltou a aprovação de cerca de 99% da agenda econômica enviada ao Legislativo, com destaque para a reforma tributária, considerada histórica. “É tudo à luz do dia e tudo conversado com o Congresso Nacional. Acho que o Congresso Nacional nunca teve tanta reunião com ministros brasileiros, sobretudo com o ministro da Fazenda [Fernando Haddad], como tem agora para aprovar as coisas”, afirmou Lula.
 

NOVO PAC — Lula também destacou os investimentos em infraestrutura por meio do Novo PAC, que já transformou grande parte dos recursos previstos em obras concluídas, em andamento ou contratadas. “Em agosto de 2025 fez dois anos [do lançamento do Novo PAC]. Em dezembro são dois anos e quatro meses e nós já utilizamos praticamente 79% desse R$ 1 trilhão e 800 bilhões”, disse Lula.
 

Atualmente, são 34,8 mil empreendimentos e previsão de investimento de R$ 1,8 trilhão até 2030 nas áreas de saúde, educação, cultura, sustentabilidade, transporte e infraestrutura. “Já conseguimos transformar em obras contratadas, licitadas, acabadas, em obras em andamento, numa demonstração da fluência e da competência das pessoas que também dirigiram a construção, a implementação e a execução do PAC”, prosseguiu.
 

ISENÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA — O presidente ressaltou a política tributária, com Imposto de Renda zero para quem recebe até R$ 5 mil. “Esse país vai ter uma política tributária mais equilibrada, em que não será apenas a classe média, a classe trabalhadora e os que ganham menos que pagam imposto de renda, que está mais ou menos repartido entre a sociedade o pagamento dos tributos nesse país”, registrou.
 

INTERNACIONAL — Na agenda internacional, Lula celebrou o retorno do Brasil ao protagonismo global, com atuação ativa em fóruns multilaterais e fortalecimento das relações diplomáticas. Além disso, mencionou o aumento recorde das exportações brasileiras. “Estou feliz com a nossa política externa. O Brasil virou personalidade mundial. O Brasil hoje é respeitado em todos os fóruns mundiais”, enfatizou. “Nós estamos batendo o recorde de produção agrícola e o recorde de fluxo no comércio exterior. Somos o segundo país em recebimento de investimento direto”, disse, em seu discurso.
 

COP30 — Ele ainda citou o sucesso da realização da COP30 em Belém e a liderança brasileira na transição energética, com uma das matrizes mais limpas do mundo. “A gente conseguiu colocar a Amazônia no cenário mundial como conseguimos colocar em dois meses no mundo inteiro. E o povo do norte do país mostrou ao mundo a exuberância dos nossos rios, das nossas florestas e a nossa capacidade de articulação”, registrou.
 

JORNADA 6X1 — Sobre a escala de trabalho 6×1, o presidente afirmou que o Brasil reúne hoje as condições econômicas e sociais para avançar nesse debate. “Por que não reduz a jornada de trabalho? Para o trabalhador ficar mais tempo em casa, cuidar melhor da família, estudar um pouco mais. Eu acho que o comércio está preparado, a indústria está preparada e os avanços tecnológicos permitem que a gente faça a redução da jornada de trabalho”, ressaltou o presidente.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Dólar norte-americano permanece como moeda mais negociada e dólar canadense registra avanço de 12% em novembro

Digital Money Transection

Levantamento da Travelex Confidence indica avanço do dólar canadense impulsionado por viagens de fim de ano e planejamento de estudos no exterior

O dólar norte-americano segue, pelo 14º mês consecutivo, como a moeda mais procurada por pessoas físicas em todo o Brasil, de acordo com levantamento da Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo. Apesar de seguir inabalável no topo do ranking, a divisa apresentou retração de 5% no comparativo com outubro. Esse movimento acompanhou quatro das cinco moedas mais transacionadas em novembro, com exceção do dólar canadense.
 

A moeda oficial do Canadá se destacou no período com aumento na procura de 12% no comparativo entre meses e 36% quando comparada a novembro de 2024, ficando com a quarta posição no ranking. Para Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, a maior demanda pelo dólar canadense no período tem conexão com três fatores principais: turismo de inverno, intercâmbios e valorização do real. “O Canadá é um dos países preferidos para turismo nessa época do ano, principalmente por causa das atrações de inverno e paisagens nevadas. Além disso, novembro é um período estratégico para aproveitar promoções de viagens e cursos de intercâmbio, sendo o país um local de grande atratividade para estudantes brasileiros. Soma-se a tudo isso o fato de que, comparado ao status atual do dólar, euro e libra esterlina, o dólar canadense é uma divisa mais acessível”, explica.
 

O euro, que figurou na segunda colocação, teve retração de 27% no período, ainda que tenha apresentado um aumento de 17% em relação a novembro de 2024. A libra esterlina, terceira colocada, teve uma queda de 8% no comparativo entre meses e o iene, na quinta posição pelo terceiro mês consecutivo, registrou uma redução de 23% frente a outubro.
 

A manutenção do iene no top 5, lugar que comumente é ocupado ora pelo dólar australiano, ora pelo peso mexicano, é um reflexo do aumento do interesse de turistas brasileiros para viagens ao Japão durante o outono no Hemisfério Norte. “Os meses de setembro a novembro são muito atrativos para quem deseja conhecer cidades japonesas, principalmente pelo clima mais ameno e paisagens únicas nesse período. A reciprocidade da isenção de visto de turismo entre os governos japonês e brasileiro segue sendo também um facilitador para quem deseja programar esse tipo de roteiro”, complementa Arbex.
 

Confira o TOP 5 de venda de moedas de novembro de 2025 comparado ao mês de outubro de 2025, em relação à média de 2024 e 2023:

MOEDA

Variação do volume (R$) nov25 em relação a out’25
Variação do volume operado (R$) do mês analisado em relação ao mesmo mês no ano anterior
Variação de volume operado (R$) do mês analisado em relação Média de volume operado por mês no ano de 2024
Variação de volume operado (R$) do mês analisado em relação Média de volume operado por mês no ano de 2023

Dólar (USD)-5%21%8%-22%
Euro (EUR)-27%17%-20%-36%
Libra Esterlina (GBP)-8%-8%-33%-50%
Dólar Canadense (CAD)12%36%-16%-44%
Iene-23%-2%-13%-1%

Dólar australiano tem aumento de 1288% no volume de transferências internacionais


No segmento de transferências internacionais, o levantamento apontou um aumento exponencial de 1288% do dólar australiano (AUD) em novembro quando comparado às movimentações no mês anterior. Apesar de ter concentrado apenas 4% do volume no período, a divisa oficial da Austrália teve o segundo maior ticket médio.
 

O dólar dos Estados Unidos concentrou 48% das transferências em novembro, enquanto o euro foi responsável por 40%. Na terceira colocação, o dólar canadense teve 6% de participação das movimentações e o dólar neozelandês (NZD), na quinta posição do ranking, apenas 2%.
 

Para Arbex, o desempenho do dólar australiano é reflexo das admissões de verão do país. “A Austrália é um destino muito procurado por brasileiros para vistos de estudante e trabalho parcial. Novembro costuma ser o período de “summer intake”, em que as instituições de ensino fazem a admissão e é preciso pagar taxas administrativas e de matrícula”, explica.
 

Entre os principais corredores de transferência, Estados Unidos (42%), Reino Unido (14%) e Portugal (13%) seguem sendo os principais destaques como destinos de envios. No fluxo inverso, Canadá, em segundo lugar com 15% das participações, e Itália, em terceiro com 10%, completaram o pódio junto aos EUA (60%) como países que mais enviaram recursos ao Brasil.
 

Sobre o Grupo Travelex Confidence

O Grupo Travelex é especialista em câmbio, com reconhecimento internacional e presença em mais de 20 países. No Brasil, é formado pelo Banco Travelex, primeiro banco autorizado pelo Banco Central a atuar exclusivamente em operações de câmbio e que, em dezembro de 2024, recebeu autorização para operar como banco múltiplo, e pela Travelex Confidence, corretora de câmbio com a maior capilaridade do país e mais de 25 anos de experiência no setor. Entre os serviços oferecidos pelo Grupo estão as operações cross-borders, como transferências e pagamentos internacionais, importação, exportação, eFX, além da compra e venda de mais de 20 moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, cartão pré-pago internacional, Conta Global, seguro-viagem, eSIM para celular, entre outros. Os clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com um modelo de atendimento omnichannel, disponível por meio da loja online, aplicativo, internet banking, mesas de operações via telefone ou WhatsApp, além de mais de 140 pontos de atendimento distribuídos por todo o território nacional.

Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante terão R$ 5 bilhões de investimento

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados do FMM em 2025 - Foto: Divulgação

Volume total aprovado em 2025 chega a R$ 32,1 bilhões, o maior desde a criação do Fundo

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), aprovou 25 novos projetos que somam R$ 3,8 bilhões em investimentos e reapresentou nove outros no valor de R$1,2 bilhão, durante a 61ª Reunião Ordinária realizada nesta quarta-feira (17). No acumulado de 2025, o Fundo já alcança R$ 32,1 bilhões em projetos aprovados um recorde histórico desde sua criação, em 1958. As iniciativas têm potencial para gerar 9.662 empregos diretos e fortalecer a indústria naval e a navegação interior do país.

Entre os principais projetos aprovados, está o da Mobile Port Logística e Navegação Ltda., que prevê a construção de 93 embarcações, sendo 86 balsas, dois rebocadores, quatro empurradores e uma estação de transbordo flutuante totalizando R$ 1,07 bilhão em investimentos, com impacto direto na logística do Arco Norte.

.

Também foi aprovado o projeto da Transpetro para a construção de 36 embarcações (18 barcaças e 18 empurradores), no valor de R$ 616 milhões, atualmente em fase de licitação.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado confirma o compromisso do Governo Federal com a retomada do setor naval. “O Fundo da Marinha Mercante é um instrumento estratégico para fortalecer a indústria naval, modernizar a frota brasileira e ampliar a eficiência logística do país. Esses investimentos geram emprego, renda e promovem o desenvolvimento regional”, afirmou.

Segundo o secretário executivo do MPor e presidente do CDFMM, Tomé Franca, os projetos refletem o alinhamento do Fundo às prioridades do setor. “As decisões do Conselho fortalecem a navegação interior, ampliam a capacidade logística do país e garantem previsibilidade aos investimentos. O Fundo cumpre um papel essencial ao apoiar desde a modernização da frota até a melhoria da infraestrutura portuária”, destacou.

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados do FMM em 2025. Um total de R$ 7,3 bilhões já foi contratado no ano, o maior volume dos últimos 13 anos. Até novembro, os recursos de crescimento somaram R$ 1,5 bilhão, consolidando a retomada da indústria naval e a atuação estratégica do Fundo.

.

Investimentos do Fundo Clima
 

O FMM também destinou R$ 4,2 bilhões ao Fundo Clima (EcoInvest), voltados à modernização de hidrovias e portos, ao apoio a comunidades ribeirinhas e à redução das emissões de carbono no setor aquaviário.

Para o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier, a iniciativa demonstra o compromisso ambiental da pasta. “A descarbonização da navegação e da infraestrutura aquaviária é um eixo central da política pública que estamos construindo. Direcionar recursos para projetos mais eficientes, com menor impacto ambiental e forte integração com a bioeconomia, especialmente na Amazônia, é fundamental para tornar o transporte aquaviário mais competitivo e sustentável”, concluiu.

Próximos passos
A próxima rodada de análise de projetos ocorrerá na 62ª Reunião Ordinária do CDFMM, marcada para 19 de março de 2026. As propostas poderão ser apresentadas até 19 de janeiro de 2026.

Após aprovação, os empreendimentos terão até 450 dias para formalizar a contratação do financiamento, prazo que pode ser reduzido para 180 dias em caso de prorrogação.