Início Site

Vinicius Jr. marca, Real Madrid sofre, mas empata com Leipzig e avança às quartas da Champions League

Real Madrid está nas quartas de final da Champions League! Nesta quarta-feira (6), o time merengue empatou em 1 a 1 com o RB Leipzig, no Santiago Bernabéu, no dia em que completa 122 anos.

Vinicius Jr. balançou as redes para a equipe comandada por Ancelotti, que avançou no mata-mata com 2 a 1 no agregado. Orbán descontou para os alemães.

O próximo adversário do Real será definido por sorteio no dia 15 de março.

As quartas da Champions serão disputadas entre 9 e 17 de abril.

A decisão será no dia 1º de junho, no estádio de Wembley, em Londres.

O jogo

Depois de vencer por 1 a 0 na Alemanha com um golaço de Brahim Díaz, o time espanhol entrou em campo nesta quarta com a vantagem do empate.

No 1º tempo, o Real entrou em campo com o regulamento nas mãos e pouco criou. O Leipzig, por sua vez, teve mais posse de bola e desperdiçou boas chances de marcar, principalmente com Openda. Na reta final, os alemães pressionaram e só não balançaram as redes, porque Lunin catou um chute de Xavi Simons.

Para o 2º tempo, Ancelotti tirou Camavinga para a entrada de Rodrygo. A substituição fez efeito nos primeiros minutos e mudou o clima no Bernabéu.

Com o apoio da torcida, o Real foi entrando no jogo. Kroos poderia ter marcado aos 14, mas parou em uma grande defesa de Gulácsi. Na sequência, Rodrygo também botou o goleiro do Leipzig para trabalhar.

Até que aos 19, Vinicius Jr. recebeu um passe açucarado de Bellingham e finalizou no contrapé de Gulácsi para fazer 1 a 0.

Só que a alegria dos espanhóis durou pouco. O Leipzig não sentiu o golpe, foi para cima e deixou tudo igual com Orbán três minutos depois.

O gol colocou fogo na partida, e o time alemão seguiu pressionando para ao menos levar o duelo para a prorrogação.

Nos acréscimos, o Leipzig foi para o tudo ou nada, mas Dani Olmo carimbou a trave.

Policlínica do Gama registra 120 mil atendimentos em dez meses e amplia acesso à saúde especializada

Entre janeiro e outubro deste ano, a Policlínica do Gama alcançou 120 mil atendimentos | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Unidade alcança média de 12 mil atendimentos mensais em 2025, crescimento de 50% em relação aos anos anteriores

Entre janeiro e outubro deste ano, a Policlínica do Gama alcançou 120 mil atendimentos, reunindo todas as especialidades. São cerca de 12 mil pacientes por mês, um aumento de 50% em comparação aos anos anteriores, quando a média mensal girava em torno de oito mil pessoas. A maioria dos serviços foi realizada por técnicos de enfermagem (26,86%), seguidos por profissionais das áreas de fisioterapia (18,93%), enfermagem (12,79%) e fonoaudiologia (7,80%).

A gerente da Atenção Secundária da Policlínica do Gama, Raquel Carneiro, atribui o resultado satisfatório a um conjunto de fatores e ao empenho das equipes. “Abrimos mais serviços, a própria mudança de local, menos faltas dos pacientes, menos absenteísmo dos nossos servidores, tudo reforçou para esse resultado. Para diminuir as faltas dos pacientes, por exemplo, agora conversamos mais por mensagens, com diversas confirmações. Com isso, temos uma comunicação melhor”, comentou.

As melhorias também são sentidas pelos pacientes, como Luiza Lima, 73 anos, que frequenta a unidade há três meses para troca de curativo por conta de uma queimadura na perna. “Aqui, trabalham muito bem. Marquei muitas consultas. Para qualquer coisa que preciso, todos são bem prestativos. O tratamento está sendo muito bom”, elogiou.

Policlínica

A policlínica é uma unidade de saúde especializada, ou seja, os pacientes são encaminhados por meio do Complexo Regulador. O local oferece atendimentos de cardiologia, neurologia, pediatria (geral, reumatologia, pneumologia, alergia, endocrinologia), endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia, nefrologia, feridas complexas, pé diabético, otorrinolaringologia, ginecologia e reumatologia.

A filha da Tatiane Silva, 36, por exemplo, foi encaminhada para o atendimento com pneumologista após um quadro severo de pneumonia. Na unidade, além da consulta, a pequena Mariana também realizou o teste de alergia. “Todo o atendimento foi feito na policlínica e eu gostei muito. Aqui é rápido, no sentido de chegar e esperar ser chamada, é muito rápido”, comentou a mãe.

Reforma

Inaugurada em dezembro de 2024, a Policlínica do Gama representa um marco na região por ampliar a assistência à população. São 24 consultórios e mais de 13 especialidades atendidas.

O edifício tem três pavimentos, com mais de 2,7 mil m² de área construída. A entrada principal conta com rampa de acessibilidade e os atendimentos ocorrem no primeiro andar, com cada área de especialidade contando com recepção e enfermagem.

Foram aprimorados ainda os banheiros adulto e infantil e um banheiro da família com fraldário. Todo o espaço passou por pintura, troca de piso, iluminação, cadeiras e placas de indicação novas. Outro diferencial é o espaço infantil com bonecas, carrinhos e peças pedagógicas onde as crianças brincam e se entretêm enquanto aguardam consulta.

Além disso, o local inovou com a criação do Ambulatório da Dor. Um espaço dedicado a pessoas que sofrem com dores crônicas, persistentes e debilitantes. A equipe oferece uma abordagem multidisciplinar, com foco em terapias alternativas e não medicamentosas, priorizando a qualidade de vida dos pacientes.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Pedrosa destaca fiscalização e execução do orçamento ao fazer balanço do mandato

Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da CLDF afirma que orçamento precisa sair do papel e chegar à população

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) fez um balanço do mandato e da atuação ao longo do ano à frente da presidência da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Segundo ele, o papel da comissão vai além do debate político e exige acompanhamento técnico permanente, cobrança da execução orçamentária e fiscalização das ações do governo para que os recursos aprovados se transformem em políticas públicas efetivas.

Pedrosa destacou que a rotina da COF envolve responsabilidade direta sobre a aplicação do dinheiro público e o monitoramento das prioridades definidas no orçamento. Para o parlamentar, a atuação da Câmara Legislativa não pode se limitar à aprovação formal das peças orçamentárias.

“O trabalho vai muito além do debate político. A gente tem que deixar claro que participa, porque é parte do trabalho da Câmara Legislativa de fiscalização”, afirmou o deputado.

Orçamento como instrumento de política pública

Ao comentar os desafios da comissão, Pedrosa ressaltou que o orçamento precisa ter impacto concreto na vida da população. Na avaliação dele, não basta que as previsões estejam registradas nos documentos oficiais se não houver execução e acompanhamento dos resultados.

“O orçamento não pode ser simbólico. Ele precisa virar política pública na ponta”, disse, ao defender maior rigor na fiscalização e no acompanhamento técnico das despesas.

O deputado também pontuou que a atuação da COF é estratégica para garantir transparência, eficiência no uso dos recursos e alinhamento entre planejamento e execução. Segundo ele, esse trabalho é fundamental para fortalecer o papel do Legislativo no controle das contas públicas e na defesa do interesse da sociedade do Distrito Federal.

Garagem VW: Gol se despede de 2025, após completar 45 anos

– No apagar das luzes de 2025, relembre os 45 anos do carro mais icônico do Brasil;
 

– Ao longo de sua história no mercado, o modelo superou as 8 milhões de unidades vendidas, sendo o carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos;
 

– Versão esportiva do hatch, o Gol GTi, inaugurou a era da injeção eletrônica no País;
 

– E ainda: veja dez coisas que você precisa saber sobre o Gol.

São Bernardo do Campo, 26 de dezembro de 2025 – Apresentado oficialmente à imprensa em 15 de maio de 1980, o Volkswagen Gol é o carro nacional com mais história para contar. Ele foi protagonista, líder de vendas e referência para os concorrentes: o carro mais produzido, vendido e exportado na história do setor automotivo brasileiro. Mas, quem aí lembra do nascimento do Gol?
 

Lançado nas versões básica e L, ambas com motor 1.3l de 42 cv arrefecido a ar – derivado do Fusca -, o Gol se posicionava entre o Brasília e o Passat. Mal havia chegado ao mercado e, já em 1981, as versões S e LS embalavam um novo motor 1.6, também a ar, mas com dupla carburação e 51 cv. No ano seguinte, 1982, o Gol pegou carona na Copa do Mundo de Futebol e, uma nova versão, baseada na luxuosa LS, nascia para se tornar um dos modelos mais raros da família. A sofisticada configuração Copa, em homenagem à edição que foi sediada na Espanha, hoje é um dos modelos mais disputados pelos colecionadores.
 

E por falar em colecionador, quem aí ainda “vira o pescoço” quando passa um Gol GT na rua? Pois bem, a primeira versão esportiva do Gol nasce em 1984, estreando a era de motores de refrigeração líquida – no caso, um 1.8l de 99 cv que, mais tarde, equiparia o Santana. Era o começo de uma dinastia de esportivos nacionais.

O Gol já tinha uma carreira agitada quando, em 1985, tomou emprestada a frente (com faróis maiores e agora acompanhados da luz de direção) do Voyage e da Parati nas versões equipadas com motor arrefecido a água. Em 1986, os motores foram evoluídos e modernizados, nascendo a lenda AP 600 (Alta Performance).
 

O ano de 1987 foi um marco na história do Gol, que recebia sua segunda e mais profunda reestilização ao receber novos faróis, grade e lanternas, além de para-choques mais envolventes e rodas redesenhadas. Um novo esquema de nomenclatura – C, CL e GL – definia os níveis de acabamento e equipamentos, enquanto o GT era sucedido pelo mais apimentado GTS. Com sete anos de vida, o Gol assume a liderança no ranking de vendas.
 

Em outubro de 1988, o Salão do Automóvel revelou o primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica. Essa tecnologia estava debaixo do capô do já icônico Volkswagen Gol, nascendo assim a mítica versão esportiva GTi, já como modelo 1989. Dotado de motor 2.0l, dispunha de 120 cv de potência máxima e aceleração de zero a 100 km/h abaixo dos nove segundos, números inigualáveis na categoria.
 

Clique Para Download


O Gol atravessa a década de 1990 evoluindo em acabamento interno e design, ao mesmo tempo em que protagoniza o surgimento de uma nova categoria de automóveis: os 1.0l – quem não lembra do Gol 1000? Em 1993, o modelo chega à marca de 1.000.000 de unidades vendidas.
 

O Gol Copa, – olha ele aí outra vez -, reaparece em 1994 homenageando o maior torneio de futebol do mundo, agora sediado pelos EUA. Com um tom de azul similar ao do primeiro Copa e emprestando elementos do GTi, como as lanternas fumê, os faróis de longo alcance e o volante “quatro bolas”, o modelo marca também o adeus da primeira geração – a segunda estreia em setembro e logo ganha o apelido “bolinha”.
 

O esportivo GTI (sim, agora com “i” maiúsculo) mantém sua aura agora com um 2.0l de 16V e 145 cv, importado da Alemanha. Em 1996, o último Gol 1000 “quadrado” deixa a linha de produção e, na virada para os anos 2000, surge o Gol “G3”.
 

Um novo século se abre e o Gol reafirma seu pioneirismo com uma versão 1.0l turbo, de 112 cv e 15,8 kgfm. Logo depois, mais especificamente em 2001, o hatch alcança 3,2 milhões de unidades comercializadas e assim ultrapassa o Fusca.
 

Foi a década do pioneirismo para a linha Gol. Depois do turbo, o pioneiro do total flex, em 2003, o Gol G5 e sua moderna plataforma PQ24 (2008) e o câmbio automatizado i-Motion (2009).
 

Em 2014, após um recorde de 27 anos seguidos no topo do ranking de emplacamentos, o Gol deixa liderança do mercado. Dois anos depois, passa por sua última cirurgia estética e recebe um moderno e econômico motor 1.0l, três-cilindros de 12V (82 cv).
 

Clique Para Download


E o Gol na Garagem Volkswagen?
 

São milhares de histórias, dezenas de marcos tecnológicos e de vendas e o Gol segue ainda na vida dos brasileiros, após 45 anos do seu lançamento. Um legado que é contado em partes na Garagem Volkswagen. A primeira versão, com motor 1.3l “a ar”, pintada na cor oficial do lançamento (vermelha) se tornou uma das relíquias mais importantes do acervo. Trata-se do primeiro Gol a obter a “placa preta”, um 1300 L 1980. Adquirido de um colecionador e restaurado pelo departamento de Desenvolvimento do Produto, este exemplar foi o protagonista da “Gol Fest”, celebração dos 30 anos da produção do modelo, realizada no Sambódromo do Anhembi (SP), em 2010.
 

Gol GTI
 

O ano de 1987 foi um marco na história do Gol, que recebia sua segunda e mais profunda reestilização ao receber novos faróis, grade e lanternas, além de para-choques mais envolventes e rodas redesenhadas. Um novo esquema de nomenclatura – C, CL e GL – definia os níveis de acabamento e equipamentos, enquanto o GT era sucedido pelo mais apimentado GTS. Com apenas sete anos de vida, assumia a liderança no ranking de vendas.
 

Mas seu ímpeto não parava aí: no Salão do Automóvel de 1988 estreava a versão GTi e seu 2.0l 8V de 120 cv e 18,4 kgfm de torque – o primeiro com injeção eletrônica a equipar um automóvel nacional. O modelo chegaria às ruas em janeiro redefinindo os conceitos do carro esportivo nacional.
 

Este exemplar 1993 pertenceu à frota de testes da Engenharia e anota apenas 26 mil quilômetros no odômetro.
 

Gol GII
 

Com o Brasil ainda entorpecido pelo tetracampeonato mundial de futebol, a Volkswagen lançou o Gol “GII”, em setembro de 1994. Instantaneamente apelidado de “bolinha”, o novo hatch experimentou nessa fase uma versão GTI com motor importado da Alemanha, uma série especial em homenagem aos Rolling Stones e a primeira carroceria com quatro portas.
 

Antes de sair de linha, um Gol 1999 CL 1.6, na cor Azul Cancun, foi transferido da linha de montagem diretamente para o acervo da empresa. Conta atualmente com aproximadamente 400 quilômetros rodados.
 

Clique Para Download


Gol Endurance
 

A proposta lançada no Salão do Automóvel de 2002 remetia aos feitos automobilísticos dos anos 1960 e tinha como objetivo promover o Gol, em uma grande jogada de marketing: quebrar o recorde mundial de Endurance (longa duração) na categoria. Foram poucos meses de preparação até que a marca fosse alcançada: o Gol estabeleceu, às 12h23 do dia 15 de janeiro de 2003 a marca de 25 mil km rodados.
 

O local para a prova, nomeada Endurance VW, foi o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. O trecho definido para o recorde foi o anel externo do circuito, com 3.108 metros de extensão.
 

Três unidades do Gol Power 1.6 foram escolhidas na linha de produção para o desafio. As únicas alterações realizadas foram a instalação de proteção no habitáculo dos veículos (“gaiola” de proteção) e de faróis auxiliares de longo alcance.
 

Foram nove dias de rodagem ininterrupta, durante os quais os carros só paravam para troca de pneus e pastilhas de freios e abastecimento, além de cumprir os períodos de revisão.
 

O primeiro Gol chegou aos nove mil km às 22h30 do dia 9 de janeiro. O segundo, que largou dia 10, estabeleceu a marca de 10 mil km às 17h04 do dia 13 de janeiro, após 3.218 voltas.
 

Após mais de oito mil voltas no circuito, o terceiro Gol chegava à marca de 25 mil km rodados em Interlagos. É esse o modelo exposto na Garagem VW, que está mantido com os adesivos originais do evento. A equipe era composta por 120 pessoas, entre técnicos, pilotos, fiscais e organizadores. Foram selecionados 15 pilotos, rodando cerca de 1h30. Os carros rodavam 24 horas, sempre no limite.
 

Gol GIII
 

Ao somar 3,2 milhões de unidades comercializadas, em 2001, o Gol bateu o recorde de vendas do Fusca. Quase simultaneamente, a versão GTI se aposentava.

Naquele mesmo ano, um Gol GIII equipado com motor 1.0l 16V representou o marco de 10 milhões de Volkswagen produzidos no Brasil. Saiu da linha de montagem direto para a coleção da companhia.
 

Clique Para Download


Gol GIV e G5
 

Maior reformulação na linha Gol ocorre em 2008, com o lançamento do G5. Baseado na moderna plataforma PQ25, emprestada do Polo, o hatch passava a contar com motores dispostos transversalmente e não mais longitudinalmente.
 

Antes de se despedir, um Gol GIV 2006, equipado com motor 1.6l, foi guardado para compor o acervo de modelos históricos da Volkswagen do Brasil.
 

Gol Vintage
 

Apresentado como carro-conceito na “Gol Fest”, evento realizado em 2010 que celebrou os 30 anos do modelo, o Gol Vintage foi tão aclamado que acabou virando série limitada.
 

Entre os diferenciais, numeração da unidade no painel, pintura bicolor, rodas exclusivas, faixas laterais com o nome da versão e interior seguindo a mesma temática branca e preta. Uma guitarra Tagima foi desenvolvida especialmente para o carro, dotada de um sistema de pré-amplificação interno que permitia conectá-la ao sistema de som do veículo por meio de uma entrada especial.
 

Em exposição, o conceito do Gol Vintage, zero-quilômetro, deu origem a série limitada.
 

Gol Rallye
 

Os chamados “aventureiros urbanos” viveram seu auge em 2000, e uma das principais expressões dessa categoria foi o Gol Rallye. De perfil off-road, o modelo surgiu em 2004, na terceira geração, foi reeditado em 2007, na quarta, e novamente relançado em 2010, já em sua quinta fase.
 

O apelo aventureiro não era apenas estético: a suspensão fora elevada em 28 milímetros, esticando para 171 milímetros a altura livre do solo, e era acompanhada de novas molas e amortecedores mais firmes.
 

A unidade exposta, que compôs a frota de testes da Engenharia, é de 2011 e registra aproximadamente 88.000 quilômetros.
 

Gol GT Concept
 

Produzido entre 1984 e 1987, quando fora substituído pelo lendário GTS, o GT foi mais do que o primeiro Gol esportivo, ao inaugurar na linha a refrigeração líquida – no caso o 1.8 de 99 cv que logo depois chegaria ao Santana. Formava-se ali a dinastia de hatches esportivos da marca.
 

Pois durante o Salão do Automóvel de 2016, o modelo ganhou uma releitura. Autoria do estúdio de Design da Volkswagen do Brasil, o Gol GT Concept foi o que podemos chamar de “show car”: pintura Cinza Volcano com detalhes vermelhos e teto em preto brilhante, rodas de 18 polegadas, faróis em LED e para-choques envolventes; na cabine, a esportividade estava nos bancos tipo concha, logo “GT” no painel, volante do Golf GTI, pedais e alavanca do câmbio revestidos em alumínio e solteiras das portas alusivas à versão. Foi um dos carros mais badalados no estande da Volkswagen durante o evento.
 

Gol Last Edition

Após 42 anos de produção ininterrupta na fábrica de Taubaté (SP) e depois de criar histórias com brasileiros e latinos de todos os cantos do continente, o Gol chega a sua última versão. Para honrar a despedida do carro mais produzido, vendido e exportado na história do mercado brasileiro, a Volkswagen apresenta a edição limitada Last Edition.
 

Atendimentos na Policlínica do Gama crescem 50% e reforçam assistência à população

A Policlínica do Gama alcançou a marca de 120 mil atendimentos entre janeiro e outubro de 2025, consolidando-se como uma importante referência em saúde especializada para a região. A média mensal chegou a cerca de 12 mil pacientes, número que representa um crescimento de aproximadamente 50% em relação aos anos anteriores, quando o volume girava em torno de oito mil atendimentos por mês.

Os serviços mais realizados no período foram conduzidos por técnicos de enfermagem, seguidos por atendimentos nas áreas de fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia, demonstrando a diversidade de cuidados ofertados pela unidade.

De acordo com a gestão da policlínica, os resultados são reflexo da ampliação dos serviços, da mudança para uma estrutura mais adequada e da melhoria na comunicação com os pacientes. O uso mais frequente de mensagens para confirmação de consultas contribuiu para reduzir faltas e otimizar a agenda, além do maior comprometimento das equipes de trabalho.

Com estrutura superior a 2,7 mil metros quadrados, a Policlínica do Gama conta com 24 consultórios e atende mais de 13 especialidades médicas. Entre elas estão cardiologia, neurologia, pediatria em diferentes áreas, endocrinologia, dermatologia, geriatria, nefrologia, ginecologia, otorrinolaringologia, reumatologia, além de serviços voltados ao tratamento de feridas complexas e pé diabético.

Pacientes que utilizam a unidade destacam a agilidade e a qualidade do atendimento. Muitos relatam facilidade no agendamento, rapidez no fluxo das consultas e atenção por parte dos profissionais, fatores que contribuem para a continuidade dos tratamentos.

Por ser uma unidade de atenção secundária, o acesso à policlínica ocorre por meio de encaminhamento do sistema de regulação. Além das consultas especializadas, alguns pacientes também realizam exames e procedimentos complementares no próprio local, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras unidades de saúde.

Inaugurada em dezembro de 2024, a atual estrutura da Policlínica do Gama passou por ampla revitalização. O prédio possui três pavimentos, acessibilidade garantida, recepções setorizadas por especialidade e espaços de apoio à enfermagem. Os banheiros foram modernizados, incluindo opções adaptadas para crianças e famílias, e todo o ambiente recebeu melhorias como nova pintura, iluminação, mobiliário e sinalização.

Outro destaque é o espaço infantil, planejado para acolher crianças durante a espera pelas consultas, além da implantação do Ambulatório da Dor. O serviço é voltado ao atendimento de pacientes com dores crônicas, oferecendo acompanhamento multidisciplinar e alternativas terapêuticas que priorizam o bem-estar e a qualidade de vida.

Com números expressivos e estrutura ampliada, a Policlínica do Gama segue fortalecendo o acesso da população a serviços especializados de saúde no Distrito Federal.

Fonte: https://acontecedf.com.br

Registradas 82 infrações de trânsito na véspera de Natal

Fiscalização tem sido rigorosa para garantir a segurança de todos nas vias do DF | Foto: Flávio Maciel/Detran-DF

Ações da Operação Boas Festas foram realizadas em Águas Claras e Sobradinho

Nessa quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar (PMDF), realizou a operação Boas Festas em Águas Claras e Sobradinho. Durante as ações de fiscalização, foram registradas 82 infrações de trânsito, sendo oito por conduzir veículo após o consumo de álcool e 74 por motivos diversos.

Na ação realizada em Sobradinho, agentes do Detran-DF e policiais do 13° Batalhão da PMDF identificaram três veículos com restrição de roubo ou furto, que foram encaminhados à 35ª Delegacia de Polícia. Além disso, um condutor inabilitado foi flagrado transportando substâncias ilícitas no veículo. Ele e o passageiro também foram conduzidos à delegacia.

Infratores contumazes

Durante a operação realizada em Sobradinho, os agentes recolheram uma motocicleta com R$ 10.091,48 em débitos, sendo R$ 9.108,94 referentes a multas de trânsito. O último licenciamento do veículo foi realizado em 2020. Também foi recolhido um automóvel com R$ 9.685,64 em débitos, cujo último licenciamento ocorreu em 2015. O veículo acumula R$ 8.235,76 em multas de trânsito e, no momento da abordagem, era conduzido por um motorista que não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Operação Boas Festas tem como objetivo reforçar a fiscalização de trânsito durante o período de confraternizações de fim de ano. As ações seguem até 4 de janeiro.

*Com informações do Detran-DF

Segurança Pública do DF vive ano de entregas, valorização histórica e reforço do efetivo

Sandro Avelar: "Valorizar quem está na linha de frente é investir diretamente na segurança da população, e é isso que garante resultados consistentes e um DF cada vez mais seguro" | Fotos: Divulgação/SSP-DF

O combate à violência doméstica também foi um destaque de 2025, com a ampliação do programa Viva Flor

Com políticas estruturantes, investimentos contínuos e reconhecimento efetivo dos profissionais, o GDF consolidou conquistas que fortaleceram as forças de segurança e ampliaram a proteção à população em 2025. 

Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, os avanços refletem uma política pública madura, técnica e orientada por dados: “Encerramos 2025 com conquistas históricas: reforçamos o efetivo em níveis inéditos, avançamos na valorização dos nossos profissionais, entregamos estruturas integradas, ampliamos políticas de proteção às mulheres, fortalecemos a produção de dados e transformamos boas práticas em políticas de Estado. Esses avanços só foram possíveis porque trabalhamos com planejamento, integralidade e decisões baseadas em evidências. Valorizar quem está na linha de frente é investir diretamente na segurança da população, e é isso que garante resultados consistentes e um DF cada vez mais seguro”.

Um dos principais marcos do ano foi a nomeação de 2.158 novos profissionais, entre policiais militares, agentes da Polícia Civil, bombeiros militares e policiais penais — mais de duas mil nomeações concentradas somente no mês de dezembro, ampliando significativamente a presença do Estado no território e a capacidade de resposta das corporações.

O reajuste salarial de até 28,40% é um fator de reconhecimento do investimento do GDF na qualidade do serviço prestado à população

A valorização das forças ganhou novo patamar com o reajuste salarial entre 19,60% e 28,40% no acumulado de 2025 e 2026. A medida reconhece o trabalho desempenhado diariamente pelos profissionais e se reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população, fortalecendo a segurança em todo o DF.

LEIA TAMBÉM

Violência doméstica

O enfrentamento à violência doméstica é uma das pautas prioritárias da segurança pública do DF. Neste ano, o Programa Viva Flor passou a ser implementado também em delegacias circunscricionais, chegando a delegacias de Paranoá, Planaltina, Gama, Santa Maria e Brazlândia. O serviço permite que as vítimas saiam das delegacias já com o dispositivo de proteção e monitoramento, garantindo resposta rápida e mais segurança.

O Programa Viva Flor chegou a delegacias de Paranoá, Planaltina, Gama, Santa Maria e Brazlândia, garantindo resposta rápida e mais segurança

Ainda em 2025, foi publicada a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas, transformando boas práticas em política de Estado. O documento define como “pessoa desaparecida” todo ser humano com paradeiro desconhecido, até que localização e identificação sejam confirmadas por meios físicos ou científicos. A política reúne diretrizes de prevenção, enfrentamento, proteção e assistência a familiares, além do uso de tecnologia e integração de dados para dar mais rapidez e eficiência às buscas.

O diálogo institucional também foi fortalecido. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) promoveu encontro com representantes da imprensa, destacando o papel do jornalismo na análise e divulgação responsável dos indicadores e na construção da sensação de segurança da população. A participação da imprensa e da população é uma das marcas da segurança pública local. Por meio dos Conselhos de Segurança Comunitário (Consegs), no decorrer de 2025, cerca de 8 mil pessoas participaram das reuniões.

*Com informações da SSP-DF

Detran-DF inicia fiscalização do licenciamento 2025 para veículos com placas finais 9 e 0

Até o momento, apenas 38% da frota em circulação está licenciada, o que corresponde a 826.657 veículos dos 2.163.353 registrados no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Detran-DF

Condutores devem regularizar débitos e emitir o CRLV-e para evitar multa, pontos na CNH e remoção do veículo

A fiscalização do licenciamento 2025 para veículos com placas de final 9 e 0 começa na próxima quinta-feira, 1º de janeiro, no Distrito Federal. A ação é conduzida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e tem como objetivo garantir que os condutores estejam com a documentação do veículo em dia.

De acordo com o Detran-DF, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2025 ficará disponível nas plataformas digitais até o quinto dia útil após a quitação de todos os débitos obrigatórios, como IPVA, taxa de licenciamento, multas ou eventuais serviços pendentes.

Após esse prazo, caso o documento não seja emitido automaticamente, o proprietário deverá acessar um dos canais digitais para obter o CRLV-e. O documento pode ser emitido pelo aplicativo Detran-DF Digital, pelo Portal de Serviços do Detran-DF ou ainda pelo aplicativo do governo federal Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O órgão reforça que conduzir veículo não licenciado configura infração gravíssima. A penalidade prevê sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo ao depósito.

A recomendação é que os condutores verifiquem com antecedência a situação do veículo e regularizem eventuais pendências para evitar transtornos durante as fiscalizações. O Detran-DF orienta que todas as etapas do processo sejam feitas exclusivamente pelos canais oficiais, garantindo segurança e praticidade no acesso aos serviços.

Gracinha Caiado leva a magia do Natal do Bem com a entrega de brinquedos a crianças de Formosa

Iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da OVG, destina 12 mil brinquedos ao município e integra ação que alcança todo o território goiano

O espírito natalino tomou conta de Formosa neste domingo (21/12) com o Natal do Bem, iniciativa do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que contempla todos os municípios goianos. A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, entregou 4 mil brinquedos no Ginásio Estação da Cidadania, levando alegria a milhares de crianças do município.

“Aqui para Formosa vieram mais de 12 mil brinquedos, ninguém aqui vai sair sem presente. São brinquedos de qualidade, as bonecas são lindas, temos o banco imobiliário, que jogando vocês podem conhecer o estado de Goiás, carrinhos e bolas de futebol e vôlei. Nenhuma criança de Formosa e do estado de Goiás vai passar o Natal sem viver a magia, porque vocês merecem o melhor. Natal é momento de esperança, fé no coração e vontade de fazer o bem”, afirmou Gracinha Caiado.

A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, destacou a importância da iniciativa e agradeceu à primeira-dama pelo trabalho social desenvolvido no município. “Faltando poucos dias para o Natal, nosso presente é a presença da primeira-dama, com a presença dela eu não esperava menos que isso. Uma festa linda, as crianças felizes, as famílias acolhidas. É um presente para o nosso município que sofreu muito durante o ano, mas é uma virada de chave importante”, ressaltou.

Moradora da cidade, a dona de casa Cleia Pinheiro dos Santos, de 42 anos, mãe de Ester, Emanuelle e Isaac, contou que soube da ação por meio da escola das filhas e decidiu participar para tornar o Natal da família ainda mais especial. “São brinquedos ótimos, é perfeito. Eles escolheram o que queriam. Eu só tenho a agradecer ao governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e ao vice-governador Daniel Vilela, foi encantador o trabalho deles. As crianças ficam felizes, é um trabalho esplêndido”, comemorou.

Neste ano, o Governo de Goiás adquiriu 665 mil brinquedos para distribuição nos 246 municípios do estado. Em Formosa, mais de 12 mil brinquedos estão sendo entregues como parte das comemorações natalinas.

Fotos: Adalberto Ruchelle

Legenda: Gracinha Caiado fez a alegria de 4 mil crianças com a entrega de brinquedos do Natal do Bem em Formosa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

BRB inicia distribuição e pagamento dos créditos dos cartões Ração e Castração

O Banco BRB iniciou hoje (26) a operacionalização dos cartões Ração e Castração, dois novos programas sociais desenvolvidos em parceria com o Governo do Distrito Federal, voltados ao fortalecimento da causa animal.

Para o presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, a iniciativa fortalece políticas públicas voltadas à proteção animal no DF e amplia o alcance social das ações do BRB em parceria com o GDF. “Estes são programas que, para além do repasse financeiro, representam um reconhecimento do trabalho social desempenhado pelos apoiadores da causa animal. É uma alegria para o BRB atuar nesta parceria”, destaca o presidente.

As primeiras entregas dos cartões foram agendadas para hoje e 29 de dezembro, na Agência Conjunto Nacional do BRB, das 11h às 16h, horário de atendimento. A centralização inicial na unidade teve como objetivo facilitar a logística e agilizar o início dos pagamentos. Após essas datas, os cartões continuarão disponíveis para retirada na agência.

Os próximos lotes serão distribuídos gradualmente na rede de agências do BRB, de acordo com o endereço cadastrado dos beneficiários. Os protetores e responsáveis por abrigos podem consultar a data e o local de retirada do cartão por meio da plataforma GDF Social, disponibilizada pelo BRB.

Para ambos os benefícios, o pagamento é mensal. A utilização dos cartões deve ocorrer exclusivamente nos estabelecimentos cadastrados pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan), cuja lista está disponível no site do órgão. A inscrição no programa, para protetores e lojistas, é realizada diretamente pela Sepan.

Com um valor fixo de R$ 600 mensais, o Cartão Castração é destinado exclusivamente a serviços de castração e microchipagem em clínicas credenciadas pelo GDF. O auxílio pode ser concedido a protetores independentes e abrigos.

Já o Cartão Ração possui valores variáveis, de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil mensais, definidos conforme o número de animais sob responsabilidade do abrigo. O benefício deve ser utilizado exclusivamente para a compra de ração e insumos veterinários em instituições cadastradas.

Para este primeiro pagamento, iniciado hoje (26), foi concedido crédito de R$ 254.100,00, atendendo 155 beneficiários cadastrados até o momento.

A iniciativa integra o Programa de Apoio à Proteção dos Animais, criado pela Lei nº 7.765, sancionada pelo GDF no mês passado e regulamentada pelo Decreto nº 47.970, que instituiu os cartões Ração e Castração. Trata-se da primeira política pública do DF voltada especificamente ao reconhecimento e ao fortalecimento do trabalho de protetores independentes, abrigos e organizações que cuidam de cães e gatos abandonados na capital. Um mesmo beneficiário pode receber os dois auxílios, desde que atenda aos critérios estabelecidos.

Parceria em programas sociais

Com a operacionalização dos cartões Ração e Castração, o BRB reforça seu papel estratégico como principal agente financeiro do GDF na execução de políticas públicas. Desde 2019, o Banco já operacionalizou 34 programas sociais em parceria com o Governo do Distrito Federal, beneficiou quase 430 mil famílias e movimentou aproximadamente R$ 3 bilhões em pagamentos.

Somente em 2025, o BRB foi responsável pela operacionalização de 25 programas sociais no DF, com mais de R$ 722 milhões repassados diretamente aos beneficiários, 2,89 milhões de pagamentos realizados e mais de 250 mil beneficiários únicos atendidos. Os números consolidam o banco como referência nacional na gestão eficiente, transparente e em larga escala de benefícios sociais.

Tecnologia, equilíbrio fiscal e valorização do servidor marcam a gestão econômica do GDF em 2025

O investimento em tecnologia viabilizou a criação do Sefit, sistema que integra câmeras para leitura de placas veiculares, balanças que pesam caminhões em movimento e um aplicativo inteligente capaz de gerar alertas fiscais em tempo real para os auditores responsáveis pela Fiscalização Tributária | Foto: Vinicius de Melo/Seec-DF

Melhoria no atendimento ao cidadão, reforço na fiscalização tributária e a criação de uma política de saúde mental para os servidores estão entre os destaques

A gestão das áreas fazendária, tributária e fiscal da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) em 2025 foi marcada por avanços tecnológicos e rigor no uso do dinheiro público.

O investimento em tecnologia viabilizou a criação do Sefit, sistema que integra câmeras para leitura de placas veiculares, balanças que pesam caminhões em movimento e um aplicativo inteligente capaz de gerar alertas fiscais em tempo real para os auditores responsáveis pela fiscalização tributária.

“Com essa automatização, quaisquer mercadorias que entrem ou saiam do DF, ou mesmo circulem internamente, passam a ser fiscalizadas em tempo real”, destaca o secretário de Economia do DF, Daniel Izaias de Carvalho. Segundo ele, novas iniciativas já estão em andamento, como a finalização de um novo sistema de exportação, que vai reduzir o tempo e a burocracia para os exportadores do DF.

Contas em equilíbrio

Os resultados dessas medidas refletem-se no desempenho da arrecadação. Até outubro, a receita tributária somou R$ 20,8 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 6% em relação ao mesmo período de 2024. Os principais avanços reais ocorreram nos tributos de maior peso: o ISS registrou incremento de R$ 194,6 milhões, enquanto o ICMS apresentou aumento de R$ 191 milhões no acumulado de 2025, na comparação com o ano anterior.

Programa de sucesso

O programa Nota Legal segue consolidado junto à população. Em 2025, o prêmio principal passou de R$ 500 mil para R$ 1 milhão, totalizando R$ 7 milhões em prêmios distribuídos ao longo do ano. No conjunto, o programa devolveu R$ 136,6 milhões aos cidadãos que exigem a emissão de cupons fiscais em suas compras. A principal novidade foi o lançamento, em outubro, da versão Nota Legal Solidária, voltada às entidades sem fins lucrativos, ampliando o alcance social da iniciativa.

Mais transparência e gestão estratégica

Em dezembro, a Seec apresentou oficialmente seu Plano de Integridade, um conjunto de medidas voltadas à promoção da ética, da transparência e da boa governança. O documento tem foco na gestão de riscos e busca fortalecer a cultura de integridade nos processos e nas ações da pasta.

Outro avanço relevante foi o lançamento, em novembro, do GestãoDF, que passou a funcionar como um repositório centralizado de dados antes dispersos entre diversos órgãos do governo. Também se destacou a consolidação da Plataforma Parcerias-DF, desenvolvida para ampliar a transparência das parcerias entre o GDF e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Valorização dos servidores

Na área de gestão de pessoas, o Governo do Distrito Federal prorrogou, em 2025, 13 concursos públicos de áreas essenciais, como educação, saúde, segurança e regulação, garantindo a continuidade dos certames em vigor. No período, foi lançado apenas um novo concurso, o do Corpo de Bombeiros Militar do DF, com editais para oficiais e praças. Até novembro, também foram realizadas 343 nomeações em carreiras estratégicas.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)