Início Site

Vinicius Jr. marca, Real Madrid sofre, mas empata com Leipzig e avança às quartas da Champions League

Real Madrid está nas quartas de final da Champions League! Nesta quarta-feira (6), o time merengue empatou em 1 a 1 com o RB Leipzig, no Santiago Bernabéu, no dia em que completa 122 anos.

Vinicius Jr. balançou as redes para a equipe comandada por Ancelotti, que avançou no mata-mata com 2 a 1 no agregado. Orbán descontou para os alemães.

O próximo adversário do Real será definido por sorteio no dia 15 de março.

As quartas da Champions serão disputadas entre 9 e 17 de abril.

A decisão será no dia 1º de junho, no estádio de Wembley, em Londres.

O jogo

Depois de vencer por 1 a 0 na Alemanha com um golaço de Brahim Díaz, o time espanhol entrou em campo nesta quarta com a vantagem do empate.

No 1º tempo, o Real entrou em campo com o regulamento nas mãos e pouco criou. O Leipzig, por sua vez, teve mais posse de bola e desperdiçou boas chances de marcar, principalmente com Openda. Na reta final, os alemães pressionaram e só não balançaram as redes, porque Lunin catou um chute de Xavi Simons.

Para o 2º tempo, Ancelotti tirou Camavinga para a entrada de Rodrygo. A substituição fez efeito nos primeiros minutos e mudou o clima no Bernabéu.

Com o apoio da torcida, o Real foi entrando no jogo. Kroos poderia ter marcado aos 14, mas parou em uma grande defesa de Gulácsi. Na sequência, Rodrygo também botou o goleiro do Leipzig para trabalhar.

Até que aos 19, Vinicius Jr. recebeu um passe açucarado de Bellingham e finalizou no contrapé de Gulácsi para fazer 1 a 0.

Só que a alegria dos espanhóis durou pouco. O Leipzig não sentiu o golpe, foi para cima e deixou tudo igual com Orbán três minutos depois.

O gol colocou fogo na partida, e o time alemão seguiu pressionando para ao menos levar o duelo para a prorrogação.

Nos acréscimos, o Leipzig foi para o tudo ou nada, mas Dani Olmo carimbou a trave.

Caravana do Empreendedorismo Feminino chega ao Sol Nascente levando capacitação e oportunidades para mulheres da região

Projeto vai oferecer cursos gratuitos de qualificação e apoio a negócios locais entre 3 e 28 de novembro

O Sol Nascente, uma das maiores comunidades do Distrito Federal, será o próximo destino da Caravana do Empreendedorismo Feminino, iniciativa que vem transformando a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da capacitação profissional e do incentivo à autonomia financeira. A etapa local será realizada de 3 a 28 de novembro, com aulas práticas e teóricas gratuitas em diversas áreas de atuação.

O projeto, que ao longo de um ano percorrerá o DF e cidades do entorno, deve qualificar mais de 4 mil mulheres a partir dos 16 anos, oferecendo não apenas formação técnica, mas também uma nova perspectiva de geração de renda e autoestima.

De acordo com a presidente do Instituto OMNI, Elisângela Araújo, a iniciativa busca muito mais do que qualificar profissionalmente, é um movimento de transformação social que reforça o papel das mulheres como protagonistas de suas próprias histórias.

“A Caravana do Empreendedorismo Feminino nasceu do desejo de transformar vidas por meio do conhecimento. Nosso objetivo é oferecer às mulheres a oportunidade de aprender uma profissão, conquistar autonomia financeira e enxergar novas possibilidades de futuro. Cada curso, cada história, representa um passo importante rumo à independência e à valorização da mulher empreendedora”, afirma

Formação prática e diversidade de cursos

Durante a etapa no Sol Nascente, a Caravana oferecerá 16 cursos presenciais, com duração média de cinco dias cada, distribuídos em quatro semanas de atividades. As participantes poderão se inscrever em áreas como panificação, confeitaria, cabeleireiro, barbearia, design de sobrancelhas, extensão de cílios, unhas em gel, pizzaiolo, marmitaria, maquiagem, vendas, microagulhamento, informática, construção civil, limpeza de pele e sorveteria.

As turmas acontecem nos turnos matutino e vespertino, permitindo que mulheres com diferentes rotinas possam participar. A proposta é unir teoria e prática, incentivando o empreendedorismo.

Cronograma – Sol Nascente (DF)

📍 Período: 3 a 28 de novembro de 2025

03 a 07 de novembro

  • Barbearia
  • Panificação
  • Cabeleireiro
  • Confeitaria

10 a 14 de novembro

  • Design de sobrancelhas
  • Pizzaiolo
  • Extensão de cílios
  • Marmitaria

17 a 21 de novembro

  • Limpeza de pele
  • Sorveteria
  • Maquiagem
  • Vendas

24 a 28 de novembro

  • Microagulhamento
  • Construção Civil
  • Unhas em gel
  • Informática

🕗 Horários: 8h às 12h e 13h às 17h (turnos variam conforme o curso)

Serviço
Caravana do Empreendedorismo Feminino – Sol Nascente
📅 Data: 3 a 28 de novembro de 2025
📍 Local: Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol
📝 Inscrições: https://caravanadoempreendedorismo.com.br/
🏢 Realização: Instituto OMNI

Castra Ride: Ação lança ciclo de castrações gratuitas para cães e gatos

Projeto percorre municípios da RIDE levando serviços veterinários sem custo aos tutores

O Castra está com inscrições abertas para o programa de castração gratuita de cães e gatos, voltado especialmente para atender pessoas idosas, pessoas com deficiência física, autistas e mães atípicas. A iniciativa busca promover o controle populacional de animais e contribuir para o bem-estar animal em toda a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE).

As inscrições são realizadas online, diretamente pelo site castraride.com.br, e o agendamento das cirurgias é feito pela própria equipe do projeto. Em cada cidade, a iniciativa oferecerá 60 cirurgias. Cada tutor, identificado pelo CPF, poderá solicitar a castração de um animal.

O Castra Ride vai percorrer diversas cidades do Distrito Federal e do entorno, entre elas Águas Lindas, Cocalzinho, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás e Novo Gama. O período de inscrição segue durante os meses de outubro e novembro.

O projeto conta com o apoio de instituições parceiras, como a Federação Brasiliense de Protetores do Bem-estar Animal e Instituto Social Integrado – ISI, que juntos fortalecem ações voltadas à causa animal e à inclusão social.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (61) 99373-8914 ou pelo e-mail castraride@gmail.com.

📍 Região de atendimento: Entorno
🌐 Site: http://castraride.com.br

Iprev ignora decisão do Legislativo e do Judiciário e começa a descontar da folha de aposentados e pensionistas

Em um movimento que demonstra desrespeito ao Poder Legislativo, o Instituto de Previdência Social do Distrito Federal (Iprev) começou a aplicar os descontos previdenciários em contracheques de aposentados e pensionistas, mesmo após a aprovação, por ampla maioria (17 votos), do Projeto de Lei Complementar 85/2025 de autoria do vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale.

O PLC, de autoria do Vale, busca solucionar de forma definitiva a questão da cobrança indevida de contribuições previdenciárias, um problema que afeta diretamente mais de 60 mil famílias, muitos dos quais com idade média próxima aos 70 anos e com custos de saúde crescentes.

“É inadmissível que o Iprev ignore e desrespeite uma decisão do Poder Legislativo, que representa a vontade da população do Distrito Federal”, declarou o deputado Ricardo Vale. “A lei aprovada na CLDF é a solução mais adequada e definitiva para este problema. Vamos lutar para que seja sancionado ou, se necessário, derrubaremos o veto do governador.”

Apesar da aprovação do PLC, o Iprev parece ter algum respaldo legal para aplicar os descontos, resultando em uma situação em que aposentados e pensionistas se veem prejudicados por uma disputa entre os poderes.

“Não podemos permitir que o Iprev continue a penalizar os nossos aposentados e pensionistas, justamente na fase da vida em que mais precisamos de recursos para cuidar da saúde”, reforçou o deputado Ricardo Vale. “Esse problema é de responsabilidade do GDF, e vamos lutar para que seja resolvido o mais rápido possível.”

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF) também buscou liminares para suspender os descontos, mas não obteve sucesso. A situação demonstra a complexidade da questão e a necessidade de uma solução definitiva, como a proposta pelo parlamentar.

A professora aposentada Suely Maria, cujo contracheque demonstra o desconto, é apenas uma dos milhares de aposentados e pensionistas que sofrem com essa injustiça.

O deputado Ricardo Vale reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas do DF e garante que a luta continua até que o projeto seja sancionado e o problema seja resolvido de forma definitiva.

Assessoria de Comunicação
Deputado Ricardo Vale

General Motors e Uber anunciam parceria inédita para ampliar acesso a carros elétricos no Brasil

Iniciativa oferece condições especiais para que parceiros da Uber possam adquirir o Chevrolet Spark EUV, disponível na categoria Black, por R$ 149.990,00, ou optar por planos de financiamento com taxas a partir de 0% ao mês

A General Motors e a Uber anunciam parceria estratégica para facilitar o acesso de motoristas parceiros a veículos elétricos no Brasil. O acordo marca mais um passo no compromisso das duas empresas com a mobilidade sustentável e a redução de emissões no país.
 

A iniciativa permitirá que motoristas que utilizam a plataforma da Uber adquiram o Chevrolet Spark EUV, o novo SUV compacto 100% elétrico da marca, com descontos especiais de até 10% ou financiamento com taxa a partir de 0% ao mês.

Além disso, a Uber oferecerá um cashback de até R$ 6.840,00 para os 300 primeiros compradores do Chevrolet Spark.
 

O programa integra a estratégia da GM e da Uber de democratizar o acesso à mobilidade elétrica, ampliando a presença de veículos zero emissão nas principais cidades brasileiras. Com o Spark EUV, as duas empresas esperam colocar entre 300 e 500 novos veículos elétricos em operação até o fim deste ano, com projeção de atingir aproximadamente 2,5 mil unidades ao longo de 2026.
 

“A GM completou 100 anos no Brasil reafirmando seu papel como agente de inovação e desenvolvimento. Temos investido em tecnologias que unem sustentabilidade, conectividade e acessibilidade, pilares que definem a nova era da mobilidade. Essa parceria com a Uber reflete exatamente esse propósito: ampliar o acesso às nossas soluções elétricas e acelerar a transição energética nas cidades brasileiras, unindo duas empresas comprometidas com um futuro mais limpo, eficiente e inclusivo’’, destaca Carlos Eduardo Casagrande, diretor GM Envolve América do Sul.
 

“Essa parceria reforça o compromisso da Uber em apoiar nossos parceiros no acesso a tecnologias mais limpas, econômicas e inovadoras, contribuindo para uma mobilidade cada vez mais sustentável nas cidades brasileiras. Além disso, o Chevrolet Spark EUV oferece mais conforto e tecnologia para quem escolhe dirigir com a Uber, unindo eficiência e uma melhor experiência ao volante”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.
 

O anúncio acontece em um momento em que o país volta os olhos para uma agenda intensa de eventos voltados à sustentabilidade, como a COP30, a Cúpula do C40 e o Earthshot Prize – prêmio do qual a Uber é patrocinadora e membro fundadora -, reforçando o papel das cidades e do setor privado na transição energética. Esta é a primeira vez que o Prêmio será realizado na América Latina, um marco histórico que reforça a proeminência do Brasil na agenda climática global, dada sua importância fundamental para soluções baseadas na natureza, por abrigar a maior parte da Amazônia e quase um quinto da biodiversidade mundial.
 

Sobre o Chevrolet Spark EUV

O Spark EUV é o novo SUV compacto 100% elétrico da marca, desenvolvido para o uso urbano e ideal para motoristas de aplicativo. Equipado com motor elétrico de 102 cv, o modelo conta com bateria de íons-lítio de 42 kWh, que proporciona autonomia de até 258 km, conforme o ciclo do Inmetro.
 

Com design moderno e proporções que privilegiam o espaço interno, o Spark EUV combina eficiência e praticidade no dia a dia. O modelo permite recarga rápida de 0 a 80% em aproximadamente 35 minutos em estações de corrente contínua (DC) e oferece o sistema de conectividade myChevrolet, que permite monitorar o veículo à distância pelo smartphone.
 

Entre os recursos de segurança e assistência à condução, o veículo traz o pacote Chevrolet Intelligent Driving, que inclui Frenagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Frontal, Assistente de Permanência em Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo – tecnologias que reforçam o compromisso da GM com uma mobilidade mais segura e inteligente.

Para os motoristas parceiros que dirigem com a Uber, o Spark EUV estará disponível para as categorias Uber Black, Comfort, X e Electric, onde a modalidade estiver disponível.

Doutora Jane propõe criação de comitê para combater crimes cibernéticos no DF

Plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária. Debates políticos sobre o Distrito Federal. Carolina Curi/Agência CLDF

A deputada distrital Doutora Jane (Republicanos) apresentou à Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei nº 1984/2025, que institui o Comitê de Diretrizes Procedimentais e Troca de Informações para o Combate aos Crimes Cibernéticos (CDTCiber/DF). O objetivo é integrar órgãos públicos e promover ações conjuntas para prevenir, investigar e reprimir os delitos virtuais que vêm crescendo em todo o país e, em especial, no Distrito Federal.

Segundo o texto do projeto, o comitê será composto por representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Secretaria de Estado de Economia (SEE) e Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS), além de colaboradores convidados, como o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). O grupo atuará de forma cooperativa e consultiva, sem gerar novos custos ou cargos à administração pública.

Prevenção e cooperação interinstitucional

De acordo com a justificativa apresentada pela autora, o avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios, mas também aumentou os riscos de crimes digitais, como golpes bancários, clonagens de contas e disseminação de informações falsas. “O Distrito Federal, por concentrar muitos órgãos públicos e instituições financeiras, tornou-se um dos alvos preferenciais dos criminosos virtuais”, aponta o texto.

A deputada Doutora Jane destacou que a proposta busca unir esforços entre as instituições para enfrentar de forma moderna e coordenada as ameaças digitais.

“O combate aos crimes cibernéticos exige integração e diálogo constante entre os órgãos públicos. O CDTCiber/DF será um espaço de cooperação, estudos e ações preventivas para proteger os cidadãos e as instituições do Distrito Federal”, afirmou a deputada Doutora Jane.

Avanço na segurança digital do DF

O projeto não cria despesas e está alinhado às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet, reforçando a governança digital no Distrito Federal. Com o CDTCiber/DF, a expectativa é de que a capital federal se torne referência nacional em segurança cibernética e cooperação institucional.

Agência CLDF

Projeto Quitanda Cultura e Saberes realiza exibição do filme “Jongo do Vale do Café” e Vivência de Jongo com Apoena Machado no sábado (01)

Atividade acontece na Casa Luz de Yorimá, na 905 Norte, a partir das 17h, com entrada gratuita

O projeto Quitanda Cultura e Saberes, que promove até novembro uma série de atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira, indígena e das periferias, realiza neste sábado (01), às 17h, uma nova programação na Casa Luz de Yorimá (905 Norte). A atividade inclui a exibição do documentário “Jongo do Vale do Café”, dirigido por Marcos André Carvalho, e uma Vivência de Jongo conduzida pelo arte-educador e pesquisador Apoena Machado (Jongo do Cerrado). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O documentário dirigido por Marcos André Carvalho apresenta a riqueza e a força do Jongo do Vale do Café, uma manifestação cultural afro-brasileira profundamente ligada à história da resistência negra. A obra se passa em uma antiga fazenda escravocrata em Pinheiral, no Rio de Janeiro, local marcado pela memória de mais de três mil pessoas negras escravizadas. Por meio da dança, do canto e das representações do jongo, o filme evidencia como essa expressão cultural se constituiu como um ato de resistência e preservação da ancestralidade africana diante da violência da escravidão. A obra está disponível no YouTube.

Após a exibição do filme, o público participa da Vivência de Jongo “Cachuêra!” com Apoena Machado, uma imersão prática e teórica que combina história, música, dança e poesia, resgatando a importância do Jongo como expressão de ancestralidade, resistência e identidade afro-brasileira desde os tempos da escravidão.

Durante a vivência, os participantes aprendem sobre os cantos (pontos), os toques de tambores (tambu, caxambu e candongueiro) e a dança característica das rodas de jongo, compreendendo seus significados e simbologias.

Ao fim da vivência, será realizada uma roda de conversa sobre o filme exibido, promovendo um espaço de troca e reflexão coletiva, seguida de uma roda de jongo com os participantes, celebrando a força, a alegria e a ancestralidade dessa tradição viva.

A proposta é educativa, lúdica e inclusiva, aberta a pessoas de todas as idade, diz Apoena Machado, idealizador do Jongo do Cerrado, grupo de estudo e prática sediado em Brasília, conduz a atividade há mais de dez anos, com sensibilidade e profundidade, conectando os participantes à força ancestral dessa tradição e abrindo espaço para a criação de novos pontos inspirados nas vivências do Cerrado e nas experiências contemporâneas.

A atividade integra o projeto Quitanda Cultura e Saberes, que foi idealizado por Mãe Leila – Auaracyara e acontece até o fim de novembro em diferentes datas, sempre na Casa Luz de Yorimá. A iniciativa busca conectar territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes, fortalecendo a presença das culturas negras e periféricas no centro de Brasília.

Sobre o projeto Quitanda Cultura e Saberes – O projeto Quitanda Cultura e Saberes acontece até o final de novembro, promovendo atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira e das periferias, conectando territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes.

Idealizado por Mãe Leila – Auaracyara, o projeto busca levar manifestações culturais da periferia ao centro de Brasília — espaço historicamente inacessível às culturas negras — e vice-versa.

“Nosso projeto rompe muros invisíveis que existem entre o centro e a periferia. É uma forma de reafirmar que esses territórios têm potência, cultura e história”, ressalta Mãe Leila – Auaracyara, idealizadora do projeto e presidente da Casa Luz de Yorimá.

O nome do projeto homenageia as quitandeiras, mulheres negras que atuaram como empreendedoras e desempenharam papel crucial no comércio ambulante, especialmente nos períodos colonial e imperial. Muitas vendiam alimentos para sustentar suas famílias e libertar a si mesmas ou outras pessoas negras escravizadas.

“As quitandeiras faziam esse mesmo caminho: do centro para a periferia, acolhendo, vendendo, resistindo. Nosso projeto carrega esse espírito de luta, de cuidado e de ancestralidade”, pontua Mãe Leila – Auaracyara.

Sobre a Casa Luz de Yorimá  -A Casa Luz de Yorimá é um Ponto de Cultura e Terreiro de Umbanda que atua na valorização da diversidade religiosa e cultural. O espaço, que já sofreu derrubada, se mantém como um importante pólo de resistência no Distrito Federal.

“O espaço cultural é onde contamos e ouvimos histórias. Quando conhecemos as pessoas e suas trajetórias, a gente rompe com o preconceito e previne violências”, finaliza Mãe Leila – Auaracyara.

O projeto Quitanda Cultura e Saberes conta com o apoio da senadora Leila do Vôlei.

Cronograma de atividades do projeto Quitanda Cultura e Saberes na Casa Luz de Yorimá

DATAS/ATIVIDADES
01 de novembro
Exibição de filme e Apresentação Oficina de Jongo
08 de novembro
Apresentação Batalha de Rima Mulheres – Fugazzi
15 de novembro
Exposição: Memória Umbandista no DF e Entornos
29 de novembro
Oficina/Apresentação Sambadeiras

Serviço
Exibição do filme “Jongo do Vale do Café” e Vivência de Jongo com Apoena Machado 
📍 Sábado (01), a partir das 17h
📍 Local: Casa Luz de Yorimá (905 Norte, Brasília-DF)
🎟️ Entrada gratuita
📞 Mais informações: https://www.instagram.com/luzdeyorima

Agro Horizonte 2025 reúne lideranças para debater o futuro do agronegócio em meio a desafios globais

Foto: Patrick Cruz/Globo Rural

Evento em Brasília promove discussões sobre inovação, inteligência artificial e geopolítica no campo, conectando especialistas e autoridades para pensar os rumos do setor brasileiro

Agro Horizonte 2025, que acontece no dia 29 de outubro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, reunirá autoridades, lideranças e especialistas para discutir os principais desafios e oportunidades do agronegócio em um cenário global de transformações cada vez mais aceleradas. Promovido pela Globo Rural, em parceria com o Valor EconômicoO GLOBO e a Rádio CBN, o evento tem como tema norteador e principal “Diálogos que cultivam inovação” e propõe uma análise aprofundada sobre o papel do Brasil diante das tensões comerciais internacionais, do avanço tecnológico e das novas exigências de sustentabilidade no campo.

As disputas tarifárias e as instabilidades geopolíticas que marcam o comércio mundial em 2025 têm impactado diretamente o agronegócio brasileiro, exigindo do setor maior capacidade de adaptação e estratégias mais robustas para lidar com a volatilidade dos preços das commodities e as restrições de crédito. Nesse contexto, o Agro Horizonte surge como um espaço de diálogo e reflexão sobre inovação, produtividade e competitividade, destacando o papel da inteligência artificial, das fintechs rurais e das novas tecnologias agrícolas no redesenho do mercado global.

A programação do evento contará com a presença de autoridades e representantes do setor, entre eles o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion; a diretora de redação do Valor Econômico, Fernanda Delmas e o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado. Em seguida, o público acompanhará a participação internacional do ex-subsecretário de Agricultura dos Estados Unidos, Ted McKinney, que trará uma perspectiva sobre as políticas agrícolas e comerciais do país.

Painéis temáticos ao longo da manhã abordarão tópicos como inovação, finanças e seguro agrícola, com nomes como o CEO na BrasilAgro, André Guillaumon e o Assessor Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), José Ângelo Mazzillo Júnior, e uma sessão especial sobre tecnologias que estão transformando o campo, com o CRO da Solinftec, Bruno Pavão e CEO da Success e Professor na FGV Agro, Oscar Burd. O encerramento será marcado por um debate sobre o cenário geopolítico do agronegócio, mediado pelo Diretor Geral Adjunto do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Lloyd Day, Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, embaixador e Diretor do Departamento de Política Comercial do Itamaraty, Fernando Pimentel, e com participação da senadora e ex-Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Com oferecimento da Corteva Agriscience e apoio do IICA Brasil, o Agro Horizonte reforça o compromisso dos veículos do Grupo Globo em promover o diálogo entre inovação, sustentabilidade e competitividade, conectando diferentes agentes da cadeia produtiva do agronegócio para pensar o futuro do setor no Brasil e no mundo.

O Agro Horizonte é uma iniciativa promovida pela Globo Rural, com realização da Editora Globo, Valor Econômico e Rádio CBN, com oferecimento da Corteva Agriscience e apoio do IICA Brasil.

Jantar reúne mais de mil convidados e projeta o nome de Pepa no cenário político do DF

Evento promovido no Nativas Grill reforça articulações para 2026 e atrai lideranças políticas, empresariais e internacionais

Mais de mil pessoas estiveram reunidas na noite desta segunda-feira (27) no Nativas Grill, em Brasília, para um jantar empresarial em homenagem ao deputado distrital Pepa (PP). O evento, que movimentou o cenário político do Distrito Federal, contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, secretários de Estado, empresários chineses e diversas lideranças sociais e políticas.

Com forte clima de articulação e projeção eleitoral, o encontro teve discursos marcantes, música ao vivo e foi visto como um termômetro para os movimentos que devem moldar o cenário político local em 2026. O nome do deputado Pepa desponta como um dos protagonistas nas futuras disputas.

“O que vimos aqui hoje foi a força da união de lideranças que acreditam em um projeto de desenvolvimento para o Distrito Federal, especialmente na região norte. Esse evento reforça o nosso compromisso com a população e com um futuro de mais oportunidades”, afirmou o deputado Pepa, ao discursar para os convidados.

O jantar ainda chamou a atenção pela presença de empresários chineses interessados em investir na capital, sinalizando a abertura de novos canais de cooperação econômica. Ao reunir diferentes setores da sociedade, o evento destacou a capacidade de articulação do parlamentar e colocou seu nome em evidência nas discussões sobre os próximos passos da política local.

Caiado destaca modelo goiano de controle penitenciário em audiência na Câmara dos Deputados

Governador Ronaldo Caiado apresenta resultados da política de controle carcerário implementada em Goiás - Fotos: André Saddi

Governador cita isolamento de lideranças criminosas e trabalho policial integrado como alguns dos pilares para êxito do Estado no combate ao crime organizado

Os resultados obtidos por Goiás na segurança pública, sobretudo devido ao controle do sistema penitenciário, credenciaram o governador Ronaldo Caiado a participar, nesta terça-feira (28/10), de uma audiência pública sobre “a separação de presos por facções criminosas”. Realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o evento reuniu autoridades e especialistas na área para discutir a forma como os faccionados cumprem pena no Brasil, bem como propor estratégias de comando interno para combater o crime organizado.
 

Autor da audiência pública, o deputado federal Capitão Alden (BA) assina um projeto de Lei que defende “alinhar o sistema prisional brasileiro ao que prevê a legislação, separando presos apenas por critérios legais e objetivos”, e não por facções. O parlamentar convidou Caiado para fomentar o debate, apresentando as “boas práticas” adotadas em Goiás para garantir a ordem e impedir o comando de crimes a partir dos presídios.
 

Primeiro convidado a falar, Caiado apontou medidas de sua gestão como protagonistas no êxito do controle penitenciário, como: o isolamento de lideranças criminosas; rigor na inspeção do que entra e sai dos presídios; a suspensão de visitas íntimas a faccionados; o trabalho integrado das forças de segurança e os programas de reinserção social. “Em Goiás, quem manda é o Estado, não a facção”, garantiu o governador, que participou do evento de forma remota.
 

Caiado lembrou da criação da Polícia Penal e do preparo de seus integrantes para a função. Também mencionou a oferta de oportunidades aos que demonstram interesse em aprender uma profissão. “Você chega numa penitenciária em Goiás, ela é limpa, asseada, está cada um cumprindo sua pena. Os que querem ressocializar e estudar, estão fazendo isso”, comentou ao falar da parceria do Estado com a iniciativa privada na manutenção de galpões que ensinam noções de oficina mecânica, marcenaria, construção civil, confecção, entre outros. “Goiás hoje é um exemplo dessa ressocialização”, frisou.
 

“Os faccionados, responsáveis pela hierarquia dentro do crime, são 100% isolados e não têm acesso algum para continuar determinando regras, como era anteriormente. Para terem ideia do quanto tem surtido efeito, no momento em que organizamos o sistema penitenciário de Goiás, conseguimos levar a criminalidade a patamares ínfimos, insignificantes”, pontuou. De 2019 a 2024, o Estado investiu mais de R$ 350 milhões no sistema penitenciário goiano, recurso empregado na aquisição de veículos e armamento; reforma e construção de unidades; compra de computadores, mobiliário e artigos hospitalares, entre outros.
 

Exemplo para o Brasil
A audiência também abriu espaço para discussão de outros tópicos. Durante sua participação, o governador fez críticas à PEC do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e ao uso de câmeras em fardas policiais. Caiado disse que o colapso da segurança no Brasil é tão grande que o País “caminha a passos largos para um processo de narcoestado”. E lamentou que, depois de tantos anos, a sensação de insegurança tenha entrado no radar das pesquisas como sendo uma preocupação para os brasileiros.
 

Durante o evento, o deputado federal Alberto Fraga afirmou que “Caiado deu o exemplo do que pode ser feito no Brasil”, uma referência à segurança pública do Estado. “Estivemos lá e eu saí encantando com o que eu vi. O que falta às autoridades brasileiras é coragem, coisa que não faltou ao governador Caiado”, enfatizou o parlamentar, que é coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública.
 

Além do governador goiano, participaram da audiência pública a professora da Universidade Federal do ABC, Camila Nunes Dias; a deputada federal Delegada Ione; o diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Antônio Glauter; o juiz de Direito Douglas de Melo Martins; e o pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPQ, Murilo Ribeiro de Lima.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Prefeitura de Novo Gama celebra o Dia do Servidor Público com homenagem à dedicação e compromisso dos profissionais

Da Redação

Data ressalta o papel essencial dos servidores na garantia dos direitos e no funcionamento do Estado

Neste 28 de outubro, a Prefeitura Municipal de Novo Gama celebrou o Dia do Servidor Público, uma data de reconhecimento àqueles que, com dedicação e responsabilidade, asseguram o bom funcionamento da administração pública. O momento reforça a importância de cada profissional que atua diariamente nas mais diversas áreas, garantindo à população acesso a serviços fundamentais como saúde, educação, segurança e transporte.

Mais do que exercer funções, o servidor público representa o elo entre o Estado e o cidadão. É o professor que forma novas gerações, o médico que cuida da saúde da comunidade, o policial que zela pela segurança, e o agente que está na linha de frente dos atendimentos, trabalhando com compromisso e sensibilidade humana para transformar realidades.

A Prefeitura de Novo Gama destacou que servir é mais do que uma profissão — é um ato de vocação e cidadania. Em nota, a administração municipal reforçou que “o servidor público é o coração que faz a máquina pública pulsar e garante que cada política se torne realidade na vida das pessoas”.

Neste Dia do Servidor Público, a Prefeitura presta sua homenagem a todos que, com esforço, ética e comprometimento, mantêm o país em funcionamento. Servir é um gesto de entrega, respeito e amor ao cidadão — valores que a gestão de Novo Gama reconhece e valoriza diariamente.