Nascida no interior de Goiás, a marca está entre as mais escolhidas nos lares de todo o país e prepara diversas ações para celebrar as sete décadas de mercado
No ano em que comemora 70 anos, a Piracanjuba apresenta novo propósito, redesign de embalagens e outras novidades que serão divulgadas ao público ao longo de 2025. A marca, que nasceu no interior de Goiás com um único produto, a manteiga, hoje é a 9ª mais escolhida nos lares de todo o país, conforme pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint), divulgada em 2024, e reúne mais de 100 itens no portfólio. As atualizações em curso fazem parte de uma ação de modernização da marca, que se apoia na credibilidade conquistada nas últimas sete décadas para seguir inovando em produtos e na forma de se comunicar.
“Nesses 70 anos, a Piracanjuba se consolidou como uma marca de confiança, especialista em alimentos, e que oferece produtos para diferentes necessidades. Foi considerando o atual portfólio e as novidades previstas, que decidimos priorizar uma comunicação visual e propósito que contemplem os consumidores em suas mais variadas fases de vida”, informa a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos.
No centro dessa transformação está o novo propósito: “Para viver bem”, uma tradução do compromisso da marca em fazer parte dos momentos que realmente importam para os brasileiros, oferecendo não só produtos, mas uma experiência que conecta cuidado, qualidade e bem-estar.
A frase é uma evolução do conhecido “Gostamos de fazer bem o que te faz bem” e se conecta diretamente ao propósito do Grupo Piracanjuba: “Cuidado que alimenta a vida”. Essa visão amplia o papel da marca, a posicionando como uma parceira próxima e essencial no cotidiano de milhões de brasileiros.
“O objetivo foi construir um posicionamento que não apenas preserva sua conexão emocional com os consumidores, mas também traduz seu papel ampliado na vida das pessoas. ‘Para viver bem’ é o alicerce que orienta a Piracanjuba a ser relevante em cada etapa da jornada de seus consumidores”, destaca o CEO da FutureBrand, Ewerton Mokarzel, agência parceira nesse processo de modernização da marca.
“A Piracanjuba é alto-astral, sabe o que faz, mas não abre mão da simplicidade, de conversar com todos os públicos, de trazer para a mesa o melhor sabor aliado a momentos de afeto. Ela está conectada ao dia a dia do brasileiro”, complementa Lisiane sobre o processo de atualização da marca.
A renovação do propósito é acompanhada por um refinamento visual que reforça o acolhimento e moderniza a comunicação da marca. O símbolo foi ajustado com curvas mais fluidas e harmoniosas, enquanto o logotipo ganhou um peso tipográfico maior, garantindo maior presença e clareza visual. As cores, agora mais saturadas, trazem energia, frescor e vitalidade, conectando a marca a momentos vibrantes e significativos. Complementando a transformação, os novos grafismos – inspirados em formas já reconhecidas pelo público – expandem o universo visual, criando uma linguagem rica e coesa que traduz o novo momento da Piracanjuba.
As embalagens de produtos da marca serão reformuladas com o novo logo ao longo de 2025.
Novidades
Para celebrar os 70 anos da Piracanjuba, que serão completados em 28 de julho, também estão previstas novidades no portfólio. Uma delas é a mudança da marca da linha de proteicos do atual Piracanjuba Whey para Piracanjuba ProForce. A mudança ocorre para atender demanda da legislação brasileira, e alcança as linhas de bebidas prontas para beber com alto teor de proteína, que em breve ganharão dois novos sabores, e a de whey protein em pó.
O suplemento em pó da marca foi lançado ano passado. Com 21g de proteínas por porção, o produto está disponível nos sabores Chocolate e Milk, em potes com 450g.
Para 2025, a marca também prepara diversos lançamentos, que serão divulgados ao longo do ano.
Evolução da marca
Primeira marca do Grupo Piracanjuba, a Piracanjuba nasceu em 1955, no interior de Goiás. O primeiro produto foi a manteiga, que se mantém no portfólio há quase 70 anos.
Desde que foi criada, a Piracanjuba estabeleceu esforços para ser reconhecida como uma marca de qualidade, inovadora e que atende as necessidades mais específicas dos consumidores. Exemplo disso foi o lançamento do primeiro leite UHT zero lactose do mercado, em 2012; a entrada no segmento de nutrição infantil, com a linha excellence, em 2021, e criação do primeiro leite A2 de caixinha, em 2022.
A Piracanjuba conta ainda com a Divisão Científica Piracanjuba Health & Nutrition, departamento criado em 2021 para impulsionar as inovações da marca.
Destaques 70 anos Piracanjuba
– 1º produto: manteiga de leite em lata, 1955
– Lançou o primeiro leite longa vida em embalagem com tampa de rosca, 2009
– Lançou o 1º leite UHT zero lactose do mercado brasileiro, em 2012;
– Entrou no segmento de nutrição infantil, com a linha Piracanjuba excellence, em 2021;
– Criou o 1º leite A2 de caixinha, em 2022;
– Mais de 100 itens no portfólio;
– 9ª marca mais escolhida nos lares de todo o país, conforme pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint), divulgada em 2024;
– 7 unidades fabris, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ) e Carazinho (RS). 8ª fábrica em construção, em São Jorge D’Oeste (PR).
– Está em 90% dos lares brasileiros com os produtos da marca.
Sobre o Grupo Piracanjuba
Com origem no interior de Goiás, o Grupo Piracanjuba está presente na vida das famílias de todo o Brasil. Hoje, reúne as marcas Piracanjuba, Pirakids, Emana, LeitBom, ChocoBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas com amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida), com mais de 200 produtos no portfólio. A companhia tem mais de 4 mil colaboradores, sete unidades fabris, 16 postos de recepção de leite, e capacidade para processar até 6 milhões de litros de leite por dia, além de fazendas de eucalipto e programas de educação continuada.
Grupo Piracanjuba. Cuidado que alimenta a vida.