Início Economia Índice IGet aponta alta de 0,2% na atividade varejista em dezembro

Índice IGet aponta alta de 0,2% na atividade varejista em dezembro

Crédito: Getnet

Varejo mostra resiliência baseada no desempenho de supermercados

O IGet, índice desenvolvido pelo departamento econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet, que acompanha o desempenho do comércio varejista e dos serviços prestados às famílias, apresentou resultados mistos em dezembro de 2024. Enquanto o setor de serviços às famílias registrou retração, o varejo restrito e ampliado, por outro lado, exibiu sinais de crescimento.
 

De acordo com os dados divulgados, o IGet Serviços recuou 1,8% em comparação a novembro. Os serviços de alojamento e alimentação recuaram -2,6% no mês, após dado positivo em novembro (+5,6%).
 

Já o IGet Varejo Ampliado, que mede o desempenho do comércio varejista, incluindo itens de grande peso, como veículos e materiais de construção, registrou um leve crescimento de 0,2% em dezembro, após a alta expressiva de 5,3% observada em novembro, com um aumento em doze meses de 4,9%. Por sua vez, o IGet Varejo Restrito, que acompanha categorias do varejo com produtos de consumo recorrente e bens duráveis subiu 6,4% na comparação anual. Esse resultado foi sustentado, sobretudo, pelo bom desempenho de supermercados (+4,1% no mês), artigos farmacêuticos (+1,0% no mês) e combustíveis (+0,9% no mês). Entretanto, alguns segmentos apresentaram retração, como móveis e eletrodomésticos (-5,3% no mês) e vestuário (-3,7% no mês), sinalizando uma desaceleração em determinados tipos de consumo.
 

“O mês de novembro foi muito beneficiado pelas compras de Black Friday, que movimenta muito as vendas do varejo. Já em dezembro, o segmento de supermercados se manteve como destaque, impulsionado pelas datas festivas. Embora o menor crescimento econômico possa impactar o varejo, o mercado de trabalho aquecido deve evitar uma desaceleração mais acentuada”, avalia Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet.
 

Metodologia IGet
 

O IGet utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o objetivo de reunir informações para análise da trajetória de atividade econômica no Brasil, principalmente com relação aos segmentos do varejo e dos serviços prestados às famílias. Mensalmente, são analisadas as receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam, de forma recorrente, a Getnet como meio de pagamento. A amostra contém informações anonimizadas de estabelecimentos de diferentes tamanhos e regiões, sendo uma seleção bastante representativa desses segmentos no país.
 

Sobre a Getnet Brasil
 

A Getnet é uma empresa de tecnologia para soluções de pagamentos e faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander. Com mais de 20 anos de atuação, a Getnet Brasil é a terceira maior adquirente do País e oferece um completo ecossistema de soluções para empreendedores, desde pequenas e médias empresas até grandes companhias. Em 2024, a companhia foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW), como uma das melhores empresas no ranking “grandes empresas” para se trabalhar no Brasil.
 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile