Fipe/Buscapé: Preço dos eletroeletrônicos caem 2,6% em outubro, menor queda dos últimos 22 meses

No mês que antecede a Black Friday, a categoria de smartphones, que tem sido a mais buscada nos últimos meses, teve queda de 8,5% ante ao ano anterior;

Os eletrodomésticos tiveram um aumento de 3,7%, ainda impactados pela alta de custo dos aparelhos de ar-condicionado

São Paulo, novembro de 2024 – Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 2,6% em outubro de 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do principal comparador de preços do país, o Buscapé, mostra que a tendência de redução nas quedas anuais se mantém, com o registro da menor dos últimos 22 meses.

Em outubro, os preços de eletroeletrônicos tiveram aumento mensal de 0,27%, que se destaca em uma série de 34 meses do Índice Fipe/Buscapé, na qual houve aumento somente em 7 deles.

Dado que muitos aparelhos eletroeletrônicos são importados, ou têm componentes importados, essa tendência deve estar sendo influenciada pela recente valorização do câmbio dólar/real, que no período de nove meses terminado em outubro de 2024, aumentou 14,5%.

Sérgio Crispim, pesquisador da FIPE, comenta o impacto do câmbio no índice. “A valorização do câmbio nos últimos 12 meses tem sido um dos principais fatores para a recente desaceleração nas quedas anuais dos preços de eletroeletrônicos. Essa alta cambial possivelmente impactou diretamente os preços de produtos ou componentes importados, o que, à medida que os estoques são renovados, pode continuar aumentando os preços dos eletroeletrônicos, tanto em bases mensais quanto anuais”, ele explica.

Apenas a categoria de ar-condicionado teve aumento de preço (11,1%) no período anual de outubro de 2024, comparativamente a outubro de 2023. Entre as que tiveram queda destacaram-se: fritadeira elétrica (-10,3%), celulares (-8,5%), tablet (-7,0%) e monitor (-5,4%).

Ar-condicionado segue em alta

Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em outubro de 2024 foram celulares (-8,5%), eletroportáteis (-3,9%) e vídeo/áudio (-3,2%). O único grupo que teve aumento de preços foi eletrodomésticos (3,7%), influenciado principalmente pelos preços de aparelhos de ar-condicionado, que tiveram aumento anual de 11,1%.

Embora este produto apresente uma tendência de variações anuais declinantes, após o pico de 25,7% em janeiro de 2024, observa-se que as variações mensais recentes são ascendentes, sendo que em outubro houve aumento de 4,1% nos preços, conforme indica o gráfico 4.

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, reforça a necessidade de uma pesquisa adequada dos preços, uma vez que fatores externos, como logística e economia, podem impactar o preço de produtos de maior desejo de consumo nesta Black Friday. “Aparelhos eletrônicos costumam ser os itens mais buscados no e-commerce. Isso revela uma tendência de interesse por parte dos consumidores em relação ao comércio digital. Em geral, os preços destes itens são impactados por vários fatores e, dentre eles, questões operacionais e variações de câmbio. Neste sentido, principalmente nesta Black Friday, é importante realizar uma pesquisa adequada e acompanhar as variações de preços em uma plataforma completa como o Buscapé”, analisa o executivo.

Gráfico 1 – Variações Anuais do Índice de Preços Fipe/Buscapé para Eletroeletrônicos

Gráfico 2 – Variações Mensais do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos

Gráfico 3 – Variações Anuais de Algumas Categorias de Produtos do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos (Outubro24 / Outubro23) 


Gráfico 4 – Variações Anuais e Mensais dos Preços de Aparelhos de Ar-Condicionado

Fonte: Índice de Preços Fipe / Buscapé


Sobre a Fipe

Criada em 1973, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, formada por equipes de profissionais especializados e com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisas e extensão. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Por meio do desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, e do estudo dos problemas econômicos e sociais do país, busca expandir conhecimento de alto valor agregado, ajudar na formulação de políticas públicas que aumentem o bem-estar da sociedade como um todo e realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado.

Sobre o Buscapé

Fundado em 1999, o Buscapé é pioneiro dentre as plataformas do comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores a mais de 600 lojas. Líder de mercado, funciona como comparador de preços e produtos de mais de 150 milhões de ofertas. Por meio do site e do aplicativo, o Buscapé oferece um serviço completo para ajudar os consumidores a comprarem de forma inteligente. Acesse: buscape.com.br.

Sobre a Mosaico

A Mosaico, uma empresa do Banco PAN, é gestora do Shopping do PAN e dona das marcas Buscapé e Zoom, líderes de mercado no segmento de comparadores de preços. Reúne em todas as suas plataformas mais de 600 lojas parceiras, 150 milhões de ofertas e cashbacks diferenciados por lojas, categorias e ofertas, além de possibilitar o acompanhamento do histórico de preços, reforçando a sua importância junto ao consumidor para realização de uma compra inteligente. Juntas, as marcas tiveram mais de 255 milhões de visitas e geraram mais de R$ 4,4 bilhões em volume de vendas (GMV) em 2022. Para mais informações, acesse: mosaico.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui