Por Larissa do Vale
O objetivo do projeto é incentivar a prática de exercícios físicos, contribuindo para a saúde física e psicológica dos agentes das forças de segurança
Foi protocolado na tarde desta quarta feira (24) Projeto de Lei Ordinária que dispõe sobre o reconhecimento das academias de ginástica, estúdios de musculação, de esportes, artes marciais e congêneres voltados à atividade física como essencial à saúde dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal.
O autor do projeto deputado distrital Hermeto (MDB) afirmou que o objetivo é criar meios para que policiais e bombeiros tenham melhores condições de cuidar de sua saúde através de uma atividade física.
“Incentivar o policial a praticar exercício físico é muito importante, condiz com a função policial militar e também melhora o desempenho no trabalho e as relações sociais do PM, sem contar a questão psicológica dele que melhora muito.” Afirmou Hermeto.
De acordo com o projeto as respectivas unidades operacionais poderão utilizar-se de seus próprios espaços físicos e estruturas e as aquisições de equipamentos esportivos poderão ser adquiridos por meio de disponibilidade no orçamento, parceria com iniciativa privada e/ou emendas parlamentares e de acordo com os respectivos projetos.
Estudos comprovam que a prática de exercícios reduz níveis de estresse em policias militares, confira:
Em 2009 uma pesquisa de natureza qualitativa e comparativa envolveu 60 policiais militares do BOPE e QCG/PMMT de ambos os sexos, idade entre 25 e 35 anos e com 10 anos de profissão.
Com os resultados obtidos, pode-se concluir que policiais militares que praticam atividade física estão menos suscetíveis ao estresse e aqueles que pouco, ou não praticam a atividade física estão mais vulneráveis.
“Pode-se assegurar que a atividade física é muito útil na redução do estresse, além de melhorar o organismo, músculos, articulação e ossos.” Afirma o educador físico Alexandre Ferreira.
Fonte: hermeto.com.br