
Da Redação
Representante da pasta percorreu municípios entre os dias 22 e 24 de maio para alinhar estratégias com gestores locais
Entre os dias 22 e 24 de maio, um assessor do Ministério da Saúde visitou sete cidades da Baixada Santista — Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente — em uma agenda técnica com foco no fortalecimento da parceria entre o governo federal e os municípios. O objetivo principal foi alinhar estratégias e discutir ações conjuntas para os desafios enfrentados na saúde pública regional.
Durante os encontros com prefeitos e secretários de Saúde, foram debatidos temas prioritários como a ampliação do Programa Saúde da Família, os investimentos do Novo PAC em infraestrutura de saúde, a expansão da telemedicina e o enfrentamento à crise da dengue, que afeta a região com altos índices de contaminação.
“O objetivo da nossa presença aqui é ouvir os gestores municipais e construir soluções integradas. A orientação do ministro Alexandre Padilha é para que estejamos próximos dos territórios, compreendendo suas realidades”, afirmou Humberto Tobé, assessor da pasta.
As reuniões abriram espaço para o planejamento de projetos conjuntos e o fortalecimento da atuação do Ministério da Saúde nos municípios da Baixada Santista.
Humberto Tobé é supervisor administrativo da ASPAR, Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, com atendimento ao estado de São Paulo.