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Valparaíso passa a ter 6.826 famílias atendidas pelo programa Bolsa Família

O município de Valparaíso de Goiás foi contemplado com a inserção de mais 1.091 famílias no programa Bolsa Família. O suporte veio para ajudar a cidade a administrar os impactos que a pandemia do Coronavírus tem causado aos municípios brasileiros.

Agora, Valparaíso passa a ter um total de 6.826 famílias atendidas. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, os novos contemplados tiveram o cadastro realizado em 2019. O benefício será pago no mês de abril.

Em visita à sede do PBF, o prefeito Pábio Mossoró destacou que o governo está antento às necessidades das famílias que mais precisam, principalmente neste cenário de crise. “Estamos buscando parcerias e novas soluções para atendermos a população, especialmente neste momento difícil. Agradeço a confiança e o empenho de todos, da nossa equipe de governo, principalmente a Secretaria de Assistência Social que tem se dedicado com afinco pela nossa comunidade”, completou.

Para não deixar de atender aqueles que mais precisam, a Assistência Social do município realizou algumas mudanças temporárias, buscando cumprir algumas medidas de segurança e prevenção contra o Covid-19. Então, para mais informações sobre o benefício, o atendimento presencial agora será feito de 08h às 12h, e via telefone das 12h às 17h, de segunda a sexta.

Para mais informações: (61) 3624-0030.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás 

Feiras permanentes já estão liberadas para funcionar

Rede de cidades e governos da qual Brasília faz parte ganha projeção por ações que minimizam o impacto da crise provocada pelo coronavírus.

A plataforma Cities for Global Health, que reúne as melhores práticas mundiais das cidades na luta contra a pandemia, publicou nesta quarta-feira (1°) oito medidas do Governo do Distrito Federal de prevenção à disseminação do novo coronavírus, de combate à doença e de mitigação de seu impacto socioeconômico.

A iniciativa, coiderada pela Associação das Grandes Metrópoles (Metropolis), rede de cidades da qual Brasília faz parte, e pela Aliança Eurolatinoamericana de Cooperação entre as Cidades (AL-LAS), surge no marco da experiência de aprendizagem da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e conta com o apoio da ONU Habitat.

A proposta almeja administrar o impacto da crise gerada pela pandemia da Covid-19, apresentando um espaço que permite o compartilhamento de iniciativas e o encontro de respostas coletivas entre governos locais e regionais do mundo. “A ideia é que os governos possam aplicar as medidas uns dos outros em suas cidades, adaptando-as às suas realidades”, explica Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAI).

Atualmente, 40 cidades do mundo já compartilharam suas experiências no combate à Covid-19 na plataforma, entre elas Barcelona e Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Guangzhou e Xian (China), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Montreal (Canadá) e Seul (Coreia do Sul), assim como as capitais brasileiras, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de Brasília.

Iniciativas oferecidas à população do Distrito Federal como o TeleCovid e os Chats – uso de videochamadas e conversas eletrônicas para orientações e diagnósticos prévios da doença, que evitam a sobrecarga hospitalar, reduzem a circulação de pessoas e, consequentemente, a disseminação do vírus – ganharam destaque no portal internacional.

“Fazer parte desta importante iniciativa e poder compartilhar as notórias ações do Governo do Distrito Federal no combate à pandemia da Covid-19 reforça o papel do Escritório de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governador na promoção da cooperação internacional”, destaca Zuquim.

Ações sociais como a disponibilização de vídeos em libras sobre o novo coronavírus, para atender pessoas com deficiência auditiva; campanha de proteção às mulheres em situação de violência doméstica, reforçada pelo isolamento e o acolhimento de pessoas em situação de rua, também foram incluídas na plataforma.

Também fazem parte do rol das ações governamentais a parceria com a Universidade de Brasília (UNB) para auxílio no diagnóstico da doença, com a produção de mais testes para o serviço público de saúde, e a aquisição de produtos da agricultura familiar para abastecer pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, especialmente instituições que atendem idosos.

“Esperamos que as ações do GDF no enfrentamento dessa situação possam ser replicadas em outras realidades, e que as boas práticas internacionais que estamos mapeando por meio desta e de outras plataformas, possam servir de inspiração e direcionamento para futuras ações aqui no Distrito Federal”, ressalta Renata Zuquim.


Confira algumas iniciativas do DF que são destaque internacionalmente

GDF compra da agricultura familiar e distribui aos mais vulneráveis: https://bit.ly/2X0F1Cn

Cestas Verdes são distribuídas em instituições de idosos: https://bit.ly/3bIBEE7

Acolhimento de pessoas em situação de rua: https://bit.ly/3417qtD

Proteção às mulheres: https://bit.ly/3aBHQxM

Testes Covid-19: https://bit.ly/2UAQCGM

Vídeos em Libras: https://bit.ly/3dLJVcd

Conversas eletrônica (chats): https://bit.ly/347brfV

Telecovid: https://bit.ly/39u01Ec

Fonte: Agência Brasília

Prefeitura de Alexânia pretende taxar em 15% o serviço funerário municipal, valores serão repassados ao consumidor final

No que diz respeito ao enfrentamento do coronavírus, uma das medidas mais adotadas pelos governantes de todo Brasil, é a isenção ou remanejamento de tributos. Na contramão destas ações, o município de Alexânia, por meio do projeto de lei número 05 de 2020, autoriza o Poder Público a criar um novo imposto, que taxa 15% de todo o faturamento bruto anual dos serviços funerários no município.

Ironias a parte, o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, tem sua urgência justificada pela pandemia do coronavírus, onde inclusive prevê, sem critério de seleção, que a qualquer momento a Prefeitura pode promover a realização de serviços funerários gratuitos, que apesar do contexto social, em ano de eleições se torna uma ferramenta de favorecimento pessoal, principalmente no que diz respeito à compra de votos.

Ainda sobre a taxa de 15%, com a aprovação do projeto, este valor obviamente será repassado ao consumidor final, que a partir de 2021 terá de desembolsar um valor salgado, tornando ainda mais difícil o momento de luto, onde a perca de um ente querido vai abalar não só emocionalmente, como financeiramente também.

O projeto tramita na Câmara Municipal de Alexânia, que composta por 11 vereadores, precisa de 6 votos para aprovação. O rito é passar por duas comissões, na Comissão de Redação, a matéria foi aprovada por 6 a 4, na próxima semana será lido o parecer da Comissão de Finanças e realizada a votação final, onde caso aprovado, seguirá para sanção do Prefeito de Alexânia, Allysson da Silva Lima.

Liberação de medicamentos terá mudanças durante a pandemia

Entre as alterações está o aumento da quantidade de medicamentos que serão entregues de uma vez.

A Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Diasf) publicou uma nota normativa com orientações sobre a disponibilidade e liberação de medicamentos durante o enfrentamento ao coronavírus. Com isso, foi reorganizado o processo de trabalho para reduzir a circulação de pessoas e a sobrecarga dos serviços de saúde.

Leia a íntegra da nota normativa da Diasf

Apesar de algumas alterações, o horário de atendimento nas farmácias da atenção básica permanece o mesmo. Nas três unidades de alto custo, o horário está estendido desde março: segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Para reduzir o tempo em que o usuário permanece na fila das farmácias, as unidades estão realizando triagens prévias das prescrições para agilizar o atendimento e priorização de pacientes. O documento orienta, ainda, que quem for dos grupos de risco envie outra pessoa para retirar a medicação.

Nas farmácias de alto custo é possível cadastrar até cinco representantes. O atendimento inicial é realizado por telefone. Assim, agenda-se data e horário para comparecimento em uma das farmácias. A partir desta quarta-feira (1/4), o usuário poderá solicitar cadastro e informações pelo e-mail processodigitalceaf@gmail.com.br.

O atendimento presencial por meio do agendamento pelo call-center, porém, continuará a ser realizado para aqueles que não possuírem condições de enviar e-mail.

Mudanças

Entre as mudanças está a extensão do prazo de validade de receitas médicas. Aquelas de medicamentos padronizados para atenção básica e média complexidade, de uso prolongado, crônico ou contínuo, com prazo de validade máxima de 180 dias passarão a valer até 240 dias a partir da data de emissão.

No caso de medicamentos padronizados do componente especializado, as  autorizações de procedimentos ambulatoriais (Apac) que terminem entre fevereiro  e maio deste ano serão renovadas automaticamente, por período adicional de três meses, em caráter excepcional, sem necessidade de apresentação de nova LME e prescrição médica, desde que não haja mudança na dose, quantidade dispensada e/ou medicamento prescrito.

Liberação

A liberação também passou por mudanças. “Os medicamentos poderão ser entregues de acordo com seus estoques, para 60, 90 e até 120 dias, sempre levando em consideração a disponibilidade de estoque atual, para garantir o acesso de todos os usuários e diminuir a circulação provocada pelos retornos às farmácias”, explica a diretora de Assistência Farmacêutica, Samara Furtado.

Ela complementa que esta medida visa evitar aglomeração e circulação de pessoas e contribuir para a redução da transmissão do coronavírus. “O controle de estoque realizado pelas farmácias das unidades de saúde ocorre por meio das baixas individualizadas no nome do paciente. Com essas informações, é possível verificar quais os pacientes receberam os medicamentos”, detalha.

Também haverá mudança na entrega de medicamentos antirretrovirais. As farmácias ampliaram a dispensação, para até três meses, conforme a disponibilidade dos estoques de cada unidade. O formulário de dispensação será renovado, automaticamente, para mais 90 dias, mantendo a mesma indicação terapêutica. Quanto à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), as dispensações serão para até quatro meses, considerando os estoques disponíveis.

Cloroquina

A nota normativa ainda faz um alerta a respeito do uso da cloroquina e hidroxicloroquina, já que tem sido falado, mundialmente, sobre a possibilidade desses medicamentos auxiliarem no tratamento do coronavírus. Ambos “têm indicação para situações específicas, como tratamento da malária e doenças autoimunes”, frisa o documento.

Segundo a nota, estes medicamentos apresentam inúmeros efeitos adversos, como alterações na visão, risco de insuficiência hepática e renal, hipoglicemia severa e até complicações cardiovasculares. E destaca que, no âmbito da Secretaria de Saúde, a hidroxicloroquina não será dispensada, em hipótese alguma, para tratamento ambulatorial e/ou prevenção da Covid-19, ou qualquer outra indicação que não esteja autorizada em protocolo.

Fonte: Agência Brasília

BRB lança app para abertura de conta PJ

Aplicativo BRB Conta pode ser utilizado para empresas que queiram aderir ao Supera-DF, programa lançado para minimizar impactos econômicos da crise do coronavírus

O BRB atualiza hoje o aplicativo BRB Conta, incluindo a opção para abertura de contas de clientes pessoa jurídica. O app  chega para facilitar o processo de atendimento de novos clientes, especialmente os que queiram aderir ao Supera-DF, programa lançado para minimizar os impactos financeiros ocasionados pela crise do coronavírus.

Por meio do app, os novos clientes PJ passam a ter, na palma da mão, todo o processo de abertura de conta, fornecimento da documentação necessária e acompanhamento da aprovação do crédito totalmente pelo canal digital. O app está disponível nas versões Android (hoje) e IOS (a partir de amanhã).

“O lançamento do aplicativo é de extrema importância, pois vai facilitar a vida das empresas, dos novos clientes PJs. A ferramenta complementa nosso portfólio e reforça o compromisso de o BRB ser, cada vez mais, um Banco moderno, completo e inovador”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Ele destaca, ainda, a oportunidade de o Banco oferecer mais um recurso em um momento tão delicado quanto o atual. “Poder disponibilizar o aplicativo em meio à pandemia do coronavírus foi um esforço adicional para atender às empresas em meio à crise do Covid-19”, acrescenta.

Na semana passada, o BRB lançou o Supera-DF, um amplo programa para atender pessoas físicas e jurídicas impactadas economicamente pela crise do novo coronavírus. Entre outras ações, prevê a concessão de até R$ 1 bilhão para toda a cadeia produtiva.

Outra importante medida que faz parte do programa é a oferta de carência de 90 dias para pagamento de crédito imobiliário e outras linhas de crédito, inclusive a modalidade consignado. Para isso, os cientes precisam estar adimplentes ou com atraso a partir de 18 de março.

Fonte: Assessoria de Comunicação do BRB