Remessa desta quinta-feira (08/07) com imunizantes da Pfizer é destinada à primeira dose. Estoque será reforçado na sexta-feira (09/07), às 9h, com desembarque de mais 29.200 unidades da CoronaVac para primeira e segunda aplicações. “Vamos acelerar nossa vacinação, sem deixar de ter os cuidados de prevenção”, diz governador Ronaldo Caiado
Goiás recebe mais 87.750 doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19: unidades são destinadas à primeira aplicação | Fotos: Cristiano Borges
O programa de vacinação contra a Covid-19 em Goiás ganhou reforço de mais 87.750 doses do imunizante Comirnaty, fabricado pelo laboratório Pfizer. O carregamento, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), chegou a Goiânia na tarde desta quinta-feira (08/07). O Governo do Estado recebe outra remessa na manhã desta sexta-feira (09/07), às 9h, com 29.200 unidades da CoronaVac, do Instituto Butantan. Os dois lotes somam 116.950 doses, que reforçam os números da vacinação em todo o Estado, hoje com a marca de 4,3 milhões de vacinas recebidas.
No primeiro lote, todas as doses do laboratório Pfizer são destinadas à primeira dose. Os imunobiológicos recebidos foram destinados para conferência na Central Estadual de Rede de Frio, onde são preparados para envio aos municípios. Já a remessa da CoronaVac será dividida, metade para primeira aplicação e a outra para o reforço.
“Vamos acelerar nossa vacinação, sem deixar de ter os cuidados de prevenção, como usar máscara, higienizar as mãos e evitar, o máximo possível, as aglomerações”, recomendou o governador Ronaldo Caiado. Ele reforçou ainda o compromisso de atingir até o final do mês de setembro a marca dos 18 anos entre os vacinados. “Será cumprida”, declarou, ao pontuar que segue em constante articulação junto ao Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, afirmou que o avanço da campanha é o primeiro responsável pela diminuição no número de casos, internações e óbitos. “Eu não tenho nenhuma dúvida que grande parte dessa redução se deve à vacinação. As pessoas estão na rua, trabalhando e passeando. Se não tivéssemos as vacinas nós não teríamos essa queda”, explicou o secretário.
Ainda sobre os reflexos da imunização no Estado, Alexandrino pontuou que o efeito é muito positivo, sendo importante vacinar o maior número possível de pessoas no menor intervalo de tempo. “Por exemplo, na idade acima de 60 anos, que já foi toda vacinada, nós percebemos uma diminuição drástica no número de internações”, pontuou Ismael.
Destinação A partir dessa remessa, 100% das doses serão utilizadas para a vacinação por faixa etária. A pactuação segue a Resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás. Os grupos prioritários que, por algum motivo, ainda não se vacinaram terão prioridade independentemente da idade. A ressalva contempla idosos, trabalhadores da saúde, educação ou grupos com comorbidades.
Doses aplicadas Até às 15h de quarta-feira (07/07), Goiás aplicou 2.456.995 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 787.182 pessoas.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Ao todo, foram ofertadas 220 vagas para médicos da família, enfermeiros e técnicos de enfermagem
Foto: SES/MT
A Secretaria de Saúde (SES) recebeu a inscrição de 11.031 candidatos para o processo seletivo simplificado emergencial de contratação temporária de profissionais da saúde de nível superior e técnico. Foram disponibilizadas 220 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva. As inscrições começaram no dia 1° deste mês e foram encerradas na segunda-feira (5).
O objetivo do processo seletivo simplificado é reforçar o atendimento aos pacientes com covid-19. Serão nomeados 50 médicos da família e comunidade, 70 enfermeiros e 100 técnicos de enfermagem. Ao todo, 70 candidatos se inscreveram para médicos, 4.703 para enfermeiros e 6.258 se candidataram às vagas de técnico em enfermagem.
Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, a expectativa é fortalecer o serviço. “A importância do processo seletivo é a manutenção da política de reforço das equipes no combate à covid-19, principalmente com a possibilidade de uma nova onda”, afirma. “Garantir assistência à população é o objetivo principal.”
Os selecionados prestarão assistência direta aos pacientes – especialmente os acometidos pela covid-19 – durante um ano, prorrogável uma única vez por igual período. A jornada dos profissionais selecionados será de 40 horas semanais, e a remuneração varia de acordo com a especialidade. Médicos receberão R$ 12.654,00, enquanto enfermeiros ganharão R$ 6.110,00 e técnicos em enfermagem terão salário de R$ 2.892,50.
Reforço das equipes
A classificação será feita pelo Instituto AOCP, que observará o somatório dos pontos da avaliação de títulos e avaliação de experiência profissional. As vagas serão disponibilizadas por Região de Saúde. Porém, os servidores temporários poderão ser lotados em outro local, conforme necessidade do serviço e designação da Subsecretaria de Gestão de Pessoas.
“Desde o início da gestão, estamos trabalhando de forma contínua no provisionamento de pessoal para reforçar as equipes”, explica Silene Almeida. “A determinação dada pelo governador Ibaneis é de fortalecimento do serviço público de saúde.”
Neste contexto, o chamamento dos concursados tem sido feito de acordo com as limitações impostas pela Lei Federal nº 173/2020. Como é necessário haver vacâncias para convocar, a Secretaria de Saúde utiliza a estratégia prevista nessa normativa, que são as seleções temporárias para garantir assistência à população e reforçar as equipes.
Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas, existe a autorização para a realização de novos concursos públicos da pasta. “Já tramitam processos para realização de todos os concursos das áreas que nós temos para suprir as vacâncias”, informa. “Normalmente, o prazo para a instrução processual e a realização do concurso público demora em média de oito a dez meses”.
O governo federal exonerou o diretor do departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz. A demissão está publicada na edição desta quinta-feira, 8, do Diário Oficial da União (DOU) e vem um dia após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovar a convocação do reverendo Amilton Gomes de Paula, presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah). Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o reverendo negociou a contratação de 400 milhões de doses da vacina contra da AstraZeneca em nome do governo brasileiro com o aval de Cruz.
Randolfe, que é vice-presidente da CPI da Covid, se baseia em revelação feita pelo Jornal Nacional, da TV Globo, no último sábado. De acordo com a reportagem, o agora ex-servidor da Saúde teria autorizado o presidente da Senah a negociar vacinas com a Davati Medical Supply por valor três vezes mais alto do que o negociado anteriormente pela Pasta com outro laboratório – US$ 17,50 por dose, ante US$ 5,25 em janeiro.
As negociações com a Davati estão sob o escrutínio da CPI após o policial militar da ativa Luiz Paulo Dominghetti, que se diz representante comercial da empresa americana, declarar ter recebido um pedido de propina do ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias para o governo fechar a compra de vacinas. Dias foi preso ontem após ser acusado de mentir ao colegiado, mas pagou fiança e foi solto horas depois.
Cruz foi nomeado no Ministério da Saúde em 31 de agosto de 2020, na então gestão interina de Eduardo Pazuello. À época, a indicação foi criticada pelo fato de o agora ex-diretor de imunização ser veterinário. Ele é mestre em saúde animal pela Universidade de Brasília (UNB).
A demissão de Cruz vem na esteira de outras exonerações que ocorrem desde que supostos esquemas de corrupção na compra de vacinas contra a covid-19 passaram a ser investigados pela CPI. Além de Cruz e Dias, a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) Francieli Fantinato pediu demissão após ter seu sigilo telefônico e telemático quebrado pelos senadores. As baixas vêm enquanto o País ainda atravessa dificuldades na vacinação contra a covid-19 e mantém níveis altos de contaminação e mortes pelo coronavírus.
No acumulado de 2021, o agronegócio respondeu por 81% do total exportado por Goiás, conforme apontam os dados divulgados pelo Comex Stat, do Ministério da Economia e compilados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
De janeiro a junho deste ano, foram registrados US$ 3,85 bilhões em exportações do setor. Só no último mês, o Estado exportou US$ 719,43 milhões em itens do agro.
O complexo soja é destaque no ranking, representando 55,7% das exportações totais no primeiro semestre de 2021, com US$ 2,7 bilhões. Carnes correspondem a 16,3% do exportado no acumulado, com US$ 777,6 milhões. Complexo sucroalcooleiro vem em seguida, com 3,3%, em um total de US$ 156,3 milhões.
A China foi o país que mais comprou produtos agropecuários goianos nos primeiros meses de 2021 (US$ 2,76 bilhões), seguida por Tailândia (US$ 147,83 mi), Países Baixos (US$ 114,77 mi).
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, comenta que a vocação agropecuária goiana, atrelada aos investimentos do Governo de Goiás, impulsionam o setor a alcançar resultados cada vez mais significativos.
“Temos batido recordes ano após ano, com aumento de produtividade e a qualidade dos produtos reconhecida internacionalmente. Isso pode ser comprovado ao analisarmos os dados referentes às exportações goianas, referência em todo o País. Sem dúvidas, o agronegócio tem papel fundamental quando se fala em balança comercial, sendo o principal pilar econômico do Estado de Goiás”, afirma.
O presidente da Associação das Empresas Revendedoras de Veículos do DF (Agenciauto), José Rodrigues Neto, em entrevista ao Expressão Brasiliense, nesta quarta-feira (7), denunciou que há um esquema de cobrança de propina para furar a fila da vistoria de veículos no Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF).
“A vistoria hoje está marcando para 30, 40 dias. Aí já começa o imbróglio. Quem quer fazer a vistoria rápida, tem que ir lá e pagar propina”, disse o presidente da Agenciauto.
No entanto, o dirigente não apontou quem comanda esse esquema que faz com que as próprias agências revendedoras e os consumidores fiquem na fila. Questionado novamente para quem seria pago essa “propina”, o representante disse que desconhecia quem operava o esquema.
“Aí eu já não sei porque eu nunca paguei. Tem uma rede que opera dentro do sistema que por R$ 150,00 você adianta a vistoria. Esse valor vai até R$ 300,00, dependendo. Eu acredito que seja por isso que o consumidor normal não consegue agendar porque essas pessoas passam na frente”, afirmou José Neto.
Se passando por um cidadão, o jornalista do Expressão Brasiliense confirmou a denúncia feita pelo presidente da Agenciauto. Ao entrar em contato por telefone com a JC Despachante que realiza esse tipo de serviço, um atendente que se autoidentificou como Felipe disse que o valor para entregar toda a documentação no prazo de sete dias era de R$ 280,00, a partir do depósito ou transferência via PIX.
Já em contato nos identificando como jornalista, a responsável pela JC Despachantes, Aline Moreno, disse que a empresa apenas faz o agendamento da vistoria.
Segundo a gerente, esse era um procedimento normal. “Eu tenho funcionários que passam o dia acompanhando essa situação junto ao Detran”, afirmou.
Aline alegou que não havia nada de ilegal no procedimento. “Não existe outra forma”, justificou a gerente da JC Despachantes.
Em contato como cidadão com uma segunda prestadora de serviço, a Fred Despachante, foi cobrada a taxa de R$ 360,00. O dono da empresa, Euro Frederico, prometeu que poderia resolver tudo ainda nesta semana, no mais tardar semana que vem.
Quando retornamos a ligação nos identificando como veículo de imprensa, o dono da empresa desligou e não nos atendeu mais. Por volta das 19h, ele retornou informando que não comete nenhum tipo de crime. O empresário declara que as vagas surgem aleatoriamente no sistema, até mesmo nos finais de semana, e que ele insiste para realizar o agendamento.
“A gente não tem facilidade. A gente insiste em ficar aguardando a vaga e fazer o agendamento. Se o próprio usuário quiser ficar aguardando, ele vai achar a vaga assim como a gente acha”, afirmou.
Frederico criticou a forma que o serviço de vistoria é realizado pelo órgão. Ele ainda revelou que o sistema, de vez em quando, libera agendamento para vistoria marcada para o mesmo dia.
Esse tipo de situação ocorre porque o “ultramoderno” aplicativo do Detran/DF, que custou uma fortuna, não funciona. O agendamento de vistoria, bem como outros serviços da autarquia, poderia ser solicitado pelos cidadãos ou pelas agências pelo app.
Para o presidente da Agenciauto, a esperança do setor é que o problema seja solucionado quando as 128 empresas terceirizadas que se cadastraram para realizar o serviço comecem a atuar.
Modernização Digital
O dirigente reclamou também que a modernização digital que vem sendo implantada pela atual direção do Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF), desde janeiro deste ano, não atende os consumidores e as agências revendedoras de automóveis.
“Nós fomos pegos de surpresa. Ainda mais que nós tínhamos uma demanda reprimida do ano anterior”, apontou Neto.
Impacto nas Vendas
Indagado se a demora e lentidão na prestação dos serviços por parte do Detran/DF vem gerando consequências para o setor, José Neto relatou que muitas agências estão deixando de vender.
“Nós estamos num momento de vendas aquecidas e com muitas oportunidades de negócios. Essa dificuldade tem realmente impactado (o setor) porque muitas vendas estão sendo perdidas. Muitos clientes não querem esperar”, lamentou o representante das agências.
O Detran/DF encaminhou nota, às 18h38,informando que as vistorias externas são realizadas por despachantes e que por se tratar de uma transação comercial, não pode intervir nos valores cobrados.
Confira abaixo a nota encaminhada pelo órgão:
Conforme Instrução de Serviço nº 406, de 7 de maio de 2020, as empresas revendedoras de veículos podem solicitar a realização de vistoria externa em suas unidades. Tais vistorias são solicitadas por agendamento direto nos postos de inspeção sem a necessidade de marcar pelo sistema de agendamento. As vistorias externas, no geral, são marcadas por despachantes. Nestes casos, o Detran não tem controle de quais veículos são colocados no requerimento. Por ser uma transação comercial o Detran não tem como intervir nos valores cobrados pelas concessionárias ou despachantes.
Quanto às vistorias diárias realizadas nas dependências do Detran, às vezes, podem ocorrer encaixes, porém, em momento algum deve ser cobrado nenhum valor além da taxa referente ao serviço de vistoria. Cabe ressaltar que tais encaixes ocorrem apenas em situações que os veículos não podem ser agendados no sistema, como é o caso daqueles adquiridos em leilão, das transferências decorrentes de inventário, dos veículos com placa de duas letras e de outras situações que impedem o agendamento pelo Portal de Serviços.
Caso algum encaixe de vistoria esteja sendo cobrado, o fato deve ser denunciado para que seja devidamente apurado e se aponte a responsabilidade por parte do servidor e do despachante.
Informamos, ainda, que o Detran está em processo de credenciamento de empresas para realizar o serviço de vistoria veicular, onde 128 empresas se inscreveram e já passaram pela primeira análise, devendo apresentar à comissão de credenciamento algumas complementações de informações e documentos. A expectativa é que em breve tenhamos vários postos de vistorias, trazendo comodidade ao cidadão, que não precisará mais agendar a vistoria nem utilizar os serviços de terceiros.
Ascom/Detran-DF
O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran/DF (Sindetran/DF), Fábio Medeiros, encaminhou uma nota sobre a denúncia.
O cidadão deveria provar o que acusa. O problema da vistoria parece ser proposital, pois temos provas das “falhas” no sistema de informática/agendamento que causam as filas. Se resolvessem os problemas, teríamos mais de 400 vagas pra oferecer a população. Já fizemos duas representações abordando essas falhas no MPDFT e TCDF e pedimos que o TCDF faça uma auditoria no sistema de informática e agendamento, dentre outros pedidos.
Por outro lado, havendo investigação séria e isenta, com provas dessa acusação, somos e seremos totalmente contra isso, mas os acusados precisam ter o direito de se defenderem. Se houve essa prática, não apoiamos e esperamos que haja punição, com respeito ao devido processo legal.
Mas parece clara a intenção proposital de sucatear a vistoria, denegrir a imagem de servidores públicos, irritar a população, etc, tudo com o objetivo de justificar a entrega do serviço de vistoria para empresas privadas. E alertamos que vai ficar pior pra população, mais caro e menos seguro em relação à procedência dos veículos, dentre outros males.
Equipe da unidade de Ceilândia comemorou a vitória contra a covid na tarde desta terça-feira (6)
Emoção dos dois lados: paciente e profissionais celebram o resultado positivo do tratamento | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Já são 500 histórias de superação e vitória sobre o novo coronavírus celebradas nos hospitais de campanha do Autódromo, Gama e Ceilândia (Escola Parque Anísio Teixeira). A de número 500 ocorreu na tarde desta terça-feira (6), em Ceilândia, quando Sthefane Costa Almeida, de 27 anos, pôde reencontrar a família e voltar ao aconchego do lar. A saída foi marcada pela comemoração dos familiares e da equipe do hospital e pela emoção da paciente.
Balões soltos ao céu e chuva de papel picado celebraram o momento. “Eu me curei da covid graças ao excelente atendimento que recebi aqui. Todos os profissionais que estavam ali fizeram todo o possível por mim e por quem está internado. Os dias longe de casa foram difíceis, principalmente por conta da minha filha, mas eu consegui e venci”, relata Sthefane.
O médico Bruno Graciano, que atua na Unidade de Cuidados Intermediários e cuida dos pacientes mais graves, explica que recebeu a paciente depois que ela teve uma crise de ansiedade e precisou ser intubada para conforto respiratório. Ele relata que a evolução da paciente foi considerada boa ao passar das horas.
“Sou muito grato a Deus e a toda equipe por poder devolvê-la à família com vida, por poder ter feito parte desse processo. São momentos iguais a este, com muito amor, com muita alegria, com muitas lágrimas de felicidade, ver o abraço fraternal de mãe e de filha, que nos movem”, declara.
Internação
Sthefane deu entrada inicialmente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no dia 14 de junho, dez dias após perceber os primeiros sintomas. Ao ser acolhida no HRC, fez o teste de RT-PCR e o resultado deu positivo para covid-19. Ela então foi direcionada pela regulação para o Hospital de Campanha da cidade, onde permaneceu internada até a tarde desta terça-feira.
O quadro geral era considerado grave, pois estava com quase 80% dos pulmões comprometidos. Foi preciso intubar a paciente por duas vezes, sendo que na primeira vez, quando Sthefane chegou ao quadro mais crítico, a saturação chegou a 82%, quando o normal é 98%.
Internada no Hospital de Campanha, a paciente seguiu com o tratamento definido pela equipe multiprofissional e se recuperou no decorrer dos dias.
Atendimento multidisciplinar
Os hospitais de campanha do Autódromo, Gama e Ceilândia (Escola Parque Anísio Teixeira) somam, até a data de hoje, 1.007 atendimentos contra a covid-19. No total já foram 506 altas.
Os atendimentos abrangem as seguintes frentes: odontologia, fisioterapia, terapias ocupacional e psicossocial, nutrição e fonoaudiologia. A taxa de ocupação dos leitos, nesta terça-feira, está em 41%.
Remuneração é oferecida a profissional que supervisiona atendimentos. Confira as demais vagas nas 14 agências do trabalhador
Trinta vagas para empregado doméstico estão abertas nas agências do trabalhador, nesta quarta-feira (7). Para concorrer, não é preciso experiência nem escolaridade. O salário oferecido é de R$ 1.604, mais benefícios. Outras duas profissões ofertam a mesma quantidade de oportunidades: promotor de vendas, com remuneração de R$ 1.350, e vendedor pracista, que receberá, mensalmente, R$ 1,1 mil.
Na área da saúde, quatro profissões estão abertas à contratação, sendo três delas com vagas exclusivas para pessoas com deficiência: enfermeiro (dez), motorista de ambulância (dez) e técnico em enfermagem (dez). Apenas a primeira exige nível superior. Os salários são, respectivamente, R$ 2.124,87, R$ 1.166 e R$ 1.354,02, mais benefícios. Uma vaga é para técnico em nutrição, com remuneração de R$ 1,5 mil, mais benefícios.
Oportunidades contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência
Outro setor que está buscando vários profissionais é o de bares e restaurantes. São 63 oportunidades para barmen, chefes de cozinha, churrasqueiros, coordenador de restaurante, cozinheiros, cumins, garçons, gerente, maître e sushiman. Os salários variam entre R$ 100 ao dia e R$ 4 mil mensais, mais benefícios.
Outras vagas
Entre as 463 vagas abertas para o dia, há ainda dez oportunidades para costureiras, quatro para esteticistas, sete para frentistas e quatro para massoterapeutas, entre outras. Há espaço para contratação de pessoas de todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência.
Para se candidatar a qualquer uma dessas vagas, basta ir a uma das 14 agências do trabalhador em funcionamento no DF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mesmo que nenhuma das vagas constantes na tabela do dia seja interessante para quem está em busca de emprego, interessados podem deixar o currículo em uma das unidades ou fazer cadastro no aplicativo Sine Fácil. Assim que alguma oportunidade que se encaixe no perfil do candidato for lançada, o sistema cruza os dados e a pessoa é convocada para a entrevista.
A Secretaria de Trabalho disponibiliza o número de telefone para atendimento em caso de dúvidas referentes a qualquer um dos serviços prestados pela pasta, responsável pelas agências do trabalhador: (61) 99209- 1135.
Empreendedores que desejam buscar profissionais também podem utilizar os serviços das agências do trabalhador. Além do cadastro de vagas, é possível usar os espaços físicos para seleção dos candidatos encaminhados. Para isso, basta acessar o site da Secretaria de Trabalho e preencher o formulário na aba “Empregador”.
A direção do Flamengo estuda mandar uma partida no Mané Garrincha ainda neste mês de julho. A ideia dos rubro-negros é badalar o aniversário de um ano de parceria com o BRB, patrocinador master do clube.
Como o estádio de Brasília estava cedido à Copa América, o Fla teve de esperar mais um pouco. A partida contra o São Paulo, no dia 25 deste mês, é uma boa possibilidade
Governador Ronaldo Caiado determina pulverização do crédito para estimular crescimento de micro, pequenas e médias empresas, que terão R$ 748 milhões do FCO até o final de 2021. “Voltamos os olhos para que o investimento chegue ao cidadão tirador de leite, criador de frangos, suínos, pequenos plantadores de hortaliças e mandioca”, afirma. Aprovadas 97 cartas-consultas para empréstimos que totalizam R$ 112,02 milhões
O governador Ronaldo Caiado, em Porangatu, onde anunciou a ampliação do Projeto da Cerveja de Mandioca e medidas que visam fomentar o desenvolvimento regional e a produção de agricultores familiares: “Voltamos os olhos para que o crédito chegue ao cidadão tirador de leite, criador de frangos, suínos, pequenos plantadores de hortaliças e mandioca” | Fotos: Júnior Guimarães e Lucas Diener
Em cumprimento à determinação do governador Ronaldo Caiado, na última ordem aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) 90,4% (R$ 101,26 milhões) dos recursos foram destinados a empreendimentos de pequeno e pequeno-médio portes, sendo R$ 19,07 milhões para oito empresas e R$ 82,12 milhões para 79 produtores rurais.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), César Moura, aprovou 97 cartas-consultas do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para empréstimos a atividades do setor empresarial e rural, que totalizam R$ 112,02 milhões.
Visando a nova preferência do CDE/FCO de aprovar incentivos para empreendimentos de mini a pequeno-médio porte dos 62 municípios goianos prioritários, definida pelo governador na última aprovação de cartas-consultas, em 11 de junho, os financiamentos contemplam 50 municípios que, com o fortalecimento das atividades, têm previsão de abertura de 186 vagas de trabalho, sendo 39 pelo setor empresarial e 147 do rural.
“O dinheiro mais barato não pode ser destinado àqueles que têm a capacidade de contrair empréstimo com os grandes bancos do Brasil ou internacionais”, defendeu o governador. “Voltamos os olhos para que o investimento chegue ao cidadão tirador de leite, criador de frangos, suínos, pequenos plantadores de hortaliças e mandioca”, afirmou.
Duas empresas e oito produtores de porte médio foram contemplados, com o respectivo montante de R$ 3,97 milhões e R$ 6,94 milhões. Nenhum empreendimento de grande porte recebeu parecer positivo para solicitação de financiamentos, que serão destinados para aquisição de equipamentos e matéria-prima, construção civil, implantação de usinas fotovoltaicas, correção de solos para plantio e capital de giro. Também financiam matrizes, irrigação, eletrificação, pastagens, atividades da produção de soja e milho, bovinocultura e suinocultura.
Titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, disse que a priorização dos recursos para micro e pequenos empresários será responsável por pulverizar os empréstimos em Goiás, levando o desenvolvimento para todas as regiões. “O FCO é um instrumento de promoção do desenvolvimento do Estado. Por meio desse crédito é possível promover o crescimento regionalizado”, disse Vitti. A pulverização dos recursos do FCO, segundo o titular da SIC, faz justiça com os pequenos empresários do campo e da cidade que, historicamente, tinham dificuldades de acesso a esse crédito, fundamental para regionalizar o desenvolvimento do Estado. “O governador Ronaldo Caiado tomou uma decisão absolutamente correta. Sabemos que são os pequenos negócios os responsáveis pela grande maioria dos empregos no País. Nada mais justo do que ajudá-los nesse momento”, afirma Vitti.
Crédito para o campo Com essa mudança de foco dos recursos do FCO, micro, pequenas e médias empresas e produtores rurais terão R$ 748 milhões do fundo, em Goiás, até o final de 2021.
Dos R$ 112,02 milhões recém-liberados pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), cerca de 79% são direcionados ao setor rural. Foram R$ 89,07 milhões aprovados para 87 cartas-propostas de 45 municípios goianos.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza análise técnica de cartas-consulta de valor igual ou superior a R$ 500 mil para financiamentos rurais com recursos do FCO, que são direcionadas à apreciação do CDE. Na avaliação do secretário Tiago Freitas de Mendonça, a diversidade de itens financiados mostra que o produtor rural goiano tem investido em equipamentos e melhorias, desde a produção até o seu plantel, de maneira a crescer a produção já existente no Estado.
“São itens fundamentais para o desenvolvimento do nosso setor agropecuário, aos quais o Governo de Goiás tem facilitado o acesso. Além de fazer crescer a produção, vão gerar riqueza e renda para o produtor, criar novos postos de trabalho, melhorando as condições de vida das localidades em que essas atividades são executadas”, complementa.
“O agro goiano cria novos postos de trabalho e permite a geração de renda entre as famílias, especialmente na agricultura familiar. Com isso, é possível movimentar a economia dos municípios e estimular o fortalecimento de várias cadeias produtivas no Estado”, acrescenta Tiago Mendonça.
Força aos pequenos Desde 2019, o Governo de Goiás implanta políticas de apoio aos pequenos e médios produtores, com atenção voltada para a agricultura familiar e o mercado interno. “Temos que produzir cada vez mais, avançar no cultivo e levar comida para a mesa da população daqui e de fora”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.
No Estado, o FCO é gerido pelo Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), e envolve as secretarias de Estado da Retomada, de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Seapa.
“O FCO saía para quatro, cinco. Eram R$ 200 milhões para um, R$ 300 milhões para outro, R$ 500 milhões para um terceiro. Isso acabou. Agora o FCO deve combater as desigualdades regionais e dar apoio aos pequenos e médio produtores, que não têm capacidade de tirar dinheiro em banco”, concluiu Caiado.
Fonte: Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás
Antes de ir a um desses postos, porém, é preciso fazer o agendamento pela internet
As seis agências da Receita do Distrito Federal já estão reabertas para receber os contribuintes. O atendimento voltou a funcionar com todos os servidores desde sexta-feira (2), em cumprimento ao Decreto nº 42.253/2021. O horário de atendimento é das 12h30 às 18h30. Mas atenção: o contribuinte precisa agendar o horário previamente pelo site agenda.df.gov.br.
A Secretaria de Economia enfatiza que todos os cuidados estão sendo tomados para evitar aglomeração e contato físico. Para isso, há aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscara.
As agências respeitarão o limite de contribuintes correspondente à quantidade de cadeiras disponíveis nas áreas de espera. Além disso, foram instalados dispositivos de vidro nos guichês de atendimento para a separação física entre o servidor e o contribuinte.
As agências da Receita do DF e os postos de atendimento nas unidades do Na Hora oferecem atendimento presencial, mas todos os serviços da Secretaria de Economia continuam disponíveis no formato on-line, pelo portal da Receita – só nesse canal, são cerca de 430 serviços on-line.
Confira os endereços das agências da Receita do DF
• Agência de Atendimento da Receita Brasília: SRTVN 701 Bloco D – Loja 01 – Ed. PO 700 • Agência de Atendimento da Receita Ceilândia: CNN 01, Bloco B – Avenida Hélio Prates • Agência de Atendimento da Receita Gama: Quadra 01, Área Especial, Lote Único – Setor Central • Agência de Atendimento da Receita Planaltina: SHD, Bloco C • Agência de Atendimento da Receita SIA: SIA – SAPS – Trecho 01 – Lote H (próximo à Caesb – EPTG) • Agência de Atendimento da Receita Taguatinga: CNA – Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont.
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