Início Site Página 23

Com Vitor Perillo campeão, Grupo Saga marca presença na BMW M2 Cup 2026

Empresa estreia no automobilismo com piloto em 1º lugar na etapa de Interlagos

O Grupo Saga, uma das principais redes do setor automotivo de Goiás com presença em diversos estados brasileiros, entra para a história com o título conquistado pelo piloto Vitor Perillo como o campeão da temporada 2026 da BMW M2 Cup — categoria que estreou no país neste ano como parte do calendário do Endurance Brasil. A etapa aconteceu no último final de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com patrocínio da empresa ao piloto.

Na programação, Vitor garantiu a pole position na corrida de sábado (23) e confirmou o desempenho no domingo ao subir ao lugar mais alto do pódio, assumindo a liderança do campeonato logo na etapa de abertura. A temporada segue pelos principais circuitos do país: VeloPark (27 de junho), Goiânia (1º de agosto), São Paulo (12 de setembro), Brasília (24 de outubro) e encerramento novamente em Goiânia (21 de novembro).

“O título vai além de um resultado expressivo em uma competição recém-lançada e de alto nível de equilíbrio: reforça o nosso posicionamento enquanto incentivadores de performance, inovação e excelência dentro e fora das pistas”, afirma Sérgio Maia, CEO do Grupo Saga. “Estar presente em um campeonato como a BMW M2 Cup reforça nosso compromisso em evoluir continuamente e ampliar nossa atuação para além do mercado tradicional”, completa. “Para nós, é uma honra contar com a representação de Vitor Perillo, que teve uma temporada consistente e se destacou com muito talento e raça nesta etapa”, completa a diretora da Saga BMW, Gilderia Mendes.

Com a conquista de Vitor, o Grupo Saga reforça sua presença no mercado automotivo e avança ao ocupar espaço também no cenário esportivo nacional, consolidando-se como uma marca que investe em talento, desempenho e inovação. “Participar desta etapa do M2Cup BR foi uma experiência incrível e muito especial. O evento foi extremamente bem-organizado, com um nível muito alto de competitividade e, ao mesmo tempo, um ambiente muito positivo entre todos os pilotos. Representar a Saga foi uma grande responsabilidade e um orgulho enorme. Fico muito feliz em poder retribuir toda a confiança, apoio e trabalho que existe por trás do projeto. Entramos para a história, 1ª. Pole e 1ª. vitória, com a certeza de que o melhor ainda está por vir. Vamos em busca do título do campeonato, segundo por segundo, curva por curva, volta por volta’, comemora Vitor Perillo.

Disputa

Nesta etapa em Interlagos foram realizadas duas corridas no formato sprint, cada uma com 30 minutos, que reuniram 18 pilotos e entusiastas de alta performance que testaram os icônicos modelos BMW a bordo de pura adrenalina. Mecanicamente, o BMW M2 Racing entregou 313 cv à pista, que atinge velocidade máxima acima de 270 km/h, a base de um propulsor 2.0 TwinPower Turbo. Lançado em meados de 2025, o modelo foi concebido para ser divertido e, ao mesmo tempo, oferecer às equipes e pilotos de corrida desempenho e durabilidade combinados com o prazer de dirigir.

A BMW M2 CUP é uma das mais disputadas provas do país, além de considerada pura diversão, com modelos altamente desenvolvidos e concebidos para as pistas. A estrutura completa foi apontada como ambiente premium alinhado ao padrão BMW, proporcionando para pilotos, convidados, patrocinadores e público uma experiência diferenciada.

Sobre o Grupo Saga

Fundado em 1972 em Goiânia, o Grupo Saga consolidou-se como uma das principais referências do setor automotivo nacional e figura entre os três maiores grupos de concessionárias do país. Presente em cinco estados e no Distrito Federal, com mais de 110 operações e um portfólio de 20 marcas, a empresa mantém uma atuação pautada pela expansão, inovação e excelência no relacionamento com o cliente.

Com avanço acelerado na conectividade, Brasil supera marca de 100 mil escolas públicas com internet gratuita e de qualidade

© Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Meta do Governo do Brasil é conectar todas as 138 mil escolas da rede pública até o fim de 2026. Avanço já transforma a realidade educacional em regiões remotas do país, principalmente na Região Norte

 O Brasil já conta com mais de 100 mil escolas públicas brasileiras com acesso à internet gratuita e de qualidade para uso pedagógico. O marco histórico representa um avanço na transformação digital da educação pública e faz parte do programa Escolas Conectadas, iniciativa do Governo do Brasil coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom), com execução da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE).
 

Com as atualizações mais recentes do Indicador Escolas Conectadas (Inec), feitas no fim de abril, o Brasil tem, até o momento, 100.720 escolas públicas com internet de qualidade. O número representa 72,9% do universo de 138.086 instituições de ensino existentes no país operando dentro dos parâmetros adequados de conectividade.
 

AMPLO ESFORÇO – O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que o avanço é resultado de um amplo esforço de infraestrutura iniciado em 2023. Naquele período, apenas 45,4% das escolas brasileiras tinham acesso à conectividade considerada adequada. “Esse é um momento histórico para a educação e para a inclusão digital do Brasil. Ter mais de 100 mil escolas com acesso gratuito à internet é uma realidade pela qual o governo do presidente Lula trabalhou intensamente. Até pouco tempo atrás, essa meta parecia distante para estudantes da Região Norte e de áreas isoladas do país. Com essa política transformadora, nossos estudantes terão mais oportunidades de aprendizado e portas abertas para o mercado de trabalho”, afirmou o ministro.
 

CRESCIMENTO ACELERADO – Os números mostram crescimento acelerado do programa. Em dezembro de 2024, o índice de conectividade adequada nas escolas chegou a 57,3%. No fim de 2025, avançou para 69,7%. Agora, em abril de 2026, o país alcança quase 73% das escolas públicas conectadas dentro dos parâmetros ideais de qualidade. ”A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas articula políticas e ações para universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico da tecnologia em todas as escolas públicas de educação básica do país. Desde o lançamento, avançamos e chegamos a 100 mil escolas. Nosso esforço é para que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades”, frisou o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
 

INTERNET ESTÁVEL E VELOZ – Além de ampliar o acesso, o programa atua para garantir internet estável, veloz e distribuída dentro das escolas por meio de redes Wi-Fi adequadas ao uso pedagógico. O foco é permitir o acesso a plataformas educacionais, aulas digitais, capacitação de professores e ferramentas de inovação no ambiente escolar.
 

AVANÇO HISTÓRICO NO NORTE – O maior salto proporcional ocorreu na Região Norte, onde os desafios logísticos e geográficos historicamente dificultam o acesso à conectividade. Em dezembro de 2023, apenas 23,6% das escolas da região tinham internet adequada. O índice subiu para 36,7% em 2024, alcançou 60,5% em 2025 e chegou a 64,3% em abril de 2026. O avanço reduziu desigualdades regionais e levou internet de qualidade a escolas antes isoladas digitalmente.
 

O PROGRAMA – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) é uma iniciativa do Governo do Brasil, em parceria com estados e municípios, para universalizar a conectividade com fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país. O programa também prevê apoio à aquisição e melhoria de equipamentos e dispositivos tecnológicos, fortalecendo a inclusão digital e ampliando o acesso de milhões de estudantes à educação conectada.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Base bolsonarista resiste à crise e tenta manter Flávio Bolsonaro no jogo presidencial

REUTERS/Adriano Machado

Mesmo diante da pressão provocada pelo caso Daniel Vorcaro, a base mais fiel do bolsonarismo demonstra resistência à ideia de retirada de Flávio Bolsonaro da disputa presidencial. A crise abalou parte do eleitorado geral, mas não rompeu de forma decisiva o vínculo do senador com o núcleo duro da direita, que ainda enxerga nele uma alternativa competitiva para 2026.

Esse comportamento revela uma característica já conhecida da política brasileira recente: a força das bolhas de fidelidade eleitoral. Para parte dos apoiadores de Flávio, o episódio é tratado como uma ofensiva política contra o campo conservador. Para adversários, porém, o caso abre uma fragilidade difícil de ser contornada, especialmente porque envolve mercado financeiro, financiamento e desgaste de imagem.

A disputa, portanto, deixou de ser apenas sobre os fatos do caso Vorcaro. Passou a ser também uma batalha de narrativa. A oposição a Lula tenta evitar que a crise se transforme em símbolo de fragilidade ética, enquanto o governo e aliados acompanham o impacto do episódio sobre pesquisas, alianças e articulações regionais. Levantamentos recentes já apontaram mudança no desempenho de Flávio em cenários eleitorais contra Lula.

O desafio do senador será transformar resistência de base em capacidade de expansão eleitoral. No Brasil, vencer uma eleição presidencial exige mais do que manter o eleitor fiel mobilizado. É preciso recuperar confiança fora do próprio campo político, especialmente entre eleitores moderados, setores econômicos e lideranças partidárias que calculam riscos antes de embarcar em uma candidatura.

Datafolha mostra melhora de Lula, mas governo ainda enfrenta avaliação negativa

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A nova rodada da pesquisa Datafolha colocou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva novamente no centro do debate político nacional. Divulgado na sexta-feira, 22 de maio, e com forte repercussão no sábado, 23, o levantamento mostrou que a avaliação negativa da gestão petista segue numericamente à frente da positiva, embora a diferença tenha diminuído em relação a pesquisas anteriores. Segundo os dados publicados, 38% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 32% avaliam a administração como ótima ou boa.

O resultado foi recebido pelo Palácio do Planalto como um sinal de recuperação parcial, mas também acendeu o alerta sobre a dificuldade do governo em consolidar uma percepção majoritariamente favorável junto à população. A pesquisa mostra um cenário de país dividido, no qual políticas sociais, economia, custo de vida e disputa eleitoral caminham lado a lado na formação da opinião pública.

No campo político, aliados de Lula passaram a defender que a melhora nos números reflete os efeitos de entregas recentes, viagens aos estados e maior presença do governo em agendas populares. A oposição, por outro lado, explorou o fato de a avaliação negativa ainda superar a positiva, tratando o dado como demonstração de desgaste do presidente em um ano pré-eleitoral decisivo.

A leitura principal é que Lula entra na reta política de 2026 com capacidade de reação, mas sem margem para acomodação. A pesquisa reforça que a disputa pela narrativa sobre economia, saúde, emprego e programas sociais será central para o governo tentar ampliar sua base de apoio e reduzir a resistência em setores que ainda avaliam negativamente sua gestão.

GDF na Sua Porta leva atendimento social à Colônia Agrícola 26 de Setembro nesta segunda-feira

Moradores terão acesso a serviços da Sedes-DF, como Cartão Prato Cheio, Cadastro Único, Bolsa Família, Carteira do Idoso e benefícios eventuais

O Governo do Distrito Federal leva, a partir desta segunda-feira (25), uma nova edição do programa GDF na Sua Porta à Colônia Agrícola 26 de Setembro, na região administrativa de Vicente Pires. A iniciativa reúne, em um mesmo espaço, serviços públicos de diferentes áreas com o objetivo de facilitar o atendimento à população e aproximar o governo das demandas das comunidades.

A ação será realizada na Rua 1, Entrada 2, e seguirá até sexta-feira (29), sempre das 9h às 16h. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com distribuição de senhas para organizar o fluxo de moradores que buscarem informações, orientações e acesso a benefícios sociais.

Entre os órgãos participantes, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal terá atuação direta no atendimento às famílias da região. A Sedes-DF vai oferecer serviços relacionados ao Cartão Prato Cheio, Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica e benefícios eventuais, como auxílio natalidade, auxílio por morte e auxílio em situação de vulnerabilidade.

A presença da pasta no GDF na Sua Porta reforça uma estratégia importante da gestão pública: levar o Estado para mais perto de quem precisa. Em vez de obrigar o cidadão a percorrer diferentes unidades para buscar atendimento, o programa concentra serviços essenciais em um formato itinerante, com estrutura montada dentro das próprias regiões administrativas.

A população que já é acompanhada pelos programas socioassistenciais também poderá tirar dúvidas, solicitar agendamentos, atualizar informações e buscar a abertura de prontuários. Outro serviço disponível será a orientação sobre isenção de taxa para emissão da segunda via da Carteira de Identidade.

Do ponto de vista político e administrativo, o GDF na Sua Porta funciona como uma ferramenta de escuta e resposta rápida às demandas locais. Ao instalar gabinetes móveis nas comunidades, o governo consegue identificar problemas, orientar moradores e encaminhar soluções em áreas como assistência social, saúde, cidadania, segurança pública e acesso a direitos.

Além dos atendimentos da Sedes-DF, o programa reúne serviços públicos itinerantes ligados à saúde, cadastro social, Na Hora, Defensoria Pública, delegacia móvel e outras ações consideradas essenciais para a população. A proposta é descentralizar o atendimento e ampliar a presença do poder público nas regiões administrativas do Distrito Federal.

Na Colônia Agrícola 26 de Setembro, a expectativa é que a iniciativa beneficie famílias que dependem de programas sociais e que muitas vezes enfrentam dificuldade para acessar informações ou regularizar cadastros. Para esses moradores, ter o serviço perto de casa representa economia de tempo, redução de deslocamentos e mais facilidade para garantir direitos.

Com a chegada do GDF na Sua Porta à comunidade, o governo reforça uma agenda de proximidade com a população e de fortalecimento da rede de proteção social. Em um cenário em que muitas famílias ainda dependem de políticas públicas para atravessar momentos de vulnerabilidade, levar atendimento direto aos territórios é mais do que uma ação administrativa: é uma forma concreta de presença do Estado.

Reality imobiliário inédito no Brasil consagra corretora em Goiânia

Da Redação

Ana Lídia Moura venceu o Casa Palme com mais de 5 mil votos do público; resultado foi anunciado durante o lançamento do Surya By Palme, novo condomínio fechado da Palme Incorporadora

O mercado imobiliário goiano ganhou, nos últimos dias, um ingrediente pouco comum no setor: confinamento, provas, votação popular, transmissão ao vivo e muita estratégia de venda. Foi nesse cenário que a corretora Ana Lídia Moura se tornou a grande campeã da primeira edição do Casa Palme, reality show idealizado pela Palme Incorporadora e apontado como o primeiro formato do gênero no Brasil voltado exclusivamente para profissionais da corretagem imobiliária.

O anúncio da vencedora aconteceu nesta terça-feira (19), durante o meeting de lançamento do Surya By Palme, novo condomínio fechado da incorporadora em Goiânia. A final colocou frente a frente Ana Lídia Moura e Helberth Salgado, corretor que também chamou atenção durante a disputa pela postura consultiva, boa comunicação e conexão com o público.

A vitória de Ana Lídia veio com forte participação popular. Na etapa decisiva, a corretora recebeu mais de 5 mil votos e garantiu o prêmio de R$ 10 mil. Mas, antes da grande final, o reality já havia movimentado o setor. Ao todo, 51 corretores se inscreveram para participar da experiência. Desse grupo, 16 avançaram para a fase de votação popular, que somou 47.808 votos e definiu os oito profissionais selecionados para entrar no confinamento.

Durante quatro dias, os participantes viveram uma imersão no universo da Palme Incorporadora. Mais do que uma competição, o Casa Palme propôs uma vivência prática sobre produto, relacionamento, posicionamento e novas formas de apresentar valor ao cliente. Afinal, vender imóvel hoje vai muito além de decorar uma ficha técnica. É preciso criar confiança, contar boas histórias e entender o que realmente move uma decisão de compra.

Para Danilo Palmerston, fundador e CEO da Palme Incorporadora, o projeto nasceu justamente para provocar esse novo olhar dentro do mercado.

“O Casa Palme nasceu para provocar uma mudança de mentalidade dentro do mercado imobiliário. Acreditamos que o corretor precisa vivenciar o produto para conseguir transmitir valor de forma genuína ao cliente”, afirma.

Para Ana Lídia, a conquista representa mais do que o prêmio. A campeã avalia que a experiência marcou um novo momento em sua trajetória profissional.

“Participar do Casa Palme foi uma experiência extremamente transformadora. Foram dias intensos, de muito aprendizado, troca e crescimento pessoal. Levo comigo a relevância que esse projeto trouxe para a minha construção profissional e para a forma como enxergo o mercado imobiliário hoje”, destaca.

A imersão também deixou marcas entre os demais participantes. O corretor Danilo Coutinho, que esteve dentro da casa, ressaltou que a dinâmica ajudou os profissionais a saírem da rotina tradicional de venda e a pensarem de forma mais estratégica.

“O reality trouxe uma vivência muito próxima da realidade do mercado atual. Fomos desafiados o tempo inteiro a sair do automático, pensar estratégia e desenvolver conexão verdadeira com as pessoas. Isso muda completamente a forma de vender”, pontua.

Na mesma linha, Cintia Xavier destacou que o Casa Palme ajudou a dar mais visibilidade ao papel do corretor e à importância da construção de imagem profissional.

“O Casa Palme mostrou o quanto o corretor precisa estar preparado para muito além da venda. Foi uma experiência de posicionamento, relacionamento e construção de imagem profissional. Acho que o mercado precisava de algo assim”, comenta.

Nas redes sociais, o reality também fez barulho. Durante os quatro dias de confinamento, o perfil da Palme Incorporadora registrou 1.453.004 visualizações no Instagram. A plataforma ainda contabilizou 11.081 votos únicos, enquanto o YouTube recebeu mais de 70 horas de transmissão ao vivo, permitindo que o público acompanhasse a rotina, os bastidores, as provas e os momentos decisivos da competição.

Além da casa, o projeto ganhou força com conteúdos exclusivos publicados nos canais digitais da incorporadora, ampliando o alcance da iniciativa e aproximando ainda mais o público da proposta. Para Fernando Palmerston, fundador e COO da Palme Incorporadora, o resultado confirma que o mercado está aberto a novas formas de relacionamento e venda.

“Hoje, o mercado exige muito mais do que conhecimento técnico. O cliente quer sentir confiança, identificação e verdade no processo de compra. O resultado dessa primeira edição mostra que existe espaço para inovação, experiência e conexão também na forma de vender imóveis”, afirma.

O Casa Palme contou ainda com o apoio de marcas parceiras que participaram das dinâmicas e ativações realizadas ao longo do reality, entre elas Finger Goiás Ambientes Personalizados, BYD Saga, Tecnoseg, Caseratto Bar e Restaurante, Internet Ultra, Ciacred Correspondente Bancário, Texas Center e SHAKE N’ ROLL.

Com a primeira edição encerrada, o Casa Palme deixa uma mensagem clara para o mercado: a corretagem imobiliária está em transformação. E quem souber unir técnica, presença, autenticidade e experiência real com o produto tende a sair na frente.

Lift School João Paulo II apresenta nova identidade e reforça compromisso com transformação social pela educação 

Projeto social da Heavenly International School reunirá embaixadores e apoiadores da causa para fortalecer a missão de levantar vidas por meio da fé, da dignidade e da educação.

 

Nesta quinta-feira, dia 21 de maio, às 20h, Brasília receberá um encontro especial promovido pela Heavenly International School para apresentar oficialmente a nova identidade da Lift School, projeto social da instituição que atende gratuitamente mais de 300 crianças em situação de vulnerabilidade no Paranoá.
 

O evento reunirá cerca de 60 embaixadores convidados em uma noite voltada à renovação do compromisso coletivo de transformar vidas por meio da fé, da dignidade e da educação. Mais do que uma apresentação institucional, a proposta é conectar pessoas que acreditam no poder transformador da educação e desejam contribuir ativamente para gerar impacto social na cidade.
 

O encontro contará com um jantar especial preparado pelo chef Bruno Bontempo e acontecerá na residência de Tainah e Bruno Nóbrega, em Brasília.
 

Segundo a Ms. Tety Castro, Diretora de Formação Integral da Lift School, a nova identidade da Lift nasce de um momento de amadurecimento e expansão da missão educativa da escola. “Mais do que uma mudança visual, ela representa com clareza aquilo em que acreditamos: uma educação que forma integralmente a pessoa humana, preparando nossos alunos não apenas para o futuro profissional, mas para a eternidade”, afirma.
 

A Lift School nasceu a partir da missão do Centro Social João Paulo II e hoje atua em parceria com a H•I•S Catholic Network, ligada à Heavenly International School. A proposta une excelência acadêmica, formação humana e espiritual e compromisso social em uma atuação voltada para crianças e famílias em contexto de vulnerabilidade social.
 

Com o lema “We lift. They rise.”, a Lift defende a ideia de que, quando uma criança recebe oportunidades reais de desenvolvimento, toda a sua realidade pode ser impactada positivamente, incluindo sua família e a comunidade ao redor.
 

A diretora destaca que a escola busca integrar desenvolvimento acadêmico, humano e espiritual em todas as dimensões da rotina escolar. “Acreditamos que cada criança deve ser acompanhada em todas as dimensões da sua vida: intelectual, emocional, espiritual e social”, explica Ms. Tety Castro.
 

Segundo ela, além do acompanhamento pedagógico individualizado e do uso de materiais próprios da rede H.I.S. Catholic Schools, a escola promove missas semanais, formação católica, oração diária, celebrações litúrgicas e acompanhamento próximo das famílias.
 

Atualmente, a instituição atende gratuitamente centenas de famílias da região do Paranoá e oferece alimentação diária, acompanhamento próximo e atividades que vão além da sala de aula, incluindo esporte, música, arte, inglês e formação espiritual integrada ao cotidiano escolar.
 

A Ms. Adriana Fois, Diretora Pedagógica da escola, afirma que uma das maiores transformações percebidas desde o início da atuação da Lift no Paranoá foi o fortalecimento do senso de comunidade entre escola, famílias e alunos. “Vimos relações serem reconstruídas por meio do diálogo, do acolhimento e da presença constante da escola na vida das crianças”, destaca.
 

Ela também relata mudanças significativas no comportamento dos estudantes e na participação das famílias. “Muitas crianças que inicialmente demonstravam atitudes mais agressivas passaram a desenvolver caminhos de compreensão, respeito e diálogo. Além disso, hoje contamos com pais mais presentes e envolvidos no desenvolvimento dos filhos”, afirma.
 

Segundo a diretora, o ensino integral também impactou diretamente a realidade das famílias atendidas, permitindo que muitos responsáveis retomassem oportunidades de trabalho e encontrassem mais segurança na rotina dos filhos.
 

O Diretor Administrativo da escola, André Carreira, destaca que a participação de embaixadores, padrinhos e parceiros é fundamental para ampliar o alcance da missão da Lift. “Eles não apenas contribuem financeiramente, mas também ajudam a dar visibilidade ao projeto, mobilizar novas pessoas e fortalecer a rede de apoio em torno das crianças atendidas”, afirma.
 

Segundo ele, as parcerias permitem investimentos contínuos em estrutura, formação e projetos pedagógicos. “A transformação social é sempre construída coletivamente, e a Lift entende que ninguém transforma realidades sozinho”, completa.
 

A proposta da escola dialoga com estudos recentes sobre educação e impacto social. O relatório Global Education Monitoring Report 2024/25: Leadership in Education: Lead for Learning, lançado pela UNESCO em outubro de 2024, aponta que lideranças escolares qualificadas, ambientes educacionais bem estruturados e acompanhamento contínuo são fatores decisivos para melhorar a aprendizagem, fortalecer comunidades escolares e ampliar oportunidades para estudantes em contextos vulneráveis.
 

Entre os próximos passos da Lift School João Paulo II está a ampliação da atuação educacional. Segundo a Ms. Adriana, a escola deseja expandir as formações e abrir turmas maiores para o Ensino Fundamental 2 e para o Ensino Médio. “Acreditamos que uma formação contínua fortalece o nosso ensino integral e contribui para o desenvolvimento completo dos estudantes”, conclui.

Brasília Kart Series chega à terceira etapa com fim de semana de velocidade no Kartódromo Ayrton Senna

Competição será realizada entre os dias 29 e 31 de maio, no Guará, reunindo pilotos de diferentes categorias e fortalecendo o automobilismo no Distrito Federal

O Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, será tomado pela velocidade entre os dias 29 e 31 de maio, durante a terceira etapa do Brasília Kart Series 2026. Considerada uma das principais competições do kartismo regional, a etapa promete movimentar o fim de semana com disputas acirradas, presença de pilotos de diferentes categorias e a participação de equipes, familiares e apaixonados pelo automobilismo.

Promovido pela Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF), com apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, o evento reforça o papel de Brasília como um dos polos tradicionais do esporte a motor no país. A competição também fortalece a formação de novos talentos, já que o kart é reconhecido como a principal porta de entrada para o automobilismo profissional.

A programação começa na sexta-feira (29), com treinos livres, warm-ups e sorteio de motores para categorias como Mirim, Cadete, F4 Junior, F4 Novatos, F4 Sênior, F4 Graduados, F4 GSS/60+ e 125. No sábado (30), será a vez das tomadas de tempo e das baterias oficiais, com provas de até 20 voltas e cerimônias de premiação ao longo do dia.

O domingo (31) será dedicado às categorias Rental, ampliando a participação de pilotos novatos, competidores amadores e entusiastas do kartismo. A programação contará com warm-ups, super poles, baterias divididas por categoria e peso, além de premiação ao final das disputas.

Para Renato Constantino, presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal, o Brasília Kart Series vai além das corridas e se consolida como um espaço importante para o fortalecimento da modalidade.

“Além das disputas na pista, o Brasília Kart Series vem se consolidando como importante espaço de fortalecimento do automobilismo no Distrito Federal, incentivando novos talentos e promovendo a aproximação do público com o kart, modalidade considerada porta de entrada para o automobilismo profissional”, destacou.

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, também ressaltou a importância da competição para o desenvolvimento esportivo e para a valorização dos equipamentos públicos voltados ao esporte.

“O kart é a base do automobilismo e tem um papel fundamental na formação de novos talentos. Ver o Brasília Kart Series crescer, reunir famílias, atletas e apaixonados pelo esporte mostra a força do automobilismo no Distrito Federal. A Secretaria de Esporte e Lazer apoia iniciativas que incentivam o esporte, movimentam nossos equipamentos esportivos e aproximam ainda mais a população das competições”, afirmou o secretário.

A expectativa da organização é de que a terceira etapa reúna grande público, movimentando o Kartódromo Ayrton Senna durante os três dias de programação. Além da emoção das baterias, o evento deve reforçar o ambiente de integração entre pilotos, equipes e famílias, mantendo viva a tradição do kartismo brasiliense.

Serviço

Brasília Kart Series – 3ª etapa
Data: 29 a 31 de maio
Local: Kartódromo Ayrton Senna, no Guará
Inscrições: www.brasiliakartseries.com.br
Reservas para o Kart Rental: link oficial da organização
Mais informações: @brasiliakartseries e WhatsApp (61) 98124-4474

Projeto Além do Olhar leva atendimento oftalmológico gratuito ao Centro Olímpico de Samambaia

Governadora Celina Leão conheceu a iniciativa nesta quinta-feira (21). Expectativa é beneficiar cerca de 3,5 mil alunos da unidade Samambaia e também da Estrutural e Gama

Alunos do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (21) graças ao projeto Além do Olhar, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa levou atendimentos oftalmológicos à unidade, com o objetivo de identificar casos que necessitam de óculos de grau, que serão entregues de forma gratuita posteriormente, e acompanhamento especializado. A ação uniu esforços do Instituto Brasileiro de Conectividade Social (IBCS) e das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Esporte e Lazer (SEL-DF).

A governadora Celina Leão esteve presente no evento e comentou a importância de facilitar o acesso da população à saúde visual. Segundo ela, a iniciativa deve passar por diversos centros olímpicos do DF, com oferta de exames de vista e óculos de grau gratuitos. “Já temos a previsão de levar o projeto para três Vilas Olímpicas, para que a gente possa sustentar o esporte também na saúde”, salientou.

Segundo o coordenador do projeto, Guilherme Coelho, as próximas unidades contempladas serão da Estrutural e do Gama, com entrega de 3 mil óculos no total. De acordo com ele, o atendimento funciona em etapas. Primeiro, os participantes passam pela triagem e, caso seja identificada necessidade, vão para avaliação oftalmológica completa.

“Se for comprovado que ele precisa do óculos, entregamos em até 30 dias gratuitamente para o aluno”, afirmou o coordenador, acrescentando que o projeto surgiu após um levantamento apontar que grande parte dos estudantes apresentam dificuldades visuais. “Descobrimos que 80% dos alunos, não só dos centros olímpicos, como também da rede pública, estão precisando de óculos para melhorar o desempenho dentro da sala de aula. O projeto veio com o objetivo de oferecer saúde visual aos estudantes”, afirmou.

“O projeto veio com o objetivo de oferecer saúde visual aos estudantes”, explica Guilherme Coelho, coordenador do projeto

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, afirmou que o Além do Olhar garante que os alunos tenham as condições necessárias para a prática esportiva. “Sabemos o quanto a questão visual pode ajudar ou até mesmo atrapalhar o desempenho em alguma modalidade esportiva. Nos centros olímpicos temos desde crianças até idosos, então é um serviço de utilidade pública que prestamos para a comunidade”, declarou.

“Saúde da visão é tudo. Sem ela você não consegue ler, pegar um ônibus ou ter sua liberdade”, diz a dona de casa Andréia Silva

Entre os beneficiados pela ação está a dona de casa Andréia Silva, 51 anos. Ela faz ginástica localizada no Centro Olímpico, enquanto os três filhos praticam voleibol e futebol. “Eu e minha filha fizemos os exames e depois vou trazer meus dois meninos também”, contou. “Saúde da visão é tudo. Sem ela você não consegue ler, pegar um ônibus ou ter sua liberdade”, concluiu.

Diabetes além do físico: 70% dos brasileiros que vivem com a condição relatam impacto emocional significativo da doença

Levantamento inédito da Global Wellness Institute (GWI) aponta ainda que a imprevisibilidade da glicemia afeta a saúde mental, o sono e a rotina diária dos pacientes
 

Com 16,6 milhões de adultos diagnosticados, o Brasil ocupa a 6ª posição mundial em casos de diabetes, segundo o Atlas Global do Diabetes 2025 da International Diabetes Federation (IDF). Esse cenário reforça a urgência do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico contínuo para evitar complicações. Contudo, os desafios vão além da questão clínica: a doença impacta severamente a saúde emocional, como demonstra um novo levantamento* do GWI (Global Wellness Institute) em parceria com a Roche Diagnóstica sobre a realidade dos pacientes no país.

O fardo na saúde mental e na rotina


De acordo com os dados, 70% dos brasileiros com diabetes afirmam que a condição afeta significativamente seu bem-estar emocional, número que sobe para 77% entre pacientes com diabetes tipo 1. Além disso, o estudo revela um cenário de constante tensão: 78% relatam ansiedade ou preocupação com o futuro, enquanto 2 em cada 5 dizem sentir solidão ou isolamento devido à doença.

A rotina também é impactada de forma prática e cotidiana. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirma que o diabetes limita a capacidade de passar o dia fora de casa, enquanto 46% relatam dificuldades em situações comuns, como trânsito ou reuniões longas. O impacto se estende até o descanso: 55% dizem não acordar plenamente descansados, refletindo os efeitos das variações glicêmicas durante a noite.

“O estresse emocional, a ansiedade e noites mal dormidas, por exemplo, elevam os hormônios que são contrários à produção da insulina, como o cortisol, hormônio de crescimento, adrenalina e glucagon. Esses hormônios aumentam a glicose no sangue. Então, a pressão psicológica pode descompensar o diabetes, mesmo que esteja seguindo corretamente o tratamento. São fatores que fazem a glicose subir ou a glicose cair”, explica o Dr. Márcio Krakauer, médico endocrinologista e coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A lacuna de confiança e a busca por previsibilidade


Apesar dos avanços no cuidado, o estudo indica que o modelo atual ainda não atende plenamente às necessidades dos pacientes. Apenas 35% se sentem muito confiantes no gerenciamento da própria condição, evidenciando lacunas no controle e na previsibilidade da doença.

Nesse contexto, surge uma demanda clara por inovação. Quase metade dos entrevistados (44%) aponta que tecnologias mais inteligentes, capazes de prever mudanças nos níveis de glicose, deveriam ser prioridade. Entre aqueles que utilizam apenas medidores tradicionais – os glicosímetros, conhecidos também como “teste de ponta de dedo” -, 46% afirmam que alertas preditivos seriam o principal incentivo para adotar o sensor de monitoramento contínuo de glicose (CGM).

A previsibilidade aparece como um divisor de águas no cuidado com o diabetes. Mais da metade dos participantes (53%) considera a capacidade de prever níveis futuros de glicose como a principal funcionalidade desejada em soluções com IA. Entre pacientes com diabetes tipo 1, esse número chega a 68%.

Além disso, o estudo mostra que 56% dos entrevistados brasileiros afirmam que se sentiriam mais no controle da doença ao ter acesso a tendências antecipadas dos níveis de glicose, enquanto 48% destacam que a redução de surpresas, como picos e quedas inesperadas, teria impacto direto na qualidade de vida. Entre os pacientes com diabetes tipo 1, a percepção de valor é ainda mais expressiva: 95% consideram fundamentais ferramentas capazes de prever eventos como hipoglicemia ou hiperglicemia, reforçando a importância de soluções mais inteligentes e preditivas no manejo da condição.

“O diabetes exige decisões constantes ao longo do dia, em especial o do tipo 1, que é uma doença de previsibilidade. Tudo o que acontece com o diabetes tipo 1 tem que ser tentado prever ou, pelo menos, ter uma ideia, porque as pessoas têm que se antecipar nas atitudes e escolhas que terão ao longo do dia, tanto na alimentação, como na dose do medicamento ou na atividade física. Tudo tem que ser antecipado para evitar problemas de alta ou de baixa glicêmica. Então, ter ferramentas que disponibilizem essas previsões é bastante valioso na rotina de quem vive com esta condição”, afirma o Dr. Krakauer.

*Sobre a pesquisa do GWI com a Roche Diagnóstica
A pesquisa é baseada em dados de um estudo conduzido pela GWI, encomendado pela Roche, em setembro de 2025, que explorou percepções sobre o diabetes, a vida com a doença e as ferramentas de manejo. O estudo ouviu 4.326 pessoas com diabetes, com 16 anos ou mais, em nível global, como parte de uma pesquisa mais ampla com 16.310 usuários de internet em 22 países. Os mercados incluídos são Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Hong Kong, Índia, Japão, Kuwait, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Turquia e Reino Unido.