Início Notícias Grupo Carrefour Brasil adere a programa do Governo do Pará para fortalecer...

Grupo Carrefour Brasil adere a programa do Governo do Pará para fortalecer a pecuária sustentável no estado


Companhia, JBS, e os frigoríficos Rio Maria e Mafrinorte formalizam acordo que oferecerá carnes certificadas nas gôndolas do varejista no estado a partir do segundo semestre deste ano

Da esquerda para a direita: Hana Ghassan, Vice-Governadora do Pará; Helder Barbalho, Governador do Pará; Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil; e Raul Protázio, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará

São Paulo, abril de 2025 – O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar no Brasil, a JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, e os frigoríficos Rio Maria e Mafrinorte formalizam com o Governo do Estado do Pará nesta quinta-feira, 24 de abril, a assinatura do Termo de Intenções e Colaboração ao Programa Pecuária Sustentável do Pará, uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento da produção responsável no estado e ao combate ao desmatamento ilegal. Essas empresas são as primeiras signatárias do programa, e a meta é, até 2026, implementar a rastreabilidade individual de todo o rebanho bovino paraense – do nascimento ao abate.
 

As signatárias do termo se comprometem em contribuir para o avanço do Programa Pecuária Sustentável do Pará, que foi desenvolvido como um importante mecanismo para o combate ao desmatamento ilegal, desenvolvimento econômico, promoção do bem-estar social e intensificação sustentável da pecuária no estado do Pará.
 

Reconhecendo a relevância do Programa para ampliar a transparência e a conformidade na cadeia produtiva da pecuária, as empresas se comprometem incentivar a produção de carne rastreada e livre de desmatamento ilegal, apoiando a transformação da pecuária paraense, gerando empregos, renda no campo e oportunidades de negócios, além de desenvolver esforços para informar aos consumidores sobre os diferenciais da carne rastreada, valorizando sua origem sustentável e criando oportunidades para promover a pecuária paraense como referência em práticas responsáveis e conscientes.
 

O Grupo Carrefour Brasil será a única varejista brasileira a integrar a iniciativa, e terá suas lojas no estado como as primeiras a comercializar produtos com a certificação do programa, a partir do segundo semestre deste ano.
 

Para o programa, o Grupo Carrefour Brasil investirá R$ 10 milhões que serão destinados à aquisição de brincos eletrônicos e chips, que alimentarão o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), lançado em 2024, e também ao apoio a pequenos e médios produtores rurais do estado, com assessoria gratuita para regularização de fazendas, em um esforço colaborativo e multifinanciado entre o Grupo e a JBS. As empresas se comprometeram ainda a auxiliar no engajamento de outros atores da cadeia, como associações, bancos, outros frigoríficos e entidades do setor público.
 

“A proteção do planeta e da biodiversidade é um dos pilares da estratégia do Grupo Carrefour Brasil, além de criar mecanismos para rastreabilidade e monitoramento da carne que adquirimos de nossos fornecedores, entendemos que temos um papel e uma responsabilidade em agendas colaborativas de alto impacto para proteção da biodiversidade”, explica Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
 

O aporte da companhia faz parte do Fundo de Florestas, iniciativa que destina R$ 50 milhões em projetos destinados para o combate ao desmatamento por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.
 

“Para nós, uma pecuária sustentável significa benefícios para o meio ambiente e para o produtor. Por isso, desde que instituímos esse programa, na COP 28, em Dubai, nós temos trabalhado para, por um lado, garantir a rastreabilidade do rebanho e, ao mesmo tempo, levar incentivos ao produtor, para garantir com que nessa transição, nesse avanço, ninguém fique para trás. Hoje, o Pará está garantindo a redução do desmatamento sem perder a sua produtividade. Somos o estado com o segundo maior rebanho bovino do Brasil e estamos alcançando índices históricos na redução do desmatamento, como a menor área desmatada desde 2019 alcançada no último mês de março, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Isso comprova que estamos no caminho certo e que seguiremos avançando”, destacou o Governador do Pará, Helder Barbalho.
 

Segundo a última Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Pará abriga o segundo maior rebanho bovino do país, com cerca de 25 milhões de animais, e compreende uma parcela significativa da Amazônia Legal. A política de rastreabilidade será essencial para atender a exigências crescentes de mercados internacionais, como União Europeia e China, que demandam comprovações robustas de origem e sustentabilidade dos produtos.
 

“A JBS atua em uma coalizão liderada pelo governo do Pará, em parceria com ONGs como a TNC (The Nature Conservancy) e outros atores, para impulsionar um ambicioso plano de rastreabilidade e pecuária de baixo carbono na região. Por meio de investimentos em programas de rastreabilidade, regularização ambiental e requalificação comercial de pequenos produtores, a empresa tem contribuído com a evolução da pecuária no Estado”, disse Bruno Brainer, diretor de operações da Friboi na região Norte.
 

O frigorífico Rio Maria, com forte atuação no sul do Pará, também integra o grupo e desempenha papel relevante na implementação do programa. A companhia já participa de um projeto piloto de rastreabilidade animal, que utiliza tecnologia para garantir a origem e a conformidade ambiental das fazendas fornecedoras. Sua adesão ao Programa Pecuária Sustentável do Pará reforça o compromisso com práticas produtivas responsáveis e com a construção de uma cadeia de fornecimento mais transparente e sustentável.
 

“Entendemos que a rastreabilidade é uma exigência do futuro, e participar dessa transformação junto ao Governo do Pará e demais parceiros mostra que é possível produzir com responsabilidade e agregar valor à cadeia da carne e do couro”, afirma Roberto Paulinelli, presidente do frigorífico Rio Maria.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil 

Há 50 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), inclusão e diversidade (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Bompreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aquie conheça mais sobre o Grupo.
 

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile