Solarprime registra aumento de 11,9% no número de financiamentos para compra de painéis solares em 2024

Facilidades de crédito impulsionaram as vendas e aqueceram o setor que bateu recorde no número de novas instalações de sistemas fotovoltaicos no ano passado


O financiamento para instalação de projetos fotovoltaicos de geração própria cresceu 12,4%, de 2023 para 2024, na plataforma Meu Financiamento Solar, do banco BV. Ao todo, foram cerca de 45 mil propostas aprovadas pela empresa no ano passado, das quais 83% foram para instalação em residências.
 

Este é um retrato do aquecimento do setor de energia solar em 2024, que bateu recorde de novas instalações de sistemas fotovoltaicos. Levantamento da Solarprime apontou que 28,79% das vendas de projetos fotovoltaicos em 2024 foram realizadas por meio de financiamentos, isso envolvendo todas as categorias de instalações como residencial, rural, etc. O crescimento em relação a 2023, segundo a rede de franquias de energia solar, foi de 11,19%.
 

De um modo geral, as facilidades no crédito impulsionaram as vendas de projetos em 2024 e tornaram a energia solar mais acessível. Em 2024, a Solarprime comercializou 3.089 projetos fotovoltaicos frente a 2.383 em 2023, o que representa um avanço de 30% no ano passado se comparado a 2023. A rede de franquias foi responsável por injetar 32,76MWp na matriz energética nacional em 2024.
 

“As facilidades de créditos que implementamos impulsionaram as vendas tanto de painéis solares para as residências, quanto para agricultores, comércio e indústria. Para 2025, a tendência é que o acesso à energia solar seja cada vez mais democrático e mais acessível para população, um cenário que não víamos há 10 ou 15 anos”, explica o CEO da Solarprime Mário Campo Grande.
 

O balanço de vendas de painéis também traz que a categoria que mais contemplou projetos foi a residencial com 2.592, seguida pela comercial com 288, pela rural com 184, a industrial com 24 e um destinado ao serviço público. Ainda, das cinco regiões do país, onde a Solarprime está presente, a que mais somou projetos comercializados foi a Sudeste com 1.607, seguida pela Nordeste com 653, Centro-Oeste com 455, Norte com 198 e Sul também com 198.

Estado com mais financiamentos

De acordo com a plataforma Meu Financiamento Solar, o estado com mais financiamentos foi São Paulo, que concentrou 15,6% do total. A maioria dos projetos financiados no ano passado pela empresa foram de sistemas entre 5,5 e 8,2 kilowatts (kW).
 

Ainda segundo a plataforma, o aumento na liberação de créditos reflete a queda no preço dos painéis solares, que foi “em torno de 60%” nos últimos dois anos.

Sobre a Solarprime

A Solarprime é a maior rede de franquias do Brasil em soluções de energia solar fotovoltaica, pioneira no setor atuando desde 2014, com milhares de sistemas instalados, entre residenciais, comerciais, industriais, rurais e outros. Está presente nos 26 estados e Distrito Federal com mais de 460 unidades. A entrada da Solarprime no franchising se deu em 2016, quando seus fundadores viram a oportunidade de expandir o negócio por todo o território nacional, com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por uma solução que proporciona economia financeira e sustentabilidade simultaneamente. A empresa é considerada a maior rede de franquias de energia solar do país, certificada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em 2025, a Solarprime ficou entre as 20 maiores microfranquias do Brasil, ocupando a 19º posição. A empresa é a única do setor de energia solar no top 20 de microfranquias, pelo 5º ano consecutivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui