Cristiane Almeida, especialista da Brasis Contabilidade, explica como organizar uma associação para o cumprimento das normas legais.
O controle financeiro e a gestão das atividades diárias representam grandes desafios para as associações, especialmente no momento de prestar contas. Assim, a falta de planejamento pode levar a problemas graves como uma inconformidade com a legislação, fator de risco para as organizações.
De acordo com o estudo “Occupational Fraud 2022: A Report to the Nations”, da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), as organizações perdem cerca de 5% das receitas a cada ano devido a fraudes ocupacionais. Tal número está relacionado a fatores como falta de monitoramento na execução de projetos e ausência de mensuração dos resultados.
Nesse sentido, a Especialista em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário da Brasis Contabilidade, Cristiane Almeida, comenta possíveis consequências causadas por uma desorganização no planejamento estrutural. “A sustentabilidade da associação está relacionada à continuidade e estabilidade do trabalho. A desorganização compromete a estrutura levando a consequências graves que podem tornar inviável o funcionamento da associação. Um exemplo é a falta de pagamento de salários ou atrasos, podendo gerar processos trabalhistas muito danosos”, destaca.
Assim, torna-se essencial desenvolver estratégias de controle financeiro, principalmente ao lidar com variadas fontes de renda e gastos. A recomendação é construir projetos bem detalhados com início, meio e fim, fontes de financiamento e despesas relacionadas a cada ação financeira. Outro ponto é organizar os projetos em pastas digitais, facilitando o arquivamento de documentos e sua posterior procura em caso de necessidade, principalmente no momento de prestar contas.
Além disso, o funcionamento adequado de uma associação também passa pela adoção da transparência enquanto um processo interno e externo. “A consultoria contábil pode ajudar nesse processo desde a construção do projeto, orientando sobre a melhor forma de contratação (pessoa jurídica ou física), até na elaboração de relatórios contábeis e prestação de contas de acordo com as normas”, reforça a especialista.
Tendo isso em vista, optar por uma consultoria contábil é imprescindível para as organizações melhorarem sua governança. “Um profissional contábil realiza a estruturação do setor financeiro da organização para atuar de maneira preventiva e formar uma reserva financeira para ações futuras. Isso parte, por exemplo, do envio de registros financeiros de forma cronológica em conformidade com as normas específicas do Terceiro Setor, possibilitando demonstrar os valores de recursos utilizados e a se utilizar”, completa.
Desse modo, além de construir um planejamento, estar de acordo com as normas torna o trabalho da associações mais sustentável, evitando contratempos. A consultoria contábil se torna necessária principalmente quando essas organizações firmam parcerias com órgãos públicos.