
Reunião com a SEMOB-DF tratou do valor cobrado pela Concessionária Catedral; objetivo é evitar prejuízos a empresas e passageiros do transporte público interestadual
A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SENT-DF), iniciou uma articulação conjunta com a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB-DF) e representantes da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip) para discutir a redução da taxa de uso do acostamento cobrada na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.
Desde o dia 1º de junho de 2025, a gestão do terminal rodoviário foi assumida pela Concessionária Catedral, vencedora da licitação realizada pelo Governo do DF. O contrato de concessão tem validade de 20 anos e prevê investimentos de R$ 120 milhões em recuperação, modernização e conservação do local, que recebe mais de 700 mil pessoas diariamente.
Com a privatização, as empresas de transporte interestadual passaram a ser cobradas por embarques e desembarques de passageiros no terminal, o que motivou a Anatrip a acionar a Justiça Federal para suspender a taxa, considerada excessiva.
Para encontrar uma solução equilibrada, as secretarias do Entorno do DF e de GO vêm conduzindo reuniões técnicas com a SEMOB-DF. Em um dos encontros, o secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, informou que o governo estuda aplicar uma taxa única aos ônibus que utilizam o terminal, atualmente com valor médio de R$ 5,50 por parada.
Segundo Cristian Viana, secretário do Entorno pelo Governo do Distrito Federal, o diálogo entre os entes é fundamental para assegurar um valor justo, que não penalize os usuários. “Estamos conversando e entendemos a reivindicação das empresas de ônibus. Além disso, faço questão de ressaltar que estamos defendendo os interesses das pessoas que saem de casa todos os dias para estudar, trabalhar e realizar outras atividades. Elas merecem um serviço de qualidade, acessível e eficiente”, afirmou.
Entenda o contexto
O transporte semiurbano que liga os municípios do Entorno ao Distrito Federal é regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que fiscaliza e define as tarifas das linhas. Já a cobrança pelo uso do acostamento na Rodoviária do Plano Piloto é feita pela SEMOB-DF, que recentemente transferiu a gestão do terminal à Concessionária Catedral.
Como o tema envolve competências de diferentes esferas — federal, distrital e estadual —, a solução depende de uma atuação integrada entre os três níveis de governo.
Consórcio Interfederativo
Com o objetivo de melhorar a mobilidade entre o Entorno e o DF, o Governo de Goiás também articula a criação de um Consórcio Interfederativo, reunindo a União, o Governo do Distrito Federal e o Governo de Goiás. A proposta visa permitir uma gestão compartilhada do sistema de transporte, incluindo medidas para a adoção de tarifas mais acessíveis e eficientes.