Unificação da Certificação do SIM entre Entorno de Goiás e DF avança

0
24

”selo regionalizado do Serviço de Inspeção Municipal entre Entorno e DF deve abrir novos mercados para os produtos goianos”, afirmou Caroline Fleury”

CORPO DO TEXTO

Em encontro realizado na tarde de segunda-feira (04/03), em Goiânia, a secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta, alinharam detalhes da proposta para a certificação regionalizada do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) entre Goiás e o Distrito Federal. O selo do SIM regional será um dos pontos da atualização do plano de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica, que abrange ações conjuntas de defesa sanitária animal e vegetal entre os dois territórios.

“Recentemente, demos início às conversações com a secretaria da agricultura do DF para a elaboração do novo Acordo de Cooperação. A unificação da certificação do selo é uma demanda de interesse comum entre nossas regiões”, destacou Caixeta. A SEDF-GO tem desempenhado um papel fundamental na facilitação desse processo junto aos municípios. “A certificação regionalizada abrirá novos mercados para os produtos goianos, que já são muito consumidos em Brasília. Com selo de qualidade padrão entre as duas unidades todos ganham e se desenvolvem”, ressaltou Caroline Fleury.

Além da Agrodefesa, a secretária enfatizou que a promoção do SIM na região também conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), do Sebrae e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (Cisbango). “Estamos trabalhando em várias frentes para fortalecer e regularizar a agroindústria e a agricultura familiar local, o que trará segurança alimentar e impulsionará nossa economia, tanto no mercado intermunicipal e, principalmente, no Distrito Federal”, sublinhou a secretária da SEDF-GO.

A certificação pelo SIM garante segurança alimentar, ao assegurar o controle de qualidade no abate de animais e no processamento de seus derivados, como laticínios, carnes, ovos e mel. Com o apoio do Cisbango e dos órgãos do Governo de Goiás, os municípios terão acesso a técnicos, veterinários e consultorias para efetuar as mudanças necessárias na legislação que permitam a implementação desses serviços em suas respectivas áreas.

Legenda foto: secretária da SEDF-GO e presidente da Agrodefesa discutem novos passos para implantação do SIM no Entorno do DF

Comunicação Setorial – SEDF-GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui