Solenidade dá início às atividades da 20ª Legislatura em 2024

0
20
Crédito: Hellenn Reis

Presidida pelo chefe do Legislativo, deputado Bruno Peixoto, a sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia goiana, nesta tarde, reuniu, além da grande maioria dos parlamentares, o governador Ronaldo Caiado e autoridades dos demais Poderes. Durante a solenidade, o governador entregou a mensagem anual dirigida aos deputados. Discursaram Paulo Cezar Martins, pela oposição; Renato de Castro, em nome da situação; Bruno Peixoto, como líder do Parlamento, e, fechando os discursos, o governador Ronaldo Caiado.

O segundo ano de trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) teve início com solenidade na tarde desta quinta-feira, 15. Conduzido pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), o encontro contou com a entrega da mensagem do governador Ronaldo Caiado (UB) aos parlamentares e discursos de Paulo Cezar (PL), pela oposição; Renato de Castro (UB), em nome da base; e de Peixoto, como líder do Parlamento goiano.

Ao início da sessão, uma comissão composta por Renato de Castro, Coronel Adailton (Solidariedade) e Bia de Lima (PT) acompanhou o governador Caiado até a mesa diretiva. Enquanto isso, Talles Barreto (UB), André do Premium (Avante) e Veter Martins (PRD) conduziram o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto França.

Primeiro a subir à tribuna, Paulo Cezar falou pela oposição com reconhecimento da avaliação positiva da gestão atual do Executivo, mas sem deixar de pontuar questões que, segundo ele, merecem atenção especial. Como exemplo, o deputado abordou a necessidade de valorização dos profissionais da segurança pública, de investimento em infraestrutura e solução para os problemas de superlotação das unidades de saúde.

“Um Governo sem crítica construtiva jamais será democrático. Agradeço ao governador pela deferência de ouvir a oposição, nosso papel não é só apontar falhas, mas apresentar soluções”, declarou o decano.

Em seguida, pela base governista, Renato de Castro destacou a importância da atuação do Legislativo goiano na aprovação de leis de interesse do Governo estadual e da população. O parlamentar agradeceu a todos os colegas pelos trabalhos do primeiro ano da 20ª Legislatura, o qual, segundo ele, foi permeado por debates construtivos. Além disso, Renato de Castro exaltou a atual gestão de Caiado, em especial nas áreas de segurança pública, saúde, educação e infraestrutura. 

O presidente da Alego, Bruno Peixoto, fez uso da palavra para reforçar a alta produtividade e comprometimento dos membros da 20ª Legislatura. Ressaltando o compromisso com a democracia e com os goianos, o legislador aproveitou a oportunidade para apresentar o balanço da Casa em 2023. Como pontos em evidência, foram elencados a economicidade de recursos e os ganhos em transparência com a consolidação do Alego Digital e do aplicativo Deputados Aqui.

Último a discursar, o governador Ronaldo Caiado congratulou Bruno Peixoto pela atuação no comando da Alego e agradeceu aos demais deputados pela contribuição em prol dos benefícios para Goiás. Ao destacar ações de investimento na infraestrutura, saúde, segurança pública, indústria e na educação, o chefe do Executivo também comemorou os resultados alcançados em seus cinco anos à frente do Estado.

“Chego aqui com um sentimento diferente daquele com que recebi o governo em 2019”, afirmou. “Diferente porque nós hoje enxergamos a realidade e o potencial do Estado de Goiás. Posso atestar, em cinco anos de mandato como governador, que Goiás é um Estado rico, um Estado de potencial ímpar para atender à demanda dos sete milhões de pessoas que habitam aqui”.

Após a fala de Caiado, o presidente Bruno Peixoto encerrou a solenidade e convocou a próxima sessão para a terça-feira da semana que vem, 20, às 15 horas, horário regimental.

Presenças

A sessão contou com a presença de 37 dos 41 deputados estaduais. Lucas Calil (MDB), Mauro Rubem (PT), Gustavo Sebba (PSDB) e José Machado (PSDB) foram os ausentes.

Além das autoridades já mencionadas, compuseram a mesa diretiva também o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Saulo Marques Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Joaquim Alves de Castro Neto; o sub-procurador-geral de Justiça Institucional do Ministério Público do Estado de Goiás, Marcelo André de Azevedo, que representou o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres.

Deputados da 20ª Legislatura

Alessandro Moreira (Progressistas)

Amauri Ribeiro (UB)

Amilton Filho (MDB)

Anderson Teodoro (Avante)

André do Premium (Avante)

Antônio Gomide (PT)

Bia de Lima (PT)

Bruno Peixoto (UB)

Cairo Salim (PSD)

Charles Bento (MDB)

Clécio Alves (Republicanos)

Coronel Adailton (Solidariedade)

Cristiano Galindo (Solidariedade)

Cristóvão Tormin (PRD)

Delegado Eduardo Prado (PL)

José Machado (PSDB)

Dra. Zeli Fritsche (UB)

Dr. George de Morais (PDT)

Gugu Nader (Agir)

Gustavo Sebba (PSDB)

Henrique César (PSC)

Issy Quinan (MDB)

Jamil Calife (Progressistas)

Julio Pina (Solidariedade)

Karlos Cabral (PSB)

Lincoln Tejota (UB)

Lineu Olimpio (MDB)

Lucas Calil (MDB)

Lucas do Vale (MDB)

Major Araújo (PL)

Mauro Rubem (PT)

Paulo Cezar (PL)

Renato de Castro (UB)

Ricardo Quirino (Republicanos)

Rosângela Rezende (Agir)

Talles Barreto (UB)

Veter Martins (PRD)

Virmondes Cruvinel (UB)

Vivian Naves (Progressistas)

Wagner Neto (Solidariedade)

Wilde Cambão (PSD)

Mesa Diretora

Presidente Bruno Peixoto (UB)

Primeiro vice-presidente Charles Bento (MDB)

Segundo vice-presidente Clécio Alves (Republicanos)

Terceiro vice-presidente Antônio Gomide (PT)

Primeiro vice-presidente corregedor Cairo Salim (PSD)

Segundo vice-presidente corregedor Lucas do Vale (MDB)

Primeiro secretário Virmondes Cruvinel (UB)

Segundo secretário Julio Pina (Solidariedade)

Terceiro secretário Amauri Ribeiro (UB)

Quarto secretário Gugu Nader (Agir).Agência Assembleia de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui