Segunda edição da Feira #NoEntornoTem será em junho

0
25

Informação foi passada pela secretária Caroline Fleury, que garantiu novidades no Evento

A segunda edição da Feira #NoEntornoTem já tem mês definido: junho. A informação foi adiantada pela secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, na estreia do podcast “Além do Voto” nesta quarta-feira (13). Caroline Fleury disse que a estrutura será ampliada e que as surpresas ao público ficarão a cargo dos municípios participantes, que já estão preparando as atrações. Todos os trezes que participaram da primeira edição confirmaram presença no evento realizado em Brasília, com venda e exposição de produtos e artesanatos locais, além de shows com artistas da região.

“Neste ano, a estrutura será ainda mais confortável e a surpresa vai ficar por conta dos municípios”, afirmou.

Na primeira edição, em outubro de 2023, as treze cidades participantes – Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso – mostraram opções de turismo e gastronomia. Cada município, conforme sua especificidade, mostrou produtos e roteiros próprios. Por exemplo, Cocalzinho de Goiás levou à Feira a Rota de Queijos e Vinhos. Já Cidade Ocidental ofereceu todas informações sobre o lema: “Fé, Marmelo & Folia”, que é a cara da cultura local. A mistura entre os produtos das cidades ganhou um destaque e, quem passou pela #NoEntornoTem pode provar o queijo junto à marmelada. “Uma combinação perfeita”, definiu uma participante enquanto provava.

Os visitantes da primeira edição também contaram com outros tipos de degustação. O prato vencedor da “Festa do Milho” de Águas Lindas, a canjiquinha com costela de porco, agradou quem experimentou. Já quem procurava novas opções de bebidas alcoólicas, se surpreendeu com a espumante feita de cachaça artesanal, produto de Cristalina. Teve também biscoito de queijo frito, uma receita que é passada através de gerações em Goiás. Padre Bernardo e Novo Gama mostraram produtos da agricultura familiar. Luziânia levou manteigas saborizadas e café produzidos no município, além de artesanato, que foi o forte de cidades vizinhas também. Valparaíso mostrou um artesanato sustentável, de madeira reutilizada, e Planaltina encantou com peças feitas à mão em tricô e com as belezas da Lagoa Formosa, cuja foto embelezou o espaço da exposição.

Formosa destacou as várias modalidades de turismo: de aventura, ecológico e religioso. Esse último também foi colocado com um dos fortes de Santo Antônio do Descoberto, que tem uma festa famosa em homenagem ao Santo que dá nome à cidade. Alexânia levou cachaça, artesanato e turismo náutico. A pesca foi o destaque de Abadiânia. A primeira edição da Feira também contou com dezenas de apresentações de artistas regionais, que ampliaram as agendas de show depois do espaço.
“A gente quer que as pessoas fiquem nos seus municípios, estudem, trabalhem e uma das coisas muito fortes, que fomenta muito a economia, é o turismo”, afirmou Caroline Fleury.

Curiosidade sobre o nome #NoEntornoTem

O nome da Feira surgiu quanto a secretária Caroline Fleury postava nas redes sociais fotos e vídeos da região. Quando era questionada, respondia: “No Entorno tem essa cachoeira, ou ainda, no Entorno tem esse restaurante, etc”. Foi então que ela percebeu que, apesar do potencial, a região ainda precisava de uma espécie de vitrine para mostrar que, tudo que existe de bom no Entorno tem. Foram meses de articulações com diversas Secretarias do Governo de Goiás até se desenhar a ideia do evento, realizado de forma inédita em Brasília.

“O nome surge para mostrar que tem as potencialidades da região. A gente já tem um mercado consumidor do turismo que é Brasília. Pode ver, quem está em Brasília procura a Chapada [Imperial] no Entorno, passa o final de semana em um hotel fazenda, procura uma comida diferente. Então é isso: fomentar via turismo a questão do Entorno”, explicou.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui