SEDF-GO quer selo regionalizado do Serviço de Inspeção Municipal para o Entorno

0
27

Iniciativa visa fortalecer a comercialização de produtos certificados em Goiás e no Distrito Federal

Em parceria entre o Governo de Goiás, autoridades municipais e entidades civis, foi lançado nesta sexta-feira (26/01), para a região Nordeste do Estado, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) consorciado. Este projeto, fruto da colaboração do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (Cisbango), visa ao fortalecimento e a regularização da agroindústria e agricultura familiar local. O objetivo é implantar em toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride).

Durante o encontro em Alto Paraíso, no Nordeste goiano, foram discutidos os termos para a implementação do SIM regionalizado, que contará com uma equipe itinerante de veterinários e técnicos especializados. Eles auxiliarão os municípios da Ride na emissão do selo SIM, garantindo assim a qualidade e a segurança alimentar dos produtos regionais.

De acordo com o superintendente do Cisbango, João Orestes, neste sistema de selo regionalizado o consórcio, com apoio do Estado, irá disponibilizar um grupo de médicos veterinários e outros técnicos e começar a regularizar a situação dos produtores em todos os municípios da Ride. Ele acrescentou, ainda, que os termos para o acordo de cooperação foram iniciados hoje, e serão finalizados em breve.

Durante a reunião, a secretária de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO), Caroline Fleury, que está articulando essa parceria na região, destacou a relevância do selo regionalizado para a dignidade e o desenvolvimento econômico dos produtores locais. Segundo ela, a implantação do selo é o primeiro passo para estabelecer convênios com Brasília e outros mercados, proporcionando aos produtores documentação necessária para a venda legal de seus produtos. “Só regularizando é que nós temos condição de fazer um convênio com Brasília para vender os produtos legalizados. Então, esse produtor vai ter dignidade, além de vender nos municípios vizinhos, nos comércios. Ele vai ter documento para poder vender”, assinalou.

Para viabilizar o projeto, o Governo de Goiás disponibilizará o conhecimento técnico de profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). Além disso, haverá um esforço conjunto com as câmaras municipais para aprovar a legislação necessária à implantação do SIM regionalizado.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais, incluindo prefeitos da região, entre eles, Altran Avelar (Flores de Goiás), Vilmar Kalunga (Cavalcante), Marcus Rinco (Alto Paraíso). Também contou com a participação de Ana Paula Dourado, presidente do Cisbango, Cléber Chagas, gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, além de empreendedores e produtores rurais.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui