Secretaria do Entorno Marca Presença na Abertura da EXPORIDE 2024

0
11

Onze municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) apresentam até amanhã (16) carteira de projetos, painéis, workshops e rodada de negócios para fomentar o desenvolvimento da região

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) esteve presente na abertura da EXPORIDE 2024, realizada no Clube de Engenharia de Brasília. O evento, que ocorre entre quarta (15) e quinta (16), reúne onze municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME), além de organizações públicas e privadas e a sociedade civil, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).

Caroline Fleury, secretária da SEDF-GO, representando o Governador de Goiás Ronaldo Caiado, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a integração entre os governos federal, do DF, de Goiás e municipais, bem como entre empresários e instituições privadas, estimulando o crescimento econômico da região. “Este é um marco significativo para o Entorno, pois, pela primeira vez, estamos vendo a região sendo tratada como uma entidade integrada, sem barreiras físicas”, afirmou Fleury.

O crescimento do Entorno foi destacado pelo secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, representando o governador do DF, Ibaneis Rocha. “É notório o avanço das cidades goianas que circundam Brasília. Apesar dos desafios, hoje estamos aqui com opções tecnológicas e potencialidades para demonstrar o tanto que os municípios têm a oferecer. A partir de hoje, o DF terá outra visão do Entorno”, ressaltou Araújo.

Empresária na área de reciclagem em Brasília, Izinalda Amaral, ao saber do evento, não perdeu a oportunidade de avaliar possibilidades de investimento. “Conhecia algumas cidades da região, mas não imaginava as riquezas, demandas e possibilidades de negócio de cada uma. Está sendo uma boa surpresa conhecê-las melhor”, disse.

Já a motivação do servidor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF, Eduardo Henrique Paiva, para estar no evento foi outra: colocar-se à disposição dos municípios para ensiná-los a angariar recursos tanto na esfera pública como na privada. “Eu já vi alguns dos projetos das cidades e acredito que tenho o que é preciso para fundos que vão viabilizar os projetos por conta própria e empoderar a sociedade a reduzir os trâmites políticos”, explicou.

Exporide

A Exporide é um programa continuado que visa promover o desenvolvimento tecnológico e de inovação das cidades que compõem a RIDE-DF, por meio da capacitação de agentes públicos municipais e empreendedores, além de entidades do terceiro setor.

“A cada dia avançamos mais para solucionar problemas dos municípios de forma tecnológica. Esse evento visa trazer os empresários para discutir alternativas para melhorar os municípios em direção a construção de cidades cada vez mais inteligentes e desenvolvidas, com potencial real de transformar o futuro”, explicou o presidente do conselho do CODESE-DF, Paulo Muniz.

O objetivo é aperfeiçoar programas de geração de renda, negócios e emprego qualificado, o que pode beneficiar cerca de 1,2 milhões de moradores da região. “Esse movimento de juntar todo mundo é importantíssimo. Capacitar nosso gestor para apresentar uma demanda e já ir com projetos e profissionais habilitados para executá-lo”, complementou Caroline Fleury, que aproveitou para fazer um convite aos participantes para conhecer as cidades da região: “Serão dois dias de muita troca, de muito aprendizado. Convido a todos os presentes a visitarem os municípios do Entorno porque vocês ficarão encantados, realmente, com a potencialidade de cada um”.

Parabenizada por todas as autoridades presentes, a exposição é fruto da parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Brasília (CODESE), com apoio de todas as prefeituras envolvidas e da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-DF), Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), com patrocínio do Banco Regional de Brasília (BRB).

Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui