Secretaria do Entorno do Distrito Federal Completa Um Ano de Atividades

0
21

Em destaque, articulações e ações pela mobilidade, turismo e desenvolvimento regional. “Buscamos dar musculatura ao tema do Entorno, que hoje não é mais a região do ‘nem Goiás e nem Brasília’. É Goiás e tem governo”, declarou Fleury.


Há exatamente um ano, em 6 de março de 2023, a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) iniciava oficialmente suas atividades com a posse de Maria Caroline Fleury de Lima como a primeira titular da Pasta. Conhecida como Carol Fleury, ela foi escolhida pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com a missão de aproximar as políticas públicas do Estado das necessidades dos residentes da Região Metropolitana do Entorno (RME). Esta região é composta por municípios goianos circundantes a Brasília, conhecidos por sua população trabalhadora, belezas naturais e potencial de desenvolvimento.“Neste primeiro ano, nossa missão, em todas as ações, foi dar musculatura ao tema do Entorno. Acredito que temos alcançado essa meta com êxito porque, a partir das ações do Governo de Goiás, o Entorno está sendo visto e deixou de ser o lugar do nem-nem”, avaliou Caroline Fleury.

Com quase 1,3 milhão de habitantes, as cidades goianas do Entorno do DF têm a peculiaridade de serem integradas regionalmente a outra unidade da federação, a capital federal. A interdependência resulta em uma circulação diária de moradores entre os dois territórios, fluxo intenso de produtos e serviços, gerando demandas específicas em áreas como transporte público, saúde e educação. Nesse contexto, a SEDF-GO foi estabelecida para fortalecer a comunicação com órgãos municipais, estaduais e federais, facilitando a formulação de políticas públicas e oferecendo suporte aos municípios ao redor de Brasília.

“A missão que o governador me atribuiu é melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionar dignidade e alinhar as políticas estaduais às necessidades regionais. Desde o início da minha gestão, tenho trabalhado em colaboração com outras Secretarias, prefeituras e o Legislativo. Essa cooperação tem sido fundamental para alcançar resultados”, declarou Caroline Fleury. Entre os municípios assistidos pela Pasta estão Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

No primeiro ano de atividades, a SEDF-GO desempenhou um papel fundamental ao destacar e abordar demandas de mobilidade, infraestrutura e turismo, entre outras áreas. Na área de transporte, propôs a formação de um Grupo de Trabalho (GT) dedicado a buscar melhorias na gestão do transporte coletivo semiurbano entre o Distrito Federal e os municípios vizinhos em Goiás, tendo sido acatado e criado pelo Ministério dos Transportes. Este GT inclui representantes do governo federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Infra S.A, bem como dos governos de Goiás e do DF. Uma das missões mais urgentes é a redução das tarifas do transporte interestadual para os usuários.

Além disso, a Secretaria promoveu diversas ações na área de mobilidade, com apoio de outras Pastas, como a Secretaria-Geral de Governo. A mobilização da secretaria resultou na inclusão, no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, da construção do BRT (Bus Rapid Transit) entre Luziânia e Santa Maria, bem como a votação que colocou em primeiro lugar na votação popular da proposta de criação do Consórcio Interfederativo do Transporte no Entorno.

Outro destaque foi a promoção do turismo e da cultura na região, com ações de valorização e mobilização, incluindo a realização da primeira edição da feira #NoEntornoTem, que colocou em evidência a cultura e turismo das 13 cidades durante o evento realizado em Brasília. A Secretaria também desenvolve ações estratégicas para promover o desenvolvimento dos arranjos locais produtivos, como a expansão do Cinturão da Moda em cidades como Águas Lindas, Cidade Ocidental e Novo Gama, seguindo o modelo implementado na região da Rua 44 em Goiânia.

Em sua missão de transversalidade, a SEDF-GO atua como facilitadora e mediadora de vários projetos de diversas secretarias do Governo. “Somos uma Secretaria que busca a integração das várias Pastas do governo, com atuação integrada, regionalizada e, sobretudo, eficaz para a população do Entorno, que sofreu anos de negligência em governos anteriores”, concluiu a secretária.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui