Secretaria do Entorno discute estratégias para mobilidade urbana

0
20



Secretária Caroline Fleury coordena esforços em favor de melhorias na mobilidade na região do Entorno

Na última quarta-feira, dia 7, a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, liderou uma série de encontros com especialistas e autoridades visando aprimorar a mobilidade urbana na região. O dia começou com uma reunião com especialistas para elaborar estratégias de apoio à implementação dos Planos de Mobilidade Urbana (PMUs) nos municípios. Posteriormente, Fleury esteve no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para negociar parcerias visando a utilização de big data na construção de cidades inteligentes.

No que diz respeito à execução dos PMUs, Caroline Fleury e especialistas discutiram estratégias para oferecer suporte aos prefeitos na elaboração dos respectivos planos, conforme previsto na Lei da Política Nacional da Mobilidade Urbana. Os municípios da Região Metropolitana do Entorno do DF (REM) que ainda não estruturaram seus planos podem contar com o apoio do Governo de Goiás em breve.

Atualmente, das sete cidades em Goiás que possuem PMUs, três estão no Entorno do DF, conforme dados do Ministério das Cidades, são elas: Novo Gama, Alexânia e Goianésia, Cidade Ocidental também finalizou, mas ainda em processo de efetivação na base de dados do ministério. Fleury destacou a importância desses planos para um planejamento integrado da região, especialmente no transporte. “A estruturação dos planos de mobilidade urbana é fundamental para o planejamento integrado da região em várias áreas, especialmente no transporte. Por isso, a utilização de parâmetros entre as cidades com realidades parecidas é uma estratégia eficaz”, explicou.

Estiveram presentes na SEDF-GO Frederico Carneiro e Cláudio Moura, consultores legislativos da Câmara dos Deputados, além de Ana Caroline Lima, coordenadora da Autarquia Municipal de Trânsito de Alexânia, responsável pelo PMU local. Questões como acessibilidade, transporte de passageiros e cargas, infraestrutura viária e pedestre que devem integrar um padrão de PMU foram discutidas durante o encontro.

Frederico Carneiro ressaltou a importância de sensibilizar os prefeitos sobre a relevância desses esforços, garantir apoio financeiro do governo estadual e fornecer suporte técnico para a efetivação dos PMUs. “Três pontos são importantes inicialmente. Primeiro, o trabalho é sensibilizar os prefeitos sobre a importância desse esforço. Segundo, a garantia de custo financeiro zero para as prefeituras, com apoio do governo estadual. Terceiro, dar o suporte técnico necessário para a efetivação do PMU”, assinalou.

Tecnologia em favor do Entorno
Outro ponto crucial para a mobilidade urbana foi discutido durante a reunião no MIDR, onde Caroline Fleury e representantes do Instituto Illuminante apresentaram uma proposta de utilização de big data para otimizar políticas públicas na região.“Uma cidade inteligente requer mais do que o uso de tecnologias, requer a utilização eficiente das informações populacionais para aplicação de políticas públicas e melhoria no bem estar da população”, disse o presidente do instituto, Gilberto Lima Júnior..

Eles foram recebidos pelo Secretário Nacional Executivo, Valder Ribeiro, com a participação dos secretários nacionais Adriana Melo (Políticas e Desenvolvimento Regional e Territorial) e Eduardo Tavares (Fundos e Instrumentos Financeiros).

Sudeco
Por último ela recebeu o Diretor de Planejamento e Avaliação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Renato Brown. Ele esteve na sede da secretaria para tratar sobre as parcerias com a Pasta para desenvolvimento do Entorno. “A Sudeco tem nos dado um grande apoio nessa parte de pensar o planejamento da região, uma parceria forte e importante. Para esse ano, pretendemos consolidar projetos conjuntos”, assinalou Caroline Fleury.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui