Secretaria do Entorno apresenta demanda para LOA 2024 na Câmara Federal para bancada goiana

0
17

Na quarta-feira, o prazo para apresentação de emendas foi reaberto até o dia 28 de novembro

Na última quarta-feira (24/11), durante uma reunião na Câmara Federal de Goiás, a Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, apresentou uma série de demandas para a região do Entorno, visando a destinação de emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, no âmbito federal. A reunião foi presidida pelas deputadas federais Flávia Moraes, líder da bancada, e Lêda Borges.

Caroline Fleury enfatizou a importância de investimentos voltados para melhorar a qualidade de vida da população que reside nos municípios próximos ao Distrito Federal. Entre as soluções apresentadas estão o subsídio das passagens do transporte público, os investimentos na área da saúde, cultura, cinturão da moda, educação tecnológica e a implementação de indústrias. “Precisamos de desenvolvimento regional pensando em 1,5 milhão de pessoas, que compõem esse cinturão em torno de Brasília. Porque é nessa região que Brasília cresce e se desenvolve”, destacou.

Durante a reunião, o presidente da Goiásturismo, Fabrício Amaral, também apresentou projetos de turismo para todo o Estado e ressaltou a importância das emendas para impulsionar a área. Amaral lembrou, ainda, o potencial turístico da região do Entorno, e o sucesso que foi o evento #NoEntornoTem, realizado em Brasília e que demonstrou o valor dos produtos e serviços turísticos da região.

Na área de transporte, Caroline Fleury destacou as ações estratégicas realizadas pelo Governo de Goiás para o desenvolvimento da região. O BRT Luziânia foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e foi proposta a formação de um Consórcio Interfederativo do Entorno. “Estamos trabalhando na extensão do BRT de Santa Maria até Luziânia, criando um novo braço que atenderá a uma ampla população. O consórcio é essencial para uma governança eficaz e para subsidiar o transporte como um todo”, acrescentou Fleury.

É importante ressaltar que o Entorno do Distrito Federal, com uma população de 1,5 milhão de pessoas, passou por mudanças significativas nos últimos anos, deixando de ser conhecido como a terra do “nem Goiás, nem DF” para se tornar um local cheio de oportunidades, sendo uma das regiões que mais cresceram em termos populacionais. “A região do Entorno possui um grande potencial no turismo, na indústria, nos serviços e na tecnologia. Precisamos capacitar as pessoas para que elas sintam orgulho e pertencimento em permanecer no Entorno, com dignidade”, enfatizou Caroline Fleury.

A reunião contou, ainda, com a participação de representantes da educação pública superior, como a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima, a reitora do Instituto Federal de Goiás, Oneida Irigon, o pró-reitor do Instituto Federal Goiano, Gilson Dourado, e o reitor eleito da UFG de Jataí, Christiano Peres Coelho.

Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui