Saúde na Alego

0
20
Processed with MOLDIV

Ações do serviço médico da Alego 2023

Na 20ª Legislatura, a Seção Médica da Casa de Leis foi ampliada e conta, atualmente, com oito especialidades. Em 2023, mais de 47 mil atendimentos foram realizados. Neste ano, novos serviços serão implementados.Com diversos serviços, a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi destaque em 2023. O setor realizou, no primeiro ano da 20ª Legislatura do Parlamento goiano, presidida pelo deputado Bruno Peixoto (UB), o total de 47.624 atendimentos. Ao longo do ano, foram implantadas novas especialidades e equipamentos médicos.

A diretoria conta, atualmente, com dois clínicos gerais, dois cardiologistas, um ortopedista, dois psiquiatras, um ginecologista, um dermatologista, um pediatra, quatro nutricionistas, doze psicólogos, um fonoaudiólogo e 14 dentistas, totalizando o número de 41 profissionais, que se dividem em dez consultórios, sendo quatro voltados à odontologia e seis para atendimentos médicos.“O departamento evoluiu muito. Antes, eram realizados em torno de 1.500 atendimentos por ano. Hoje, são realizadas mais de 3 mil consultas mensais”, enfatiza o diretor-adjunto da Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Casa, o médico Eduardo Bernardes, com a afirmativa de que o setor se encontra em constante evolução, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços aos servidores da Casa.

De acordo com o gestor, são esperados ainda novos equipamentos e especialidades médicas, com previsão para serem implantados no primeiro semestre de 2024. “Estamos modernizando os gabinetes odontológicos e buscando equipamentos mais modernos. Já contamos com um consultório ginecológico, com maca ginecológica e foco na prevenção das mulheres, e o nosso presidente, deputado Bruno Peixoto, já autorizou a compra de aparelhos de ultrassonografia, eletrocardiograma, além da implantação de um consultório oftalmológico”, destaca.

Bernardes afirma que o departamento passará a contar, também, com nove novos espaços, sendo três para atendimentos médicos e seis para equipe multidisciplinar. “Teremos, ainda, um banco de leite materno, um espaço onde as mães trabalhadoras da Casa terão um momento para colher o leite ou amamentar o seu filho”, salienta.

Saúde na palma da mão

Outra novidade destacada pelo diretor é o serviço de teleatendimento. “É desenvolvido, dentro do aplicativo Deputados Aqui, a ferramenta Saúde na Palma da Sua Mão, que deve ser anunciada, em breve. Na plataforma, os trabalhadores da Alego poderão entrar, com seu número de matrícula, e terem atendimentos médicos on-line, de forma imediata”, pontua o diretor.

Público-alvo

Eduardo Bernardes frisa que os atendimentos médicos da Alego são voltados aos trabalhadores da Casa e aos seus dependentes. No entanto, podem ser estendidos ao público que passa pelo Parlamento, a depender da demanda. “Se tiverem vagas ociosas, nós ofertamos para a população local, que são os nossos visitantes, pessoas que chegam aqui e acabam procurando o nosso departamento”, explica.

Atendimentos extras

Além dos atendimentos em consultório, a Alego realiza, de forma frequente, outras ações voltadas à saúde, tais como campanhas de vacinação, testagens de doenças infecciosas, atendimentos durante edições dos Programas Deputados Aqui, realizadas no interior do Estado, Carreta da Saúde, no estacionamento da Casa de Leis, e Balanço Geral nos Bairros, realizado em parceria com a Record TV, no Parlamento goiano.

Agência Assembleia de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui