Início São Paulo Como escolas bilíngues de SP estão se adaptando ao Novo Ensino Médio?

Como escolas bilíngues de SP estão se adaptando ao Novo Ensino Médio?

Obrigatoriamente das mudanças começa apenas em 2026, mas muitas instituições de ensino
já estão se adequando para início em 2025
 

São Paulo, 17 de janeiro de 2025 – O Novo Ensino Médio busca tornar o ensino mais relevante e atrativo para os adolescentes, mais alinhado às necessidades dos jovens, ao mesmo tempo em que proporciona uma formação robusta, relevante e personalizada para o mercado de trabalho e o ingresso no ensino superior.
 

O QUE MUDOU?
 

Ampliação da Carga Horária Total: A nova legislação eleva a carga horária mínima obrigatória do ensino médio de 2.400 (atual) para 3.000 horas ao longo dos três anos, distribuídas igualmente entre cada ano letivo. A medida busca garantir maior tempo de aprendizado e aprofundamento em áreas essenciais e opcionais.
 

Reestruturação da Formação Geral Básica (FGB): O tempo destinado às disciplinas obrigatórias (Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia) foi ampliado de 1.800 para 2.400 horas. O conteúdo será alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando o currículo tradicional e proporcionando maior equilíbrio entre diferentes áreas do conhecimento.
 

Itinerários Formativos Personalizáveis: As escolas deverão oferecer, no mínimo, dois itinerários formativos, permitindo aos estudantes personalizarem suas trajetórias educacionais com base em seus interesses e projetos de vida.
 

Os itinerários devem estar conectados às áreas de aprofundamento (Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas; e Formação técnica e profissional).
 

A carga horária mínima dos itinerários é de 600 horas, podendo chegar a 1.200 horas em casos de formação técnica, complementando as 2.400 horas da Formação Geral Básica para atingir as 3.000 horas totais.
 

Outras mudanças incluem:

Avaliações: O Enem e o Saeb serão adaptados às novas diretrizes. O Inep será responsável pelos ajustes necessários.

Educação em Tempo Integral: Parte da carga horária poderá ser cumprida por atividades extraescolares, como: estágios, trabalho voluntário ou remunerado supervisionado; cursos de qualificação profissional; projetos de iniciação científica ou extensão universitária.

Línguas Estrangeiras: Ensino de inglês é obrigatório; e o Espanhol pode ser oferecido de forma opcional, conforme disponibilidade.

Educação a Distância (EaD): Não será permitido ensino médio em EaD, salvo em casos excepcionais de mediação tecnológica, principalmente em regiões remotas.
 

Apesar de começar a valer obrigatoriamente apenas em 2026, muitas escolas bilíngues já estão se adequando para as mudanças a partir de 2025, ou já possuem práticas e projetos alinhados com o Novo Ensino Médio. Para essas instituições de ensino – que oferecem os currículos brasileiro e internacional – esse cenário apresenta desafios específicos, mas também oportunidades únicas de inovação e protagonismo educacional.
 

Brazilian International School (BIS), localizado na região do Planalto Paulista, em São Paulo, destaca-se pela implementação das mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio. Há três anos, a escola bilíngue oferece itinerários formativos alinhados aos currículos brasileiro e internacional, com foco no aprofundamento das disciplinas.
 

Em Língua Portuguesa, por exemplo, o currículo é segmentado em gramática, literatura e compreensão textual, sendo complementado por oficinas de leitura e escrita. Já em Matemática, os estudantes exploram álgebra, geometria e matemática aplicada.
 

Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos semestrais com propostas interdisciplinares, explorando conhecimentos e saberes diversos e ampliando o protagonismo e a autonomia estudantil. A flexibilidade do currículo bilíngue também permite atender às novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mantendo o uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas.
 

A escola oferece ainda programas que promovem experiências internacionais, alinhados ao novo modelo educacional, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação intercultural e da resolução de problemas. Dessa forma, os alunos são preparados para percursos que vão além das fronteiras nacionais.
 

“A implementação do Novo Ensino Médio representa uma oportunidade de integrar ainda mais o nosso currículo bilíngue às demandas globais. Estamos comprometidos em oferecer aos nossos estudantes itinerários que valorizem tanto a excelência acadêmica quanto a formação técnica, proporcionando a eles uma base sólida para enfrentar os desafios do futuro”, destaca Henrique Dias, coordenador do currículo brasileiro do BIS.
 

No Brazilian International School – BIS, de São Paulo, o novo EM integrará ainda mais o currículo bilíngue às demandas globais. Foto: Divulgação.

Escola Bilíngue Aubrick, localizada no Campo Belo, também na capital paulista, já iniciou os preparativos para a implementação do novo EM em 2025, alinhando as mudanças à sua proposta bilíngue e internacional. Com a ampliação da carga horária da formação geral básica, os estudantes terão acesso a uma formação mais completa, incluindo o programa Pré-Vestibular Poliedro e os A Levels de Cambridge (qualificações avançadas relacionadas à área de estudo que o estudante pretende cursar na universidade), que fortalecem o portfólio escolar e preparam os alunos para desafios acadêmicos globais.
 

A personalização do aprendizado, com trilhas de aprofundamento, eletivas trimestrais e projetos interdisciplinares, continuará sendo uma prioridade da instituição, garantindo que cada aluno construa uma trajetória única. A escola deve ainda reforçar as atividades complementares, como projetos globais e interculturais, que ampliam a visão de mundo dos alunos.
 

“Estamos encarando o Novo Ensino Médio como uma oportunidade de consolidar nossa proposta educacional bilíngue, mantendo o foco na excelência acadêmica e na formação socioemocional. Nossos estudantes estarão preparados para trilhar caminhos diversificados, seja no Brasil ou em universidades internacionais, graças a um currículo que integra padrões nacionais e globais”, afirma Julio Cesar Ferreira, coordenador do Ensino Médio da Aubrick.
 

Na Aubrick, escola da capital paulista, atividades complementares, projetos globais e interculturais, serão ampliados. Foto: Divulgação.

Na Escola Internacional de Alphaville, de Barueri, as diretrizes do Novo Ensino Médio estão sendo integradas à proposta educacional com foco em inovação, formação global e desenvolvimento pessoal. Entre os destaques está o programa de Empreendedorismo e Projeto de Vida, que começa ainda no 9º ano do Teens (Ensino Fundamental II) e segue até o 2º ano do High School (Ensino Médio). Nesse programa, os alunos desenvolvem planos de negócios, exploram seus propósitos de vida e criam projetos com impacto social, podendo transformar ideias em protótipos usando a estrutura de um laboratório MakerSpace.
 

O currículo bilíngue da escola ainda inclui disciplinas como Global Studies, ministradas em inglês, que abordam eventos mundiais com uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada. Com essa abordagem, os alunos são incentivados a relacionar temas globais às questões do dia a dia, desenvolvendo competências críticas e interculturais que os preparam para desafios acadêmicos e profissionais em um mundo globalizado.
 

“Nosso compromisso é formar estudantes preparados para o futuro, com autonomia e capacidade de transformar suas ideias em ações. O Novo Ensino Médio amplia as possibilidades de conectar nossos programas já existentes aos itinerários formativos, proporcionando uma formação completa, alinhada ao contexto global e às demandas do século 21”, destaca o diretor Ricardo Chioccarello.
 

Na Escola Internacional de Alphaville, diretrizes do novo EM estão sendo integradas à proposta educacional. Foto: Divulgação.

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