Obrigatoriamente das mudanças começa apenas em 2026, mas muitas instituições de ensino
já estão se adequando para início em 2025
São Paulo, 17 de janeiro de 2025 – O Novo Ensino Médio busca tornar o ensino mais relevante e atrativo para os adolescentes, mais alinhado às necessidades dos jovens, ao mesmo tempo em que proporciona uma formação robusta, relevante e personalizada para o mercado de trabalho e o ingresso no ensino superior.
O QUE MUDOU?
Ampliação da Carga Horária Total: A nova legislação eleva a carga horária mínima obrigatória do ensino médio de 2.400 (atual) para 3.000 horas ao longo dos três anos, distribuídas igualmente entre cada ano letivo. A medida busca garantir maior tempo de aprendizado e aprofundamento em áreas essenciais e opcionais.
Reestruturação da Formação Geral Básica (FGB): O tempo destinado às disciplinas obrigatórias (Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia) foi ampliado de 1.800 para 2.400 horas. O conteúdo será alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando o currículo tradicional e proporcionando maior equilíbrio entre diferentes áreas do conhecimento.
Itinerários Formativos Personalizáveis: As escolas deverão oferecer, no mínimo, dois itinerários formativos, permitindo aos estudantes personalizarem suas trajetórias educacionais com base em seus interesses e projetos de vida.
Os itinerários devem estar conectados às áreas de aprofundamento (Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas; e Formação técnica e profissional).
A carga horária mínima dos itinerários é de 600 horas, podendo chegar a 1.200 horas em casos de formação técnica, complementando as 2.400 horas da Formação Geral Básica para atingir as 3.000 horas totais.
Outras mudanças incluem:
Avaliações: O Enem e o Saeb serão adaptados às novas diretrizes. O Inep será responsável pelos ajustes necessários.
Educação em Tempo Integral: Parte da carga horária poderá ser cumprida por atividades extraescolares, como: estágios, trabalho voluntário ou remunerado supervisionado; cursos de qualificação profissional; projetos de iniciação científica ou extensão universitária.
Línguas Estrangeiras: Ensino de inglês é obrigatório; e o Espanhol pode ser oferecido de forma opcional, conforme disponibilidade.
Educação a Distância (EaD): Não será permitido ensino médio em EaD, salvo em casos excepcionais de mediação tecnológica, principalmente em regiões remotas.
Apesar de começar a valer obrigatoriamente apenas em 2026, muitas escolas bilíngues já estão se adequando para as mudanças a partir de 2025, ou já possuem práticas e projetos alinhados com o Novo Ensino Médio. Para essas instituições de ensino – que oferecem os currículos brasileiro e internacional – esse cenário apresenta desafios específicos, mas também oportunidades únicas de inovação e protagonismo educacional.
O Brazilian International School (BIS), localizado na região do Planalto Paulista, em São Paulo, destaca-se pela implementação das mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio. Há três anos, a escola bilíngue oferece itinerários formativos alinhados aos currículos brasileiro e internacional, com foco no aprofundamento das disciplinas.
Em Língua Portuguesa, por exemplo, o currículo é segmentado em gramática, literatura e compreensão textual, sendo complementado por oficinas de leitura e escrita. Já em Matemática, os estudantes exploram álgebra, geometria e matemática aplicada.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos semestrais com propostas interdisciplinares, explorando conhecimentos e saberes diversos e ampliando o protagonismo e a autonomia estudantil. A flexibilidade do currículo bilíngue também permite atender às novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mantendo o uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas.
A escola oferece ainda programas que promovem experiências internacionais, alinhados ao novo modelo educacional, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação intercultural e da resolução de problemas. Dessa forma, os alunos são preparados para percursos que vão além das fronteiras nacionais.
“A implementação do Novo Ensino Médio representa uma oportunidade de integrar ainda mais o nosso currículo bilíngue às demandas globais. Estamos comprometidos em oferecer aos nossos estudantes itinerários que valorizem tanto a excelência acadêmica quanto a formação técnica, proporcionando a eles uma base sólida para enfrentar os desafios do futuro”, destaca Henrique Dias, coordenador do currículo brasileiro do BIS.
No Brazilian International School – BIS, de São Paulo, o novo EM integrará ainda mais o currículo bilíngue às demandas globais. Foto: Divulgação. |
A Escola Bilíngue Aubrick, localizada no Campo Belo, também na capital paulista, já iniciou os preparativos para a implementação do novo EM em 2025, alinhando as mudanças à sua proposta bilíngue e internacional. Com a ampliação da carga horária da formação geral básica, os estudantes terão acesso a uma formação mais completa, incluindo o programa Pré-Vestibular Poliedro e os A Levels de Cambridge (qualificações avançadas relacionadas à área de estudo que o estudante pretende cursar na universidade), que fortalecem o portfólio escolar e preparam os alunos para desafios acadêmicos globais.
A personalização do aprendizado, com trilhas de aprofundamento, eletivas trimestrais e projetos interdisciplinares, continuará sendo uma prioridade da instituição, garantindo que cada aluno construa uma trajetória única. A escola deve ainda reforçar as atividades complementares, como projetos globais e interculturais, que ampliam a visão de mundo dos alunos.
“Estamos encarando o Novo Ensino Médio como uma oportunidade de consolidar nossa proposta educacional bilíngue, mantendo o foco na excelência acadêmica e na formação socioemocional. Nossos estudantes estarão preparados para trilhar caminhos diversificados, seja no Brasil ou em universidades internacionais, graças a um currículo que integra padrões nacionais e globais”, afirma Julio Cesar Ferreira, coordenador do Ensino Médio da Aubrick.
Na Aubrick, escola da capital paulista, atividades complementares, projetos globais e interculturais, serão ampliados. Foto: Divulgação. |
Na Escola Internacional de Alphaville, de Barueri, as diretrizes do Novo Ensino Médio estão sendo integradas à proposta educacional com foco em inovação, formação global e desenvolvimento pessoal. Entre os destaques está o programa de Empreendedorismo e Projeto de Vida, que começa ainda no 9º ano do Teens (Ensino Fundamental II) e segue até o 2º ano do High School (Ensino Médio). Nesse programa, os alunos desenvolvem planos de negócios, exploram seus propósitos de vida e criam projetos com impacto social, podendo transformar ideias em protótipos usando a estrutura de um laboratório MakerSpace.
O currículo bilíngue da escola ainda inclui disciplinas como Global Studies, ministradas em inglês, que abordam eventos mundiais com uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada. Com essa abordagem, os alunos são incentivados a relacionar temas globais às questões do dia a dia, desenvolvendo competências críticas e interculturais que os preparam para desafios acadêmicos e profissionais em um mundo globalizado.
“Nosso compromisso é formar estudantes preparados para o futuro, com autonomia e capacidade de transformar suas ideias em ações. O Novo Ensino Médio amplia as possibilidades de conectar nossos programas já existentes aos itinerários formativos, proporcionando uma formação completa, alinhada ao contexto global e às demandas do século 21”, destaca o diretor Ricardo Chioccarello.
Na Escola Internacional de Alphaville, diretrizes do novo EM estão sendo integradas à proposta educacional. Foto: Divulgação. |