Rubens Otoni desconhece a Constituição e erra sobre a gestão do transporte coletivo no Entorno do DF

0
14

Na pressa para tentar defender o governo do presidente Lula, o deputado federal Rubens Otoni (PT) propagou fake news sobre as condições do transporte público do Entorno do Distrito Federal. Em vídeo publicado nesta terça-feira, 27, Otoni demonstrou desconhecer a Constituição Federal ao imputar sobre os governos de Goiás e do DF a responsabilidade sobre o transporte público na região.

O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, afirmou que ficou estarrecido com as falas do parlamentar e convidou o parlamentar a conhecer a lei. “Deputado, pegue a Constituição Federal, artigo 21, inciso 12, linha E. Que diz o seguinte: ‘é de competência exclusiva da União a gestão do transporte coletivo quando envolve mais de um estado”, demonstrou

A situação precária do transporte coletivo na região do Entorno do DF ganhou maior repercussão nos últimos dias após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciar novo aumento da tarifa, que chegou a R$ 11 em alguns percursos. A Constituição atribui a União a responsabilidade pelo transporte público em regiões que envolvem pelo menos dois entes federativos.

Sem conhecer a situação do transporte público no Entorno com profundidade, ao tentar apenas fazer defesa cega do governo Lula, Rubens Otoni prestou um desserviço ao jogar contra a população do Entorno, que sofre com a péssima qualidade do transporte público e com as abusivas tarifas praticadas. Eleito por Goiás, com votos no Entorno, Otoni se prestou ao papelão de atacar os interesses do próprio Estado.

No início de 2023, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) apresentou ao governo federal a proposta de subsidiar parte da tarifa do transporte público, nos moldes do que ocorre na região Metropolitana de Goiânia, que mantém a tarifa congelada em R$ 4,30 desde 2019.

Parceria semelhante foi alinhada com o governo do Distrito Federal, mas não teve aprovação do governo Lula. O deputado Rubens Otoni participou das reuniões em Brasília para tratar da proposta de Goiás, mas prefere mentir nas redes sociais a defender os interesses da população goiana.

E mais um fato depõe contra o deputado federal. O governador Ronaldo Caiado se reuniu em fevereiro de 2023 com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e pediu para que União também subsidiasse a tarifa do transporte coletivo no Entorno do DF, mas até o momento o governo federal não atendeu à solicitação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui