Rotas de turismo do Entorno são destaque em duas feiras internacionais

0
16

Goiás Turismo apresenta atrações da região a potenciais visitantes europeus

As belezas das cidades goianas do Entorno do Distrito Federal devem ganhar ainda mais visitantes com a apresentação das rotas turísticas em duas feiras do setor na Europa: em Lisboa (Portugal) e Berlim (Alemanha). A Goiás Turismo, dentro da “Missão Visit Brazil na Europa” da Embratur, separou roteiros de atrativos de ecoturismo e de gastronomia goianos, segmentos que têm ganhado destaque na região do Entorno.

No primeiro deles, de 28 de fevereiro a 3 de março, a comitiva do Governo de Goiás marca presença na Feira Bolsa de Turismo Lisboa. No segundo, de 5 a 7 de março, participará da Convenção ITB Berlin, que tem previsão de reunir cerca de 160 mil pessoas. “O europeu busca experiências ao ar livre e vamos mostrar o que a gente tem em termos de natureza com a divulgação das 12 regiões turísticas de Goiás”, destacou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

A secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, considera que a proximidade das cidades goianas, com potencial turístico, do DF é um ponto facilitador. “Brasília é ponto de chegada de gente do mundo inteiro. O turista pode escolher um roteiro completo nas cidades do entorno com opções para quem procura sossego ou aventuras radicais. Isso sem falar na gastronomia”, pontuou a secretária.

Região Encantos do Planalto Central
A região “Encantos do Planalto Central” é a mais recente de Goiás a entrar para o Mapa do Turismo, reunindo oito cidades do Entorno do Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina de Goiás. A consolidação desta região turística ocorreu depois da primeira edição da Feira #NoEntornoTem, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da SEDF-GO, e que reuniu de forma inédita atrações do Entorno em um evento cultural e gastronômico em Brasília, em outubro de 2023.

Região do Ouro
Outra região goiana no Mapa do Turismo é a “do Ouro”, que reúne Abadiânia, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Luziânia e Valparaíso de Goiás. Como o nome indica, a região possui cidades com valor histórico na exploração mineral. Dentro deste mapa, Cristalina se coloca como um dos maiores centros logísticos de comercialização de pedras preciosas e semipreciosas do mundo, além de se configurar como a cidade com a maior reserva de cristal de rocha do mundo.

Outras rotas
Nas feiras internacionais, também serão destacados outros destinos que passam pelo Entorno, como o Caminho de Cora Coralina que é a única trilha de poesia do mundo, a Rota dos Pireneus de uva, queijos e vinhos, além do Circuito de Pesca Esportiva.

Fotos: Goiás Turismo

Legenda: Região do Ouro e Região Encantos do Planalto Central são apresentadas em duas feiras de turismo na Europa

Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal | Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui