Reservatórios do DF operam de acordo com projeções

0
51

Os reservatórios do Descoberto e Santa Maria estão operando dentro das projeções traçadas pela Adasa e expressas na resolução que define as curvas de referência publicada anualmente pela Agência no início do período de estiagem. Destacamos que os sistemas abastecidos pelos reservatórios operam de forma integrada, de modo a reforçar a segurança hídrica local.

Embora os volumes úteis dos mananciais estejam dentro do previsto e considerando que o Distrito Federal se encontra no início do período chuvoso, com perspectiva que haja um aumento de volume útil ao longo dos próximos meses, é importante que todas as instituições, órgãos de governo, setores produtivos e sobretudo a população mantenham postura cuidadosa com relação ao uso da água.

As curvas de referência publicadas pela Adasa são estabelecidas em articulação com o Grupo de Acompanhamento, constituído pela Caesb, Emater, SEAGRI, SEMA, UnB e o Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Paranaíba-DF. O objetivo do instrumento de apoio à gestão dos recursos hídricos é otimizar a operação dos reservatórios e garantir o suprimento necessário para o abastecimento humano durante a estiagem e, ao mesmo tempo, preservar parte relevante do volume útil para facilitar a recuperação plena dos reservatórios durante o próximo ciclo de chuvas. 

Os registros diários dos reservatórios do Descoberto e Santa Maria podem ser consultados pela população no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), disponível no site da Adasa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui