Projeto em andamento envolve diálogo e construção conjunta de normativo entre Adasa e Novacap

0
16

Nesta segunda-feira, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu mais um passo na execução do contrato de concessão firmado com a Novacap, no qual se faz necessária a criação de mecanismos que possibilite a solução amigável de controvérsias advindas da regulação.

Segundo Hudson Rocha, superintendente de Drenagem Urbana da Agência (SDU), esse encontro faz parte de uma cláusula do acordo de cooperação. “ O Contrato de Concessão já prevê uma cláusula que estabelece competência da Adasa de criar e priorizar mecanismos que possibilitem a solução administrativa ambiental e autocompositiva de controvérsias advindas do presente contrato”, explicou.

Samira Iasbeck, mediadora de conflitos na Adasa, falou que, ao todo, serão quatro etapas para concluir o projeto e chegar à publicação da norma. “Nesta oficina, apresentamos os resultados da nossa pesquisa e, ao mesmo tempo, iniciamos um diálogo com a Novacap para, em conjunto, começarmos a construir esse mecanismo de resolução de conflitos”, explicou.

A engenheira civil e responsável pela área de projetos e orçamento de infraestrutura da Novacap, Helma Vieira, viu a oficina como um encontro bem positivo. “Essa abordagem colaborativa e construtiva, envolvendo diferentes partes interessadas é muito boa e merece destaque”, concluiu.

“Normalmente, temos dificuldade em reconhecer a legitimidade, os argumentos e os direitos do outro, nos apegando apenas à nossa própria verdade e motivação. Isso tem levado o mundo a conflitos e guerras destrutivas.  Essa iniciativa não apenas cumpre com as disposições legais, mas também promove um ambiente propício para o diálogo e a resolução de conflitos de forma colaborativa e eficaz”, acrescentou o diretor da Agência, Apolinário Rebelo.

O workshop começou com uma recepção divertida para os convidados, com um animador  realizando atividades de integração e bom humor. 

Além de Rebelo, Rocha, Iasback e Helma, estiveram presentes representantes da Novacap, servidores e colaboradores da SDU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui