Projeto de lei da Dra. Zeli que torna festa religiosa de Valparaíso patrimônio imaterial de Goiás é aprovado na Assembleia

0
31

Deputada afirma que a matéria valoriza as tradições culturais e favorece o turismo religioso na região do Entorno do DF

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda e definitiva votação o projeto de lei n. 1581/23, proposto pela deputada estadual Dra. Zeli, que reconhece oficialmente a Festa em Honra a São Francisco de Assis, realizada anualmente em Valparaíso de Goiás, como Patrimônio Imaterial do Estado. A decisão, aprovada na última quinta-feira, 11, marca um passo importante na preservação e valorização das tradições culturais e religiosas da região do Entorno do Distrito Federal.

Após uma cuidadosa análise e debate entre os legisladores, o projeto recebeu o aval unânime, evidenciando o reconhecimento da importância desta festividade para a identidade cultural e religiosa de Valparaíso de Goiás e de todo o estado.

Na justificativa da proposta, a deputada destaca que a aprovação desse projeto representa mais do que um simples reconhecimento legal; “é o resultado de anos de devoção, tradição e esforços da comunidade local para preservar suas raízes culturais”.

A parlamentar, que tem Valparaíso como sua principal base política, expressou sua satisfação com o resultado e destacou que a matéria também visa valorizar e promover o turismo religioso da região do Entorno.

“Essa é uma festa muito tradicional em nosso município, realizada todos os anos no mês de outubro, quando recebemos muitas pessoas da região. Então além de valorizar uma tradição goiana e manter viva as raízes culturais, estamos também potencializando o turismo religioso em Goiás. Nosso estado tem muito a oferecer e precisamos de iniciativas que contribuam para isso”, destacou.

A deputada é integrante da Comissão de Turismo no Legislativo goiano e, ao lado do presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (SD), tem atuado ativamente em ações desse setor. Em março, os parlamentares participaram de duas grandes feiras de Turismo na Europa a convite da Embratur e Goiás Turismo.

A matéria aprovada pelos deputados estaduais segue agora para a sanção do governador Ronaldo Caiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui