Por iniciativa do deputado Coronel Adailton, Dra. Zeli vai receber Título de Cidadania Goiana em Valparaíso

0
6

Natural de Santa Catarina, parlamentar vive no Entorno do DF há mais de 38 anos e foi a primeira dentista do município

A deputada estadual Dra. Zeli (UB) vai receber Título Honorífico de Cidadania Goiana em uma sessão solene itinerante que será realizada na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás nesta quinta-feira, 16, às 19h. A homenagem foi proposta pelo colega deputado Coronel Adailton (Solidariedade), já aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado como Lei Estadual nº 22.066. A solenidade terá lugar na Câmara Municipal da cidade, que é a principal base política da deputada.

Coronel Adailton justificou que Dra. Zeli é merecedora da homenagem “em razão da história construída pela deputada” naquela cidade. Nascida em Ituporanga, Santa Catarina, Zeli Fritsche mora na região do Entorno do Distrito Federal (DF) desde 1986. Formada em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela foi a primeira profissional da área a se instalar em Valparaíso de Goiás, cidade onde fixou suas bases.

Zeli ingressou na política partidária como candidata à Câmara Municipal, concorrendo nos pleitos de 2008 e 2012 pelo PSDB, ocasiões em que ficou como suplente de vereadora. Em 2016, uniu-se ao então vereador Pábio Mossoró para disputar a Prefeitura de Valparaiso de Goiás, quando foi eleita vice-prefeita com 51% dos votos válidos. Em 2020, ambos foram reeleitos ainda no primeiro turno, com 51,4% de frente. Durante a gestão municipal dedicou seu trabalho para a área da saúde, especialmente no combate à pandemia de Covid-19.

Em 2022 foi eleita Deputada Estadual pelo PRTB, com 20.967 votos, ingressando na 20ª Legislatura com a bandeira de representante dos interesses dos moradores de Valparaíso e demais cidades do Entorno do DF. Em 3 de março, a deputada se filiou ao seu atual partido, o União Brasil. Zeli é viúva de Adjacy Gomes desde novembro de 2020. Os dois ficaram casados por 37 anos e tiveram uma filha, a arquiteta Záskia Fritsche Gomes.

“Trata-se de uma homenagem concedida a uma legítima representante do Entorno do Distrito Federal, em especial ao município de Valparaíso de Goiás”, diz Adailton ao justificar a iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui