Projeto Comunicador do Futuro está de volta com oficinas gratuitas para a comunidade

A primeira cidade a receber o projeto, com oficinas nas áreas de comunicação e audiovisual, será Samambaia, onde as atividades terão início em 29 de outubro.

O Projeto Comunicador do Futuro está de volta! A 2ª edição promete capacitar jovens, adultos, idosos e agentes culturais em áreas de comunicação e audiovisual por meio de oficinas gratuitas que serão realizadas nas regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas e Paranoá.

“O Projeto Comunicador do Futuro é uma resposta à necessidade de formação em áreas cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. Queremos capacitar pessoas para que estejam prontas para as oportunidades que surgem, especialmente em um setor que não para de crescer,” destaca Divino Cândido, presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal (Abraço).

De acordo com Dilma Imae, coordenadora do projeto e presidente do Instituto Rede Solidária (IRES), este ano, a iniciativa traz uma novidade importante: os agentes culturais também poderão se inscrever nos cursos. “Os cursos de audiovisual são fundamentais para esses profissionais, pois os capacitam a utilizar esse meio como ferramenta de formação, interação social e cidadania,” explicou. Ela destacou ainda que “o audiovisual pode contribuir para a diversidade cultural e a reflexão crítica, além de engajar a comunidade e melhorar a qualidade dos projetos culturais. Ao desenvolver habilidades, os agentes culturais conseguem criar conteúdos mais significativos e impactantes”.

A primeira cidade a receber as oficinas será Samambaia, com início das atividades marcado para 29 de outubro. Durante 20 dias, os participantes poderão mergulhar em temas como fotografia, operação de áudio, gerenciamento de redes sociais e produção audiovisual, com turmas distribuídas entre os turnos da manhã e tarde.

As oficinas oferecem 40 horas de aprendizado prático e serão realizadas em uma unidade móvel equipada, que levará o conhecimento direto para a comunidade. Ao todo, serão oferecidas 32 oficinas, e cada participante poderá se inscrever em até duas modalidades, com a possibilidade de desenvolver habilidades técnicas, criativas e colaborativas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a semana que antecede o início das aulas.

Cronograma em Samambaia:

Data: 29 de outubro a 27 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira.

Fotografia:

Manhã (10h às 12h),

Tarde (16h às 18h)

Operador de áudio:

Manhã (10h às 12h)

Tarde (16h às 18h)

Gerenciamento de Redes:

Manhã (08h às 10h)

Tarde (14h às 16h).

Produção Audiovisual:

Manhã (08h às 10h)

Tarde (14h às 16h).

Serão duas salas com quatro turmas por turno, cada uma com cerca de 16 alunos, totalizando 128 participantes em cada cidade. Ao concluir as atividades em Samambaia, o projeto seguirá para a Região Administrativa de Ceilândia, ampliando a oferta de capacitação na área de comunicação e audiovisual.

Público-alvo

As oficinas são abertas para todos a partir dos 16 anos, incluindo jovens da rede pública, idosos, pessoas com deficiência e agentes culturais. É uma excelente oportunidade para quem deseja se capacitar em comunicação, explorar o mercado audiovisual ou adquirir novas competências.

Mariana Feitosa, moradora de Ceilândia, foi uma das participantes da primeira edição do projeto na cidade. Para ela, a decisão de se inscrever em alguns dos cursos aconteceu em um momento crucial: a abertura de sua loja virtual. “Hoje, tudo gira em torno do mundo digital. Por isso, fiz o curso de fotografia, para melhorar as fotos dos meus produtos, e o de gerenciamento de redes sociais, pensando em como apresentar meu serviço da melhor forma possível. Vejo o Instagram como uma oportunidade de gerar uma boa renda”, ressaltou, ao destacar a importância da capacitação para o sucesso de seu novo empreendimento.

O produtor cultural, músico e especialista em marketing digital, Valter Serafim, é um dos instrutores do projeto. Ele será responsável pelo curso de gerenciamento de redes sociais. “Os alunos vão aprender técnicas que permitirão transformar as plataformas digitais em verdadeiras aliadas no cotidiano, potencializando suas estratégias e, quem sabe, até garantindo uma renda extra”, destacou.

Como se inscrever?

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do projeto: www.comunicadordofuturo.com.br .

Vagas limitadas!

Serviço:
Projeto Comunicador do Futuro – 2ª Edição
Data: A partir de 29 de outubro
Local: Estacionamento da Igreja Santa Luzia (Igreja da Barca), QS 304 CJ 05 LT 01 /03, Samambaia-DF
Contato: (61) 98373-9556
Realização: Inst. ABRAÇO-DF
Correalização: Instituto Rede Solidária (IRES)
Fomento: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial: www.comunicadordofuturo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui