Cláudia Romano, primeira mulher na presidência da instituição, tem a missão de ampliar os membros e fortalecer o compromisso com a governança esportiva
O Pacto pelo Esporte – acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte nacional – está prestes a completar 10 anos de existência e, para reforçar a importância da data, reitera seu compromisso em ampliar o número de empresas parceiras até 2028. A organização, que recentemente nomeou a Cláudia Romano (2025-2028), primeira mulher a ocupar a presidência do Pacto, está comprometida em dobrar o número de empresas parceiras até o fim do mandato.
Para esse desafio, Cláudia tem contado com seus mais de 20 anos de experiência dedicados à educação, ao esporte, à cultura, à cidadania e à agenda ESG, além de uma trajetória marcada pela liderança feminina e projetos de inclusão e transformação social. Ao longo de sua carreira, a executiva se destacou no apoio à formação e à transição de carreira de atletas e paratletas. Além do Pacto, atualmente, é vice-presidente do maior grupo de educação do Brasil, a Yduqs, e presidente do Instituto Yduqs e do Semerj. Sua atuação também inclui a defesa de boas práticas de gestão no esporte, a promoção da educação esportiva e o incentivo a jovens talentos.
Entre as prioridades da nova gestão estão o fortalecimento da Rede de Profissionais de Marketing Esportivo, o relançamento do Rating Integra, ferramenta de avaliação de governança das entidades esportivas, e a intensificação das discussões sobre a governança do futebol brasileiro. Essas metas se somam ao objetivo central de ampliar a rede de membros para 100 empresas até 2028. Além disso, o Pacto pelo Esporte celebra, em outubro deste ano, uma década de contribuição para o desenvolvimento do esporte no Brasil.
“Nosso desafio é expandir a rede de membros e fazer com que mais empresas adotem práticas responsáveis. Queremos que o esporte brasileiro seja cada vez mais transparente, íntegro e confiável, ganhando credibilidade junto à sociedade e parceiros”, afirma Cláudia.
O Pacto pelo Esporte segue valorizando entidades esportivas que aderem a boas práticas de gestão, reconhecendo as organizações mais bem avaliadas e aproximando o setor privado do esporte. “Ao completar 10 anos, reafirmamos nosso compromisso em consolidar um ecossistema esportivo sustentável e inovador, capaz de gerar impacto social e econômico positivo para o Brasil. Também vamos intensificar a valorização das entidades que aprimoraram sua governança e ampliar a mobilização das empresas para aumentar o investimento privado no esporte”, complementa Cláudia.