De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de bares e restaurantes deve gerar a maior receita do Carnaval de 2025, com um faturamento estimado em R$5,4 bilhões de um total de R$12,04 bilhões que o período deve movimentar na economia brasileira. Esse número é um reflexo da alta busca por alimentação e bebidas, que, durante a festividade, aumentam consideravelmente. A pesquisa também afirma que o setor deve contratar 22,85 mil funcionários temporários para suprir a demanda.
Cientes da alta de clientela e potencial de lucratividade, estabelecimentos das regiões com os maiores carnavais do país, São Paulo e Rio de Janeiro, estão se preparando para o momento. A prefeitura carioca planeja contratar até 15 mil ambulantes durante o período de pré-carnaval para atender as necessidades do comércio que espera o crescimento de 30% no faturamento. Já na capital paulista, que estima ter cerca de 16 milhões de foliões em um período de três finais de semana, os estabelecimentos fora do circuito dos blocos esperam aumentar seu faturamento em até 25% levando em consideração a onda de calor que a cidade enfrenta.
Com base em estimativas como estas, o trabalho logístico para levar essas mercadorias ao consumidor final é iniciado muito antes do período pré-carnaval. Como afirma Eduardo Ghelere, CEO da Ghelere Transportes, empresa especializada no carregamento de bebidas, a transportadora começa a abastecer os centros de distribuição assim que o ano começa. “Por conta desse alto fluxo e que cresce a cada ano, precisamos nos planejar previamente com contratos realizados de antemão”.
Apesar das boas expectativas para vendas durante o Carnaval, o Transporte Rodoviários de Cargas (TRC) compartilha anualmente das mesmas preocupações: “Temos que ter cuidado redobrado, pois o intenso fluxo de veículos nas estradas aumenta com a aproximação das festas de fim de ano e se mantém até o encerramento das comemorações carnavalescas. Por isso, anualmente colocamos em prática a operação ‘Plano Verão’ “, destaca Ghelere.
A estratégia consiste no aumento do controle e do gerenciamento de risco, visando facilitar o trabalho dos colaboradores, possibilitando maior dedicação e atenção a outras atividades. O objetivo da empresa é trazer mais segurança para os motoristas para que possam realizar as entregas com o menor número de intercorrências.
Apesar de ser um período festivo, é um momento de trabalho logístico intenso. Contudo, o executivo vê como um momento importante para a sua transportadora. “Nós preparamos nossa equipe mentalmente e profissionalmente para nos auxiliar a passar por esses períodos mantendo o equilíbrio e oferecendo nosso melhor em todas as situações. Essa época do ano é a oportunidade que temos para alavancar a operação”, finaliza.
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Sobre a Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de transporte rodoviário de cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul.
A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil.
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