Manteigaria de Luziânia pretende plantar 100 mil árvores na cidade

0
13

Projeto “Arvoredo Nacional” tem apoio da Secretaria do Entorno do DF e deve ser estendido a toda a região

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas o sonho que se sonha junto é realidade”. Com essa pegada de verso de música, o casal de empresários Ricardo Bonilla e Regiane Rêgo criou a Manteigaria Nacional, com mais de 20 sabores de manteiga, e agora quer tornar Luziânia mais verde, a partir do Projeto “Avoredo Nacional”. Ricardo imagina e Regiane coloca em prática os sonhos da dupla, que ganhou apoio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) para o plantio de 100 mil mudas de árvores.

“Vamos dar a vida às nossas praças do Entorno. Porque estamos falando de meio ambiente, preservação, qualidade de vida. Vemos aumento de temperatura e chuvas intensas, precisamos preservar mananciais, garantir locais arborizados”, afirmou a secretária do Entorno, Caroline Fleury, ao falar sobre o Projeto em uma entrevista nesta sexta-feira (26), no quadro “Viva o Entorno”, no programa “É Só Subindo”, na Sucesso News FM Brasília.

Inicialmente, a expectativa é de plantar 100 mil árvores com a ajuda de voluntários. Porém, a intenção é estender o plantio a todo Entorno e até além, disponibilizando as sementes e as informações necessárias (inclusive com monitoramento para saber dos efeitos em médio e longo prazo). A ideia veio de Ricardo Bonilla que realizou uma expedição de quase 7 mil km recolhendo sementes de árvores do bioma Cerrado. “Sempre foi nossa preocupação o meio ambiente, não poluir e deixar para os outros, estamos aqui só de passagem”, comentou.

O “Projeto Arvoredo” pretende acompanhar o desenvolvimento das árvores ao longo do tempo, registrando informações como taxa de sobrevivência, crescimento e benefícios ambientais gerados. Esses dados serão úteis para avaliar o sucesso do projeto e orientar futuras ações. Para tanto, ele depende do envolvimento da comunidade, que poderá compartilhar pelas redes sociais a evolução do plantio. Também existe a expectativa de realizar ações pontuais em datas comemorativas que sejam alusivas ao meio ambiente, como o Dia do Bioma Brasileiro (2 de fevereiro), Dia Mundial da Biodiversidade (22 de março), Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e Dia da Árvore (21 de setembro).

“Uma alegria ver que vocês estão realmente plantando o bem para as gerações do futuro”, finalizou Henrique Chaves. Quem quiser ter mais informações sobre como participar do projeto “Arvoredo Nacional”, basta clicar no site manteigarianacional.com.br.

Manteigaria Nacional

A Manteigaria Nacional possui 22 tipos do produto certificado com o selo ARTE de produtos artesanais do Ministério da Agricultura e Pecuária. As encomendas podem ser feitas pela internet com entrega para todo o país. A Manteigaria fica em Luziânia e é aberta para visitação, também agendada pelo site. Segundo o empresário Ricardo Bonilla, a produção atual é de 15 a 20 toneladas por mês, com potencial para crescimento, que depende, dentre outros fatores, da garantia de insumos e de mão-de-obra.

Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui