Implementação de passagens de fauna é tema de audiência pública nesta terça (14)

0
11
Foto: Grupo Eco/Divulgação

Nesta terça (14), às 19h, a Câmara Legislativa realiza audiência pública para debater a obrigatoriedade da implementação de passagens de fauna — estruturas suspensas ou subterrâneas que possibilitam a travessia de animais silvestres sem risco de atropelamento — nas rodovias do Distrito Federal. De autoria do deputado Chico Vigilante (PT), a iniciativa visa a preservação de espécies nativas do cerrado e a segurança dos motoristas que se deslocam pelas vias da região.

O tema surge após a morte da loba-guará Pequi ano passado. A história de resgate da filhote órfã que passou por 14 meses de reabilitação comoveu a cidade. Pequi foi acolhida pela ONG Jaguaracambé e, ao fim do período de recuperação, foi solta em uma área de preservação ambiental. A vida em natureza durou apenas 8 meses, quando a loba-guará foi gravemente atingida por um veículo na BR-080.

O caso de Pequi não é isolado. De acordo com dados da organização não governamental, cerca de 475 milhões de animais morrem nas estradas brasileiras anualmente. Além de prejuízos ecológicos, os atropelamentos afetam os motoristas, uma vez que acidentes podem ser fatais ou levar a custos financeiros. Na avaliação de Vigilante, a construção de passagens de fauna nas rodovias ajudará a minimizar acidentes envolvendo animais e pessoas na região.

“A criação de políticas públicas que garantam melhor licenciamento ambiental, passagens de fauna e sinalização por toda a extensão das nossas estradas é essencial para o desenvolvimento da natureza”, afirma Vigilante. “É preciso ouvir, apresentar fatos e construir, juntos, um futuro melhor para a nossa fauna e nossa população”, frisa.

Amanda Gonçalves (estagiária) – Agência CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui