Ibaneis Rocha: Inquéritos sobre atos de 8 de janeiro são arquivados pelo MPF

0
32
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

Por Redação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enfrentou diversas controvérsias relacionadas aos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, envolvendo atos considerados antidemocráticos. Contudo, uma reviravolta no debate ocorreu nesta terça-feira (30), quando o caso foi oficialmente arquivado.

A decisão foi tomada pelo Ministério Público Federal (MPF), após investigações detalhadas que não encontraram elementos suficientes para concluir que Ibaneis tinha a intenção de permitir a invasão e destruição das sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

O procurador da República, Carlos Henrique Martins Lima, responsável pela decisão, afirmou que “Não foram encontradas informações suficientes sobre a certeza do caráter belicoso das manifestações, o que também impediu medidas mais rigorosas de segurança pública em relação ao governador do DF, Anderson Torres”.

O MPF alegou que não foram reunidas evidências que sugerissem uma conduta enganosa por parte de Ibaneis, tampouco elementos que comprovassem sua colaboração intencional com os invasores ou uma ação direta contra o governo.

A decisão de arquivamento dos inquéritos representa um marco significativo no panorama político do Distrito Federal, proporcionando um novo contexto para as discussões sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023 e seu impacto na gestão de Ibaneis Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui