Grupo de Emagrecimento é criado no Hospital Regional de Santa Maria

0
14

Objetivo é ajudar pacientes acima do peso a emagrecerem de maneira saudável

Por Jurana Lopes

Fotos: Jurana Lopes

Com a alta demanda por atendimento nutricional no Ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a equipe decidiu criar o Grupo de Emagrecimento, voltado para pacientes que precisam perder peso, com qualidade de vida e restabelecendo uma relação positiva com a alimentação. Os encontros ocorrem quinzenalmente nas sextas-feiras, sendo uma turma pela manhã e outra à tarde, cada uma com dez pacientes, podendo se estender até 15 por turma e duram cerca de 2h30.

“Reconhecemos a importância de oferecer uma abordagem ainda mais abrangente e eficaz para este público. Por isso, decidimos fazer os atendimentos em grupo, proporcionando um ambiente acolhedor e motivador para nossos pacientes”, explica a gerente do Ambulatório do HRSM, Raiane Alves.

O critério de seleção dos pacientes a fazerem parte do grupo levou em consideração obesidade de maior grau, comorbidades e dificuldade de perder peso. O Grupo de Emagrecimento terá três meses de duração. Neste período, os pacientes se encontram para acompanhamento e debates em grupo, troca de experiências sobre a alimentação e estilo de vida saudável e fazem avaliação com bioimpedância no início e final do período de três meses.

“Após os três meses os pacientes serão reavaliados, farão outros exames e aí a nutricionista irá definir a condução de novas estratégias para auxiliar no processo de perda de peso. Agora, a meta é formar um Grupo de Emagrecimento infantil, tendo em vista que há muitas crianças acima do peso sendo acompanhadas no HRSM”, informa.

Abordagem

Para tornar essa experiência ainda mais enriquecedora, a nutricionista Laryssa Paz está à frente do projeto levando uma abordagem inovadora e inspiradora para os pacientes. “Com um foco especial no aspecto comportamental, queremos ajudar a construir uma relação de paz e harmonia com a alimentação, promovendo o comer sem culpa e incentivando o equilíbrio”, explica a nutricionista.

Além do Grupo de Emagrecimento, os atendimentos com novos pacientes continuam sendo individualmente em suas consultas, onde são utilizados métodos avançados como a bioimpedância para analisar os compartimentos corporais, quantidade de tecido muscular e adiposo, água e taxa metabólica basal. Com base nessas análises, são traçadas as metas nutricionais personalizadas, das quais busca-se estruturar a alimentação saudável de acordo com a rotina de cada paciente, garantindo assim uma melhor adesão às orientações nutricionais.

“Nosso time de nutricionistas está mais completo e engajado do que nunca. Juntos, estamos construindo um caminho sólido rumo a uma vida mais saudável com maior qualidade de vida”, afirma a gerente do Ambulatório do HRSM, Raiane Alves.

Atenciosamente,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui