Por iniciativa de Bruno Peixoto, Assembleia Legislativa reconhece importância dos nutricionistas

O Parlamento estadual homenageou os nutricionistas goianos, em sessão solene na noite dessa segunda-feira, 11, proposta pelo deputado Bruno Peixoto (UB). O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, data que visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.

A solenidade foi aberta pelo vice-presidente corregedor da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Cairo Salim (PSD), a pedido de Bruno Peixoto, que se encontrava em uma reunião.

Na Mesa Diretiva, além de Salim, o secretário de Estado da Retomada, César Moura, a nutricionista Wilsimara Pereira dos Santos, representando o Sindicato das Nutricionistas do Estado de Goiás, diretor-executivo da presidência da Alego, Rubens Kirsten Jr., o chefe de gabinete político do deputado Bruno Peixoto, Rafael de Moura Soares, e as nutricionistas Lídia Lisa Naves, Camila Caiado de Carvalho Moura, Lorena Linhares Fernandes e Marina Morena Costa Sousa Garcia.

Ao citar a importância dos profissionais, o presidente da sessão, afirmou que o nutricionista precisa ser valorizado e que sua presença é necessária em escolas, hospitais, clínicas e em todos os locais que ofereçam serviços de alimentação. Segundo ele, além disso, é preciso conscientizar a população da importância de se ter uma vida saudável, para evitar a obesidade, uma doença que tem provocado muitas mortes e precisa ser tratada.

Salim lembrou que, nesse sentido, propôs um projeto, aprovado nos últimos dias, que concede o Selo de Empresa Saudável, àquelas que têm nutricionista nos seus quadros e que colaboram para que os funcionários tenham uma alimentação saudável. “Dividir com vocês esse momento é de extrema importância, porque vocês representam milhares de profissionais nos 246 municípios de Goiás, que fazem um trabalho relevante. E é uma profissão não só do presente, é sim uma profissão do futuro, essencial para nossa vida, que é tão corrida, tão desgastante emocionalmente, fisicamente.”

A nutricionista Lorena Linhares Fernandes fez uso da palavra, também abordando o número crescente de pessoas com sobrepeso, no Brasil e no mundo. Segundo a profissional, atualmente, no Brasil existem cerca de 100 milhões de pessoas acima do peso. E a Organização Mundial de Saúde prevê que em 2023, serão 2,3 bilhões de pessoas no mundo com sobrepeso, sendo que 700 milhões terão obesidade.

Além disso, a doença é a porta para a maioria das enfermidades crônicas não transmissíveis, o que mostra que o mal não pode ser negligenciado. “Com dados tão alarmantes falar sobre nutrição passou a ser para nós, nutricionistas, não só uma honra, mas também uma obrigação, uma condição sine qua non para a saúde da nossa população, pois é através dela que prevenimos os desfechos desfavoráveis”, sublinhou.

Histórico

A representante do Sindicato das Nutricionistas do Estado de Goiás, Wilsimara Pereira dos Santos, fez um histórico dos cursos de nutrição, desde a criação da primeira formação, em 1939, passando pela regulamentação da profissão, na década de 1960, a criação do Conselho Federal de Nutrição e os conselhos regionais, na década seguinte, até os dias hoje, em que o profissional está presente em diversos locais, como no marketing e no esporte.

Falando aos colegas homenageados, a sindicalista afirmou que se sentia honrada em participar da solenidade, representando a categoria e reforçando a importância do trabalho de cada um na promoção de saúde e bem-estar. “Juntos podemos lutar por melhores condições de trabalho, valorização profissional e garantia de direitos para todos os nutricionistas. Vamos unir forças em prol de uma categoria mais forte e respeitada”, conclamou.

Na sequência, a nutricionista Marina Morena e Sousa Garcia recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. Ela começou agradecendo a iniciativa da homenagem que demonstra honra e respeito à profissão. E pontuou que a quando se trata de nutrição, a sociedade precisa, cada vez mais, de políticas públicas que atendam ao desafio duplo: enfrentar a insegurança alimentar, que causa desnutrição e, ao mesmo tempo, tratar de um número cada vez maior de pessoas que sofrem com a obesidade.

“Por isso o nosso trabalho precisa, cada vez mais ser amplo, para atender essas e tantas outras complexidades. Nos nossos atendimentos vamos além de prescrever planos alimentares. Nós precisamos estar atentos ao nosso paciente de forma integral, atendê-los de forma humanizada. Precisamos analisar e entender sobre comportamento, para que nossos pacientes cheguem em casa e saibam o que fazer com seu plano alimentar. Aprendam a comer e entendam que a alimentação é a base apara se ter um envelhecimento digno, para se ter uma vida mais longa e prazerosa”, disse Marina.

Ela lembrou, ainda, a importância da alimentação adequada para a recuperação de doenças, citando a própria experiência como nutricionista intensivista em unidade de tratamento intensivo (UTI) de uma unidade pública, durante a pandemia de covid-19, quando pôde comprovar como a nutrição favorece a recuperação de pacientes. “Foi uma experiência muito emocionante. Quero dizer que a nutrição realmente salva vidas.”

Nesse momento, o deputado Bruno Peixoto, tomou assento na Mesa e em seguida, junto com Cairo Salim, fez a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos outros homenageados da noite.

Após a entrega Peixoto cumprimentou os homenageados e sublinhou que ele mesmo pode testemunhar a importância do profissional para proporcionar qualidade de vida aos pacientes, quando sua mãe descobriu um tumor que a levou à morte. “Eu digo a vocês: o trabalho que vocês fazem é de muita, mas muita importância para a sociedade, principalmente na prevenção. Tenho certeza que nossos prefeitos vão investir muito. Aqueles que não o fazem, espero que o façam, porque se investirmos no profissional da nutrição da população, tenho certeza que a economia será grandiosa”, afirmou.

Fonte: Alego

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui