Participantes do Programa Parlamento Jovem tomam posse, em sessão solene, na tarde da próxima segunda-feira, 16

Crédito: Maykon Cardoso

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), promoverá, na próxima segunda-feira, 16, às 14 horas, sessão solene para posse do Parlamento Jovem, programa de formação política voltado a estudantes universitários. O projeto simula, com precisão, a atividade parlamentar, e os participantes são escolhidos mediante processo seletivo. Os alunos simulam as funções de 41 deputados, 41 assessores, cinco procuradores e dez profissionais de imprensa. O projeto conta ainda com dez monitores.

Como o objetivo do programa é oferecer conhecimentos legislativos a partir da simulação, a posse dos selecionados também seguirá o protocolo de posse dos deputados estaduais. A sessão será comandada pelo presidente da Casa. Uma novidade deste ano é a participação de alunos na Procuradoria. Assim como os procuradores da Alego, os alunos terão a incumbência de analisar os projetos apresentados pelos deputados alunos, avaliar a viabilidade jurídica dos textos e produzir relatórios a respeito.

No caso de falta de algum deputado aluno, a vaga é assumida automaticamente pelos assessores, que também terão a tarefa de auxiliar os deputados alunos. Já os participantes que simularão as tarefas dos profissionais de imprensa ficarão responsáveis pela cobertura dos eventos e divulgação do dia a dia no Parlamento Jovem, simulando a atuação da imprensa da Casa.

Programa

O processo seletivo para participar do programa foi feito a partir da inscrição dos interessados e entrevistas realizadas na Alego. Após as entrevistas, a equipe de seleção escolheu as melhores propostas e os melhores argumentos. Além de simular a atividade parlamentar, os jovens ainda receberão treinamentos sobre a etiqueta parlamentar, como vestimentas adequadas, como se portar e o que deve ser evitado. Além disso, assistirão palestras sobre temas diversos como a Constituinte de 1987/88, que promulgou a Constituição Federal, em vigor, e assuntos relacionados a atuação de deputados estaduais.

Com objetivo de aproximar os estudantes universitários do poder público, especificamente, do Legislativo, o Parlamento Jovem contribui para a formação cidadã e educação política dos acadêmicos, proporcionando uma experiência de aprendizagem focada na juventude, com espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo de forma prática e didática. Agência Assembleia de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui