Onze dos 30 vencedores da competição são da Região. Os primeiros colocados foram premiados com viagem internacional e os demais com aparelhos celulares
No desafio “Aprendizes da Matemática”, realizado pela Goiás Social dentro do programa “Aprendiz do Futuro”, 11 dos 30 vencedores são da Região Metropolitana do Entorno (RME). Entre os premiados com uma viagem internacional para a França e para a Suíça, estão três jovens do Entorno que vão pela primeira vez ao exterior. De Luziânia estão Izabella da Silva Rosa Oliveira, de 16 anos (do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio) e João Gabriel de Souza Pereira dos Santos, de 15 anos (do 1º ano do Colégio Estadual Delfino Oclécio Machado). De Planaltina de Goiás, Gustavo Fernandes Souto de Abreu, de 16 anos (do 2º ano do Centro Integrado de Educação Modelo CIEM).
A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, recebeu os vencedores nesta segunda (23) no Palácio das Esmeraldas. “Esta competição não é apenas sobre números e cálculos, mas uma celebração do potencial de cada um. Vocês mostram que, com foco e dedicação, é possível superar desafios”, afirmou na ocasião.
A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, comemorou o desempenho dos estudantes da RME. “Nossos alunos estão se destacando entre os vencedores, o que demonstra o alto nível das nossas escolas e o empenho de cada um deles. Esse resultado nos mostra que eles têm um futuro brilhante pela frente”, disse Fleury.
Primeira vez no exterior
João Gabriel, que sonha desde criança em morar no Canadá e seguir a carreira de engenheiro, está animado com a oportunidade de conhecer Paris. Ele afirma que vencer esse desafio é a prova de que pode alcançar tudo o que deseja. A tia dele, Francisca de Souza, disse que a notícia do prêmio emocionou toda família. “Ele sempre foi muito estudioso e dedicado. Temos certeza de que ele ainda terá muitas conquistas pela frente”, disse emocionada.
Gustavo tem planos de cursar Física e continuar a participar de outras competições. “É a primeira vez que ganho algo assim, e isso me dá ainda mais vontade de seguir nessa trajetória”, afirmou.
Izabella, ainda em choque com a conquista, contou que se inscreveu no desafio assim que viu a oportunidade, já que sempre foi apaixonada por Matemática e sonha em ser professora da disciplina. Ela ficou especialmente emocionada ao receber a premiação das mãos de Gracinha Caiado: “Eu nunca imaginei que poderia viver algo assim”.
Ganhadores do Entorno
Além dos três ganhadores da viagem, outros oito estudantes do Entorno foram reconhecidos. Em Luziânia, David Kauã Cardoso da Silva (Colégio Estadual da Polícia Militar Maria D’ Abadia Gomes Meirelles Shino Hara), e Kaio da Silva Campos (Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio), foram premiados. Em Planaltina, Apoena Taimara Ferreira Freire (Colégio Estadual de Planaltina) e Jackson Antônio da Silva Farias (Centro Integrado de Educação Modelo CIEM) também se destacaram.
Valparaíso de Goiás teve três premiados: Karem Júlia Sousa Cavalcante (Centro de Ensino SESI do Gama), João Gabriel Kotke Dias (Escola Municipal CAIC Tancredo de Almeida Neves) e André Martins Paulino (Colégio Estadual da Polícia Militar Fernando Pessoa). Já em Santo Antônio do Descoberto, Samara Ester Conceição de Seixas (Colégio Estadual da Polícia Militar Elias de Azevedo) foi premiada.
Ao todo, o concurso contou com 1,2 mil alunos inscritos de todo o estado de Goiás. Inicialmente, apenas os primeiros colocados receberiam celulares, mas a organização decidiu estender o prêmio a todos os 30 finalistas, consolidando um incentivo ainda maior para a educação no estado de Goiás.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás