Na gestão de Mossoró, Valparaíso se tornou a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado, a 5°com mais área verde do Brasil, a 5° cidade com mais empresas ativas de Goiás e uma das mais seguras do Centro-Oeste.
Candidato à sucessão de Pábio Mossoró (MDB), Marcus Vinicius (MDB), 37 anos, começou, no dia 16/08, sua caminhada rumo à prefeitura de Valparaíso de Goiás. Marcus disputará a prefeitura de uma cidade que está no auge do desenvolvimento. A coligação “Juntos por Valparaíso”, liderada por Marcus Vinícius, conta com o apoio do governador de Goiás Ronaldo Caiado(União Brasil), do vice-governador Daniel Vilela(MDB), dos senadores Jorge Kajuru(PSB-GO) e Leila do Vôlei(PDT-DF), do deputado federal Célio Silveira(MDB-GO), da deputada distrital Jaqueline Silva(MDB-DF) e da deputada estadual Dra. Zeli(União Brasil-GO).
Durante a convenção que confirmou o nome de Marcus Vinicius(MDB) e Waguinho do Céu Azul(União Brasil) como candidatos, no último dia 06/8, o governador Ronaldo Caiado(UB) destacou os feitos conquistados pelo atual prefeito Pábio Mossoró: “Valparaíso tinha uma escrita que dizia que o prefeito não se reelegeu. Mostrando competência e gestão, a população reconduziu o Pábio Mossoró à prefeitura de Valparaíso. Pela história que tem, Pábio tem todas as credenciais para avalizar quem vai sucedê-lo com a responsabilidade de aumentar ainda mais o trabalho de melhoria nesta cidade que é referência no Entorno. Marcus Vinicius e Waguinho do Céu Azul terão o meu apoio”, disse Ronaldo Caiado.
Caiado também elogiou a capacidade de articulação política de Pábio Mossoró, ao reunir 10 partidos na coligação que andará junto a Marcus Vinicius e Waguinho do Céu Azul. Além do MDB e União Brasil, a coligação conta com os partidos PDT, Podemos, Avante, Democracia Cristã (DC), Agir, PSD, PRTB e Progressistas. Ao todo são 140 candidatos a vereador(a) que levarão os projetos eleitorais a todo o município durante o período eleitoral.
Legado de Pábio Mossoró
Escolhido pelo grupo político como candidato ideal para suceder a atual gestão, Marcus Vinicius terá a responsabilidade de seguir com os avanços conquistados pelo governo de Pábio Mossoró (2017-2024).
Além de obras importantes realizadas nos 8 anos de governo, Pábio Mossoró entregará ao próximo prefeito a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado, passando a capital Goiânia (3° colocada); a 5°com mais área verde do Brasil, com mais de 30% de sua superfície coberta por vegetação (MapBiomas); a 5° cidade com mais empresas ativas de Goiás (25,189 mil, segundo a Juceg) e uma das mais seguras do Centro-Oeste (Anuário da Violência 2024).
“Tivemos conquistas importantes em nossa gestão. Fizemos a reestruturação administrativa, trouxemos eficiência, valorizamos os servidores e fizemos grandes investimentos na infraestrutura, segurança, saúde e educação. Modernizamos a emissão de alvarás para novas empresas aqui em Valparaíso. Tudo isso, aliado a parcerias com o Governo de Goiás, tornou Valparaíso uma referência em boa gestão. Agora, Marcus Vinicius dará sequência a esse grande trabalho e ao seu lado o vice-prefeito Waguinho do Céu Azul, Pábio Mossoró, prefeito de Valparaíso de Goiás.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela(MDB), também defende a candidatura de Marcus Vinicius, em Valparaíso. Para Daniel, apesar de jovem, Marcus Vinicius já possui experiência suficiente para manter a boa gestão implementada pelo governo de Pábio: “Estou com Marcus Vinicius para prefeito de Valparaíso de Goiás. Jovem, determinado, trabalhador e competente. Se destacou como secretário de Infraestrutura desta cidade. O Pábio, a maior liderança política do entorno do DF, estará entregando sua gestão a Marcus Vinícius com obras importantes, com programas sociais que amparam as famílias que mais precisam. Valparaíso não pode andar para trás. É crescendo e buscando desenvolvimento. E para seguir em frente é com o Marcus Vinicius e Waguinho do Céu Azul“, contou Daniel.
A primeira-dama Gracinha Caiado, responsável pelos programas sociais do Estado de Goiás, também falou da importância de ter Marcus Vinicius como candidato pela federação MDB/União Brasil. “Nós temos que continuar esse trabalho maravilhoso que o Pábio Mossoró tem feito. Eu tenho certeza que Marcus Vinicius, que foi secretário de Infraestrutura, conhece essa cidade como ninguém, e tem um conhecimento e amor por essa cidade, vai saber continuará seguindo em frente, em Valparaíso.”
Perfil do candidato
Marcus Vinicius, 37 anos, é católico, casado e pai de três filhos. Perseverante, iniciou no curso de Direito aos 15 anos de idade. Já formado, deu os primeiros passos políticos ao ser eleito o vereador mais jovem, em Valparaíso, no ano de 2012. Já atuando na gestão Pábio Mossoró, Marcus foi Secretário de Governo (2020) e Secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos (2021- 2024).
Marcus Vinicius sabe da responsabilidade que receberá, caso eleito. Gerenciar a prefeitura de uma cidade como Valparaíso que está no auge do desenvolvimento de sua infraestrutura, social e econômico.
“Tenho muito orgulho de ter participado da transformação de Valparaíso. Já fui vereador, secretário de Governo e secretário de Infraestrutura. Liderado pelo prefeito Pábio Mossoró, conseguimos romper com o passado de violência, serviços públicos de péssima qualidade e uma gestão sem eficiência. Agora, começo a minha caminhada como candidato a prefeito na cidade de Valparaíso. Os projetos e ideias que nós fizemos, em parceria com a comunidade, é para que a cidade continue no caminho do desenvolvimento, da gestão com responsabilidade e, principalmente, com o cuidado e respeito às pessoas.” Marcus Vinicius candidato à prefeitura de Valparaíso de Goiás.
Eleições 2024
As eleições tiveram início oficialmente no dia 16 de agosto, exceto no Distrito Federal (DF) e no arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno será realizado no dia 6 de outubro. Caso seja necessário, o 2º turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês em municípios com mais de 200 mil eleitores. Segundo o último censo do IBGE, realizado em 2022, Valparaíso de Goiás possui mais de 198 mil habitantes. O município tem mais de 96 mil eleitores, segundo dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás – TRE.