Por Jair Henderson
A deputada Estadual e candidata a prefeita de Valparaíso de Goiás Lêda Borges(PDSB), está sendo acusada de plagiar um jingle. A música foi feita para a campanha da ex-governadora e filha de Sarney, Roseana Sarney. Um dos autores da canção divulgou um vídeo no qual ele demonstra insatisfação com Lêda, e disse que tentou por vezes conversar com o jurídico da campanha mas não obteve resposta.
No vídeo em questão ele manda um recado aos moradores da cidade. Veja o vídeo:
O que é plágio?
Um plágio é caracterizado pela cópia completa ou de uma extensão determinada da obra intelectual de outra pessoa. Ele pode ser reconhecido em qualquer produção de caráter criativa, ou seja, o plágio está presente em produções escritas, musicais ou mesmo visuais.
Entretanto, este tipo de cópia ilegal não é uma exclusividade do meio artístico ou criativo. Mesmo entre acadêmicos, plágios podem representar um grande problema, uma vez que um acadêmico mal intencionado pode se utilizar das ideias e pesquisas de outro.
Embora no passado a identificação de um plágio fosse muito mais difícil, hoje em dia ela é um pouco mais simples. Com a ajuda da internet e suas ferramentas, se tornou muito mais fácil pesquisar informações disponíveis em bancos de dados do mundo inteiro, facilitando, dessa forma, a localização do uso indevido de um material plagiado, como o plágio na música, por exemplo.
No entanto, é importante lembrar que existem ainda algumas formas de utilização da obra de terceiros sem que se sofra alguma penalidade. Se houver a identificação e/ou autorização do autor original ou do órgão detentor dos direitos da obra, por exemplo, a reprodução não será considerada plágio.
Porém, como a concessão de autorização que torna a utilização legal ou a identificação é muitas vezes negligenciada, o mais indicado é tentar sempre manter sua obra resguardada. Dessa forma, o autor impede que terceiros possam lucrar indevidamente com um trabalho que não lhes pertence.