Governador de Goiás participou, nesta quarta-feira (22), de eventos promovidos pelo Lide Brasília e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): diálogo franco sobre desenvolvimento econômico com lideranças empresariais
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi o convidado de honra em dois encontros com o setor produtivo realizados em Brasília na tarde desta quarta-feira (22). A desburocratização recorde alcançada pelo estado de Goiás durante sua gestão foi o tema principal da palestra proferida a integrantes do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) da capital federal. Em seguida, participou do VII Fórum Nacional do Comércio, no painel “Como transformar os desafios atuais em oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, durante o qual detalhou as transformações que fomenta o ambiente de negócios e as atividades comerciais em Goiás.
Conforme destacou a cerca de 100 empresários do Lide Brasília, a regulamentação goiana da Lei de Liberdade Econômica (LLE), uma das mais amplas do país, liberou 962 ramos previstos na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs) da exigência de alvará de funcionamento prévio para o início das atividades. “Nós liberamos para que a pessoas vá apresentando essas exigências depois. Não tem aquelas exigências tão restritivas”, destacou ao enfatizar que é responsabilidade do governo manter condições ao empresariado.
Hoje, Goiás detém o segundo maior índice do Brasil de atividades liberadas de alvarás. “O Estado se ocupa em dar ao empresário as condições que ele precisa”, afirmou ao citar as principais contrapartidas do governo para manter a transparência e elevar a confiança do setor privado para assegurar investimentos no estado.
O governador defendeu “atitudes fatiadas” que mantenham a presença de empresas e garantam crescimento econômico, como o Programa de Crédito para o Desenvolvimento de Goiás. O recurso que transforma créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em um fundo de investimento com R$ 800 milhões em crédito, a taxas competitivas de 10% de juros, para empresas que pretendem injetar capital no estado. “Você tem que ir buscando políticas de acordo com aquilo que vai inovando e vai motivando o empresário a desenvolver a sua atividade”, afirmou.
Caiado correlacionou a posição de Goiás como um dos estados mais seguros do país e a posição da economia goiana no Brasil, quarta com maior crescimento na variação acumulada no ano, de janeiro a junho de 2025. “Nós fomos avançando nesse sentimento do empresário vir para Goiás e sentir essa segurança pública de verdade”, frisou. “Só tenho que agradecer essa parceria com todo empresariado”, completou ao citar que a colaboração situou Goiás como um dos polos de inovação que mais atuam junto aos empresários para desenvolver softwares e soluções para o mercado.
Reconhecimento
“Foi dada uma lição de sucesso do Governo de Goiás com a participação do setor produtivo intensamente. Como aqui foi mostrado, se Goiás avançou na educação, na segurança, no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, é porque houve uma sinergia muito positiva entre setor produtivo e governo”, ressaltou o presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio. “Um debate como esse é importante para a gente buscar os projetos que tiveram sucesso no estado de Goiás, hoje um dos mais bem avaliados, e que possam ser levados para outras localidades brasileiras”, projetou. A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, também participou do evento: a parceria entre os governos do DF e de Goiás foi destacada por Caiado e Celina em suas falas.
O Lide é uma organização global de líderes empresariais que reúne executivos dos mais variados setores em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, além de defender princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Para potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, justa, desenvolvida e competitiva globalmente, o grupo conta com unidades em todas as regiões do Brasil e em todos os continentes. A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, também participou do evento.
Comércio forte em GO
No VII Fórum Nacional do Comércio, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o governador Caiado ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento do estado. “Goiás trata o comerciante com respeito. A nossa política não é punitiva ao comerciante; busca a participação do setor com o governo, para que trabalhe em sintonia com o Estado”, comentou Caiado. “Goiás tem muito a agradecer, pois estamos nos transformando em um dos maiores pontos de comércio do Brasil”, afirmou.
O evento reúne empresários, líderes setoriais e autoridades públicas para discutir os desafios e oportunidades do cenário atual do país, sendo um dos mais relevantes encontros do setor. Nesta edição tem como tema “As novas fronteiras da política e dos negócios”. “Esse evento tem a finalidade de mostrar a importância do comércio na economia brasileira. E Goiás é um estado que tem um comércio consolidado, com uma estrutura de distribuição de grandes empresas”, destacou Ronaldo Caiado.
Ele enfatizou ainda a importância da Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL) para a governabilidade e crescimento de Goiás. “A entidade tem importância de cada vez mais apoiar essa área que mais cria empregos no nosso estado. Ela faz com que a economia gire nas cidades, o que nos possibilita o desenvolvimento. A CDL tem sido uma parceria na nossa governabilidade”, assegurou.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás