Com incentivo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) à cultura, duas artistas plásticas vão participar da Exposição Intercultural Artística do Bicentenário da América, que comemora a independência dos povos dessa região. Este ano, a celebração acontecerá a partir do próximo dia 27, em Lima e, numa segunda ocasião, a partir de 11 de setembro, em Honduras. Seguindo a determinação do presidente da Casa, Bruno Peixoto, de sempre incentivar a cultura goiana, a Assembleia Legislativa colabora com a divulgação do evento nos veículos de comunicação do Legislativo, o Portal e a TV Alego.
Maria Alves e Aparecida Felipe são representantes brasileiras, coordenadoras e expositoras da mostra internacional, que conta com a participação de aproximadamente 600 artistas plásticos das Américas, da Europa, da África e da Ásia, enquanto do Brasil participam mais de 50 artistas. Todas as obras são feitas em papel aquarelável e finalizadas em dualidade pelo idealizador Jaime Gallardo Chávez.
De acordo com Gallardo, a ideia surgiu durante a pandemia e tem por objetivo criar um Museu Itinerante com as obras expostas ao longo de todas as edições, que devem fazer parte das obras de arte patrimônio da América. Todo artista participante, dentro da perspectiva da mostra, vai se tornar um Embaixador de Arte da América.
As artistas goianas comentam de onde vieram suas inspirações para realizarem suas obras para a 6ª exposição do Bicentenário da América, em Lima. Alves vai levar na bagagem o tema ‘Brasil Cultural’, revelando o mapa do país de origem de maneira lúdica, enquanto Felipe pintou o ‘Museu Confalone’ lembrando uma obra tombada/ que faz parte do patrimônio Art Déco da Capital goiana.
Conforme o edital publicado, os artistas que ainda desejarem enviar suas obras, podem acessar o link divulgado pelo instagram ou enviar e-mail para galeriadeartejaimechavez@gmail.com enquanto as inscrições ainda estão abertas.
Fonte: Alego